Oi amigos depois de falar sobre o último livro nacional que li (ver Estante Nacional), hora de falarmos de outro livro, agora estrangeiro, que por coincidência também é de um Book Tour. Este foi organizado pelo blog Conversa Cult, do Paulo Vaughan.
Vamos conhecer mais deste livro tão comentado nas redes sociais?
A Culpa é das Estrelas - John Green
283 páginas - Editora Intrínseca
Eu estava louca para ler este livro que todos dizem ser maravilhoso, encantador... São vários os adjetivos que li a respeito deste livro, e acreditem, são todos verdadeiros. Com certeza eu não vou ser capaz de passar o que senti nas páginas deste livro, mas prometo vou tentar.
No livro conhecemos Hazel Grace e Augustus Waters, dois adolescentes (16 e 17 anos) que tem câncer. Eles acabam se conhecendo em um grupo de apoio aos portadores desta doença, para quem não sabe ou conhece, seria um grupo estilo aos "Alcoólatras Anônimos". Hazel é uma paciente terminal, cuja vida até ali já é um milagre. Ela tem câncer de tireoide em estágio IV desde os 13 anos. Ele teve um osteossarcoma em uma perna o que o levou a amputá-la.
Hazel por conta de sua doença, é obrigada a viver com um cilindro de oxigênio, seu pulmão é praticamente inexistente. Augustus, ou simplesmente Gus, vive com uma prótese. Ambos se tornaram amigos rapidamente, e deste mesmo jeito a atração entre eles cresceu. Em uma troca de indicações de livros, Gus ficou conhecendo o livro de cabeceira de Hazel, e assim como ela gostaria de saber que fim levou os personagens do livro. O livro em questão foi escrito por um autor que depois de publicá-lo acabou se exilando em Amsterdã e nunca mais voltou a publicar outro livro, por isso ninguém sabe o que acontece com os personagens. Hazel acaba confidenciando a Gus que seu grande sonho é saber como ficam as vidas dos personagens. Gus decide lhe presentear com a viagem usando o seu "último desejo". Com isso os dois e a mãe de Hazel partem para Amsterdã para conhecerem o autor e a sequência nunca publicada da história.
Lá eles acabam se decepcionado com o autor, mas também acabam se descobrindo e descobrindo que a vida nem sempre é justa ou foi feita para realizar nossos desejos.
Hazel e Gus, vivem suas vidas, Gus é bem humorado, atraente e de bem com a vida. Hazel não se acha bonita, tem um humor mais ácido e seu grande medo é como seus pais vão ficar depois de sua morte. Ambos sabem que vão morrer, mas encaram esta morte de forma diferente. Enquanto ia lendo ficava me lembrando do meu primo que morreu de câncer. Por conta da Hazel ficava imaginando o sofrimento da minha tia e ia agradecendo pela saúde dos meus filhos. Gus me lembrava o humor e a beleza do meu primo. Seu carisma e seu amor pelo esporte. Não foi só por isso que em vários momentos do livro chorei. Não foi só uma emoção sentida, foram lágrimas derramadas pelos personagens. Uma emoção que não pode ser contida. O livro foi lido em apenas um dia, mas foi lido de forma bem devagar, com calma. Sentindo e me emocionando em cada página. Todos conhecemos o ciclo da vida: nascer, crescer, reproduzir e morrer, mas quando você tem em sua cabeça a sentença claramente dita, é complicado...
Lembro quando o médico disse ao meu primo que o caso não tinha mais o que fazer, é um sentimento que não sei explicar. É o choro que quer sair e você sabe que não pode ou deve derramar naquele momento. É a certeza que aquela pessoa vai embora e que você tem que ser forte. É a vida que toma um caminho que ninguém entende o porquê. Mas é a vida...
Muitos se negam a viver, mas milhares como Hazel e Gus seguem lutando e vivendo. Cada um de seu jeito e a seu modo.
No meio da história, achei que ia acontecer um milagre, na verdade, comecei a torcer por um, quem sabe os dois vivam? Como eu disse, ambos tem câncer, e sabem que a cura para eles é muito difícil. Pensei que o autor pudesse deixar em suspense o que aconteceria com eles, assim cada um imaginava a seu modo. Pensei que um iria morrer e acabar salvando o outro com uma doação. Eram tantas coisas que eu ia imaginando para o livro e chorando que você não tem noção, mas nada do que imaginei ou desejei aconteceu. Só queria que vocês soubessem que a amizade e o amor ente Hazel e Gus foi lindo e tocante, e que com certeza eu não passei para vocês o que eu realmente queria passar do livro. John consegui fazer um livro triste sem no entanto deixá-lo meloso e ainda inseriu pitadas de humor sem descaracterizar o mote do livro. Você ri e chora e nem se dá conta da monta russa de sentimentos, mas para resumir melhor, o livro é indescritível.
E para quem me segue no Desafio Literário, minhas leituras estão assim:
a Rafflecopter giveaway
Legal esse book tour de a Culpa é das Estrelas... sempre quis organizar um ou participar de um mas ainda não tive oportunidade... Vamos se logo participo... muitas leituras hein? beijos
ResponderExcluirhttp://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/descoberta-das-bruxas-deborah-harkness.html
Me visita? Guilherme Kunz www.tematoa.blogspot.com.br
Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
ResponderExcluirDou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
Meu nome é: António Batalha.
Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
PS. Se desejar seguir o meu humilde blog, Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir, se encontrar seu blog.
Obrigada pela visita Antônio, e seja sempre bem vindo.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi guilherme, também estou pensando em organizar um BT, vamos ver mais para frente.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Todo mundo se encanta por esse livro, não conheço uma pessoa que não tenha gostado. Só não li ainda porque eu sou muito mole e sei que vou chorar horrores, mas com certeza acabarei cedendo a curiosidade e espero gostar. Acho que não é fácil conseguir inserir humor numa história com toda essa carga de drama, mas pelo visto foi um dos diferenciais responsáveis pelo sucesso do livro.
ResponderExcluirBeijos!
Não vou negar que você vai se emocionar quando for ler, e se é chorona como eu, já fique com um lenço por perto. Também achei muito interessante o jeito que o autor inseriu o humor, e esta mescla com certeza agradou em cheio.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Muito curiosa para lê-lo.
ResponderExcluirBjo.
Oie Rose,
ResponderExcluirNossa esta todo mundo falando desse livro :)
Adorei seus livrinhos do desafio, mtos hein!!!
Bjinhos
Oi Gladys, acredite, vale a pena.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Vanessa, foi uma leitura e tanto, estou sentido falta do livro.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Claro quando quiser... fazemos.. conosco não tem enrosco.. aosdkoadk
ResponderExcluirConsegui trocar esse livro pelo skoob e já me preparo psicologicamente para lê-lo. Sei que a estória é linda e de desidratar de tanto chorar. Gostei da resenha me deixou mais ansiosa para a leitura.
ResponderExcluirBjus, @dnisin
http://www.diamanteliterario.blogspot.com.br/
Leio tantas críticas positivas sobre esse livro, quero muito lê-lo!
ResponderExcluirEstou precisando mesmo, final de ano, ler algo envolvente!
Uma ótima pedida para o ano inteiro, pode ter certeza.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Vou querer ler sua resenha depois.
ResponderExcluirBjs, Rose.
esta na minha fila de desejados ,parabéns pela resenha o indescritivel me deixou ansiosa para ler
ResponderExcluirOi Heracleia, vou torcer para que você possa ler logo, o livro é maravilhoso.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Estou muito curiosa para ler este livro...
ResponderExcluirQuando der não deixe de ler, é lindo.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Rose,
ResponderExcluirSinto pelo seu primo, mas como dizem ele viverá para sempre em seu coração...nós que tornamos as pessoas eternas através das boas lembranças. Bem é a primeira resenha emocionante que leio do livro, e só posso dizer que para eu que não tinha vontade de ler,acabo de mudar minha opinião....eu preciso ler esse livro.
Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/
Oi Elis, que bom que você mudou de ideia, pois eu realmente acho que o livro vale a pena.
ResponderExcluirBjs,Rose.