#Resenha Marcada a Fogo #1/4

Oi amigos, a tempos que estava para começar a ler eta série, e sempre acabava adiando por um motivo ou outro, mas agora, finalmente comecei e venho contar para vocês o que achei.
Marcada a Fogo - #1 série Os Quatro Elementos - Josy Tortaro
304 páginas - Editora Literata
Tamires do Valle é uma mulher muito bonita. Aos 33 anos é motivo de inveja das mulheres de Foz de Iguaçu e a cobiça dos homens. Casada com Augusto do Valle e mãe da pequena e fofa Sofia, 3 anos, tinha um casamento cheio de amor. Sua vida para muitos era perfeita, menos para ela mesma.
Ela não sabia nada sobre o seu passado, de onde veio, quem eram seus pais. Aos 3 anos foi encontrada sozinha às margens da famosa catarata, sem saber ou lembrar de nada, ou de como foi parar ali. Da sua vida, ela tinha apenas a ametista que estava com ela.
Todo este mistério, ou sua falta de lembrança maculavam sua felicidade, causando-lhe uma grande tristeza.
Tamires ainda sofria com terríveis pesadelos, que ela ão sabia se eram lembranças adormecidas ou apenas um sonho ruim.
Ela só tinha paz quando estava com Augusto e Sofia, ou quando visitava as cataratas, visita esta que fazia diariamente.
Mas em um de seus sonhos sua vida mudou completamente. Ela descobre ter alguns poderes que nem imaginava serem possíveis. Sua vida de cabeça para baixo, Augusto parece lhe esconder algo sobre seu passado, e isso além de lhe deixar furiosa e magoada, estava afastando o casal.
Tamires estava muito confusa, sem saber o que fazer, apenas sua fiel amiga Carolina parecia estar a seu lado.
Quando Tamires ouve sobre o alinhamento planetário previsto pelo famoso astrônomo Pedro Tosquini, ela achou que seria a chance de descobrir a verdade. Mas as coisas não eram simples assim, e a relação dela  com Augusto parecia ter chegado ao fim. E se apenas isso já não fosse  difícil o suficiente, ainda tinha que lidar com o recente interesse de Alexandre, irmão caçula de seu marido. Alexandre conseguia ser ainda mais bonito que Augusto, e Tamires se sentia atraída por ele, mesmo sabendo da verdadeira bomba relógio que isso seria.
Dividida entre o amor e a raiva por Augusto, e a certeza que só seria feliz quando descobrisse toda a verdade sobre si, Tamires parte em uma viagem da qual pode nunca mais voltar. Ela segue em direção a um mundo misterioso, guiado pelas forças da natureza, onde a única provável certeza são as presenças de Marcel e Suzana, dois aliados de seu antigo mundo. Mundo este que ela está prestes a descobrir.
Eu gostei da leitura, e acho que meu grande problema foi mesmo com a protagonista Tamires. Definitivamente, não gostei dela. Apesar de ser extremamente chorona, eu tenho um lado racional que muitas vezes pode parecer frio. Tamires é uma mulher sem passado, que sonha em descobrir a verdade sobre ele. Até aí, tudo bem, não vejo problemas nisso, afinal "cada um no seu cada qual". Eu só acho que é muito drama. Não precisa todo este exagero de tristeza infinita por não saber quem é. Como assim quem é? Quer dizer que se ela descobrir que é filha de um casal de psicopata vai mudar alguma coisa em quem ela se transformou? Vai mudar o que ela é hoje? Não sei se dá para entender bem o que quero dizer. Buscar a verdade sobre sua origem, ok, mas fazer disso um motivo para se sentir infeliz, para mim é outra coisa.
Também não gostei do jeito dela, principalmente depois que seus poderes começaram a aparecer. Ela se voltou completamente contra o Augusto, como se ele fosse o culpado de tudo. Não estou dizendo que ele foi um santo, apesar de entender os motivos dele não querer contar a verdade para ela. Mas achei as atitudes dela meio "dois pesos, uma medida". Tem uma cena em que a intenção dela era feri-lo com seus poderes. Como ele se defendeu e devolveu a magia para ela, ele mais uma vez se tornou um cretino sem vergonha. Como assim????
Outro exemplo, ela diz que a filha é tudo para ela, e que morreria por ela. Até aí, tudo certo, afinal é o sentimento de toda mãe. Mas cade que ela pensou na Sofia quando se jogou atrás da ametista, e só não morreu porquê Augusto a salvou? E pior, depois ela ainda ficou brava com ele, por não ter ele pensado na filha. Posso com isso?
Quando ela começou a tomar ciência de que era diferente dos humanos, achei que ficou muito egoísta e pretensiosa, pensando só em si. Depois percebia que tinha feito algo ruim e ficava com vergonha. Como usar o cunhado para atingir o marido, e neste processo não respeitar os sentimentos da amiga Carol. Realmente, não gostei.
Carol, a melhor amiga de Tamires é um personagem realmente incrível, com uma veracidade que a torna humana em todos os sentidos da palavra.
Alexandre, que apareceu como um suposto mocinho, a meu ver não o foi. Para ser sincera, acho que ele sente é inveja do irmão, ou algo assim.
Marcel e Suzana são do mesmo mundo de Tamires, mas achei Marcel bem egoísta também, e se a história se desenvolver para um determinado sentido, acho que talvez Tamires venha a bater de frente com ele. Isso, lógico é uma suposição minha.
Sofia é uma criança meiga e encantadora, e que talvez venha a ter uma importante participação na batalha que pelo visto teremos mais para frente.
Por último Augusto, sei que ele mentiu e escondeu um fato importante de Tamires, mas sinceramente, eu entendi seus motivos, e até acho que no lugar dele talvez fizesse o mesmo. Mas ele ama sinceramente Tamires (pelo menos me pareceu), e seu maior erro foi ter escolhido seu futuro e o dela também, sem consultá-la, ou contar-lhe toda a verdade. Mas, como eu disse, diante de tudo que ele viu e sabia, não o condeno, e torço por ele.
Enfim, são personagens complexos, em um enredo bem interessante que deixou muitas perguntas pelo ar, em uma série que tem tudo para me agradar, e a você também.
O livro tem uma nova edição com uma capa totalmente diferente da minha, aliás, muito bonita, diga-se de passagem, vejam só:
Confiram também o Book Trailer:
Gostaram? Então aproveitem e conheçam toda a saga que além dos quatro livros, conta ainda com um volume extra. Todos estão com uma super promoção no site Amazon!

a Rafflecopter giveaway

16 comentários:

  1. Rose, será ótimo acompanhá-la nessas novas leituras, tomara que este quarteto de livros sejam ótimos
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, tem tudo pra ser.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. Nossa gostei pela resenha percebi que o livro parece ser bem emocionante, de tirar o fôlego e que lança diante de nós uma série de questões importantes, típicas da vida adulta.gostei :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, que bom, a série tem tudo para agradar mesmo.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. Oi, Rose
    Já ouvi falar na autora, mas não conhecia a série. Achei bem interessante a premissa do livro parece muito boa. E sim, as capas são belas!

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, as capas são um show a parte!
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Eita Rose!
    Quase escreveu um livro na resenha...kkkk
    Os livros da Josy são assim fascinantes.
    Estou com os ebooks para leitura, mas ainda não consegui ler...
    “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”(Antoine de Saint-Exupéry)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi né? Achei grande, mas não consegui diminuir...
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Ai, eu não gostei das capas. Achei tudo muito brega e clichê, e mesmo que a sinopse tenha me interessado, tenho certo receio de que a história siga os mesmos clichês... Afinal, tudo faz parte de um conjunto, né.

    Aliás, eu ri lendo a sua resenha! Ao mesmo tempo em que você conta sobre a história, você deixa transparecer sua própria voz, o que deixa tudo muito mais divertido! :)
    Um beijão!
    Mona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mona, você quer dizer revolta com a Tamires, né? Porque bem que eu queria dar uns "chega pra lá nela"...
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Gente, não dava nada por esse livro,mas sua resenha me animou bastante!
    belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana, fico feliz em saber.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  7. Ola Rose lindona gosto muito da escrita da Josy, estou com essa série e preciso começar a ler, as capas novas são lindas, pena que a protagonista não te cativou. Fiquei curiosa sobre os poderes de Tamires. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, é, peguei uma antipatia por ela. Quem sabe mude com a continuação.
      Bjs, Rose

      Excluir
  8. Oiiiiiiiiii, muito obrigada pela resenha! :D De clichê meus livros não tem nada, começando pelas capas kkkkkkkkkkkkk Tamires eh muito sagitariana hahahahahaaahah Difícil de engolir mesmo, porque tratei ela como sendo puramente do signo, sem ascendente. Se ela não fosse teimosa e impulsiva assi, a saga não existiria hehehehehehe Sobre Gustavo, bem, ele eh mesmo um personagem que divide opiniões. Vamos conversar mais quando você ler os outros. Espero que goste dos demais livros também. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, devo começar a ler o segundo na semana que vem, e também não achei nada clichê. Sucesso para você
      Bjs,Rose.

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.