Percy Bysshe Shelley (1792-1822) forma, ao lado de Lord Byron e John Keats, a tríade de grandes poetas do romantismo inglês, que tanta influência exerceu sobre a literatura brasileira. Apesar disso, a maior parte de sua obra permanecia sem tradução.
A fim de ampliar o leque de obras do poeta disponíveis para o leitor brasileiro, apresentamos mais extensa seleção de poemas de Percy Shelley já publicada em língua portuguesa. Compõe o livro a primeira tradução poética do longo poemaPrometeu Desacorrentado, além de poemas representativos da breve carreira do poeta, como “Alastor”, “Ozimândias” e os dedicados a criticar Wordsworth e Coleridge.
Esta antologia, preparada por e com cuidadosa tradução de Adriano Scandolara, procura manter o vigor dos poemas originais. Uma oportuna introdução à poesia de Shelley.
Sobre o que fala um grande poema? A criação do mundo, o amor, uma guerra, um herói? Também pode ser uma aldeia, um rio, uma pedra, um mosquito. O tema varia do grandioso ao ínfimo, a critério do poeta. A partir de um tema aparentemente árido (o calendário romano instituído por Augusto), Ovídio faz um lindo poema que fala da cultura de Roma.
Então amigos, o que acharam da novidade?
Gostei de todos os lançamentos do Grupo Autêntica em especial o volume Fastos - Públio Ovídio Nasão a sinopse me chamou muita atenção =D
ResponderExcluirOi Clarice, desta vez nenhum me incomodou.
ExcluirBjs, Rose.
oi amoreco, como vai? escute a seleção esta bem diversificada e super interessante, eu fiquei bem curiosa por histórias da AIDS
ResponderExcluirfelicidadeemlivros.blogspot.com.br
Oi Thaila, acho que este foi o mais interessante, apesar de não ter intenção de ler no momento.
ExcluirBjs, Rose.
Olá, Rose.
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler Histórias da AIDS, parece ser uma obra diferenciada e interessante. Os demais livros também me pareceram bons, mas esse foi o que mais chamou a minha atenção.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.
Este também me chamou atenção, apesar de não querer ler no momento.
ExcluirBjs, Rose.