#Resenha Guerra Civil

Guerra Civil ainda não tinha estreado nos cinemas, mas como eu estava louca para ler, pedi emprestado para minha amiga Daniele do blog Vintecinco Devaneios. Como grande amiga que ela é, e me dando seu voto de confiança, ela emprestou o livro da sua coleção da Salvat, e eis que eu e meus filhos nos deliciamos com o enredo. Agora venho dividir com vocês minhas impressões da leitura. Como disse, não vi o filme, por isso não posso dizer o quanto o livro tem do filme.
Guerra Civil - Mark Millar
258 páginas - Editora Salvat
Guerra Civil começa antes mesmo deste impasse liderado por Capitão América e Homem de ferro. 
Com eventos aleatórios, entre eles a destruição de Las Vegas causado por um incontrolável Hulk, e que acaba causando a morte de vários inocentes. O medo da população vem crescendo...
Isso chega ao ápice quando um grupo de heróis, ou na minha opinião, pseudo-heróis, que estavam participando de um realy show para conseguirem fama, causaram a morte de centenas de pessoas, entre eles muitos estudantes. Tudo isso, apenas para filmarem algumas cenas de luta com alguns vilões de peso.
A opinião pública caiu de boca, exigindo um maior controle em cima dos super heróis. O governo acuado acabou baixando uma lei onde todos os heróis mascarados teriam que mostrar sua identidade secreta, fazendo um cadastro e passando por um treinamento mais adequado. Seria uma espécie de registro de todos os super-heróis, e quem não aceitasse seria preso. O governo tinha o apoio da população que estava amendrontada e revoltada com os últimos acontecimentos. É aqui que as coisas acontecem.
De um lado temo Tony Starck (Homem de Ferro) liderando os heróis que apoiam o plano do governo, mesmo não sendo totalmente a favor de terem suas identidades reveladas, mas entendem que algo precisa ser feito e algumas mudanças são necessárias. Do outro lado temos o Capitão América (Steve Roger) liderando os que são contra esta proposta e a se submeterem aos comandos do governo.
Com o registro dos super-heróis aprovado pelo congresso, uma verdadeira caçada começa, e aqueles que são contra, começam a serem presos.
O Capitão América está desaparecido, e coordenando uma contra ofensiva. Ele é o principal alvo daqueles que aprovam o registro, pois sabem da força e da capacidade dele.
Tentando fazer tudo na paz e para mostrar o lado benéfico do registro, Tony Starck convence o Homem Aranha a mostrar sua identidade.
Os dois lados tem suas crenças e suas dúvidas. Ambos tem razão em suas opiniões, e é claro que algo deve ser feito. O problema é a falta de um debate maior sobre o problema, pois é claro que os heróis não devem ficar impunes a atos inconsequentes, mas também é claro que revelar as identidades secretas renderiam outros tantos problemas e perigos.
Mas a conversa ou o debate não acontece da forma que deveria, e o problema toma dimensões que mesmo nossos heróis não calculavam, e uma verdadeira guerra é declarada. Onde há guerra, há baixas, e nossos heróis começam a questionar suas opiniões e posições.
Logo eles que juraram defender a lei, a liberdade e os mais fracos estão em uma luta onde não existe um lado 100% certo, e todos os dois lados tem muito a perder.
Quando as coisas parecem caminharem para um fim trágico, é a população que pula na frente em defesa do que eles querem e acreditam, abrindo os olhos para a luta sem sentido que estava acontecendo.
É na hora H que conhecemos s verdadeiros líderes, aqueles que sabem reconhecerem quando e porquê recuar. Não existem vergonha em trocar de opinião, ou de cometer um erro, mesmo que este não seja um erro totalmente sem sentido. 
Se eles juraram proteger a população, é ela que devem vim em primeiro lugar em suas decisões, sejam elas quais forem.
O livro está incrível, com desenhos muito bem feitos e nossos heróis bem retratados. Como já falei, li e resenhei antes da estréia do filme, então não posso fazer a comparação entre os dois. Alguém já leu? Gostou?
a Rafflecopter giveaway

12 comentários:

  1. oi Rose, eu não conhecia bem o enredo em torno da disputa, ainda não vi o filme, mas pelo menos ja conheço por alto a trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, a trama central ficou igual, mas os desdobramentos e como chegou ao empate ficaram diferentes do filme.
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi Rose, adorei essa edição, estão lindas as ilustrações! Eu vi o filme e vendo sua resenha percebo que a premissa é parecida, mas há muitas diferenças no enredo de um e de outro. Fiz resenha no meu blog, mas como não entrei muito em detalhes, acho que é melhor você ver o filme e tirar suas próprias conclusões. Só digo que o filme está incrível!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse, já fui ver o filme, e é verdade, o filme está incrível e diferente do livro, apenas da premissa ser parecida.
      Bjs!

      Excluir
  3. Rose, eu tenho a HQ, mas não li ainda.
    Cadê tempo?
    Só vi o filme e estou louca para ler a hq porque dizem que é um pouco diferente. Ansiosa para ler. Espero ler em breve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, o HQ é diferente mesmo do filme, ambos são bons. Espero que encontre tempo para ler.
      Bjs!

      Excluir
  4. não li essa HQ mas vi o filme, tem algumas diferenças na trama, mas a premissa é basicamente a mesma... pretendo ler o livro o quanto antes, pois acabei deixando a leitura pra depois do filme... mas eu pretendo comprar esse quadrinho tb...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são diferentes mesmo, mas ambos são bons. Eu quero ler o livro também e ver como fica no meio do HQ e do filme.
      Bjs!

      Excluir
  5. Comprei esse livro para o meu sobrinho, ele ama! Mas eu mesma ainda não li. Não por falta de vontade, até pretendo mesmo ler, mas ainda não deu porque outras leituras prioritárias. Adorei a resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, é difícil mesmo lermos tudo. Cadê tempo???
      Bjs!

      Excluir
  6. OI Rose!!
    Eu amei o filme sobre guerra civil e sou doida para ler o livro também. QUe legal a dani te emprestar o livro dela, isso realmente é uma prova de amizade e tanto. Quero muito ler esse livro e ver as diferenças entre o filme e o livro. #TimeIronMan
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, a Dani é ótima mesmo, uma grande e querida amiga que conheci neste meio literário. Agora que já li este HQ e vi o filme, quero ler o livro para completar todo o círculo :)
      Também sou #TimeIronMan!!!
      Bjs!

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.