Oi amigos, para quem leu minha postagem de quinta feira passada, sabe que hoje vou resenhar um livro chamado "Garotas de Vidro", então não vou me estender muito e vou direto ao livro:
Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson
272 páginas - Editora Novo Conceito
Intenso, frio e cruel. Esta seria minha definição deste livro. Na história conhecemos Lia e Cassie, amigas de infância que passaram os últimos meses afastadas, na verdade já não eram amigas. Aliás, a verdade é que o livro retratada a história de Lia, seu ponto de vista, o que ela acha de sua vida. Sim o que ela imagina ser sua vida, pois sua mente é tão perturbada, confusa e distorcida que tudo que nos é contado pode ser fruto de imaginação.
Lia era uma garota normal como tantas outras que conhecemos, filha de um professor e de uma médica, ambos conceituados. Mas algo ocorre com ela e com Cassie em um determinado momento da vida, e ela deixa de ser uma garota normal e passa a ser um fantasma de si mesma e refém da balança. Ambas fazem uma aposta maluca que pode matá-las, pelo menos é o que acontece com Cassie.
Na ânsia de emagrecer, Lia começa a não comer, e o pouco que come é friamente contado. Quando digo tudo gente, é tudo mesmo. O corpo de Lia se acostuma a passar fome, mas lá no fundo do seu cérebro, uma chama que nem ela mesma sabe que existe a mantém viva. Mas até onde esta chama vai resistir? Até onde o corpo vazio de Lia consegue se manter? Será que nesta aposta maluca existe um vencedor? Estas são algumas das questões que levantamos durante a leitura, e acredite, existem outras bem mais profundas.

Não é um livro que você pegue para passar o tempo ou suspirar diante de um amor avassalador. Apesar de ser uma obra fictícia, é na verdade a realidade cruel que assombra milhares de pessoas todos os dias. "Lias" que não conseguem se ver diante do espelho, pois o que enxergam é justamente o contrário que o espelho retrata. São "Lias" que viram escravas de um distúrbio alimentar que mata e que muitas vezes não tem o tempo necessário para retornarem a uma vida real. Uma ótima opção de leitura para quem vive em regimes malucos e mirabolantes, que teimam em emagrecer "3 quilinhos" que nem existem. Um alerta sobre uma doença silenciosa, que pode afetar qualquer um. Mas prepare-se, não é uma leitura das mais agradáveis, mas sem dúvida é uma ótima leitura.
E para quem me segue no Desafio Literário, minhas leituras estão assim:
Estou adiando a leitura desse livro. Sempre acabo lendo outro na frente. Acho que por ele ser tão intenso mas vou tomar coragem e ver se o leio ainda esse mês.
ResponderExcluirOi Khrys, eu sei o que você sente, tenho isso as vezes. Mas quando você tomar coragem, vai ver que é um bom livro, um alerta.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Já li 2 resenhas sobre esse livro e gostei de uma, mas gostei muito da sua tbm, me animou bem mais ler esse livro. Espero conseguir ganhar. Historia bem diferente
ResponderExcluirOi Larissa, é bem diferente mesmo. Vale a leitura.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Ganhei esse livro e estou esperando chegar.
ResponderExcluirParece ser uma leitura forte e intensa.
Bjo
Oi Gladys, são 2 adjetivos que descrevem bem o livro.
ResponderExcluirBjs, Rose.
A princípio, o que me chamou a atenção foi a capa. Depois, ao ler a sinopse, fiquei curiosa para ler o livro. Além do mais, esse terei que fazer um trabalho, tipo de um filme de drama que retrata casos do gênero e acredito que esse livro poderia me ajudar na "inspiração".
ResponderExcluirAs pessoas acham que anorexia não é nada e por isso o lado bom do livro: alertar que anorexia é sim uma doença grave.
Espero ler ele logo, estou procurando alguma promoção ou que o preço caia de novo para comprar assim que conseguir!
Beijos!
Oi Ellen, é um livro que serve de alerta sim, espero que consiga ler.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Comecei a ler esse livro há muito tempo atrás, foi uma tradução independente, ele nem tinha sido lançado no Brasil. Mas então perdi o e-book e nunca mais retomei. Eu estava gostando, o tema me interessou bastante e a narrativa é envolvente. Nossa, que vontade de voltar a lê-lo! haha <3
ResponderExcluirVanessa Kalen
vanessakalenr@gmail.com
@missdoontcare
Oi Vanessa, termine de ler sim, é uma leitura boa e bem atual.
ResponderExcluirBjs, Rose