#Resenha A Lista


Oi amigos, hoje temos mais uma resenha feita pela Rudy, vamos conferir?
A Lista - Cecelia Ahern
384 páginas - Editora Novo Conceito
Katherine Logan era jornalista da Revista Etcetera, ganhou um programa na TV: Thirty Minutes. Após uma matéria equivocada onde prejudicou a vida de um professor e pai de família, acusando-o de pedófilo injustamente, sua vida começa a desmoronar também: o namorado a abandona sem motivo aparente, seu melhor amigo está decepcionado com ela, assim como sua família distante e sua melhor amiga,confidente e mentora, Constance, está gravemente doente à beira da morte...E ainda por cima responde a um processo judicial e a possível perda do emprego.
“[...] Ela me disse que a busca pela verdade não deve ser necessariamente um trabalho desenfreado onde vale tudo para revelar uma mentira, nem significa encontrar algo precisamente inovador, nada disso. A grande questão é encontrar o cerne do que é real. Meu trabalho não foi revelar um segredo ou uma mentira, nem encontrar algo mirabolante que essas cem pessoas estariam escondendo de mim. Meu trabalho era simplesmente ouvir as histórias de vida delas. [...]”.
 (pág. 373)
Constance deixa um mistério para Kitty resolver antes de morrer, um último projeto jornalístico em que estava trabalhando: uma lista com cem nomes desconhecidos, de pessoas comuns e incógnitas.Sem nenhuma determinação específica do que fazer e o porquê dos nomes, Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira a começar do nada...
Começa então a entrar em contato com os nomes da lista e a tarefa acaba se tornando um tanto frustrante. Ninguém havia sido contatado por Constance e não sabiam o motivo de seus nomes estarem na lista. Kitty começa a escutar a história de vida de alguns que se prontificaram a recebê-la para a entrevista e percebe as conexões de suas histórias e começa a compreender porque foi escolhida para escrever a matéria...
Sinceramente não sei como me expressar nessa resenha...É que o livro não é impactante, entretanto tem um ensinamento tão subliminar que é muito mais perceptivo do que explícito, se é que me entendem. 
No início achei que seria mais um enredo simples, de apenas mais um estória de drama da protagonista, alguns trechos bem descritivos achei desnecessários, embora goste de detalhes, mas eles não cabiam a meu ver. Era como se fosse para ampliar a escrita, porém não precisavam estar ali. 
"– Nada de substancial, nem concreto. Vou ter de cavar o fundo do baú, mexer na história dela à procura de esqueletos ou algo do tipo. Algo que não é nada “legal”. Esta é a minha chance, e provavelmente a última, de provar para muitas pessoas quem eu sou, e, seja lá o que Constance tenha visto, tenho a mais absoluta certeza de que não vi. É meio frustrante.”
 (pág. 101)
Até que o verdadeiro sentido do livro começou a se desvendar aos meus olhos e tudo passou a fazer sentido. Como algo que se descortina sem esperarmos e de repente se faz à luz!!
A Cecília sabe como atingir o leitor de forma sutil, vai introduzindo aos poucos a resposta aos mistérios inseridos no decorrer de toda a trama e ao final, nos pegamos refletindo e repensando o verdadeiro sentido da vida.
Cada um de nós tem uma história simples e verdadeira para contar!!!
E livro bom não é esse que nos faz melhorar nosso entendimento?
Mais que recomendado!
NOTA : 4,70 de 5,00

23 comentários:

  1. Oi Rudy, tudo bem?
    Eu também gostei do livro e se não me engano dei 4 estrelas.
    A Lista é uma história que apesar de ter alguns clichês, também é comovente, suave, divertida e um pouco diferente. Uma leitura válida.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, não tive o prazer de ler ainda.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. Olá, Rudy.
    Tenho muita curiosidade em relação a esse livro. Sei que ele não é perfeito, mas imagino que dê para tirar bons ensinamentos. Além disso, quero descobrir a relação entre esses nomes.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa em relaçao a isso também.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. Oi, Rudy!
    Todo mundo fala coisas lindas sobre esse livro que me deixa até mal de ainda não ter lido.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, eu gosto do trabalho da Cecelia, até por isso quero ler.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, acho que os livros da autora fazem isso mesmo com os leitores, pelo menos os que li dela, me emocionei e ri em todos eles.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Achei a capa do livro tão bonita! Não conheço a autora, mas diante de vários elogios, fiquei com muita vontade de poder ler algo dela. Gostei da sinopse e sua resenha foi bem sincera. Quero ler A Lista, mas talvez não seria a melhor escolha para quem ainda não leu nada da autora, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, já li uns 3 livros dela e gosto da forma como ela escreve. Já viu o filme P.S Eu Te amo? Tem o livro dele, que é justamente dela.
      bjs, Rose.

      Excluir
  6. Oi flor!
    Eu li esse livro e achei a trama bem leve. Mesmo não gostando totalmente da história, é um livro que indico para as pessoas que gostam das tramas da autora. Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ele foi lançado, mesmo gostando da autora não foi um livro que me chamou tanta atenção, mas não descartei a leitura.
      Bjs, Rose

      Excluir
  7. Oi, Rose.
    Eu li esse livro e gostei da lição que ele nos passa. Confesso que a gente já imagina o que acontecerá com ela e a missão dada para a amiga. Mas a história consegue ser emocionante mesmo assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poucos autores que mesmo sendo previsíveis em seus enredos conseguem prender e satisfazer os leitores.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  8. Oi Rose, Oi Rudy,
    Eu estou curiosa com o desenvolver da narrativa desse livro...parece ser bacana.
    Minha prima leu e gostou...E já ta planejando ler outros da autora haha

    tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, a autora escreve bem, tenho certeza que ela vai gostar de outros livros dela.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  9. Oi pessoal!
    Agradeço todos os comentários.
    Obrigada!

    Rose!
    Obrigada por divulgar minha resenha aqui.

    “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, eu que agradeço!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  10. Gostei muito da resenha e imagino que o livro seja ótimo, mas não estou animada para livros assim no momento... Vou anotar a dica para uma outra hora!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Rudy! Já li A Lista e curti bastante, apesar de ter achado o começo do livro um pouco lento. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, pelos livros que li da autora, acho que este detalhe acaba sendo uma característica dela.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  12. Parabéns pela resenha Rudy! Já li A Lista e curti bastante, apesar de ter achado o começo do livro um pouco lento. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.