#Resenha O Meninos dos Fantoches de Varsóvia

 Oi amigos, hoje tem uma resenha um tanto longa para vocês, mas acreditem, eu tentei diminuir o quanto pude, mas não fui feliz, pois do contrário não passaria o que eu queria para vocês. Por isso, espero que me perdoem e leiam até o fim. Só posso garantir que vale a pena.
O Menino dos Fantoches de Varsóvia - Eva Weaver
400 páginas - Editora Novo Conceito
Quando eu peguei este livro, eu logo lembrei do "O Menino do Pijama Listrado". Talvez pela capa, mas com certeza pelo mesmo pano de fundo: 2º Guerra Mundial. Mas as semelhanças ficaram apenas nisso mesmo, saibam porque:
Mika Hernsteyn é um menino de 12 anos que começou a perder tudo por conta da 2º Guerra Mundial, que todos sabem, um louco chamado Hitler achou que sua raça era superior a todas as outras e por isso deveriam ser exterminadas da face da terra.
Para azar de Mika, ele e sua família eram judeus, e por isso, seres inferiores que não deveriam existir. Em 1939, o pesadelo de Mika começou, e sua cidade Varsóvia (capital da Polônia) foi invadida e tomada pelas tropas alemãs.
Planta do Gueto de Varsóvia
Os judeus foram confinados em uma área que ficou conhecida como "Gueto de Varsóvia." Era uma área cercada por altos muros de onde eles não tinham permissão de sair, e que era vigiada constantemente pelos soldados alemãs. Eles tinham toque de recolher e qualquer coisa que dissessem ou fizessem era motivo para que perdessem a vida. Até pensar poderia ser arriscado. Comida era um luxo, assim como muitas coisa simples da vida.
Em mais um dos intermináveis dias daquele inferno, Mika perdeu seu avô. Era julho de 1941, quando Mika recebeu de seu avô, ainda com vida a seus pés, o casaco que ele tanto amava.
Foi através do casaco, que Mika conheceu um outro lado de Tatus, o de criador de fantoches. Os fantoches que seu avô fez durante as intermináveis horas que passava trancado na despensa, agora era a única companhia que ele tinha.
Com o passar do tempo, mais judeus começaram a chegar ao gueto, e Mika e sua mãe passaram a dividir o pequeno apartamento com uma outra família judia e com sua tia Cara e seus primos Ellie e Paul. 
Aos poucos Ellie e Mika passaram a dividir o segredo e a companhia dos fantoches, e em seguida começaram a fazer apresentações para os que viviam no apartamento. A notícia do show de fantoches logo se espalhou, e ele passaram a fazer apresentações por todo o gueto em troca de pães, frutas, legumes, o que tivesse para oferecer como pagamento.
Orfanato Dom Sierot

Eles também se apresentavam no Orfanato Dom Sierot, cuidado por Janusz Korczak¹ e no Hospital Infantil Judaico que ficava na Rua Sienna, apenas para distraírem e alegrarem as crianças que lá estavam.
Em uma destas saídas, Mika acabou encontrando com, um soldado alemão que levou Mika até o posto dos oficiais e soldados alemãs para que ele apresentasse um espetáculo.
Deste encontro que poderia ter sido o fim de Mika, foi talvez, o desvio que o tirou da morte.
Sem ter como escapar, começou o verdadeiro calvário para Mika, que era obrigado a ir até lá uma vez por semana divertir aqueles que estavam massacrando sua gente.
Ele se achava um traidor, e mesmo não tendo alternativa e recebendo pães como pagamento para levar para casa, ele ficava mal por dias depois de cada apresentação. Isso começou a mudar quando sua prima Ellie descobriu o que ele fazia, e além de lhe apoiar, passou a ajudá-lo na construção de mais fantoches e na criação de novos espetáculos.
Matt de uma certa forma acabava protegendo Mika dos outros soldados alemães, mas não se enganem, pois os dois não chegaram a desenvolver o que podemos dizer ser uma "amizade". Com as apresentações feitas tanto no gueto, como no posto alemão, Mika passou a ser chamado de "O Menino dos Fantoches".
Foi justamente esta sua "pequena fama" que deu a Mika a oportunidade de fazer mais do que simples apresentações. E bem debaixo dos narizes alemães, Mika começou a fazer a diferença. Mesmo que ele achasse estar fazendo pouco, sua coragem e seus atos garantiram a vida de várias crianças.
Quando os judeus acharam que já tinham passado por tudo, o pior ainda estava começando. Mika perdeu muito, e na tentativa de salvar o que lhe era mais precioso, ele deu a Matt seu bem mais caro: o fantoche do príncipe.
Cansados de tudo e sem ter mais o que perder, o povo do gueto resolveu revidar, e criaram a ZOB (Zydowska Organizacja Bojowa/ Organização Judaica de Combate). Liderados por

Mordechaj Anielewicz² e armados com o que conseguiram contrabandear para dentro do gueto, e principalmente com coquetéis molotov, começaram a revolta armada. A notícia se espalhou e outras resistência foram formadas e mais judeus foram aderindo. 

Os nazistas não ficaram quietos, e logo resolveram arrasar com o gueto. Quando eu digo arrasar, é arrasar mesmo, destruíram e queimaram tudo o que havia pela frente e dentro do muro.
Imagem do gueto destruído

Os judeus se esconderam como puderam, e Mika, junto com alguns outros, depois de dias escondidos, foram resgatados por outra resistência.
Mika estava sozinho, e assim como milhares de judeus, já tinha perdido tudo: casa, família, dignidade... Mas uma coisa ele e outros tantos mantiveram, a coragem e a esperança para seguirem em frente e lutarem pelo que acreditavam.
Mika mudou-se para os EUA e reconstruiu sua vida, mas nunca mais tocou nos fantoches. Até que em janeiro de 2009, ele viu um cartaz onde dizia que uma trupe alemã de fantoches iria se apresentar ali, em Nova York. Foi demais para o coração de Mika, e ele acabou revelando toda sua verdadeira história para seu neto Danny.
Curiosamente, foi o fantoche do príncipe, que Mika deu a Matt, que deu forças ao soldado alemão, que de algoz passou a ser vítima, quando a guerra chegou ao fim e os soldados e oficiais alemães foram julgados e condenados por seus crimes.
Tudo o que os alemães fizeram os judeus passarem, estavam passando também nas mãos dos Aliados (vencedores da guerra). A arrogância estava sendo enfiada goela abaixo. Matt já não aguentava mais a vida de prisioneiro, por isso decidiu fugir. Durante anos caminhou incansavelmente atravessando a gélida Sibéria, local onde ele e vários outros militares estavam presos. Sempre ao lado do fantoche, ele tinha um único destino, voltar para os braços de sua esposa e filho.
A guerra deixou muitas marcas. Todos que por ela passaram e sobreviveram, tiveram um difícil recomeço e uma longa volta para casa.
Mika e Matt, judeu e alemão. Dois lados de uma mesma guerra, onde toda a humanidade, e principalmente os judeus, perderam. A
mbos foram salvos e guiados pela força encontrada em um fantoche chamado Príncipe. Um fantoche que nasceu e cresceu nas mãos de judeus. Viveu anos junto ao coração de um alemão, até passar para as mãos de sua neta Mara Meiehauser.
Um fantoche que viu e viveu muita coisa. Que foi responsável não só pela sobrevivência de uns, mas também para o encontro e reencontro de outros. E porque não dizer, responsável por manter acesa a chama de liberdade no coração daqueles que o conheceram.
Antes de terminar, gostaria de falar mais umas coisas. O livro é dividido em 3 partes, sendo a primeira conhecemos a história de Mika, a segunda do soldado Matt e na terceira, conhecemos o fim do fantoche.
Observações:
O livro, apesar de ser uma obra de ficção, encontramos muitos fatos e personagens reais ao longo da leitura. O Gueto de Varsóvia realmente existiu, assim como sua revolta armada.
Janusz Korczak cujo o nome verdadeiro é Henryk Goldszmit, foi médico, pediatra, pedagogista, escritor, autor infantil, publicista, ativista social, oficial do Exército Polaco
. Sua morte foi narrada de uma forma que apertou meu coração nas páginas do livro, e pelo que pesquisei, não foi exagerada.
Monumento em homenagem ao médico e suas crianças.


Imagem do médico.




Monumento em homenagem ao médico e suas crianças.


O orfanato nos dias de hoje
2. Mordechaj Anielewicz, que no livro está escrito Mordecai, foi mesmo o líder da revolução no gueto.
Imagem de Mordechaj


Homenagem a Mordechaj
Imagem da construção do muro do gueto e dele pronto.


Imagens de Varsóvia nos dias de hoje
Homenagem aos heróis do gueto


Varsóvia hoje
Uma outra heroína do Gueto de Varsóvia citada no livro:
Com tudo isso, só posso dizer para que leiam!
a Rafflecopter giveaway

23 comentários:

  1. Francine Porfirio29/4/14

    Oi, flor! Adorei saber que esse livro é tão bom quanto sua sinopse fazia parecer.

    Gosto de histórias que nos apresentam exemplos de superação… Mesmo que nos emocionem pelas situações não saírem como desejamos, ao menos nos presenteiam com lições que nos fazem reerguer a cabeça e continuar sempre em frente. Ainda bem que temos amigos, não? (rs)

    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Francine, muito bom mesmo, ainda mais quando a capa é do tipo que não me agrada muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose,
    Sempre bom ver a minha opinião aqui, ai admiro tanto a maneira que faz os quotes...=)....fica lindo....bjus elis!!!


    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. thailaoliveira729/4/14

    adorei esse livro, esse movimento de montanha russa me encantou!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. thailaoliveira729/4/14

    tocante, entrou pra lista de desejados!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. thailaoliveira729/4/14

    faz tempo que quero conhecer essa história!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ele mexe mesmo com nossos sentimentos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Então quando der não perca a chance.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  9. Eu que adoro ver sua opinião aqui, e só agradeço por isso.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Esse livro é muito fofo! Adorei a história do começo ao fim!
    bjks!

    ResponderExcluir
  11. RUDYNALVA SOARES29/4/14

    Olá pessoal!
    Obrigada pelos comentários.
    Rose querida!
    Valeu a oportunidade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Esse é um livro que me chamou muita atenção e com certeza vou me emocionar com sua leitura. Sua resenha ficou maravilhosa, rica em detalhes e pesquisa sobre fatos reais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oliveira29/4/14

    Amo livros que retratam a segunda guerra mundial, e esse não conhecia. Já está na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  14. Oliveira29/4/14

    Pois é, já havia lido algo a respeito desse livro. De inicio queria lê-lo, gostei da capa, mas depois desanimei.

    ResponderExcluir
  15. Oliveira29/4/14

    Parece ser uma história bonita. Gostei Rose, também quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  16. Leia sim, eu também gosto, apesar de sempre me revoltar os fatos acontecidos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Oi Nataly, assim que terminei a leitura fui pesquisar alguns nomes, para saber onde começava a realidade e terminava a ficção. Foi muito bom, pois assim descobri fatos que não conhecia, como o Gueto de Varsóvia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  18. Confesso que também estou um pouco desanimada com ele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Eu que agradeço suas resenhas aqui querida!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Leia sim e depois me conta.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Que bom Carla, eu ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  22. Adriana30/4/14

    bem interessante, porém acho muito triste

    passando para desejar ótimo feriado

    bjs

    tititi da dri

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha O Meninos dos Fantoches de Varsóvia

 Oi amigos, hoje tem uma resenha um tanto longa para vocês, mas acreditem, eu tentei diminuir o quanto pude, mas não fui feliz, pois do contrário não passaria o que eu queria para vocês. Por isso, espero que me perdoem e leiam até o fim. Só posso garantir que vale a pena.
O Menino dos Fantoches de Varsóvia - Eva Weaver
400 páginas - Editora Novo Conceito
Quando eu peguei este livro, eu logo lembrei do "O Menino do Pijama Listrado". Talvez pela capa, mas com certeza pelo mesmo pano de fundo: 2º Guerra Mundial. Mas as semelhanças ficaram apenas nisso mesmo, saibam porque:
Mika Hernsteyn é um menino de 12 anos que começou a perder tudo por conta da 2º Guerra Mundial, que todos sabem, um louco chamado Hitler achou que sua raça era superior a todas as outras e por isso deveriam ser exterminadas da face da terra.
Para azar de Mika, ele e sua família eram judeus, e por isso, seres inferiores que não deveriam existir. Em 1939, o pesadelo de Mika começou, e sua cidade Varsóvia (capital da Polônia) foi invadida e tomada pelas tropas alemãs.
Planta do Gueto de Varsóvia
Os judeus foram confinados em uma área que ficou conhecida como "Gueto de Varsóvia." Era uma área cercada por altos muros de onde eles não tinham permissão de sair, e que era vigiada constantemente pelos soldados alemãs. Eles tinham toque de recolher e qualquer coisa que dissessem ou fizessem era motivo para que perdessem a vida. Até pensar poderia ser arriscado. Comida era um luxo, assim como muitas coisa simples da vida.
Em mais um dos intermináveis dias daquele inferno, Mika perdeu seu avô. Era julho de 1941, quando Mika recebeu de seu avô, ainda com vida a seus pés, o casaco que ele tanto amava.
Foi através do casaco, que Mika conheceu um outro lado de Tatus, o de criador de fantoches. Os fantoches que seu avô fez durante as intermináveis horas que passava trancado na despensa, agora era a única companhia que ele tinha.
Com o passar do tempo, mais judeus começaram a chegar ao gueto, e Mika e sua mãe passaram a dividir o pequeno apartamento com uma outra família judia e com sua tia Cara e seus primos Ellie e Paul. 
Aos poucos Ellie e Mika passaram a dividir o segredo e a companhia dos fantoches, e em seguida começaram a fazer apresentações para os que viviam no apartamento. A notícia do show de fantoches logo se espalhou, e ele passaram a fazer apresentações por todo o gueto em troca de pães, frutas, legumes, o que tivesse para oferecer como pagamento.
Orfanato Dom Sierot

Eles também se apresentavam no Orfanato Dom Sierot, cuidado por Janusz Korczak¹ e no Hospital Infantil Judaico que ficava na Rua Sienna, apenas para distraírem e alegrarem as crianças que lá estavam.
Em uma destas saídas, Mika acabou encontrando com, um soldado alemão que levou Mika até o posto dos oficiais e soldados alemãs para que ele apresentasse um espetáculo.
Deste encontro que poderia ter sido o fim de Mika, foi talvez, o desvio que o tirou da morte.
Sem ter como escapar, começou o verdadeiro calvário para Mika, que era obrigado a ir até lá uma vez por semana divertir aqueles que estavam massacrando sua gente.
Ele se achava um traidor, e mesmo não tendo alternativa e recebendo pães como pagamento para levar para casa, ele ficava mal por dias depois de cada apresentação. Isso começou a mudar quando sua prima Ellie descobriu o que ele fazia, e além de lhe apoiar, passou a ajudá-lo na construção de mais fantoches e na criação de novos espetáculos.
Matt de uma certa forma acabava protegendo Mika dos outros soldados alemães, mas não se enganem, pois os dois não chegaram a desenvolver o que podemos dizer ser uma "amizade". Com as apresentações feitas tanto no gueto, como no posto alemão, Mika passou a ser chamado de "O Menino dos Fantoches".
Foi justamente esta sua "pequena fama" que deu a Mika a oportunidade de fazer mais do que simples apresentações. E bem debaixo dos narizes alemães, Mika começou a fazer a diferença. Mesmo que ele achasse estar fazendo pouco, sua coragem e seus atos garantiram a vida de várias crianças.
Quando os judeus acharam que já tinham passado por tudo, o pior ainda estava começando. Mika perdeu muito, e na tentativa de salvar o que lhe era mais precioso, ele deu a Matt seu bem mais caro: o fantoche do príncipe.
Cansados de tudo e sem ter mais o que perder, o povo do gueto resolveu revidar, e criaram a ZOB (Zydowska Organizacja Bojowa/ Organização Judaica de Combate). Liderados por

Mordechaj Anielewicz² e armados com o que conseguiram contrabandear para dentro do gueto, e principalmente com coquetéis molotov, começaram a revolta armada. A notícia se espalhou e outras resistência foram formadas e mais judeus foram aderindo. 

Os nazistas não ficaram quietos, e logo resolveram arrasar com o gueto. Quando eu digo arrasar, é arrasar mesmo, destruíram e queimaram tudo o que havia pela frente e dentro do muro.
Imagem do gueto destruído

Os judeus se esconderam como puderam, e Mika, junto com alguns outros, depois de dias escondidos, foram resgatados por outra resistência.
Mika estava sozinho, e assim como milhares de judeus, já tinha perdido tudo: casa, família, dignidade... Mas uma coisa ele e outros tantos mantiveram, a coragem e a esperança para seguirem em frente e lutarem pelo que acreditavam.
Mika mudou-se para os EUA e reconstruiu sua vida, mas nunca mais tocou nos fantoches. Até que em janeiro de 2009, ele viu um cartaz onde dizia que uma trupe alemã de fantoches iria se apresentar ali, em Nova York. Foi demais para o coração de Mika, e ele acabou revelando toda sua verdadeira história para seu neto Danny.
Curiosamente, foi o fantoche do príncipe, que Mika deu a Matt, que deu forças ao soldado alemão, que de algoz passou a ser vítima, quando a guerra chegou ao fim e os soldados e oficiais alemães foram julgados e condenados por seus crimes.
Tudo o que os alemães fizeram os judeus passarem, estavam passando também nas mãos dos Aliados (vencedores da guerra). A arrogância estava sendo enfiada goela abaixo. Matt já não aguentava mais a vida de prisioneiro, por isso decidiu fugir. Durante anos caminhou incansavelmente atravessando a gélida Sibéria, local onde ele e vários outros militares estavam presos. Sempre ao lado do fantoche, ele tinha um único destino, voltar para os braços de sua esposa e filho.
A guerra deixou muitas marcas. Todos que por ela passaram e sobreviveram, tiveram um difícil recomeço e uma longa volta para casa.
Mika e Matt, judeu e alemão. Dois lados de uma mesma guerra, onde toda a humanidade, e principalmente os judeus, perderam. A
mbos foram salvos e guiados pela força encontrada em um fantoche chamado Príncipe. Um fantoche que nasceu e cresceu nas mãos de judeus. Viveu anos junto ao coração de um alemão, até passar para as mãos de sua neta Mara Meiehauser.
Um fantoche que viu e viveu muita coisa. Que foi responsável não só pela sobrevivência de uns, mas também para o encontro e reencontro de outros. E porque não dizer, responsável por manter acesa a chama de liberdade no coração daqueles que o conheceram.
Antes de terminar, gostaria de falar mais umas coisas. O livro é dividido em 3 partes, sendo a primeira conhecemos a história de Mika, a segunda do soldado Matt e na terceira, conhecemos o fim do fantoche.
Observações:
O livro, apesar de ser uma obra de ficção, encontramos muitos fatos e personagens reais ao longo da leitura. O Gueto de Varsóvia realmente existiu, assim como sua revolta armada.
Janusz Korczak cujo o nome verdadeiro é Henryk Goldszmit, foi médico, pediatra, pedagogista, escritor, autor infantil, publicista, ativista social, oficial do Exército Polaco
. Sua morte foi narrada de uma forma que apertou meu coração nas páginas do livro, e pelo que pesquisei, não foi exagerada.
Monumento em homenagem ao médico e suas crianças.


Imagem do médico.




Monumento em homenagem ao médico e suas crianças.


O orfanato nos dias de hoje
2. Mordechaj Anielewicz, que no livro está escrito Mordecai, foi mesmo o líder da revolução no gueto.
Imagem de Mordechaj


Homenagem a Mordechaj
Imagem da construção do muro do gueto e dele pronto.


Imagens de Varsóvia nos dias de hoje
Homenagem aos heróis do gueto


Varsóvia hoje
Uma outra heroína do Gueto de Varsóvia citada no livro:
Com tudo isso, só posso dizer para que leiam!
a Rafflecopter giveaway

23 comentários:

  1. Francine Porfirio29/4/14

    Oi, flor! Adorei saber que esse livro é tão bom quanto sua sinopse fazia parecer.

    Gosto de histórias que nos apresentam exemplos de superação… Mesmo que nos emocionem pelas situações não saírem como desejamos, ao menos nos presenteiam com lições que nos fazem reerguer a cabeça e continuar sempre em frente. Ainda bem que temos amigos, não? (rs)

    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Francine, muito bom mesmo, ainda mais quando a capa é do tipo que não me agrada muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose,
    Sempre bom ver a minha opinião aqui, ai admiro tanto a maneira que faz os quotes...=)....fica lindo....bjus elis!!!


    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. thailaoliveira729/4/14

    adorei esse livro, esse movimento de montanha russa me encantou!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. thailaoliveira729/4/14

    tocante, entrou pra lista de desejados!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. thailaoliveira729/4/14

    faz tempo que quero conhecer essa história!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ele mexe mesmo com nossos sentimentos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Então quando der não perca a chance.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  9. Eu que adoro ver sua opinião aqui, e só agradeço por isso.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Esse livro é muito fofo! Adorei a história do começo ao fim!
    bjks!

    ResponderExcluir
  11. RUDYNALVA SOARES29/4/14

    Olá pessoal!
    Obrigada pelos comentários.
    Rose querida!
    Valeu a oportunidade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Esse é um livro que me chamou muita atenção e com certeza vou me emocionar com sua leitura. Sua resenha ficou maravilhosa, rica em detalhes e pesquisa sobre fatos reais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oliveira29/4/14

    Amo livros que retratam a segunda guerra mundial, e esse não conhecia. Já está na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  14. Oliveira29/4/14

    Pois é, já havia lido algo a respeito desse livro. De inicio queria lê-lo, gostei da capa, mas depois desanimei.

    ResponderExcluir
  15. Oliveira29/4/14

    Parece ser uma história bonita. Gostei Rose, também quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  16. Leia sim, eu também gosto, apesar de sempre me revoltar os fatos acontecidos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Oi Nataly, assim que terminei a leitura fui pesquisar alguns nomes, para saber onde começava a realidade e terminava a ficção. Foi muito bom, pois assim descobri fatos que não conhecia, como o Gueto de Varsóvia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  18. Confesso que também estou um pouco desanimada com ele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Eu que agradeço suas resenhas aqui querida!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Leia sim e depois me conta.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Que bom Carla, eu ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  22. Adriana30/4/14

    bem interessante, porém acho muito triste

    passando para desejar ótimo feriado

    bjs

    tititi da dri

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras