Sua Dica Vale um Livro II - #20


Oi amigos, vamos continuar com a nossa promoção "Sua Dica Vale um Livro II" e hoje com a resenha do Ramon Freitas. Vamos ver o que ele separou para nós?
Por Isso a Gente Acabou - Daniel Hantler
368 páginas - Editora Cia das Letras

O livro gira em torno (do fim) do relacionamento adolescente de Min Green e Ed Slarteron. O autor, Daniel Handler, ficou conhecido com o pseudônimo Lemony Snicket, quando escreveu a coleção “Desventuras em Série”, que eu não conheço, mas torço muito para que o falso nome confira melhor senso de escrita para o autor - chegaremos lá. “Por Isso A Gente Acabou” ainda conta com ilustrações de Maira Kalman que conferem beleza e dinamismo para a leitura, retratando, em cada início de capítulo, um objeto relacionado a ele.
Falando do casal... Min (Minerva) é nerd e sonha em ser diretora de cinema. Ed é jogador de basquete da escola e quer aproveitar a vida, curtir e beber bastante, além de sair com muitas garotas. Daí surge um relacionamento improvável e intenso, com duração de um mês e uma semana.
A história é marcada por referencias de filmes que não existem. Muitas citações, já que Min é apaixonada pelas telonas. Em minha opinião isso é muito chato. Toda situação que acontece, Handler tem que detalhar ao extremo uma cena de um filme fictício para comparar as situações. Nem tudo precisa ser comparado.
O casal frequenta muito o cinema Camelian, e acredita que uma das pessoas presentes lá, em seu primeiro encontro, é uma famosa atriz holywoodiana (falsa) e passa a planejar uma festa de aniversário para ela (quem faz isso?). A festa não acontece por dois motivos: 1- eles terminam (leia o livro para saber o motivo, não vou fazer spoiler aqui, apenas escrever sobre o enredo e minhas impressões). 2- eles descobrem algo relacionado à atriz (idem).
Após o término, Min resolve juntar todos os muitos objetos que marcaram a relação (presentes, itens simbólicos, etc) em uma caixa e jogar na casa de Ed, para devolver simbolicamente tudo o que eles passaram, já que seu coração está partido. Os objetos vêm com uma carta explicando o momento e o significado de cada um.
Há muita presença da palavra feeling na história. Tudo no livro é: “tive um feeling”; não gostei disso, nem dos problemas de (ou falta de) pontuação que encontrei. Parágrafos de quase uma página (dificulta a leitura) e falta de vírgulas importantes. Achei o conteúdo pobre e bem juvenil. Nota: 5

E então amigos, o que acharam da sugestão do nosso amigo Ramon Freitas? Quem já leu este livro? Eu já li várias resenhas deste livro, mas esta com certeza foi a mais crítica delas. Infelizmente eu ainda não li o livro. Não deixem de comentar! 

A Promoção está assim:
a Rafflecopter giveaway

6 comentários:

  1. Mah Barbosa14/3/13

    Huuum... parece que o Ramon não ficou muito entusiasmado com o livro. De certa forma é muito legal quando criticam de maneira negativa, pois é difícil de vermos. A resenha está ótima, e mesmo com o que foi retratado fiquei curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho importante dar a opinião sincera do que achou, afinal isso não quer dizer que outra pessoa não possa gostar, não é mesmo? Assim como você eu também ainda quero ler o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. yassuifortes14/3/13

    Para eu ter uma opinião do livro vou ter que lê-lo...rsrs Mas, gosto de ler criticas negativas ela nós dá um perspectiva diferente do livro.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Yassui, e cada um tem seu gosto, não é mesmo?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Ramon Freitas15/3/13

    Pessoal, muito obrigado pelos comentários. Outras resenhas podem ser conferidas em: http://literasonus.blogspot.com.br/
    Abraços e ótimas leituras ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ramon, desculpe, eu não sabia que você tinha blog, senão teria citado no texto como fiz com os outros. Agradeço sua participação.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.