Meme Literário de Um Mês #19


Oi amigos, hoje é a décima nona pergunta do "Meme Literário de Um Mês", proposto pela Tábata do blog Happy Batatinha. Vamos a pergunta do dia? 
Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?
Na minha humilde opinião uma coisa não tem nada haver com a outra, e como eu uma vez respondi a um querido amigo, se eu quisesse ler apenas livro inteligente, enfiava o nariz no dicionário. Os clássicos são bons, mas você que não está acostumado com a escrita vai se desinteressar, então é preferível que leia algo do seu gosto do que não leia nada.


a Rafflecopter giveaway

4 comentários:

  1. Bem... acredito que muitas pessoas não leem os clássicos por falta de incentivo à leitura na infância.

    Para o vestibular somos obrigados a ler uma lista enorme em pouco tempo. Algo que deveria ser introduzido a nossa realidade a partir da alfabetização. Mas sabemos que isso ocorre, pois é viável para os corruptos. Um povo que não lê não desenvolve sendo crítico e sempre será manobrado.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gladys, concordo contigo em partes, a que diz respeito a falta de interesse dos políticos. Mas acho que os clássicos não são para serem lidos quando somos muito novos. Na minha opinião a leitura deveria ser estimulada já na alfabetização mas com livros leves que despertem o interesse da molecada. Só depois deles serem "contaminados" por este vício é que a leitura dos clássicos seria mais tranquila.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Claro que na tenra infância não dá, mas a partir de uns 10 anos já dá sim. As crianças de hoje em dia absorvem as coisas muito mais rápido.

    Para mim é manobra política sim, pois se você fizer um estudo das grades das escolas públicas, verá como o currículo foi defasado. Aulas de filosofia, sociologia não compõem o quadro de estudos de muitas escolas e quando o são, é apenas por 1 ano e nada mais.

    Em países mais desenvolvidos as crianças, a partir de 10 anos, já escrevem resenhas e artigos. Leem os clássicos de suas culturas e tem que resenhá-los para nota, com certeza o senso crítico é muito mais desenvolvido. Eu só vim escrever artigo na faculdade!!

    Enfim, é um tema para longas discussões, infelizmente...

    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, muito longa mesmo. Mas é política sim, afinal ele teriam bem mais problemas com uma sociedade mais crítica e pensante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.