#Resenha A Agenda



Olá leitores da Fábrica de Convites, resenha nacional boa de apreciar, acompanhem!
 A Agenda - João Varella
240 páginas - Selo Novas Páginas

RESUMO SINÓPTICO: 

Sandra é diretora da Faculdade de Marketing GT, empresa de educação, é um complexo educacional. É uma profissional exemplar, exigente e tem tudo organizado em uma agenda física, não se rendeu a tecnologia, pelo menos não ao que se refere as atividades diárias. Tem uma rotina rígida e a cumpri à risca.

Edilene é a secretária (e amiga??) de Sandra. Conhece cada gesto dela e sabe o momento certo para abordá-la e qual hora falar o que deve ou não.  

Felipe é o novo estagiário da Germano Thomas (GT) e trabalha no núcleo de Sandra, porém é ambicioso e não está conformado com as tarefas burocráticas que o colocaram para fazer. Ele gostaria de trabalhar com a produção visual dos informativos e jornais, estudava para isso.

Sandra não é muito boa em seus relacionamentos pessoais. Acabou de ser largada por seu último namorado e para sair da tristeza, se envolve com Felipe, que é muito mais novo que ela, porém no momento, a satisfaz. Ela o usa de várias  formas e ele acha que está em ascensão por estar envolvido com a diretora.

Carrano é poeta de rua. Ganha dinheiro vendendo seus poemas. Mora com Binho, seu sobrinho estudioso, gosta de ler e escrever, é aluno exemplar. O pai é presidiária e a mãe o abandonou, por isso, foi morar com Carrano.

Carrano resolve presentear o sobrinho com um vídeo game, que é o único passatempo do garoto. Resolve gastar os últimos trocados que tem no bolso, voltando para casa de táxi, assim não corria o risco de ser assaltado com o vídeo game. Acaba pegando o táxi onde Sandra acabou de descer e deixou sua agenda. Ao chegar em casa, deixou a sacola com o vídeo game, suas poesias e a agenda de Sandra em cima da mesa e foi dormir, estava cansado e alcoolizado.

Binho ao chegar da escola, arruma a sacola e percebe o vídeo game, fica feliz, embora não seja do último modelo como é o dos amigos. Arruma os poemas do tio e a agenda em cima da mesa. Passado alguns dias Carrano descobre a tal agenda e vê o endereço de Sandra, foi lá e entregou ao porteiro com o nº de telefone dele.

Sandra passado o desespero por ter perdido a tal agenda, ganha de Felipe uma nova agenda, onde começa novamente sua rotina. Ao chegar em casa um dia, o porteiro a entrega a antiga agenda, mas ao abri-la, vê que tem algumas páginas rasgadas e outras rabiscadas com pensamentos. Todos os dias a abre e lê o que tem escrito e passa a mudar sua vida por causa daqueles pensamentos.

Sandra envolve-se com Carrano, acreditando ser ele o autor daqueles pensamentos. E esse relacionamento causará além de uma mudança radical em sua vida, uma nova perspectiva...




ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Confesso que o início do livro foi um tanto maçante e sem grandes atrativos, quase desisti da leitura, mas... como sou persistente, resolvi ir até o fim e foi bom porque o livro melhora um pouco após o 3º ou 4º capítulo, trazendo um drama até certo ponto interessante.

O enredo é inusitado, disso não tenho dúvidas, porque nunca li ou ouvi falar de um conteúdo desse tipo. Não sei se o considero um romance genuíno, pois as relações e envolvimentos são superficiais, entretanto, o quanto uma vida pode ser mudada por meros pensamentos lidos em uma agenda diariamente e o equívoco cometido por Sandra, por sua falta de cultura em outros assuntos que não o de sua área de atuação profissional, faz com que pensemos e repensemos sobre as atitudes precipitadas que tomamos diariamente.

O final totalmente inusitado e surpreendente é que dá valor ao livro. Não tem como não ficar chocado e surpreso, por isso e pelos lindos pensamentos de autores renomados expostos no decorrer da leitura, valem a pena dar uma oportunidade de leitura ao livro.

Deixo clara que essa  é minha opinião pessoal, outras pessoas podem achar o livro muito bom, na minha humilde opinião é de médio para bom, mas a leitura é válida pelas experiências únicas vividas no livro.


NOTA: 3,90  de 5,00


cheirinhos
Rudy







0 comentários:

Postar um comentário

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.