Take e gravando #14 Apontem suas armas para a capital

Oi gente, aproveitando que no último dia 18 finalmente tivemos a estreia de Jogos Vorazes – A Esperança parte 2 decidi trazer nesse Take e Gravando um pouco dessas “novas distopias” que primeiro conquistaram o mundo literário e depois as grandes telas.
Com “novas distopias” quis dizer os livros que foram lançados nesses últimos anos e devido ao sucesso tanto da obra como do próprio gênero em si acabaram por ganhar adaptações cinematográficas, com isso vou deixar os grandes clássicos (como 1984, Laranja Mecânica etc.) para um próximo post.
1) Série Jogos Vorazes – Essa foi a primeira dessas sagas distópicas modernas a ser adaptada para o cinema e que chegou a sua conclusão este mês, e posso dizer que também foi a responsável por angariar tantos novos fãs para esse estilo mostrando que essas histórias contendo jovens que lutam (de uma forma ou de outra) contra um sistema pode levar muita gente ao cinema. Tendo como foco apenas o quesito adaptação, foi uma sequência de filmes muito bem sucedida (e aqui não estou falando do último já que ainda não vi, snif), pois apesar das pequenas mudanças necessárias os filmes conseguiram captar bem a essência tanto dos personagens como desse novo meio de governo que oprimi e mata. Abaixo a lista dos filmes que compõem essa saga:
- Jogos Vorazes.
- Em Chamas
- A esperança – parte 1
- A esperança – arte 2
2) Divergente – Outro do mesmo estilo e que, assim como Jogos Vorazes, já possuía uma grande gama de fãs antes da adaptação e que após o filme ficou ainda mais conhecido, ainda só assisti ao Divergente, mas gostei bastante tanto da montagem dessa nova sociedade dividida em castas quanto a própria questão da pessoa divergente, e apesar de ainda não ter conseguido ver Convergente estou bem curiosa com essa continuação. Os filmes da série são:
- Divergente
- Insurgente
- Convergente (lançamento em 2016)
3) Maze Runner – Diferente das adaptações que mencionei antes, Maze Runner não era tão conhecido, mas o filme mostrou ao público o diferencial dessa série, o primeiro filme é cheio de ação e o labirinto funcionou muito bem nas telas. Agora não temos uma luta clássica contra um sistema de sociedade, mas contra uma situação que é cheia de mistérios.
- Correr ou morrer
- Prova de fogo
4) O doador de memórias – Acho que esse é um dos que melhor funcionou nas telas, pois a obra em que foi baseado é muito visual, o mundo sem cores e sem emoção foi bem desenvolvido em cenas em preto e branco.

Depois dessa pequena reunião de séries adaptadas posso dizer que, apesar de algumas ressalvas, eu fiquei bem satisfeita com os filmes, afinal eles acabaram por retomar a distopia enquanto gênero (e ainda preciso ver logo o filme Convergente e me despedir de Jogos Vorazes). E vocês, assistiram a esses filmes? Qual deles vocês mais gostam? Tem algum livro que leram que queriam ver nas telonas?

14 comentários:

  1. Oi Dani!
    Das suas indicações, só não assisti ainda O Doador de Memórias, mas agora que ele está no Netflix irei ver.
    Gostei bastante dos filmes de Maze Runner e Divergente, mas não li os livros. Jogos Vorazes eu li e vi os filmes, menos o último.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora, não li ou vi Divergentes ainda. Li apenas o Doador de Memórias, e achei o filme bom.os outros eu quero ver se leio, pois gostei dos filmes.
      Bjs, Rose

      Excluir
  2. Daniele!
    Assisti apenas Jogos Vorazes e Divergente, embora não tenha lido os livros ainda, mas quero muito.
    “A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue descobre tudo.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não li os livros ainda, amiga.
      Bjs, Rose

      Excluir
  3. Já assisti e li todas hahahahha
    Jogos Vorazes abriu as portas para as novas distopias. Isso realmente foi um marco na literatura e no cinema.
    Beijos
    Balaio de Babados || Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li mesmo O Doador de Memórias e gostei. Mas quero ler os outros também.
      Bjs, Rose

      Excluir
  4. Oi Dani!
    Eu já assisti todos os filmes comentados que os dois que mais me decepcionaram foram Divergente e Insurgente. Confesso que gostei muito puco da adaptação dos livros
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Carla! Estes eu não vi ainda e nem li.
      Bjs, Rose

      Excluir
  5. Assisti apenas Jogos Vorazes e Divergente , ainda não tive o prazer de ler os livros :( adorei as sindicações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li os livros também, e só assisti Jogos Vorazes.
      Bjs, Rose

      Excluir
  6. não sou muito focada em cinema não, por isso só conheço de critica estes filmes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de cinema e sempre que posso vou.
      Bjs, Rose

      Excluir
  7. Oi, Dani.
    Eu sou muito fã de Jogos Vorazes e acho que é uma das melhores adaptações para o cinema. Eu até curti Divergente, mas o final da série foi tão decepcionante que nem me animei a ver os filmes no cinema. Vi o primeiro só quando estreiou na TV a cabo. Ainda não li Mazze Runner, mas já vi o primeiro filme e achei a ideia boa. Vi também o filme do Doador de Memórias e tenho vontade de ler o livro porque gostei muito da história!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, estou quase na mesma situação que você, quase, pois não li Jogos Vorazes, então não posso comparar os livros com a adaptação para o cinema, mas gostei dos filmes. Divergente foi que não vi ainda.

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.