Sua Dica Vale um Livro II #8


Oi amigos, continuando com as resenhas que vocês tem enviado, o nosso amigo Gustavo Silveira do blog "Leitores Compulsivos" enviou mais uma resenha. Vamos ver o que ele separou para nós desta vez?


Quando as Palavras se Juntam - Ricardo de Jesus
95 páginas - Editora Lexia

"Primeiramente, o que mais me interessou nos poemas deste livro foi a riqueza das poesias, e a tal forma de escrita do autor que traz a tona sentimentos e pensamentos que antes estavam adormecidos em nossas mentes, as palavras contidas nestas poesias te fazem parar e pensar no significado concreto daquilo que o autor te traz. 
Resumindo, o autor consegue observar várias coisas que não são enxergadas por algumas pessoas, o  Ricardo de Jesus consegue perceber nos mínimos detalhes de tudo aquilo que existe de melhore, o autor consegue transcrever as coisas cotidianas em palavras de fácil entendimento.
Por exemplo, as poesias se tratam de vários assuntos diferentes, como Amor, Amizade, Perda, Solidão, Paixão, Deus, Natureza, Animais, Desastres, Pessoas que se foram, etc...
A cada poesia que você lê no livro, ela trata de um assunto que ao mesmo tempo é simples mas complexo, por exemplo, tem um poema no livro que fala sobre a Natureza, e todos nós sabemos que hoje em dia, o homem vem destruindo e acabando com o meio ambiente e os recursos naturais, e quando eu li este poema da Natureza, eu parei, pensei e refleti sobre tudo o que o homem vem causando para o planeta, refleti sobre como sera nosso futuro, refleti se não iremos fazer nada para impedir essa destruição, refleti sobre nossas florestas, rios e animais...
Então, eu creio que este livro foi uma ótima leitura pois quando você esta lendo este poema você reflete e entra naquelas palavras, isto é a poesia, é para isto que serve a poesia, para refletir e fazer você sonhar e pensar distante, sair do seu mundo e viajar para outras dimensões.

"A poesia é mais profunda e filosófica do que a história." (Aristóteles)

Eu concordo com esta frase de Aristóteles depois de ler este livro, a história em si, te traz somente aquilo, somente aquele cenário que lhe é apresentando, já a poesia não, ela é rica e faz você ir além daquelas palavras através do seu pensamento que completa a poesia.

"A poesia é mais fina e mais filosófica do que a história; porque a poesia expressa o universo, e o história somente o detalhe." (Aristóteles)

Eu já li alguns livros de poesia, que da primeira página até a última ele cita poesias somente de amor, ou de amizade e isto atrapalha e cansa a leitura do livro, um livro como este (quando as palavras se juntam) que contém várias poesias sobre várias coisas, torna a leitura muito mais gostosa e interessante."
-
Atenciosamente
Gustavo Silveira


E então amigos, o que acharam da sugestão do nosso amigo Gustavo? Quem já leu este livro? O que acharam? Não deixem de comentar! 


a Rafflecopter giveaway

5 comentários:

  1. yassuifortes26/2/13

    Como citei em outros posts não sou muito fã de poesias....mas estou passando a gostar...rsrsrs gostei do livro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Yassui, não vou dizer que todas as poesias me agradam, mas começa assim, uma aqui, outra ali.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito o Gustavo gosta de tramas reflexivas.


    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Gustavo Silveira26/2/13

    rsrsrsrsrs, acho bem legal ....

    ResponderExcluir
  5. Deu para perceber Gustavo...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.