#Resenha A Pérola Que Rompeu A Concha

Oi amigos, demorei, mas hoje venho com mais uma resenha de um livro lido para o Clube de Leitura Editora Arqueiro. Um livro muito bom e que mexe com nossas emoções. Entendam os motivos.

A Pérola que Rompeu a Concha - Nadia Hashimi448 páginas - Editora Arqueiro
Ano passado, através de um livro pedido pela escola dos meus filhos (A Outra Face - História de uma Garota Afegã), tomei conhecimento da prática usada por mulheres afegãs em se vestirem de homens. Claro que entre os dois livros existe uma grande diferença na abordagem dos fatos, mas o ponto principal é que em ambos os enredos e na maioria dos casos da vida real, esta prática está aliada a necessidade e porquê não afirmar sobrevivência?
Neste livro vamos acompanhar a história de Rahima e suas irmãs, que assim como todas do sexo feminino são oprimidas pelo Talibã, tendo o direito mais básico do ser humano, o de ir e vir, sendo negado.
As meninas não podem nem mesmo frequentarem a escola. E isso é apenas umas das muitas privações que a pessoa do gênero feminino passa em um país que a vê e trata como objeto sem valor.
Apesar disso, e do medo que impera, Rahima vê a chance de estudar, sair a rua e até mesmo ajudar no sustento de casa quando passa a se vestir como homem, o antigo costume afegão chamado "Bacha Posh"
Curiosamente, este mesmo costume que obriga as meninas a assumirem um gênero que não é seu, a se portarem como meninos, obrigam que estas mesmas meninas, que muitas vezes se viram obrigadas a se passarem por meninos, façam isso apenas até atingirem a puberdade. Em outras palavras, até atingirem a idade de se casarem.
Este é o tempo que Rihama. Curiosamente ela não foi a primeira da família a adotar este costume. Sua trisavó Shekiva, já trilhou este mesmo caminho. Em comum estas duas mulheres, tão distantes no tempo uma da outra, tem a impotência de verem suas vidas tolhidas por serem mulheres.
Mas, ambas carregam em si a coragem e o desejo de serem livres e donas de seus destinos e escolhas. Uma história que mexe com todos que a lê, principalmente por sabermos que de fato existem milhares de Rihamas, em pleno século XXI, sujeitas ao machismo exacerbado e a uma violência descabida, sem terem o mínimo de direito de reclamarem ou mesmo se defenderem.
Uma história para ler, sentir, chorar e refletir, seja você mulher ou homem.

Para finalizar, vou deixar com vocês o Book Trailer do livro:

*Quotes retirados do Instagram da Editora
** Livro enviado em cortesia pela Editora

25 comentários:

  1. Olá,

    Esse livro deve ser emocionante e dolorosamente verdadeiro.
    Eu fui conquistada por esse livro por causa do título que lembra o ato de se libertar para o mundo e viver seus sonhos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanice, o título cai muito bem no enredo, e não é por acaso que ele te lembrou isso.
      Bjs, Rose

      Excluir
  2. Eu gosto muito de livros que explorem outras culturas, ainda que a leitura deles não seja fácil devido aos costumes e regras das sociedades diferentes. Estou muito curiosa com esse livro, gostei de ver a sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, livros assim são ótimas leituras para aprendizados e reflexões.
      Bjs, Rose

      Excluir
  3. Oi Karini, obrigada. Espero que tenha a chance de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Ahh Rose, faz tanto tempo que quero ler esse livro. Gosto muito da temática e com certeza sera uma leitura de tirar lágrimas, ainda mais quando penso que estes costume que mencionou são reais na vida de tantas pessoas oprimidas pelo Talibã. Realmente são muitas Rihamas para não termos empatia. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Rose

    esse livro deve ser super emocioante. Há alguns anos li um livro parecido, chamava Mulheres de Cabul e contava as lutas das mulheres nesse país. A pérola que rompeu a concha trata o mesmo tema, apresentando uma menina tendo que arriscar-se para simpelsmente poder ter algo que deveria ser um direito básico. Com certeza deve ser uma leitura emocionante, daquelas que aperta o coracão com cada capitulo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose, estas leituras sobre a cultura afegã sempre me emocionam muito,já tive a oportunidade de ler alguns livros com o tema, mas este, eu ainda não conhecia. Já anotei aqui para uma posterior leitura.
    Bjos
    Vivi
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não sabia desse costume das mulheres se vestirem de homens até a puberdade para terem uma vida menos oprimida. Fiquei curiosa para ler, deve ser uma leitura emocionante mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Eu já estava querendo muito ler este livro. A história de Rahima me parece muito triste, e é mais triste ainda por saber que existe muito isso de algumas mulheres terem de se vestir de homem para conseguir o básico, uma coisa que parece tão simples para nós, que é estudar. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  9. Olá Rose, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas fiquei muito curiosa para fazer isso desde que ele foi lançado. Gostei muito do que você disse sobre as personagens quererem ser livres. Imagino que esse livro é forte e bastante marcante. Vou anotar a dica.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Rose, eu não conhecia esse livro! Depois de terminar a leitura fiquei muito interessada e conhecer não somente o livro A Pérola Que Rompeu A Concha mas, também aquele que você mencionou no inicio da resenha A Outra Face - História de uma Garota Afegã. Tenho certeza que ambos possuem uma história emocionante mesmo, sendo triste e que deveria ser solicitada leitura em diversas outras escolas do país.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rose! Tudo bem?
    Eu tenho visto muitos elogios para esse livro, desde que ele foi lançado. No entanto, apesar de ter ficado muito curiosa, fique receosa. A história parece ser muito forte e impactante. Então, mesmo achando que é um livro que traz um tema muito importante e que é uma leitura para fazer o leitor pensar, eu acho que ficaria bastante abalada e, no momento, estou evitando livros assim.
    No entanto, adorei a sua resenha e ainda pretendo ler esse livro futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    adorei a sua resenha. Apesar de conhecer a autora, não tinha conhecimento sobre o que era essa obra. Fiquei muito triste com o tema, infelizmente essa opressão do Talibã é uma realidade muito distante da nossa, e se faz importante a leitura dessas obras para podermos enxergar as divergências de nossas culturas.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer o enredo, mas pelo que vejo, é um livro bem marcante e triste que mostra a diversidade de culturas. Fiquei curiosa para ler. Gostei bastante da sua resenha, você conseguiu passar para nós, leitores, o que a autora quis expressar neste livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. A premissa do livro muito me agradou e só conhecemos outras culturas através de livros como este que despertam em mim sentimentos diversos. Dica anotada.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Fiquei morrendo de vontade de comprar esse livro na última vez, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Li tantas resenhas lindas sobre esse livro e a sua não ficou atras, apesar de não ser um livro que leria, pelo menos não por agora, eu gostei muito de conferir sua opinião, parabéns está ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Rose, pelos seus comentários o livro parece estar com um bom enredo e com partes emocionantes *-* Adorei a dica e espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  18. Livros com essa temática costumam me agradar muito. Tenho consciência que não é uma leitura fácil, mas acho que todos deveriam ler livros assim porque essas práticas acontecem de verdade em outros lugares.
    Vou anotar a dica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Desconhecia o costume de mulheres afegãs se vestirem de homem para poderem ter acesso a seus direitos... Cara, que situação. Fiquei realmente chocada. Faz a gente pensar nas condições a que algumas pessoas são submetidas. Dá até uma dor só de imaginar. Esse livro deve ser muito forte. Fiquei curiosa.

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Rose! Estou curiosa para conferir essa obra desde o seu lançamento e agora com a sua resenha, fiquei mais ainda haha. Parece conter uma história muito interessante, principalmente por mostrar a realidade das mulheres afegãs. Espero ler essa história um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  21. Oi Rose, tudo bem?
    Ai eu quero muito ler esse livro, desde que ele foi publicado aqui no Br. Tenho visto muitas opiniões positivas sobre ele, qo que me faz querer mais ainda lê-lo. Adorei a resenha.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  22. Oi Rose, tudo bem?
    Tenho lido resenhas muito positivas sobre esse livro, mas eu ainda não o li. Amei sua resenha.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o título, mas me interessei muito pela premissa!
    Adorei seu post, me deixou com mais vontade de ler!

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha A Pérola Que Rompeu A Concha

Oi amigos, demorei, mas hoje venho com mais uma resenha de um livro lido para o Clube de Leitura Editora Arqueiro. Um livro muito bom e que mexe com nossas emoções. Entendam os motivos.

A Pérola que Rompeu a Concha - Nadia Hashimi448 páginas - Editora Arqueiro
Ano passado, através de um livro pedido pela escola dos meus filhos (A Outra Face - História de uma Garota Afegã), tomei conhecimento da prática usada por mulheres afegãs em se vestirem de homens. Claro que entre os dois livros existe uma grande diferença na abordagem dos fatos, mas o ponto principal é que em ambos os enredos e na maioria dos casos da vida real, esta prática está aliada a necessidade e porquê não afirmar sobrevivência?
Neste livro vamos acompanhar a história de Rahima e suas irmãs, que assim como todas do sexo feminino são oprimidas pelo Talibã, tendo o direito mais básico do ser humano, o de ir e vir, sendo negado.
As meninas não podem nem mesmo frequentarem a escola. E isso é apenas umas das muitas privações que a pessoa do gênero feminino passa em um país que a vê e trata como objeto sem valor.
Apesar disso, e do medo que impera, Rahima vê a chance de estudar, sair a rua e até mesmo ajudar no sustento de casa quando passa a se vestir como homem, o antigo costume afegão chamado "Bacha Posh"
Curiosamente, este mesmo costume que obriga as meninas a assumirem um gênero que não é seu, a se portarem como meninos, obrigam que estas mesmas meninas, que muitas vezes se viram obrigadas a se passarem por meninos, façam isso apenas até atingirem a puberdade. Em outras palavras, até atingirem a idade de se casarem.
Este é o tempo que Rihama. Curiosamente ela não foi a primeira da família a adotar este costume. Sua trisavó Shekiva, já trilhou este mesmo caminho. Em comum estas duas mulheres, tão distantes no tempo uma da outra, tem a impotência de verem suas vidas tolhidas por serem mulheres.
Mas, ambas carregam em si a coragem e o desejo de serem livres e donas de seus destinos e escolhas. Uma história que mexe com todos que a lê, principalmente por sabermos que de fato existem milhares de Rihamas, em pleno século XXI, sujeitas ao machismo exacerbado e a uma violência descabida, sem terem o mínimo de direito de reclamarem ou mesmo se defenderem.
Uma história para ler, sentir, chorar e refletir, seja você mulher ou homem.

Para finalizar, vou deixar com vocês o Book Trailer do livro:

*Quotes retirados do Instagram da Editora
** Livro enviado em cortesia pela Editora

25 comentários:

  1. Olá,

    Esse livro deve ser emocionante e dolorosamente verdadeiro.
    Eu fui conquistada por esse livro por causa do título que lembra o ato de se libertar para o mundo e viver seus sonhos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanice, o título cai muito bem no enredo, e não é por acaso que ele te lembrou isso.
      Bjs, Rose

      Excluir
  2. Eu gosto muito de livros que explorem outras culturas, ainda que a leitura deles não seja fácil devido aos costumes e regras das sociedades diferentes. Estou muito curiosa com esse livro, gostei de ver a sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, livros assim são ótimas leituras para aprendizados e reflexões.
      Bjs, Rose

      Excluir
  3. Oi Karini, obrigada. Espero que tenha a chance de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Ahh Rose, faz tanto tempo que quero ler esse livro. Gosto muito da temática e com certeza sera uma leitura de tirar lágrimas, ainda mais quando penso que estes costume que mencionou são reais na vida de tantas pessoas oprimidas pelo Talibã. Realmente são muitas Rihamas para não termos empatia. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Rose

    esse livro deve ser super emocioante. Há alguns anos li um livro parecido, chamava Mulheres de Cabul e contava as lutas das mulheres nesse país. A pérola que rompeu a concha trata o mesmo tema, apresentando uma menina tendo que arriscar-se para simpelsmente poder ter algo que deveria ser um direito básico. Com certeza deve ser uma leitura emocionante, daquelas que aperta o coracão com cada capitulo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose, estas leituras sobre a cultura afegã sempre me emocionam muito,já tive a oportunidade de ler alguns livros com o tema, mas este, eu ainda não conhecia. Já anotei aqui para uma posterior leitura.
    Bjos
    Vivi
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não sabia desse costume das mulheres se vestirem de homens até a puberdade para terem uma vida menos oprimida. Fiquei curiosa para ler, deve ser uma leitura emocionante mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Eu já estava querendo muito ler este livro. A história de Rahima me parece muito triste, e é mais triste ainda por saber que existe muito isso de algumas mulheres terem de se vestir de homem para conseguir o básico, uma coisa que parece tão simples para nós, que é estudar. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  9. Olá Rose, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas fiquei muito curiosa para fazer isso desde que ele foi lançado. Gostei muito do que você disse sobre as personagens quererem ser livres. Imagino que esse livro é forte e bastante marcante. Vou anotar a dica.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Rose, eu não conhecia esse livro! Depois de terminar a leitura fiquei muito interessada e conhecer não somente o livro A Pérola Que Rompeu A Concha mas, também aquele que você mencionou no inicio da resenha A Outra Face - História de uma Garota Afegã. Tenho certeza que ambos possuem uma história emocionante mesmo, sendo triste e que deveria ser solicitada leitura em diversas outras escolas do país.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rose! Tudo bem?
    Eu tenho visto muitos elogios para esse livro, desde que ele foi lançado. No entanto, apesar de ter ficado muito curiosa, fique receosa. A história parece ser muito forte e impactante. Então, mesmo achando que é um livro que traz um tema muito importante e que é uma leitura para fazer o leitor pensar, eu acho que ficaria bastante abalada e, no momento, estou evitando livros assim.
    No entanto, adorei a sua resenha e ainda pretendo ler esse livro futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    adorei a sua resenha. Apesar de conhecer a autora, não tinha conhecimento sobre o que era essa obra. Fiquei muito triste com o tema, infelizmente essa opressão do Talibã é uma realidade muito distante da nossa, e se faz importante a leitura dessas obras para podermos enxergar as divergências de nossas culturas.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer o enredo, mas pelo que vejo, é um livro bem marcante e triste que mostra a diversidade de culturas. Fiquei curiosa para ler. Gostei bastante da sua resenha, você conseguiu passar para nós, leitores, o que a autora quis expressar neste livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. A premissa do livro muito me agradou e só conhecemos outras culturas através de livros como este que despertam em mim sentimentos diversos. Dica anotada.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Fiquei morrendo de vontade de comprar esse livro na última vez, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Li tantas resenhas lindas sobre esse livro e a sua não ficou atras, apesar de não ser um livro que leria, pelo menos não por agora, eu gostei muito de conferir sua opinião, parabéns está ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Rose, pelos seus comentários o livro parece estar com um bom enredo e com partes emocionantes *-* Adorei a dica e espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  18. Livros com essa temática costumam me agradar muito. Tenho consciência que não é uma leitura fácil, mas acho que todos deveriam ler livros assim porque essas práticas acontecem de verdade em outros lugares.
    Vou anotar a dica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Desconhecia o costume de mulheres afegãs se vestirem de homem para poderem ter acesso a seus direitos... Cara, que situação. Fiquei realmente chocada. Faz a gente pensar nas condições a que algumas pessoas são submetidas. Dá até uma dor só de imaginar. Esse livro deve ser muito forte. Fiquei curiosa.

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Rose! Estou curiosa para conferir essa obra desde o seu lançamento e agora com a sua resenha, fiquei mais ainda haha. Parece conter uma história muito interessante, principalmente por mostrar a realidade das mulheres afegãs. Espero ler essa história um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  21. Oi Rose, tudo bem?
    Ai eu quero muito ler esse livro, desde que ele foi publicado aqui no Br. Tenho visto muitas opiniões positivas sobre ele, qo que me faz querer mais ainda lê-lo. Adorei a resenha.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  22. Oi Rose, tudo bem?
    Tenho lido resenhas muito positivas sobre esse livro, mas eu ainda não o li. Amei sua resenha.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o título, mas me interessei muito pela premissa!
    Adorei seu post, me deixou com mais vontade de ler!

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras