Sua Dica Vale um Livro II #28


Oi amigos, continuando com as resenhas da promoção, a Marcelle Marques acabou mandando mais uma, vamos ver o que ela separou para nós desta vez?

Os 13 Porquês - Jay Asher
256 páginas - Editora Ática 

Os 13 Porquês de Jay Asher é um livro muito intrigante sobre uma garota que se suicidou e o que teria a levado a fazer isso.  A garota, Hannah Baker, gravou em fitas os 13 motivos que a fizeram cometer suicídio, todos relacionados a pessoas, e mandou para a primeira pessoa que deveria mandar para a segunda e assim por diante, se o ciclo fosse quebrado as fitas viriam à público, o que não seria bom para ninguém. Uma dessas 13 pessoas é Clay, um garoto que era apaixonado por Hannah e é ele quem narra a história, juntamente com a própria Hannah em suas gravações. 
 O livro começa narrando o envio das fitas a Clay por um dos 13 motivos, mas não nos é revelado quem é. Então Clay recebe a caixa de sapato com 7 fitas e um mapa, o mapa também está no verso da capa do livro (não a contra-capa) e a Hannah às vezes diz lugares dele para que nós (e os ouvintes das fitas) olhemos. E os ouvintes possam até mesmo visitar o local, como faz Clay. Ouvindo ele descobre do que se trata e fica aterrorizado em saber que pode ter alguma coisa a ver com o suicídio de Hannah. Com medo de que seus pais ouçam as fitas, Clay vai atrás de um amigo que tem gravador e pega emprestado, na verdade o rouba. Assim ele sai andando pela cidade e ouvindo as fitas, às vezes parando nos lugares citados por Hannah.
  Eu gostei muito do livro, pois fala de um assunto sério, não muito discutido, mas muito importante. Além do suicídio, Jay aborda estupro, bullying, voyeurismo e problemas típicos da adolescência, mas com uma carga negativa muito forte. A questão é que não ocorreu uma única coisa muito ruim que fez Hannah querer se matar e sim, uma sucessão de coisas. Como Hannah diz elas viraram uma bola de neve. Eu acho importante tratar desses assuntos, pois assim podemos identificar essas características em pessoas próximas e saber o que fazer, coisa que os personagens da história não conseguiram. também achei interessante, pois eu mesma já pensei em me suicidar. O livro é muito bom, nos prende, tem um formato diferente pois não é dividido em capítulos e sim nos lados A e B de cada fita e queremos saber o que está no final da última fita. Clay dá a sua opinião sobre as pessoas e situações que Hannah cita já que eles estudavam na mesma escola, mas ele acaba percebendo que na verdade não conhecia ela nem um pouco. 
Eu não sou de ler rápido, mas lembro que fui apenas folhear ele às 2 da madrugada e quando vi já eram 4 e eu já tinha lido muita coisa. Mesmo tendo voltado pra ler tudo em detalhes (pois havia pulado algumas frases) eu li em uma semana, e isso considerando que não li muito ele durante os dias de semana. Recomendo!


E então amigos, o que acharam? Eu ainda não conheço o livro, mas me interessei em ler.
Como eu disse, esta resenha também está participando do nosso "Sua Dica Vale um Livro II", a lista de participantes agora está assim:



Quer participar da promoção também? Então faça como a turminha acima relacionada, mande sua resenha para o blog e boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

9 comentários:

  1. Não sei se o leria...


    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Não gostou do tema?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Mah Barbosa24/4/13

    Putz, fiquei mega curiosa! Adorei! Achei um tanto doentio mas, parece ser muito intrigante mesmo. Já vai para as metas!

    ResponderExcluir
  4. yassuifortes24/4/13

    Realmente o livro é superinteressante e os assuntos
    citados são importantes conhecer e a aprender a lidar com essa questão que é bem chata, com certeza eu o leria.

    ResponderExcluir
  5. Marcelle24/4/13

    que bom que gostou da minha resenha *-*

    ResponderExcluir
  6. Também achei interessante, ainda mais porque eu ainda não tinha lido nada sobre ele.

    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por sua participação!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. É bom conhecermos novos livros, novas opções de leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Marcelle30/4/13

    de nada *-*

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.