News Autêntica e Autêntica Infantil

Oi amigos, hora de conferirmos os lançamentos da Editora Autêntica e Editora Autêntica Infantil
 para o mês de junho:


Wahtirã - A Lagoa dos Mortos - Daniel Munduruku e Jaime Diakara
Quando eu era criança, ouvi de meu pai, Diakuru “Pepy Iãr? Kumu”, que era um especialista em curas e um grande sábio, a história da Lagoa dos Mortos. Eu, que gostava de histórias de assustar, fiquei bem atento. Meu pai passou as mãos pela minha cabeça e explicou que aquela não era apenas uma história de assustar, mas também um conhecimento dos antigos e que eu deveria ouvir com atenção, respeito e guardá-la dentro do coração.
Menção Honrosa no 10º Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em parceria com o Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, que reconhece o trabalho inédito da escrita literária criada por indígenas.
Educação Democrática - Yaacov Hecht
Este livro já fez história no mundo e agora vai fazer o mesmo no Brasil. Trata-se de raro registro de um movimento muito recente na história da educação, espalhado por todos os continentes, que se inicia na última década do século XX e atravessa o milênio envolvendo, a cada ano, novos atores em torno da causa da educação emancipadora. Se a causa não é nova, as estratégias certamente o são.
Yaacov Hecht é protagonista deste processo. Estando em um país periférico, Israel, lutou para dominar a língua inglesa, mas teve o privilégio de conhecer de perto as mais diversas realidades, com um olhar que supera o eurocentrismo, tão comum no campo da educação.
Partindo de suas próprias dificuldades com o sistema escolar regular, Yaacov iniciou sua jornada liderando um grupo de educadores na criação da primeira escola pública israelense gerida por educadores e estudantes, que deu total liberdade para os estudantes para a escolha de seu percurso de aprendizagem. Denominou esta proposta de escola democrática.
O sucesso dessa iniciativa o levou a constituir um instituto para orientar pesquisas, formar educadores, apoiar a criação de escolas de mesmo perfil e apoiar governos no desenvolvimento de políticas públicas.
A curiosidade o levou a conhecer experiências semelhantes em muitos outros países, e sua vontade de mudar o mundo fez dele um dos líderes do movimento internacional pela educação democrática, nome derivado da escola criada por Hecht.
Aliando sempre ação e reflexão, Yaacov 
sistematizou uma teoria original sobre o processo de aprendizagem, muito importante para os contínuos debates sobre currículo mínimo, avaliações e desempenho escolar que dominam o campo da educação.
Na continuidade, Yaacov percebeu o potencial da educação emancipadora para a transformação dos territórios e das cidades. O caminho que leva da escola democrática à cidade educadora é o caminho mais contemporâneo do debate sobre educação no mundo, e este livro é fundamental para compreendê-lo.

Então amigos, se interessaram por algum???
a Rafflecopter giveaway

7 comentários:

  1. adoro livros infantis e essa proposta esta bem interessante!
    gostei
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Thaila, pena que meus filhos já estão em outro patamar
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi Rose, tudo bem?
    O primeiro livro chamou a minha atenção. Gostei da premissa dele. Só não estou podendo comprar livros no momento :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine, nem me fala nisso, estou até apagando e-mail de promoção que chega sem nem ler.
      Bjs!

      Excluir
  3. Olá, Rose.
    Educação democrática foi o que mais me chamou a minha atenção. Daria uma chance, sem dúvidas.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele parece bom e interessante mesmo Marcos.
      Bjs!

      Excluir
  4. Olá, Rose! Educação Democrática está entre os meus favoritos, uma vez que estou escrevendo um artigo que trata sobre esse tema.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.