#Resenha A Febre

Oi amigos, hoje vou falar um pouco sobre o livro escolhido para o Clube do Livro Intrínseca deste mês. Vamos lá?


A Febre - Megan Abbott
272 páginas - Editora Intrínseca
A Febre conta a história de um grupo de amigas de 16 anos (Deenie, Lise e Gabby) de uma escola secundária de Dryden. As meninas da escola participaram de uma campanha de vacinação contra o HPV. Para quem não sabe, esta vacina existe mesmo, e é usada para prevenir o câncer de colo de útero. São ministradas três doses. Aqui no Brasil, a campanha é feita com meninas entre 9 e 11 anos. No livro, as meninas que receberam a última dose tem 16 anos.
A vacina era encarada com certa desconfiança, e piorou quando Lise teve uma forte convulsão na escola. No ataque ela ainda bateu forte com a cabeça no chão, o que agravou ainda mais seu estado de saúde. Lise acabou ficando em coma.
O caso tomou proporções gigantescas e logo em sequência outras meninas começaram a passar mal, terem convulsões e tiques. O colégio ficou em polvorosa, e todos estavam com medo.
Ninguém sabia explicar o que realmente estava acontecendo. Exames estavam sendo feitos e ninguém chegava a uma conclusão.
O problema era que tanto Deenie quanto Gabby, não tinham certeza se era mesmo a vacina a culpada, pois dias antes elas tinham mergulhado no lago proibido da cidade. Não me perguntem o porquê do lago ser proibido, isso não ficou claro. Poderia ser poluição simples ou até química, não sei.
O fato é, que o trio de amigas, mais a Sky, que ultimamente não desgrudava da Gabby, foram ao tal local proibido.
Pesava também o fato que Deenie, que era filha de um professor da escola, o prof. Tom, e irmã do gostosão do pedaço (Eli), tinha certeza que a crise de Lise era culpa unica e exclusivamente dela. Será? E por que ela acha isso?
Há uma enorme comoção na escola, até a polícia é chamada para investigar o caso, assim como a secretaria de saúde, por conta da desconfiança da vacinação. Os pais estão em polvorosa, sem saber o que fazer. No meio deste caos, Eli chegou a ser acusado pela mãe de Lisa (uma surtada diga-se de passagem) que ele era o verdadeiro culpado de tudo. Pois segundo o raciocínio dela, senão fossem garotos lindos e desejados como ele, os pais não precisariam vacinar suas pobres filhas... Eu disse que a mulher era surtada...
Deenie não sabia o que pensar e queria descobrir tudo o que estava acontecendo. Ela foi a fundo e descobriu algo que nem em seus piores pesadelos poderia imaginar. Agora ela precisava correr, pois seu próprio irmão poderia estar correndo perigo. Aliás, todos poderiam ser afetados.
Gostaram? Pois é, mas já aviso para não irem com tanta sede ao pote. Megan tinha um bom enredo em mãos, o problema foi que seus personagens femininos são bem idiotas. A autora criou várias ideias para poder finalizar o mistério, mas quando chegamos a conclusão... "What?" Como assim? Ou falando um português ainda mais claro: "Que p* é essa?!"
O livro sai de um lugar, percorre vários caminhos e acaba se perdendo. A autora não se aprofunda em nenhuma das ideias que ela mesma levantou. Houve sim um bom suspense, mas foi só, o resto acabou se perdendo dentro da própria história.
Eu gostei do pai de Deenie e Eli. A mãe deles largou a família, e o pai virou pai e mãe, e deu para perceber que os filhos confiavam nele. Achei bonito isso. Também gostei do Eli, apesar de ser o gostosão do pedaço, ele não era um cretino. Tratava as meninas bem, cuidava da irmã. Pela descrição que foi feita dele, acabei simpatizando com ele.  E foi só.
Parece meio duro oque estou falando, mas acreditem, não cheguei a tudo isso sozinha. As pessoas que participaram do Clube do Livro também não ficaram nada satisfeitas com o enredo. E o grande vilão foi mesmo o final sem graça que a autora inventou. Pelo menos pude perceber que eu não era a chata exigente da vez :)
Caso alguém venha a ler, só posso desejar boa leitura!
a Rafflecopter giveaway

16 comentários:

  1. Comecei a ler sua resenha e fiquei interessada no enredo. Que pena que o final não é bom. É chato quando nos decepcionamos com um livro que nos enche de expectativas no início.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Leila, é muito chato mesmo.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. Amei! Quero muito ler, mesmo a autora tendo deixado lacunas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste mais do que eu.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. oi flor,achei interessante tratar da vacina contra o HPV que assim como na história ainda causa muitos medos nas familia e consequentemente nas meninas
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, isso me chamou atenção quando fui ler, uma pena que acabou não sendo o que deveria.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Estou bem curiosa para ler este livro. Mas pelo menos agora, sei que devo ir sem muitas expectativas, pois assim talvez até me surpreenda. Adorei a resenha, bem explicada e objetiva. Assim que eu ler, volto aqui para falar o que eu achei.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, e eu vou gostar muito de saber, só espero que aproveite mais do que eu.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Oi Rose,
    Nossa parece que li algo tão positivo desse livro em outro blog que agora to com medo da leitura...kkk....mas olha prometo não ir com sede ao pote, mas pretendo ler e ver o que acho. Desejo que a próxima leitura seja maravilhosa.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis, tem que ler mesmo, pois só assim para saber, afinal cada um tem seu gosto. Espero que você goste mais do que eu.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Olá
    O enredo é bem curioso e diferente, ainda não sei dizer se estou interessda ou não haha mas acho que leria sim se tivesse oportunidade, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina, caso leia espero que goste mais do que eu.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  7. Olá!
    A premissa do livro até que parece interessante, mas ao ler a sua resenha fui notando que a narrativa não vai me agradar muito :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa é boa mesmo, e a autora poderia ter se aprofundado em várias frentes, mas não fez isso e se perdeu no próprio enredo. Uma pena.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  8. Olá Rose.
    Já li várias resenhas sobre esse livro e realmente não agradou a maioria.
    Mesmo assim ainda fico um pouco curiosa com o final que a autora criou para o livro hahaha
    Quem sabe algum dia procuro le-lo.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, espero que o final lhe agrade.
      Bjs, Rose.

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.