Dicas Literárias


Oi amigos, na semana passada fiquei sabendo que a Janaína Rico, autora dos livro  "Ser Clara" e "Apimentando", está fazendo um grande movimento pelas redes sociais com o intuito de que a nossa literatura em geral tenha mais reconhecimento. Vejam o depoimento:



"Eu leio Brasil
A literatura nacional pede socorro.
O que está acontecendo é que as obras brasileiras não estão recebendo o trato que merecem. Basta entrar em qualquer livraria para perceber a diferença de tratamento. Em destaque, apenas as obras que vêm de fora. Nas listas dos mais vendidos, nomes estrangeiros pipocam e somente de vez em quando surge uma Paula ou um Eduardo para diversificar.
Os marketings das grandes editoras apontam todos os seus canhões para 50 tons de estrangeirismo, enquanto o verde e amarelo fica ofuscado sob o cinza.
Ora, não podemos esquecer que para cá já vêm os best-sellers, testados e retestados no exterior, que já passaram por uma pesada campanha de publicidade.
Mas os daqui ficam relegados a segundo plano, sem que os leitores sequer tenham o direito de escolher se vão comprar ou não. A dinâmica é clara: o consumidor comum entra em uma livraria procurando uma capa que lhe chame atenção, ou uma história que se destaque no meio das outras. Impossível que um livro escondido no meio da prateleira ganhe a parada. Isso, quando pelo menos fica em um canto escondido na livraria, pois na maioria das vezes os títulos nacionais nem chegam às estantes das grandes redes.
Por isso, criei este manifesto. Longe de mim pedir para que as pessoas só leiam os nacionais. Adoro Marians, Sophias e Stephanies e quero muito continuar a lê-las. Mas quero chegar no shopping e ter o direito de escolha entre elas e as Vanessas, Lucianes, Leilas e Carinas. Ah, e Janainas também!"

*Precisamos reunir 10.000 assinaturas para mandar este manifesto para a mídia. Vamos fazer o nosso barulho!


Assinem a petição aqui: 

Por favor meus amigos, na hora de assinar prestem atenção pois é enviado um e-mail de confirmação para a caixa de entrada, e esta mensagem em alguns casos pode ir direto para o lixo eletrônico.

Eu estou fazendo a minha parte, já assinei a petição e agora estou ajudando a divulgação. E você?




a Rafflecopter giveaway

6 comentários:

  1. yassuifortes20/2/13

    Eu vi a campanha pelo face e já assinei também.

    ResponderExcluir
  2. Cristiane Oliveira20/2/13

    Fantástica essa campanha, com certeza, precisamos valorizar nossa cultura!


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Cris, temos autores ótimos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Em nome dos autores, eu agradeço.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Ângela Graziela20/2/13

    Gostei bastante da campanha
    E esse apoio é muito importante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Se não se movimentar as coisas não mudam!


    Bjo!

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.