Oi amigos, hoje vamos falar de uma dúvida que invade a cabeça dos pais quando os filhos são pequenos: chupeta! Sim, quem nunca ficou na dúvida em dar ou não chupeta ao filho que jogue a primeira pedra.
Chupeta acalma sim a criança, mas seu uso contínuo pode deixá-la viciada, e isso tornasse prejudicial. Conheçam as vantagens e desvantagens deste acessório tão comum nos primeiros anos de vida.
Vantagens:
- Sem dúvida é o ato de acalmar o bebê.
- O uso em crianças de até 2 anos pode ajudar a evitar a regurgitação do excesso do leite da mamada.
- Para bebês que tem dificuldade em pegar o seio da mãe para mamar, ou mesumo o bico da mamadeira, o uso da chupeta pode ajudá-los a estimular a sucção. Também ajuda a desenvolver a musculatura dos lábios e língua.
- Tem criança que adora chupar o dedo, o uso da chupeta nestes casos é muito melhor, pois será muito mais difícil fazer a criança deixar o vício de chupar o dedo (que está sempre a mão).
- Já foram feitos estudos que comprovam que o uso da chupeta durante a noite diminui os riscos de morte súbita, pois ajuda a regular a respiração
Desvantagens:
- O uso contínuo da chupeta pode deixar o bebê "viciado" nela. Por isso os pais devem ficar atentos ao uso moderado dela.
- Quando a criança está com chupeta, ela respira pela boca, o que aumenta as infecções respiratórias, além as de ouvido e estomatites.
- O uso prolongado também é causa frequente de alterações nas arcadas dentárias, ainda mais quando as chupetas usadas são as normais em vez das ortodônticas.
- Deixar o bebê o dia todo com a chupeta pode reprimir e inibir o desenvolvimento da fala.
- O costume da chupeta pode incentivar o bebê a parar de mamar no peito.
Agora minha opinião oficial de uma mãe que usou chupeta nos dois filhos. Os dois usavam as ortodônticas, para diminuir os problemas nos dentes, e não acostumei nenhum dos dois a usarem durante o dia, apenas se estavam muito agitados ou com dificuldades para dormirem. Assim que dormiam, eu retirava a chupeta. Confesso que os meus anjinhos quando eram pequenos não me deram trabalho, não eram crianças que viviam chorando, o que facilitou e muito minha vida.
Acho que o segredo mesmo é o uso moderado do acessório, afinal tudo o que é em excesso é prejudicial, não é mesmo?
Parece um suspense com o pé no terror, rsrs
ResponderExcluirBj
Já vi pesquisas amiga, que o ato de levar qualquer coisa à boca, acalma o ser humano, por isso, muitas vezes na vida adulta muitos recorrem à alimentação exagerada e consequentemente são obesos, pois o inconsciente os 'lembra' da sensação da chupeta.
ResponderExcluirPesquisas à parte, mas em cima da minha vivência com outras mães, estou bem inclinada a não dar chupeta para a minha filhotinha.
Bjokas!
os fãs agradecem!!!!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
a chupeta é muito complicado de desacostumar a criança depois, é como um vicio!
ResponderExcluirenquanto educadora e quando for mãe não recomendo o uso
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
esse foi um dos mais desejados lá na postagem no meu bloguito
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
passando para desejar um final de semana com muita saúde, amor e paz
ResponderExcluirbjs
tititi da dri
Desafio lançado, fãs da série batalharam e conseguiram! Nada mais digno. Ainda não li os primeiros livros da série, e só de ver o sucesso sinto cada vez mais vontade de lê-la!
ResponderExcluirAhhh, eu preciso ler Liberta-me antes. Na verdade vou reler os primeiros, ler o 2 e o conto do Adam pra ler o último. Maratona Estilhaça-me!! o//
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Esse livro não me chamou muito a atenção, mesmo algumas pessoas já comentando que é ótimo.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Parece que o benefício é pouco. Já vi crianças com problemas no palato devido chupeta.
ResponderExcluirOi Oliveira meus dois filhos usaram, não tive dificuldade em tirar a chupeta deles, mas também eles não usavam muito. Acho que tudo em excesso é ruim né? Mas vai de pai para pai.
ResponderExcluirBjs, Rose
Uma linda e calorosa semana para você.
ResponderExcluirBjs, Rose
As escolas sempre pedem para não enviar, acho ótimo isso, mas os meus não usavam de dia.
ResponderExcluirBjs, Rose
E se der, dê com muita moderação. Eu dei, mas não deixava por muito tempo, e não dava para acalmá-los ou fazê-los para de chorar, apesar de que os meus eram calmos e não choravam muito. Tem mãe que dá logo o peito ou pega no colo quando começam a chora, acredite, isso é tal ruim quanto as chupetas.
ResponderExcluirBjs, Rose
Sério que não te chamou atenção? Eu ao contrário fiquei muito curiosa.
ResponderExcluirBjs, Rose
E acho que tem motivos para isso. Já comecei leitura.
ResponderExcluirBjs, Rose
Tenho a mesma impressão.
ResponderExcluirBjs, Rose
Uma boa maratona, diga-se de passagem.
ResponderExcluirBjs, Rose
São bons viu, leia sim.
ResponderExcluirBjs, Rose
Agradecemos mesmo!
ResponderExcluirBjs, Rose
Concordo, Rose. Tudo em excesso prejudica. Minha mãe colocou pimenta e esfregou alho uma vez, no dedo de uma amiga minha que tinha DEZOITO anos e ainda chupada o dedo. É brincadeira?
ResponderExcluirMas eu adorei saber melhor e sobre os prós e contras.
Jura? Caramba! Chupar dedo é ainda pior que a chupeta, pois o dedo está sempre a mão, literalmente.
ResponderExcluirBjs, Rose.