#Resenha Os Meninos da Biblioteca

Oi amigos, há um tempinho atrás recebi um convite da minha amiga Irene do blog Saleta de Leitura para fazer parte do Book Tour que ela estava organizando junto com a Editora Biruta. 
Como era convite de uma amiga, aceitei e confesso não me prendi muito ao conteúdo do livro. Sabia que seria um autor nacional e que o público alvo era o infanto-juvenil. Agora hoje, venho dividir com vocês minhas impressões do livro.
Os Meninos da Biblioteca - João Luiz Marques
168 páginas - Editora Biruta
Heitor é um guri esperto de 12 anos e que mora em São Paulo, mais precisamente no Itaim Bibi.
Tem uma paixão por livros e vira e mexe visita a sua amada biblioteca do bairro, onde passa horas fazendo o que mais gosta: lendo.
Até por conta deste seu hobby, ele acabou criando um blog chamado O Blog do Le-Heitor onde conta sobre suas leituras e sobre o mundo literário.
Acontece que Heitor se cansou de escrever sobre as histórias que lê,  ou que os outros contam. Ele agora queria era fazer parte de uma história, ser o próprio personagem.
Então onde encontrar inspiração para sua própria história? Na sua querida biblioteca, óbvio!
Mas então surge um problema, Heitor descobre que o prefeito quer demolir a biblioteca e colocar o terreno à venda para construir no local um conjunto de apartamentos! E não seria só a biblioteca que viria  abaixo, mas todo o complexo que engloba o quarteirão em questão, ou seja, o teatro, duas escolas, uma creche, dois serviços de saúde e uma unidade da APAE!
Heitor, lógico, não viu isso com bons olhos, e nem estava disposto a aceitar tal fato. Com o apoio dos pais, acabou se juntando aos moradores e líderes da região que estavam organizando um movimento contra este ato do prefeito. Começava então a primeira luta política de Heitor.
Mas ainda sem saber muito bem como agir no meio político apesar de todo o seu interesse, Heitor estava inseguro. Ainda mais porquê no meio disso ainda tinha a questão da história que ele queria criar, e onde ele mesmo seria o personagem.
E não é que Heitor acabou recebendo ajuda de amigos muito especiais? Acreditem ou não, os personagens que tanto o encantavam acabaram saindo dos livros para ajudá-lo, não só na questão política, onde a biblioteca onde todos eles moravam estava ameaçada, como também na questão do livro que Heitor ia escrever. Aqui aliás, Narizinho foi quem mais o ajudou.
Ao lado de Heitor, embarcamos nesta luta política, onde de um lado estão os interesse políticos, e do outro o bem estar da população. Neste cabo de guerra Heitor está disposto a usar todo o seu arsenal tecnológico (blog, facebook, e-mail, twitter, celular...) contra a venda do terreno. Ele chama todos os seus amigos da escola, vizinhos e conhecidos, para juntos abraçarem esta causa e mudarem os planos do prefeito.
Acontece que a política não é lá um meio muito limpo ou nobre, e em uma jogada por baixo dos panos, a população sofre uma grande derrota. Eles não estão disposto a se entregarem, e diante de mais uma jogada não muito legal do prefeito, Heitor terá que tomar medidas drásticas, e para isso conta com o apoio total de seus personagens.
Será que Heitor e seus amigos serão páreos para a força política que terão pela frente? Heitor será capaz de escrever sua própria história e ser um personagem importante como aqueles que ele tanto admira?
Em um enredo que mistura realidade e ficção, vemos como o povo pode e deve lutar pelo seu bem estar. Cobrando atitudes sérias e transparentes de seus governantes. Acompanhamos a luta de um menino que deseja não só realizar seu sonho de escritor, mas também de lutar pelo bem de sua sociedade.
Heitor aprende (e nos ensina ou relembra) como sonhar, mas principalmente, como lutar pelos seus sonhos.
Uma leitura leve, divertida e inteligente que agrada não só ao público alvo, mas também a quem se dispuser a ler. A parte gráfica está tão divertida e leve quanto o livro.


Curiosidades:
1. Como eu disse, o enredo mistura realidade e ficção. O Blog do Le-Heitor, existe mesmo e é do próprio autor do livro.
2. Houve mesmo uma briga política aqui em São Paulo para a venda de um terreno no Itaim. Isso aconteceu entre 2010 e 2012 durante o governo do Kassab. No final do livro o autor mostra notícias de jornais que relatam o fato, assim como algumas fotos dos locais citados na história.
3. Ao longo do enredo, Heitor vai citando inúmeros livros e personagens, e todos eles realmente foram publicados.
4. A Biblioteca Anne Frank (citada no livro) continua aberta e ativa até hoje.

32 comentários:

  1. o enredo é muito bom, parece ser agradável e que com certeza tem tudo para ser uma ótima leitura!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila a leitura é muito agradável e rápida.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. Olá, Rose.
    Gostei bastante do enredo, principalmente por misturar fantasia com a realidade. Acredito que isso torna a obra mais envolvente. Além disso, gosto de livros que falam um pouco sobre temas políticos e sociais, então vi a obra com bons olhos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, também gosto quando mistura fantasia e realidade e o leitor não sabe onde um começa e o outro termina. Apesar do tema político e social servir de enredo para o livro, vale lembrar que é de uma forma simples, até por conta do público para o qual ele é voltado.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. Olá Rose, tudo bom?
    Achei uma graça o enredo deste livro! Tenho vários primos mais novos que vão se encantar com esta história, então anotada a sugestão ^^'
    Muito legal também esta questão do autor citar e relacionar personagens de outros livros com o seu próprio, o que só faz com que o jovem que esteja lendo o livro, acabe encontrando suas próximas leituras. Parabéns ao autor também por abordar para o público mais jovem temas relacionados a política e a sociedade ^^"


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyana, é verdade, também achei muito legal ele citar estes livros, ainda mais porquê usou um garoto de 12 anos para isso. Muito interessante e inteligente.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Gosto muito de livros infantis , porque sou apaixonada por ilustrações , ainda não o li ,ais achei muito bom saber que o autor mistura realidade e ficção. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, é um livro muito bom e muito gostoso de se ler.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Eita Rose!
    Arrasou na resenha, hein?
    E ainda colocou os extras para ilustrar, ficou demais.
    Fui a primeira a ler esse livro pelo booktour e adorei!
    “O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.”(Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, que bom que gostou. O livro é bom mesmo, também gostei.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Oi Rose,
    Que maravilha de resenha e que história linda que tenho certeza vai encantar a todos que a lerem. Eu mesma estou ansiosa para viajar nesta aventura com Heitor.
    Obrigado por participar do booktourbiruta tour.
    Beijos


    http://saletadeleitura.blogspot.com,br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene, eu que agradeço o convite e a chance de ler este livro que é uma delícia.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  7. Rose aqui estou de volta com a marquinha da Saleta de Leitura. Afinal é uma resenha que merece nossos comentários. Mais uma vez obrigado por participar desse projeto tão gratificante.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene, você é uma querida! Obrigada você!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  8. Oi, a historia do livro é bem interessante e diferente do que já vi e acho que o tipo de livro para todas as idades e com certeza eu leria ele. Adorei sua resenha, ela foi bem clara e expositiva.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatyane, que bom que gostou! Obrigada!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  9. Oie! Adoro quando a história mistura realidade com ficção. Achei muito interessante a proposta do livro. Sua resenha foi super positiva e explicativa, ressaltou os pontos positivos da obra e fiquei bastante curiosa.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rose.
    Achei o livro super bacana!
    Vou ver se encontro um exemplar para dar de presente para o meu sobrinho!
    As edições da Biruta são lindas!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Também participei do BT, o primeiro e gostei da experiência, apesar de ter tido problemas com os prazos. Bom, eu li o livro e achei o discurso elitista demais, coisa que não curto...

    ResponderExcluir
  12. Oi ^^

    Que bacana este livro.
    Quando o vi entre os lançamentos da editora, não tinha imaginado que seria tão bom. Fiquei com vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  13. Lendo sua resenha o livro parece ser bem interessante, fiquei bem curiosa em relação a história, muito legal o projeto book tour.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, o livro é bem interessante mesmo, vale a pena a leitura.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  14. O livro traz questões bem interessante: leitura, bibliotecas, lutas políticas, ativismos nas redes sociais. É bom que os jovens já estejam por dentro de todos estas questões. E tudo isso com toque de fantasia!! Que é ótimo para desenvolver a criatividade. Pela sua resenha, gostei muito do que o livro apresenta.


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda, e ele é bom mesmo, ainda mais pelos pontos que você levantou.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  15. Nossa, eu realmente me interessei pela obra e gostei bastante da sua resenha. Parece ser uma obra leve, mas que traz temas bastante interessante. Acho realmente muito importante, principalmente para as crianças lerem junto com seus pais.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irisvanda, que bom, e o livro vale a pena.
      Bjs, rose.

      Excluir
  16. Que amor de livro, quero pra ontem <3 Gostei tanto do personagem kkkk parece eu!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha Os Meninos da Biblioteca

Oi amigos, há um tempinho atrás recebi um convite da minha amiga Irene do blog Saleta de Leitura para fazer parte do Book Tour que ela estava organizando junto com a Editora Biruta. 
Como era convite de uma amiga, aceitei e confesso não me prendi muito ao conteúdo do livro. Sabia que seria um autor nacional e que o público alvo era o infanto-juvenil. Agora hoje, venho dividir com vocês minhas impressões do livro.
Os Meninos da Biblioteca - João Luiz Marques
168 páginas - Editora Biruta
Heitor é um guri esperto de 12 anos e que mora em São Paulo, mais precisamente no Itaim Bibi.
Tem uma paixão por livros e vira e mexe visita a sua amada biblioteca do bairro, onde passa horas fazendo o que mais gosta: lendo.
Até por conta deste seu hobby, ele acabou criando um blog chamado O Blog do Le-Heitor onde conta sobre suas leituras e sobre o mundo literário.
Acontece que Heitor se cansou de escrever sobre as histórias que lê,  ou que os outros contam. Ele agora queria era fazer parte de uma história, ser o próprio personagem.
Então onde encontrar inspiração para sua própria história? Na sua querida biblioteca, óbvio!
Mas então surge um problema, Heitor descobre que o prefeito quer demolir a biblioteca e colocar o terreno à venda para construir no local um conjunto de apartamentos! E não seria só a biblioteca que viria  abaixo, mas todo o complexo que engloba o quarteirão em questão, ou seja, o teatro, duas escolas, uma creche, dois serviços de saúde e uma unidade da APAE!
Heitor, lógico, não viu isso com bons olhos, e nem estava disposto a aceitar tal fato. Com o apoio dos pais, acabou se juntando aos moradores e líderes da região que estavam organizando um movimento contra este ato do prefeito. Começava então a primeira luta política de Heitor.
Mas ainda sem saber muito bem como agir no meio político apesar de todo o seu interesse, Heitor estava inseguro. Ainda mais porquê no meio disso ainda tinha a questão da história que ele queria criar, e onde ele mesmo seria o personagem.
E não é que Heitor acabou recebendo ajuda de amigos muito especiais? Acreditem ou não, os personagens que tanto o encantavam acabaram saindo dos livros para ajudá-lo, não só na questão política, onde a biblioteca onde todos eles moravam estava ameaçada, como também na questão do livro que Heitor ia escrever. Aqui aliás, Narizinho foi quem mais o ajudou.
Ao lado de Heitor, embarcamos nesta luta política, onde de um lado estão os interesse políticos, e do outro o bem estar da população. Neste cabo de guerra Heitor está disposto a usar todo o seu arsenal tecnológico (blog, facebook, e-mail, twitter, celular...) contra a venda do terreno. Ele chama todos os seus amigos da escola, vizinhos e conhecidos, para juntos abraçarem esta causa e mudarem os planos do prefeito.
Acontece que a política não é lá um meio muito limpo ou nobre, e em uma jogada por baixo dos panos, a população sofre uma grande derrota. Eles não estão disposto a se entregarem, e diante de mais uma jogada não muito legal do prefeito, Heitor terá que tomar medidas drásticas, e para isso conta com o apoio total de seus personagens.
Será que Heitor e seus amigos serão páreos para a força política que terão pela frente? Heitor será capaz de escrever sua própria história e ser um personagem importante como aqueles que ele tanto admira?
Em um enredo que mistura realidade e ficção, vemos como o povo pode e deve lutar pelo seu bem estar. Cobrando atitudes sérias e transparentes de seus governantes. Acompanhamos a luta de um menino que deseja não só realizar seu sonho de escritor, mas também de lutar pelo bem de sua sociedade.
Heitor aprende (e nos ensina ou relembra) como sonhar, mas principalmente, como lutar pelos seus sonhos.
Uma leitura leve, divertida e inteligente que agrada não só ao público alvo, mas também a quem se dispuser a ler. A parte gráfica está tão divertida e leve quanto o livro.


Curiosidades:
1. Como eu disse, o enredo mistura realidade e ficção. O Blog do Le-Heitor, existe mesmo e é do próprio autor do livro.
2. Houve mesmo uma briga política aqui em São Paulo para a venda de um terreno no Itaim. Isso aconteceu entre 2010 e 2012 durante o governo do Kassab. No final do livro o autor mostra notícias de jornais que relatam o fato, assim como algumas fotos dos locais citados na história.
3. Ao longo do enredo, Heitor vai citando inúmeros livros e personagens, e todos eles realmente foram publicados.
4. A Biblioteca Anne Frank (citada no livro) continua aberta e ativa até hoje.

32 comentários:

  1. o enredo é muito bom, parece ser agradável e que com certeza tem tudo para ser uma ótima leitura!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila a leitura é muito agradável e rápida.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. Olá, Rose.
    Gostei bastante do enredo, principalmente por misturar fantasia com a realidade. Acredito que isso torna a obra mais envolvente. Além disso, gosto de livros que falam um pouco sobre temas políticos e sociais, então vi a obra com bons olhos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, também gosto quando mistura fantasia e realidade e o leitor não sabe onde um começa e o outro termina. Apesar do tema político e social servir de enredo para o livro, vale lembrar que é de uma forma simples, até por conta do público para o qual ele é voltado.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. Olá Rose, tudo bom?
    Achei uma graça o enredo deste livro! Tenho vários primos mais novos que vão se encantar com esta história, então anotada a sugestão ^^'
    Muito legal também esta questão do autor citar e relacionar personagens de outros livros com o seu próprio, o que só faz com que o jovem que esteja lendo o livro, acabe encontrando suas próximas leituras. Parabéns ao autor também por abordar para o público mais jovem temas relacionados a política e a sociedade ^^"


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyana, é verdade, também achei muito legal ele citar estes livros, ainda mais porquê usou um garoto de 12 anos para isso. Muito interessante e inteligente.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Gosto muito de livros infantis , porque sou apaixonada por ilustrações , ainda não o li ,ais achei muito bom saber que o autor mistura realidade e ficção. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, é um livro muito bom e muito gostoso de se ler.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Eita Rose!
    Arrasou na resenha, hein?
    E ainda colocou os extras para ilustrar, ficou demais.
    Fui a primeira a ler esse livro pelo booktour e adorei!
    “O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.”(Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, que bom que gostou. O livro é bom mesmo, também gostei.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Oi Rose,
    Que maravilha de resenha e que história linda que tenho certeza vai encantar a todos que a lerem. Eu mesma estou ansiosa para viajar nesta aventura com Heitor.
    Obrigado por participar do booktourbiruta tour.
    Beijos


    http://saletadeleitura.blogspot.com,br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene, eu que agradeço o convite e a chance de ler este livro que é uma delícia.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  7. Rose aqui estou de volta com a marquinha da Saleta de Leitura. Afinal é uma resenha que merece nossos comentários. Mais uma vez obrigado por participar desse projeto tão gratificante.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene, você é uma querida! Obrigada você!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  8. Oi, a historia do livro é bem interessante e diferente do que já vi e acho que o tipo de livro para todas as idades e com certeza eu leria ele. Adorei sua resenha, ela foi bem clara e expositiva.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatyane, que bom que gostou! Obrigada!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  9. Oie! Adoro quando a história mistura realidade com ficção. Achei muito interessante a proposta do livro. Sua resenha foi super positiva e explicativa, ressaltou os pontos positivos da obra e fiquei bastante curiosa.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rose.
    Achei o livro super bacana!
    Vou ver se encontro um exemplar para dar de presente para o meu sobrinho!
    As edições da Biruta são lindas!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Também participei do BT, o primeiro e gostei da experiência, apesar de ter tido problemas com os prazos. Bom, eu li o livro e achei o discurso elitista demais, coisa que não curto...

    ResponderExcluir
  12. Oi ^^

    Que bacana este livro.
    Quando o vi entre os lançamentos da editora, não tinha imaginado que seria tão bom. Fiquei com vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  13. Lendo sua resenha o livro parece ser bem interessante, fiquei bem curiosa em relação a história, muito legal o projeto book tour.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, o livro é bem interessante mesmo, vale a pena a leitura.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  14. O livro traz questões bem interessante: leitura, bibliotecas, lutas políticas, ativismos nas redes sociais. É bom que os jovens já estejam por dentro de todos estas questões. E tudo isso com toque de fantasia!! Que é ótimo para desenvolver a criatividade. Pela sua resenha, gostei muito do que o livro apresenta.


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda, e ele é bom mesmo, ainda mais pelos pontos que você levantou.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  15. Nossa, eu realmente me interessei pela obra e gostei bastante da sua resenha. Parece ser uma obra leve, mas que traz temas bastante interessante. Acho realmente muito importante, principalmente para as crianças lerem junto com seus pais.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irisvanda, que bom, e o livro vale a pena.
      Bjs, rose.

      Excluir
  16. Que amor de livro, quero pra ontem <3 Gostei tanto do personagem kkkk parece eu!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras