para o mês de junho:
Wahtirã - A Lagoa dos Mortos - Daniel Munduruku e Jaime Diakara
Quando eu era criança, ouvi de meu pai, Diakuru “Pepy Iãr? Kumu”, que era um especialista em curas e um grande sábio, a história da Lagoa dos Mortos. Eu, que gostava de histórias de assustar, fiquei bem atento. Meu pai passou as mãos pela minha cabeça e explicou que aquela não era apenas uma história de assustar, mas também um conhecimento dos antigos e que eu deveria ouvir com atenção, respeito e guardá-la dentro do coração.
Menção Honrosa no 10º Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em parceria com o Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, que reconhece o trabalho inédito da escrita literária criada por indígenas.
Educação Democrática - Yaacov Hecht
Este livro já fez história no mundo e agora vai fazer o mesmo no Brasil. Trata-se de raro registro de um movimento muito recente na história da educação, espalhado por todos os continentes, que se inicia na última década do século XX e atravessa o milênio envolvendo, a cada ano, novos atores em torno da causa da educação emancipadora. Se a causa não é nova, as estratégias certamente o são.
Yaacov Hecht é protagonista deste processo. Estando em um país periférico, Israel, lutou para dominar a língua inglesa, mas teve o privilégio de conhecer de perto as mais diversas realidades, com um olhar que supera o eurocentrismo, tão comum no campo da educação.
Partindo de suas próprias dificuldades com o sistema escolar regular, Yaacov iniciou sua jornada liderando um grupo de educadores na criação da primeira escola pública israelense gerida por educadores e estudantes, que deu total liberdade para os estudantes para a escolha de seu percurso de aprendizagem. Denominou esta proposta de escola democrática.
O sucesso dessa iniciativa o levou a constituir um instituto para orientar pesquisas, formar educadores, apoiar a criação de escolas de mesmo perfil e apoiar governos no desenvolvimento de políticas públicas.
A curiosidade o levou a conhecer experiências semelhantes em muitos outros países, e sua vontade de mudar o mundo fez dele um dos líderes do movimento internacional pela educação democrática, nome derivado da escola criada por Hecht.
Aliando sempre ação e reflexão, Yaacov
sistematizou uma teoria original sobre o processo de aprendizagem, muito importante para os contínuos debates sobre currículo mínimo, avaliações e desempenho escolar que dominam o campo da educação.
Na continuidade, Yaacov percebeu o potencial da educação emancipadora para a transformação dos territórios e das cidades. O caminho que leva da escola democrática à cidade educadora é o caminho mais contemporâneo do debate sobre educação no mundo, e este livro é fundamental para compreendê-lo.
Então amigos, se interessaram por algum???
a Rafflecopter giveaway
adoro livros infantis e essa proposta esta bem interessante!
ResponderExcluirgostei
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Verdade Thaila, pena que meus filhos já estão em outro patamar
ExcluirBjs!
Oi Rose, tudo bem?
ResponderExcluirO primeiro livro chamou a minha atenção. Gostei da premissa dele. Só não estou podendo comprar livros no momento :P
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oi Gislaine, nem me fala nisso, estou até apagando e-mail de promoção que chega sem nem ler.
ExcluirBjs!
Olá, Rose.
ResponderExcluirEducação democrática foi o que mais me chamou a minha atenção. Daria uma chance, sem dúvidas.
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!
Ele parece bom e interessante mesmo Marcos.
ExcluirBjs!
Olá, Rose! Educação Democrática está entre os meus favoritos, uma vez que estou escrevendo um artigo que trata sobre esse tema.
ResponderExcluir