#Resenha Sombra e Ossos

Oi amigos, hoje vou começar a falar sobre a Trilogia Grisha, uma aventura fantástica passada em uma era medieval ambientada do que poderíamos chamar de Rússia. Então se vocês gostam de magia e aventura, com pitadas de intriga e romance, não deixem de acompanhar as próximas resenhas.
Sombra e Ossos-livro 01 - Trilogia Grisha - Leigh Bardugo
288 páginas - Editora Gutenberg
Alina Starkov e Maly são dois órfãos que se conheceram ainda crianças em um  abrigo. Logo eles tornaram-se inseparáveis, e como Alina era pequena, frágil e doente, por isso Maly tomou para si a missão de cuidar dela.
Agora já grandes, e com o Reino de Ravka ainda em guerra, Aline é cartógrafa do exército e Maly um rastreador, aliás, um dos melhores. Vale dizer que Alina nutre um amor não correspondido por Maly.
 
 Ravka é dividida ao meio pela Dobra das Sombras ou Não-Mar, um lugar de escuridão onde humanos se transformaram em monstros (Volcras) e comem todo ser vivo que por lá aparece ou tem a coragem de atravessar.
O Reino é governado por um Rei fraco e uma Rainha fútil. Existem dois príncipes que apenas são citados neste volume.
Formam ainda o Reino os Grishas, humanos que nasceram com algum tipo de dom, magia. Toda criança que atinge 8 anos é testada para saber se ela possui algum tipo de poder. Os Grishas são soldados do Segundo Exército e são divididos conforme o tipo de magia ou habilidades. Existem os Corporalki (ordem dos vivos e dos mortos) formado pelo Sangradores e Curandeiros (eles controlam tudo referente ao corpo humano), os Ethealki (ordem dos conjuradores), formado pelos Aeros, Infernais e Hidros (que manipulam o fogo, água e ar) e os Materialki (ordem dos fabricadores), são formados pelos Durastes e Alquimistas (controlam os elementos materiais).
Corporalki:

Sangradores

Curandeiros
Aeros
Ethealki:
Infernais

Hidros
Materialki:

Durastes

Alquimistas
Os Grishas são liderados por Darkling, um Conjurador das Sombras que manipula a escuridão. Pode até parecer complicado, mas conforme a leitura vai se desenrolando, percebemos toda a hierarquia desta estrutura e suas regras.
A história realmente começa quando em uma travessia pela Dobra das Sombras, a embarcação onde Maly e Alina estavam é atacada. No desespero e tentando salvar seu amigo acaba fazendo uma coisa inacreditável. 
A partir deste ponto o que temos é o começo de muitas reviravoltas presenteadas pela autora. Alina agora é a grande arma que Darkling tem para acabar com a Dobra das Sombras.
Alina acaba sendo levada para o Pequeno Palácio onde será treinada e aprenderá a controlar e usar sua magia. Sem notícias de Maly, ela nem ao menos sabe se ele está vivo, Alina tenta entender tudo que está acontecendo com ela. Ela também tenta entender seus sentimentos por Darkling, que aliás, se mostra muito sedutor e compreensivo.
Quando ela começa a se sentir um pouco mais segura, não só com seus poderes, mas com seus sentimentos, a descoberta de um grande segredo divide seu coração ao meio. Agora ela não sabe mais em que ou em quem acreditar. Os habitantes de Ravka dependem de Alina para destruir a Dobra das Sombras, mas será ela forte o bastante para fazer o que deve ser feito?
O livro muda totalmente de direção e nos pegamos com o coração acelerado do que está por vim. Se no início não tem muito a participação de Maly, quando ele realmente entra na história podemos notar o quão fofo e lindo ele é. Mas do outro lado temos Darkling, que também mexe não só com Alina, mas com as leitoras de plantão. Darkling é um personagem bem mais complexo que Maly. Enquanto Maly é o mocinho logo de cara, Darkling oscila entre o bem e o mal, e resta saber para que lado deste pêndulo ele vai cair até o final desta história.
Eu até poderia falar mais coisas da história, mas acabaria tirando um pouco o gosto da leitura. Uma coisa é certa, para quem gosta do gênero, não pode deixar de ler, e não se deixem levar pelo começo morno, pois depois vocês não vão querer largar o livro.
Vale conferir o vídeo que a Rosana do blog Livrólogos fez para a série:

Só para lembrar, amanhã na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, terá um encontro de fãs deste trilogia. Por isso, se vocês já leram e gostaram, não deixem de participar, e para aqueles que ainda não leram, é uma boa oportunidade de conhecerem um pouco mais desta história. O encontro terá brincadeiras e sorteios de brindes, participem!

*Símbolos e mapa retirados do site da autora.
a Rafflecopter giveaway

34 comentários:

  1. Oi Rose!
    Agora que já foram publicados os três livros, estou animada para começar a leitura \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, e comece mesmo, pois vale muito a pena.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. A mitologia criada pela Leigh Bardugo é fantástica e muito bem trabalhada através dos personagens e do ambiente onde a história se passa. Fiquei chocada em descobrir que esse era o livro de estreia da autora ,Esse volume é ótimo mesmo, gostei de como vc resenhou ele , beijão ... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, você já leu tudo? Eu quase tive um treco no último volume!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. oi flor, infelizmente não acho que me atraia a ponto de ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, uma pena, é um série e tanto, vale a pena conferir.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Olá, Rose.
    Eu adoro fantasia, ainda mais no estilo medieval. E como nunca li nada que "se passe" na Rússia, a vontade só aumentou.
    Acredito que vou me envolver completamente com a série.
    Excelente dica. Já vai para os desejados.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E coloque mesmo, pois a trilogia é ótima e a autora nos prende até o final, com muitas reviravoltas e confrontos.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Parece ser uma ótima aventura com ação e muitos poderes de magia. Pelo menos isso que dá para perceber. Curiosa quanto a série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto estava lendo lembrei de você. Tenho certeza que iria gostar desta trilogia.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Rosy!
    Como gosto de "magia e aventura, com pitadas de intriga e romance", gostaria de acompanhar a Trilogia Grisha,
    Tomara que o encontro amanhã seja bom.
    “A sabedoria começa na reflexão.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, esta é ótima, leia sim.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  7. Oi, Rose!
    Que post completo! Fiquei encantada com o universo criado pela autora… Tenho o primeiro volume em mãos, mas ainda não tive tempo para me dedicar a ele. Parece que quando finalmente o fizer, vou me envolver tanto que adquirir os demais volumes será uma questão de prioridade, haha. Achei o universo dessa trilogia cheio de encantos e surpresas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, será isso mesmo, não peguei fôlego entre um livro e outro, mal acabava e já estava lendo o seguinte. Agora estou colocando as ideias em ordem para resenhas os outros livros...kkkk
      Bjs, Rose.

      Excluir
  8. Fantasia medieval é muito bom. Não conhecia, mas o título e a capa me deixaram encantada! Sua resenha ficou muito bonita, gostosa de ler, realmente dá vontade de correr para ler o livro agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, que bom que gostou, e te garanto que você vai querer correr para os outros volumes.
      Bjs, Rose

      Excluir
  9. Rose lindona estou louca para começar a ler essa trilogia, só falta tempo, mesmo eu não gostando muito de triângulos amorosos , lendo sua descrição sobre eles já me cativou. Vou tentar correr com a leitura e me aventurar nessa fantasia. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, leia sim, você vai gostar, é um otimo enredo.
      Bjs,Rose.

      Excluir
  10. Oi Rose, sua linda tudo bem
    Nossa, fiquei sem fôlego com a sua resenha, que ficou ótima. Que história!!!!!! Adoro fantasia e esse universo criado ficou fantástico. Não tem como nãos e envolver com uma trama que traz tantas reviravoltas e nos deixa confusos em relação a quem torcer e em quem acreditar. Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila e ficamos assim até o final, eu mesma juro que torcia por todos.
      Bjs,Rose

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Sempre que ouço falar desse livro é bem, as pessoas parecem estar apaixonadas por essa série, então logo a minha curiosidade está a mil rsrs, com certeza o livro está na minha listinha.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio, a trilogia é ótima e quem lê dificilmente não gosta.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  12. Oi Rose!!!

    Infelizmente não me atraiu muito não, apesar de sua resenha esta ótima como sempre, esse de fato não é muito o meu estilo de leitura favorita. Vou deixar passar apesar de ver que o povo esta animado com o livro.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rose. Esse livro não me chama muito a atenção. Ainda assim, a autora parece ter construído muito bem um novo universo, com personagens e acontecimentos singulares. Pelo visto, ela também soube desenvolver bem a história. É ótimo quando isso acontece! Espero que você se surpreenda com os próximos da série. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi camila, realmente a autora construiu um cenário rico e com muitas possibilidades.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Essa trilogia parece ser muuito boa, todos os amigos meus que leram recomendam muito. Eu particularmente ainda não li, mas farei em brevee espero gostar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ítalo, tenho certeza que vai gostar,a não ser que não gosto do gênero. O enredo é bom, assim como os personagens.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  15. Eu ja havia ouvido falar desse livro, e fiquei curiosa...ele parece ser bom. Não procurei ianda pq a pilha de livros aqui ta bem grande ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, nem me fala, a minha também está enorme!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  16. Olá Rose!
    A capa desse livro é bem legal.
    A história parece ser bem interessante e me deixou curiosa pra conhece-la.
    Sua resenha está maravilhosa e bem explicada.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, a trilogia é ótima. Obrigada pelo elogio.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  17. Olá Rose,

    Adorei a resenha que me deixou com a maior vontade de adquirir a trilogia e já iniciar a leitura, pois adoro o gênero, mitologia e fantasia... amo!!
    O Vídeo ficou demais, como você disse vale a pena assistir.

    Beijo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia, leia mesmo, é muito difícil não gostar deste enredo.
      Bjs, Rose.

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha Sombra e Ossos

Oi amigos, hoje vou começar a falar sobre a Trilogia Grisha, uma aventura fantástica passada em uma era medieval ambientada do que poderíamos chamar de Rússia. Então se vocês gostam de magia e aventura, com pitadas de intriga e romance, não deixem de acompanhar as próximas resenhas.
Sombra e Ossos-livro 01 - Trilogia Grisha - Leigh Bardugo
288 páginas - Editora Gutenberg
Alina Starkov e Maly são dois órfãos que se conheceram ainda crianças em um  abrigo. Logo eles tornaram-se inseparáveis, e como Alina era pequena, frágil e doente, por isso Maly tomou para si a missão de cuidar dela.
Agora já grandes, e com o Reino de Ravka ainda em guerra, Aline é cartógrafa do exército e Maly um rastreador, aliás, um dos melhores. Vale dizer que Alina nutre um amor não correspondido por Maly.
 
 Ravka é dividida ao meio pela Dobra das Sombras ou Não-Mar, um lugar de escuridão onde humanos se transformaram em monstros (Volcras) e comem todo ser vivo que por lá aparece ou tem a coragem de atravessar.
O Reino é governado por um Rei fraco e uma Rainha fútil. Existem dois príncipes que apenas são citados neste volume.
Formam ainda o Reino os Grishas, humanos que nasceram com algum tipo de dom, magia. Toda criança que atinge 8 anos é testada para saber se ela possui algum tipo de poder. Os Grishas são soldados do Segundo Exército e são divididos conforme o tipo de magia ou habilidades. Existem os Corporalki (ordem dos vivos e dos mortos) formado pelo Sangradores e Curandeiros (eles controlam tudo referente ao corpo humano), os Ethealki (ordem dos conjuradores), formado pelos Aeros, Infernais e Hidros (que manipulam o fogo, água e ar) e os Materialki (ordem dos fabricadores), são formados pelos Durastes e Alquimistas (controlam os elementos materiais).
Corporalki:

Sangradores

Curandeiros
Aeros
Ethealki:
Infernais

Hidros
Materialki:

Durastes

Alquimistas
Os Grishas são liderados por Darkling, um Conjurador das Sombras que manipula a escuridão. Pode até parecer complicado, mas conforme a leitura vai se desenrolando, percebemos toda a hierarquia desta estrutura e suas regras.
A história realmente começa quando em uma travessia pela Dobra das Sombras, a embarcação onde Maly e Alina estavam é atacada. No desespero e tentando salvar seu amigo acaba fazendo uma coisa inacreditável. 
A partir deste ponto o que temos é o começo de muitas reviravoltas presenteadas pela autora. Alina agora é a grande arma que Darkling tem para acabar com a Dobra das Sombras.
Alina acaba sendo levada para o Pequeno Palácio onde será treinada e aprenderá a controlar e usar sua magia. Sem notícias de Maly, ela nem ao menos sabe se ele está vivo, Alina tenta entender tudo que está acontecendo com ela. Ela também tenta entender seus sentimentos por Darkling, que aliás, se mostra muito sedutor e compreensivo.
Quando ela começa a se sentir um pouco mais segura, não só com seus poderes, mas com seus sentimentos, a descoberta de um grande segredo divide seu coração ao meio. Agora ela não sabe mais em que ou em quem acreditar. Os habitantes de Ravka dependem de Alina para destruir a Dobra das Sombras, mas será ela forte o bastante para fazer o que deve ser feito?
O livro muda totalmente de direção e nos pegamos com o coração acelerado do que está por vim. Se no início não tem muito a participação de Maly, quando ele realmente entra na história podemos notar o quão fofo e lindo ele é. Mas do outro lado temos Darkling, que também mexe não só com Alina, mas com as leitoras de plantão. Darkling é um personagem bem mais complexo que Maly. Enquanto Maly é o mocinho logo de cara, Darkling oscila entre o bem e o mal, e resta saber para que lado deste pêndulo ele vai cair até o final desta história.
Eu até poderia falar mais coisas da história, mas acabaria tirando um pouco o gosto da leitura. Uma coisa é certa, para quem gosta do gênero, não pode deixar de ler, e não se deixem levar pelo começo morno, pois depois vocês não vão querer largar o livro.
Vale conferir o vídeo que a Rosana do blog Livrólogos fez para a série:

Só para lembrar, amanhã na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, terá um encontro de fãs deste trilogia. Por isso, se vocês já leram e gostaram, não deixem de participar, e para aqueles que ainda não leram, é uma boa oportunidade de conhecerem um pouco mais desta história. O encontro terá brincadeiras e sorteios de brindes, participem!

*Símbolos e mapa retirados do site da autora.
a Rafflecopter giveaway

34 comentários:

  1. Oi Rose!
    Agora que já foram publicados os três livros, estou animada para começar a leitura \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, e comece mesmo, pois vale muito a pena.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. A mitologia criada pela Leigh Bardugo é fantástica e muito bem trabalhada através dos personagens e do ambiente onde a história se passa. Fiquei chocada em descobrir que esse era o livro de estreia da autora ,Esse volume é ótimo mesmo, gostei de como vc resenhou ele , beijão ... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, você já leu tudo? Eu quase tive um treco no último volume!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. oi flor, infelizmente não acho que me atraia a ponto de ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, uma pena, é um série e tanto, vale a pena conferir.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Olá, Rose.
    Eu adoro fantasia, ainda mais no estilo medieval. E como nunca li nada que "se passe" na Rússia, a vontade só aumentou.
    Acredito que vou me envolver completamente com a série.
    Excelente dica. Já vai para os desejados.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E coloque mesmo, pois a trilogia é ótima e a autora nos prende até o final, com muitas reviravoltas e confrontos.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Parece ser uma ótima aventura com ação e muitos poderes de magia. Pelo menos isso que dá para perceber. Curiosa quanto a série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto estava lendo lembrei de você. Tenho certeza que iria gostar desta trilogia.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Rosy!
    Como gosto de "magia e aventura, com pitadas de intriga e romance", gostaria de acompanhar a Trilogia Grisha,
    Tomara que o encontro amanhã seja bom.
    “A sabedoria começa na reflexão.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, esta é ótima, leia sim.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  7. Oi, Rose!
    Que post completo! Fiquei encantada com o universo criado pela autora… Tenho o primeiro volume em mãos, mas ainda não tive tempo para me dedicar a ele. Parece que quando finalmente o fizer, vou me envolver tanto que adquirir os demais volumes será uma questão de prioridade, haha. Achei o universo dessa trilogia cheio de encantos e surpresas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, será isso mesmo, não peguei fôlego entre um livro e outro, mal acabava e já estava lendo o seguinte. Agora estou colocando as ideias em ordem para resenhas os outros livros...kkkk
      Bjs, Rose.

      Excluir
  8. Fantasia medieval é muito bom. Não conhecia, mas o título e a capa me deixaram encantada! Sua resenha ficou muito bonita, gostosa de ler, realmente dá vontade de correr para ler o livro agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, que bom que gostou, e te garanto que você vai querer correr para os outros volumes.
      Bjs, Rose

      Excluir
  9. Rose lindona estou louca para começar a ler essa trilogia, só falta tempo, mesmo eu não gostando muito de triângulos amorosos , lendo sua descrição sobre eles já me cativou. Vou tentar correr com a leitura e me aventurar nessa fantasia. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, leia sim, você vai gostar, é um otimo enredo.
      Bjs,Rose.

      Excluir
  10. Oi Rose, sua linda tudo bem
    Nossa, fiquei sem fôlego com a sua resenha, que ficou ótima. Que história!!!!!! Adoro fantasia e esse universo criado ficou fantástico. Não tem como nãos e envolver com uma trama que traz tantas reviravoltas e nos deixa confusos em relação a quem torcer e em quem acreditar. Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila e ficamos assim até o final, eu mesma juro que torcia por todos.
      Bjs,Rose

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Sempre que ouço falar desse livro é bem, as pessoas parecem estar apaixonadas por essa série, então logo a minha curiosidade está a mil rsrs, com certeza o livro está na minha listinha.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio, a trilogia é ótima e quem lê dificilmente não gosta.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  12. Oi Rose!!!

    Infelizmente não me atraiu muito não, apesar de sua resenha esta ótima como sempre, esse de fato não é muito o meu estilo de leitura favorita. Vou deixar passar apesar de ver que o povo esta animado com o livro.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rose. Esse livro não me chama muito a atenção. Ainda assim, a autora parece ter construído muito bem um novo universo, com personagens e acontecimentos singulares. Pelo visto, ela também soube desenvolver bem a história. É ótimo quando isso acontece! Espero que você se surpreenda com os próximos da série. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi camila, realmente a autora construiu um cenário rico e com muitas possibilidades.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Essa trilogia parece ser muuito boa, todos os amigos meus que leram recomendam muito. Eu particularmente ainda não li, mas farei em brevee espero gostar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ítalo, tenho certeza que vai gostar,a não ser que não gosto do gênero. O enredo é bom, assim como os personagens.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  15. Eu ja havia ouvido falar desse livro, e fiquei curiosa...ele parece ser bom. Não procurei ianda pq a pilha de livros aqui ta bem grande ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, nem me fala, a minha também está enorme!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  16. Olá Rose!
    A capa desse livro é bem legal.
    A história parece ser bem interessante e me deixou curiosa pra conhece-la.
    Sua resenha está maravilhosa e bem explicada.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, a trilogia é ótima. Obrigada pelo elogio.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  17. Olá Rose,

    Adorei a resenha que me deixou com a maior vontade de adquirir a trilogia e já iniciar a leitura, pois adoro o gênero, mitologia e fantasia... amo!!
    O Vídeo ficou demais, como você disse vale a pena assistir.

    Beijo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia, leia mesmo, é muito difícil não gostar deste enredo.
      Bjs, Rose.

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras