#Resenha Conquista



Oi amigos, mais uma série que termino e quero dividir com vocês minha opinião sobre ela.

Conquista - vol.3 trilogia Matched - Ally Condie
360 páginas - Editora Suma de Letras

Antes de falar deste volume, um breve resumo da história desta série, até mesmo para vocês se situarem melhor. 
A série é uma distopia, onde as pessoas não decidem ou escolhem nada. Vivem sob o comando do que chamam "Sociedade", e é justamente a "Sociedade" quem decide quem você é e será. É isso mesmo, o que você come, veste, em que vai trabalhar e até com quem se casará. 
Neste momento começa nosso enredo, pois dois amigos de infância, Cássia e Xander acabam sendo destinados a se casarem. Um erro da "Sociedade" acaba fazendo Cássia conhecer Ty, por quem começa a se apaixonar. Este triângulo amoroso entre três amigos, começa a fazer nascer neles a vontade de viver em um mundo onde eles podem tomar as próprias decisões.
Depois que Cássia saiu para encontrar Ty nas Províncias Exteriores, ela, Xander e Ty acabam entrando para a "Insurreição", o movimento que tem o objetivo de tirar a "Sociedade" do poder.
Xander vira curador, uma espécie de médico. Ty torna-se piloto e Cássia a classificadora. Eles não tem ideia de como ou quando a Insurreição vai começar, mas precisam ficar atentos.
Está muito difícil de saber como cada um está, visto que todos estão em lugares diferentes e fazendo suas tarefas.
Cássia tem certeza de seu amor por Ty, e sente-se culpada por não amar Xander como ele deseja. Suas dúvidas em relação a ela mesma e a seu futuro não diminuem. Ela não consegue entender o que seu avô queria lhe dizer, mas sabe que isso é fundamental para seu futuro.
Xander não consegue esquecer Cássia, mas sabe que precisa fazer tudo o que está a seu alcance para que a Sociedade caia, mesmo que isso resulte em ver Cássia escolher Ty.
A insurreição começa e uma misteriosa doença afeta aos cidadãos. Os curadores estão preparados, e rapidamente tudo fica sob controle. As pessoas começam a ver que a "Sociedade" não era tão boa e segura como pensavam. Acontece que o vírus acaba evoluindo e causando uma doença pior, que leva os doentes a uma paralisia total que evolui para a morte.
De mãos atadas Xander acaba percebendo que nem tudo são rosas no movimento. Junto com Cássia e Ty, eles acabam sendo vistos com desconfianças pelo "Piloto", o homem responsável pela revolução.
Eles conseguem fazer o Piloto dar uma chance aos três de provarem suas inocências, e para isso vão trabalhar diretamente na procura, fabricação e distribuição da vacina contra o vírus mortal.
O tempo é curto, e fica mais curto ainda quando Ty cai doente. Todos já perderem muitas pessoas. Xander já viu muitos sucumbirem, não está preparado para perder Ty e nem Lia, a curadora de quem ficou muito próximo.
Xander vai fazer de tudo para encontrar a cura, mesmo que isso signifique ver Ty e Cássia juntos. Acontece que uma coincidência infeliz pode por tudo a perder, ele pode não ficar vivo para ver o resultado de sua luta.

"Mas agora vejo o que ele me deu. Ele me deu uma escolha. É isso que sempre foi." (pág. 350)

Cássia pode acabar perdendo tanto Ty quanto Xander. Ela precisa se lembrar quiser salvar os dois, ou pelo menos um deles.
Em um mundo onde todos perderam o direito de escolha, pode ser justamente a escolha de viver e ser feliz que faça a diferença entre se entregar ou seguir em frente.
Uma série boa, que tenho certeza não aproveitei mais por ter lido os livros com um espaço de tempo bem grande. Acho que isso me dificultou agora neste último volume.
Confesso que escolheria um outro final para os amigos, e acho que a autora se perdeu um pouco agora no fim. Mas nada disso tira o mérito da história, pois tenho a impressão que se tivesse sido um par diferente, ainda sim não ficaria totalmente satisfeita, e a Cássia não poderia ficar com os dois, não é mesmo?


Quem quiser conhecer o que achei dos outros livros, basta clicar nos itens abaixo:
a Rafflecopter giveaway

0 comentários:

Postar um comentário

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.