#Resenha Simon vs. a Agenda Homo Sapiens

Oi amigos, hoje tenho uma resenha muito especial para fazer para vocês. Convido a todos a perderem um pouquinho de seu tempo para conhecerem Simon.
Simon vs. a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
272 páginas - Editora Intríseca
Ai gente, nem sei por onde começar a falar deste livro...
Simon tem 16 anos e mora em Shady Creek com seus pais e suas duas irmãs, Alice e Nora. Carismático, tem 2 amigos inseparáveis, Nick e a Leah, mas a Abby também está entrando neste grupo, que na hora do almoço escolar se estende ainda mais.
Simon é um bom aluno, e participa do grupo de teatro da escola. De sorriso fácil, leva a vida como todo garoto de sua idade. O que ninguém sabe, é que Simon é gay.
Aliás, ninguém não, pois Blue sabe. Mas quem é Blue? Blue meus amigos, é um amigo que Simon conheceu por um acaso e que durante um tempo vem trocando e-mails com ele. Acontece, que nem Blue e nem Simon se conhecem pessoalmente. Eles não sabem a identidade real de cada um. Sabem apenas que estudam na mesma escola. Eles se correspondem através de pseudônimos, onde Simon é Jaques. Blue também é gay, e ambos guardam este segredo para si e só conversam sobre isso nos emails.
Deito na cama sem entrar debaixo das cobertas. Odeio bagunçar o lençol sem necessidade. Sei que é estranho, mas faço a cama todos os dias, embora o resto do quarto seja um elo perdido de papéis e roupas sujas e livros amontoados de coisas. Às vezes, sinto como se minha cama fosse um bote salva-vidas.
O que eu gostei neste história toda, é que Simon não tem vergonha ou medo de ser gay. Ele só não assume isso porque ainda não está pronto. Ele sabe que sua família vai aceitar "na boa", assim como seus principais amigos. Para ele, apenas não chegou a hora certa. E assim parece ser para Blue.
A história muda um pouco quando entra na jogada Martin Addison, um garoto que estuda com Simon e que acaba descobrindo por um acaso esta troca de emails.
E eu odeio quando as pessoas dizem isso. Eu também me sinto seguro quanto à minha masculinidade. Sentir-se seguro quanto à sua masculinidade não é a mesma coisa que ser hétero.
Martin é um nerd desajeitado que está apaixonado por Abby, mas não sabe como conquistar a garota. De posse de alguns emails, ele faz chantagem com Simon, onde em troca de seu silêncio, Simon o ajudaria a conquistar a Abby, que é muito amiga dele. A princípio Simon tenta resistir, mas sem querer que Blue seja atingido, acaba cedendo e levando em banho Maria esta situação.
Enquanto isso, ele e Blue acabam se aproximando e aprofundando a relação nos emails. Fica nítido que eles estão se apaixonando. Aliás, é bonito ver a confiança que um vem desenvolvendo no outro. Blue está querendo assumir para a família, e Simon lhe dá todo o apoio. Mesmo assim, ele ainda não consegue convencer Blue de que devem se conhecer pessoalmente.
As aulas vão seguindo e Simon vai se equilibrando entre a curiosidade de conhecer pessoalmente Blue, as chantagens de Martin e o fato de não saber se já é hora dele mesmo sair do armário.
Mas é em pleno recesso de Natal que a bomba explode e Simon tem que decidir o que quer fazer. O seu maior medo é  perder Blue nesta confusão.
As coisas andam estranhas, e ele já começa a imaginar Blue em outros garotos. Decidido a resolver a situação de uma vez por todas, ele resolve aproveitar a apresentação de teatro e bola um plano. Ele precisa saber se desiste de tudo e segue em frente ou se vale a pena lutar. É quando ele precebe algo que muda tudo. Como ele não tinha visto isso antes? Agora é torcer para que este tempo perdido não tenha destruído tudo.
Claro, porque afinal tem pouca merda acontecendo na minha vida, né? Sou uma piada para as pessoas na escola, não consigo parar de pensar em um garoto, por quem acho que estou apaixonado, e ele pode ser uma pessoa que não suporto. E tenho certeza de que vou vomitar hoje.
Este livro é simplesmente fofo de tudo! Eu fiquei apaixonada por Simon, mas não daquela forma que sou apaixonada pelo Jamies (Outlander) ou pelo Roarke (Série Mortal). Aqui é outro tipo de amor, talvez um amor para com um filho, afinal Simon teria idade para ser meu filho.
O enredo é bem americano, ao longo da história notamos várias características da cultura e dos costumes americanos. Uma coisa que gostei muito foi a construção dos personagens. Não tem nenhum que tenha me desagradado. Mesmo Martin, nosso chantagista. Ele foi sim um cretino/idiota, mas ele não é aquela pessoa má, com sentimentos de querer fazer mal ao outro. 
O tema bullying também é abordado, como não poderia deixar de ser, mas não é o foco do livro. Mesmo assim gostei de ver como ele foi combatido.
A família de Simon é uma comédia, adorei os pais dele, assim como as irmãs. Aliás, que bonito a relação entre eles. É tão bom ler e principalmente sentir aquela relação verdadeira de família. Até por isso Simon é do jeito que é, ele tem base estrutural, coisa que tem faltado muito por aí.
Aliás, a lição de moral que Simon deu em Martin é outro destaque que cito do livro. As cenas finais foram de uma delicadeza e beleza sem iguais. São cenas muito own.
Não tenho nada para reclamar do livro, a não ser que ele acabou muito rápido. Recomendo para todos. 
Ah, se no autografo da autora ela escreveu que Simon me ama, hoje sou eu que escrevo: "Rose ama Simon <3 font="">

Para finalizar vou deixar um vídeo da autora onde ela apresenta seu livro:

*Este livro foi uma cortesia da editora.

68 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não imaginava que tinha uma temática tão fofa e leve. O desenvolvimento deve ter sido super fluído e a capa é bem legal também.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda, está entre os melhores que li este ano.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Esse livro não me é estranho, acho que já vi a capa em algum lugar.
    A sua resenha ficou muito boa. Achei legal que o livro é leve e tem um desenvolvimento que envolve. No momento não pretendo ler, quem saber em outra oportunidade?
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter visto sim, ainda mais porque a autora foi uma das atrações da bienal.
      Bjs

      Excluir
  3. Ola
    Ja li algumas resenhas sobre esse livro e nao tenho duvidas de que deve ser muito especial. Esta na minha lista de desejados e pretendo ler logo. Fiquei bem curiosa sobre o desenvolvimento de Simon e as demais caracteristicas. E que show o autógrafo <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, não deixe de ler, ele é muito bom. O autógrafo ficou muito fofo, né?
      Bjs

      Excluir
  4. Olá, eu acho livros como esse uma coisa muito importante de ser trabalhada. Existem vários Simons por aí que convive com homossexualidade e que não assume ela. Não é vergonha, como o que foi exposto, é apenas não estar pronto para assumir ou quem sabe enfrentar questões como essa em casa, com os amigos, entre outras coisas. Quero muito ler esse livro. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catiele, o livro está ótimo, leia sim.
      Bjs

      Excluir
  5. oi, Rose... eu vi esse livro a primeira vez num evento que a editora fez por aqui.. lembro que na época fiquei bem curiosa com ele,gosto da temática... meu receio é em como ela tá sendo abordada, pois percebi que ele tem uma trama ligeiramente diferente de outros livros do gênero...
    mas só lendo mesmo pra descobrir...espero gostar...

    que fofinha a autora :D
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, não li muitos livros com a temática sobre o homossexualismo. O que posso dizer é que aqui nada me pareceu forçado ou aquele sentimento de culpa e vergonha. Eu conseguia ver a imagem na minha cabeça deles juntos. E o mais importante, eu via o amor, carinho e respeito entre eles.
      Bjs

      Excluir
  6. Rose querida, confesso que fiquei bastante curiosa para realizar a leitura desse livro principalmente por envolver um assunto tão importante na atualidade que estamos vivendo, dica super anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Morgs, ele é ótimo e muito fofo!
      Bjs

      Excluir
  7. pelo título não era um livro que eu acreditaria ser uma leitura para mim, mas a sua resenha mudou minha opinião completamente

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Rose,
    Então você leu Simon FOFURA vs. a agenda homo sapiens. Assim que terminei de ler esse livro fiquei vários dias vomitando arco-íris rs.
    Tive a mesna sensação que você de o personagem ser apaixonante, mas, igualmente, senti uma espécie de amor mais maternal e menos homem/mulher. Acho que o bullying foi muito bem tratado nesse filme e pode fazer muitos intolerantes abrirem os olhos.
    Bateu uma baita vontade de reler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simon fofura mesmo! Ainda hoje, fecho os olhos e consigo ver as cenas finais, a partir do parque nainha frente. Achei tão lindas e delicadas.
      Bjs

      Excluir
  9. Rose!
    Simon realmente parece bem resolvido, embora ainda não tenha assumido publicamente sua posição gay.
    E que cabrinha safadinho esse colega que o chantageia, hein?
    Fato é que deve ser um bom livro de ser lido ainda mais que aborda o bullying também.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha ficou ótimo, e só me deixou mais curiosa pra conhecer o livro!
    Já ouvi falar muito dele, mas pensei que o tema central era o bullying, hahah.
    Que legal que você não tem nenhuma reclamação dele e adorou todos os personagens. Tinha que ser da Intrínseca, né? Sempre com os melhores livros <3
    Espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, nao, o tema central mesmo é o homossexualismo.
      Bjs

      Excluir
  11. Oie, Rose. A princípio achei o título esquisito heheh Mas não tem como não se encantar com sua resenha. Já fico imaginando quando o Blue finalmente aparecerá? Será que tem algo mais nesse mistério? Os temas envolvidos, o bullying e o próprio "antagonista" parece que só fazem enriquecer um enredo que por si já é bem legal. Adorei e já add na minha lista.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que o título minha única reclamação deste livro.
      Bjs

      Excluir
  12. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas já vi a sua capa algures! :) Não sei se e muito o meu tipo de leitura, mas fiquei curioso, de qualquer das formas! :)

    Bem, eu quero ler o livro e gostei que o tema do bullying tivesse aparecido (ainda que pouco..) e que te tenhas sentido integrada naquela família meio louca, e com personagens que cativam a leitura! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conoforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a família do Simon. Você sente amor em seu núcleo.
      Bjs

      Excluir
  13. Eu já ouvia falar do livro e gostei de saber que a leitura foi boa para você. Achei bem legal o autografo =D Acho que a leitura deve ser muito rápida mesmo e pela maneira como você falou da obra, eu tenho quase certeza de que ficaria bem empolgada e que a leitura poderia ser muito gostosa para mim também. Só acho essa capa bem estranha e o titulo também kkk

    ResponderExcluir
  14. Oii Rose, como vai? Gostei da resenha e saber que gostou tanto desse livro. Minha irmã leu recentemente e adorou também! A premissa muito me interessa e tenho quase certeza que iria gostar da leitura! Espero ter a oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Rose!!
    Gostei muito da sua resenha, a premissa é muito interessante e de verdade a resenha deixou mais interessante, gostaria de saber como ele resolverá a situação.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  16. Oi. Quero muito ler esse livro, vou formar um grupo de leitura com adolescentes e quero saber da disponibilidade de usá-lo. Gostei de sua resenha. A capa do livro já é fofinha, não duvido que o enredo seja também. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, você que trabalha com adolescentes, é uma boa oportunidade este livro.
      Bja

      Excluir
  17. Oi Rose!
    Adorei seu post
    Já estava curiosa e agora quero ainda mais ler este livro.
    Já esta na mi nha lista
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Muita gente elogia mesmo essa história! eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo fazer, está na minha wishlist. Espero amar o Simon da mesma forma que você amou. Anotei a dica.!!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  19. OI Rose, tenho muita curiosidade de conhecer esse livro. Parece mesmo ser muito fofo e o tema é bastante atual. Adorei o fato da família do Simon ser tão carinhosa com ele, imagino que seria ainda mais difícil se todos tivessem a mente mais "fechada" para um assunto tão delicado quando a homossexualidade. Já está na minha lista, gostaria de entender o título do livro rs
    Ótima resenha, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, este título foi a única coisa que não gostei muito, e até agora não posso dizer que entendi muito bem.
      Bjs

      Excluir
  20. Oi Rose!
    Eu adoro livros com essa temática LGBT, aprendo muito e acho uma leitura super válida para os dias de hoje, onde as pessoas só julgam, seria ótimo se as pessoas tivessem mais contato com esse tipo de livro. Fiquei ainda com mais vontade de conferir essa história e espero conseguir!

    Beijos
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lieouita coisa do gênero, mas este estauito bem feito.
      Bjs

      Excluir
  21. Esse livro é muito bom, sobretudo considerando o momento atual, em que precisamos exercitar mais a tolerância e a aceitação. Fiz essa leitura sem muitas expectativas, mas concluí o livro encantada. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li sem muitas expectativas e não teve como não se apaixonar.
      Bjs

      Excluir
  22. Não costumo ler livros desse gênero, na verdade, até hoje só encontrei um que me envolveu de verdade, e depois de um tempo, acabei deixando o gênero um pouco de lado. Queria ler algo que saísse dessa linha de bullying e fosse algo mais fortificado, em apreciar as características do personagem mesmo. Então, por esse motivo, passo a dica de hoje, mas a resenha está ótima.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy, o bullying não é o foco do enredo, mas.nao poderia faltar em um enredo que envolve adolescentes e homossexualismo.
      Bja

      Excluir
  23. Oi Rose,
    Lembro que logo que esse livro foi lançado teve uma divulgação bem intensiva sobre o livro é fico feliz que você tenha gostado bastante da história. Imagino que seja um romance bem fofo mesmo e fico na torcida para que Simon e Blue se encontrem pessoalmente e possam revelar seu amor um para o outro. Eu estou com esse livro na minha lista de leitura e assim que eu tiver a oportunidade pretendo ler...
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro, mas adorei a premissa, não vemos muito livros em que o protagonista é gay e sabe disso e não tem medo do que é, achei isso muito interessante. A diagramação também parece linda e isso sempre é um ponto positivo para a leitura né. Adorei sua resenha, ficou muito bem escrito e ficou nítido o carinho que você tem com esse personagem, até eu curti <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian Simon é um personagem encantador. Ele tem suas dívidas, normais de adolescentes, mas nada relaa sua sexualidade.
      Bjs

      Excluir
  25. Oi!!
    Nossa esse livro parece ser fascinante, me peguei hipnotizada pela tua resenha, legal isso de Simon não ter vergonha de ser gay.
    Eu vou anotar o nome e procurar esse livro na livraria, adorei que você se apaixonou pelo personagem, mas como se fosse mãe e filho, pelo visto o personagem é mesmo cativante.
    Adorei a resenha e a dica de leitura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Olá moça, como vai?

    Não conhecia nem autor e nem a obra, mas sua resenha ficou boa!
    Gostei de como colocou algumas frases do livro, por outro lado, achei que você deu uma "exagerada", dando alguns spoilers desnecessários e gostei de ter falado dos personagens.
    O livro parece ser bem gostoso de ler, anotei a dica!

    Beijos ⚛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, acredite não há nenhum spoiler na resenha.
      Bjs

      Excluir
  27. Oi, tudo bem?
    Confesso que esse livro sempre chamou a minha atenção por causa dessa capa linda e agora lendo sua resenha fiquei mais animada ainda. A premissa é bem curiosa e fiquei super ansiosa para saber quem é o Blue e quais os problemas que o nosso protagonista vai enfrentar. Enfim, parece ser uma leitura muito fofa e agradavel mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Oiii!!!
    Eu ainda não conhecia esse livro. Gostei da história pelo que li na sua resenha. O livro "Will&Will" acontece algo parecido. Um dos personagens se correspondia por e-mail com outra pessoa e ambos eram gays. A diferença é que no livro que eu li, isso não termina bem. Fiquei interessada nessa história, eu não tinha lido nenhuma resenha desse livro antes, e saber que o personagem leva numa boa ser gay, e sabe que vai ser aceito, só não teve coragem de se assumir ainda, acredito que isso é muito comum de acontecer. Espero ter a oportunidade de ler mais para frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li Will&Will então não tenho base para comparar. Mas posso garantir que este é muito bom.
      Bjs

      Excluir
  29. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu já vi esse livro e antes e um monte de gente comentando super bem a obra.
    Só conhecia a autora por vistas mesmo e nunca li nada dela. O livro realmente não me chama a atenção e não me vejo interessada por ele. Estou fugindo de muitos YA ultimamente e preferindo mais a fantasia.
    Ah, achei legal esse autografo da autora.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  30. Oi Rose!
    Eu já vi algumas vezes esse livro nas livrarias e sempre vejo o pessoal comentando sobre ele, mas do mesmo jeito que você adorou, também já vi algumas resenhas negativas sobre ele. E não sei eu iria gostar tanto assim da leitura.
    Eu sei que preciso ler mais livros que abortam a homossexualidade, por enquanto só li um que não gostei muito... Mas não sei se esse é um bom livro para tentar dar uma chance.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quarenta-dias-sem-sombra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este eu acho que é o segundo que leio sobre homossexualismo, sem contar os personagens da série IAn. O enredo é muito bem construído. Acho difícil você não gostar, mesmo que menos do que eu.
      Bjs

      Excluir
  31. Olá!
    Eu tinha até esquecido desse livro, acredita? Achei muito legal o autor montar um protagonista que é muito diferente do que geralmente vemos em livros com essa temática. Fiquei bem curiosa sobre essa lição que o personagem deu no Martin e achei bem legal que, apesar das diferenças, o tema bullying também foi bem abordado. Adorei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina acho que um livro com adolescentes e homossexualismo não poderia faltar um pouco de bullying e aqui veio na medida certa.
      Bjs

      Excluir
  32. Olá
    Lembro de ouvir falarem muito desss livro assim que ele foi lançado e eu queria muito ler mas esqueci completamente dele com o tempo mas agor a que li sua resenha quero me apaixonar pelo simon tambem e descobrir quem é o blue finalmente

    ResponderExcluir
  33. Rose, acho essa autora tão fofa que até queria ter vontade de ler o livro, mas ele não me atrai. Mesmo o bullying não sendo o tema principal só de saber que está presente me dá vontade de passar longe, o tema me cansou demais, sabe? Talvez um dia eu leia, mas por enquanto não. É uma pena, depois de ver você elogiar tanto surgiu até uma pontada de curiosidade... Rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, não deixe de ler por conta do bullying, apesar dele aparecer, não é nada forçado e nem tem tanto espaço.
      Bjs

      Excluir

  34. Oii, tudo bem?
    Tenho ouvido e lido o pessoal falar maravilhas desse livro que eu estou super curiosa para fazer a leitura. Ainda mais depois da resenha maravilhosa que você fez.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha Simon vs. a Agenda Homo Sapiens

Oi amigos, hoje tenho uma resenha muito especial para fazer para vocês. Convido a todos a perderem um pouquinho de seu tempo para conhecerem Simon.
Simon vs. a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
272 páginas - Editora Intríseca
Ai gente, nem sei por onde começar a falar deste livro...
Simon tem 16 anos e mora em Shady Creek com seus pais e suas duas irmãs, Alice e Nora. Carismático, tem 2 amigos inseparáveis, Nick e a Leah, mas a Abby também está entrando neste grupo, que na hora do almoço escolar se estende ainda mais.
Simon é um bom aluno, e participa do grupo de teatro da escola. De sorriso fácil, leva a vida como todo garoto de sua idade. O que ninguém sabe, é que Simon é gay.
Aliás, ninguém não, pois Blue sabe. Mas quem é Blue? Blue meus amigos, é um amigo que Simon conheceu por um acaso e que durante um tempo vem trocando e-mails com ele. Acontece, que nem Blue e nem Simon se conhecem pessoalmente. Eles não sabem a identidade real de cada um. Sabem apenas que estudam na mesma escola. Eles se correspondem através de pseudônimos, onde Simon é Jaques. Blue também é gay, e ambos guardam este segredo para si e só conversam sobre isso nos emails.
Deito na cama sem entrar debaixo das cobertas. Odeio bagunçar o lençol sem necessidade. Sei que é estranho, mas faço a cama todos os dias, embora o resto do quarto seja um elo perdido de papéis e roupas sujas e livros amontoados de coisas. Às vezes, sinto como se minha cama fosse um bote salva-vidas.
O que eu gostei neste história toda, é que Simon não tem vergonha ou medo de ser gay. Ele só não assume isso porque ainda não está pronto. Ele sabe que sua família vai aceitar "na boa", assim como seus principais amigos. Para ele, apenas não chegou a hora certa. E assim parece ser para Blue.
A história muda um pouco quando entra na jogada Martin Addison, um garoto que estuda com Simon e que acaba descobrindo por um acaso esta troca de emails.
E eu odeio quando as pessoas dizem isso. Eu também me sinto seguro quanto à minha masculinidade. Sentir-se seguro quanto à sua masculinidade não é a mesma coisa que ser hétero.
Martin é um nerd desajeitado que está apaixonado por Abby, mas não sabe como conquistar a garota. De posse de alguns emails, ele faz chantagem com Simon, onde em troca de seu silêncio, Simon o ajudaria a conquistar a Abby, que é muito amiga dele. A princípio Simon tenta resistir, mas sem querer que Blue seja atingido, acaba cedendo e levando em banho Maria esta situação.
Enquanto isso, ele e Blue acabam se aproximando e aprofundando a relação nos emails. Fica nítido que eles estão se apaixonando. Aliás, é bonito ver a confiança que um vem desenvolvendo no outro. Blue está querendo assumir para a família, e Simon lhe dá todo o apoio. Mesmo assim, ele ainda não consegue convencer Blue de que devem se conhecer pessoalmente.
As aulas vão seguindo e Simon vai se equilibrando entre a curiosidade de conhecer pessoalmente Blue, as chantagens de Martin e o fato de não saber se já é hora dele mesmo sair do armário.
Mas é em pleno recesso de Natal que a bomba explode e Simon tem que decidir o que quer fazer. O seu maior medo é  perder Blue nesta confusão.
As coisas andam estranhas, e ele já começa a imaginar Blue em outros garotos. Decidido a resolver a situação de uma vez por todas, ele resolve aproveitar a apresentação de teatro e bola um plano. Ele precisa saber se desiste de tudo e segue em frente ou se vale a pena lutar. É quando ele precebe algo que muda tudo. Como ele não tinha visto isso antes? Agora é torcer para que este tempo perdido não tenha destruído tudo.
Claro, porque afinal tem pouca merda acontecendo na minha vida, né? Sou uma piada para as pessoas na escola, não consigo parar de pensar em um garoto, por quem acho que estou apaixonado, e ele pode ser uma pessoa que não suporto. E tenho certeza de que vou vomitar hoje.
Este livro é simplesmente fofo de tudo! Eu fiquei apaixonada por Simon, mas não daquela forma que sou apaixonada pelo Jamies (Outlander) ou pelo Roarke (Série Mortal). Aqui é outro tipo de amor, talvez um amor para com um filho, afinal Simon teria idade para ser meu filho.
O enredo é bem americano, ao longo da história notamos várias características da cultura e dos costumes americanos. Uma coisa que gostei muito foi a construção dos personagens. Não tem nenhum que tenha me desagradado. Mesmo Martin, nosso chantagista. Ele foi sim um cretino/idiota, mas ele não é aquela pessoa má, com sentimentos de querer fazer mal ao outro. 
O tema bullying também é abordado, como não poderia deixar de ser, mas não é o foco do livro. Mesmo assim gostei de ver como ele foi combatido.
A família de Simon é uma comédia, adorei os pais dele, assim como as irmãs. Aliás, que bonito a relação entre eles. É tão bom ler e principalmente sentir aquela relação verdadeira de família. Até por isso Simon é do jeito que é, ele tem base estrutural, coisa que tem faltado muito por aí.
Aliás, a lição de moral que Simon deu em Martin é outro destaque que cito do livro. As cenas finais foram de uma delicadeza e beleza sem iguais. São cenas muito own.
Não tenho nada para reclamar do livro, a não ser que ele acabou muito rápido. Recomendo para todos. 
Ah, se no autografo da autora ela escreveu que Simon me ama, hoje sou eu que escrevo: "Rose ama Simon <3 font="">

Para finalizar vou deixar um vídeo da autora onde ela apresenta seu livro:

*Este livro foi uma cortesia da editora.

68 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não imaginava que tinha uma temática tão fofa e leve. O desenvolvimento deve ter sido super fluído e a capa é bem legal também.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda, está entre os melhores que li este ano.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Esse livro não me é estranho, acho que já vi a capa em algum lugar.
    A sua resenha ficou muito boa. Achei legal que o livro é leve e tem um desenvolvimento que envolve. No momento não pretendo ler, quem saber em outra oportunidade?
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter visto sim, ainda mais porque a autora foi uma das atrações da bienal.
      Bjs

      Excluir
  3. Ola
    Ja li algumas resenhas sobre esse livro e nao tenho duvidas de que deve ser muito especial. Esta na minha lista de desejados e pretendo ler logo. Fiquei bem curiosa sobre o desenvolvimento de Simon e as demais caracteristicas. E que show o autógrafo <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, não deixe de ler, ele é muito bom. O autógrafo ficou muito fofo, né?
      Bjs

      Excluir
  4. Olá, eu acho livros como esse uma coisa muito importante de ser trabalhada. Existem vários Simons por aí que convive com homossexualidade e que não assume ela. Não é vergonha, como o que foi exposto, é apenas não estar pronto para assumir ou quem sabe enfrentar questões como essa em casa, com os amigos, entre outras coisas. Quero muito ler esse livro. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catiele, o livro está ótimo, leia sim.
      Bjs

      Excluir
  5. oi, Rose... eu vi esse livro a primeira vez num evento que a editora fez por aqui.. lembro que na época fiquei bem curiosa com ele,gosto da temática... meu receio é em como ela tá sendo abordada, pois percebi que ele tem uma trama ligeiramente diferente de outros livros do gênero...
    mas só lendo mesmo pra descobrir...espero gostar...

    que fofinha a autora :D
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, não li muitos livros com a temática sobre o homossexualismo. O que posso dizer é que aqui nada me pareceu forçado ou aquele sentimento de culpa e vergonha. Eu conseguia ver a imagem na minha cabeça deles juntos. E o mais importante, eu via o amor, carinho e respeito entre eles.
      Bjs

      Excluir
  6. Rose querida, confesso que fiquei bastante curiosa para realizar a leitura desse livro principalmente por envolver um assunto tão importante na atualidade que estamos vivendo, dica super anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Morgs, ele é ótimo e muito fofo!
      Bjs

      Excluir
  7. pelo título não era um livro que eu acreditaria ser uma leitura para mim, mas a sua resenha mudou minha opinião completamente

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Rose,
    Então você leu Simon FOFURA vs. a agenda homo sapiens. Assim que terminei de ler esse livro fiquei vários dias vomitando arco-íris rs.
    Tive a mesna sensação que você de o personagem ser apaixonante, mas, igualmente, senti uma espécie de amor mais maternal e menos homem/mulher. Acho que o bullying foi muito bem tratado nesse filme e pode fazer muitos intolerantes abrirem os olhos.
    Bateu uma baita vontade de reler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simon fofura mesmo! Ainda hoje, fecho os olhos e consigo ver as cenas finais, a partir do parque nainha frente. Achei tão lindas e delicadas.
      Bjs

      Excluir
  9. Rose!
    Simon realmente parece bem resolvido, embora ainda não tenha assumido publicamente sua posição gay.
    E que cabrinha safadinho esse colega que o chantageia, hein?
    Fato é que deve ser um bom livro de ser lido ainda mais que aborda o bullying também.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha ficou ótimo, e só me deixou mais curiosa pra conhecer o livro!
    Já ouvi falar muito dele, mas pensei que o tema central era o bullying, hahah.
    Que legal que você não tem nenhuma reclamação dele e adorou todos os personagens. Tinha que ser da Intrínseca, né? Sempre com os melhores livros <3
    Espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, nao, o tema central mesmo é o homossexualismo.
      Bjs

      Excluir
  11. Oie, Rose. A princípio achei o título esquisito heheh Mas não tem como não se encantar com sua resenha. Já fico imaginando quando o Blue finalmente aparecerá? Será que tem algo mais nesse mistério? Os temas envolvidos, o bullying e o próprio "antagonista" parece que só fazem enriquecer um enredo que por si já é bem legal. Adorei e já add na minha lista.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que o título minha única reclamação deste livro.
      Bjs

      Excluir
  12. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas já vi a sua capa algures! :) Não sei se e muito o meu tipo de leitura, mas fiquei curioso, de qualquer das formas! :)

    Bem, eu quero ler o livro e gostei que o tema do bullying tivesse aparecido (ainda que pouco..) e que te tenhas sentido integrada naquela família meio louca, e com personagens que cativam a leitura! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conoforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a família do Simon. Você sente amor em seu núcleo.
      Bjs

      Excluir
  13. Eu já ouvia falar do livro e gostei de saber que a leitura foi boa para você. Achei bem legal o autografo =D Acho que a leitura deve ser muito rápida mesmo e pela maneira como você falou da obra, eu tenho quase certeza de que ficaria bem empolgada e que a leitura poderia ser muito gostosa para mim também. Só acho essa capa bem estranha e o titulo também kkk

    ResponderExcluir
  14. Oii Rose, como vai? Gostei da resenha e saber que gostou tanto desse livro. Minha irmã leu recentemente e adorou também! A premissa muito me interessa e tenho quase certeza que iria gostar da leitura! Espero ter a oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Rose!!
    Gostei muito da sua resenha, a premissa é muito interessante e de verdade a resenha deixou mais interessante, gostaria de saber como ele resolverá a situação.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  16. Oi. Quero muito ler esse livro, vou formar um grupo de leitura com adolescentes e quero saber da disponibilidade de usá-lo. Gostei de sua resenha. A capa do livro já é fofinha, não duvido que o enredo seja também. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, você que trabalha com adolescentes, é uma boa oportunidade este livro.
      Bja

      Excluir
  17. Oi Rose!
    Adorei seu post
    Já estava curiosa e agora quero ainda mais ler este livro.
    Já esta na mi nha lista
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Muita gente elogia mesmo essa história! eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo fazer, está na minha wishlist. Espero amar o Simon da mesma forma que você amou. Anotei a dica.!!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  19. OI Rose, tenho muita curiosidade de conhecer esse livro. Parece mesmo ser muito fofo e o tema é bastante atual. Adorei o fato da família do Simon ser tão carinhosa com ele, imagino que seria ainda mais difícil se todos tivessem a mente mais "fechada" para um assunto tão delicado quando a homossexualidade. Já está na minha lista, gostaria de entender o título do livro rs
    Ótima resenha, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, este título foi a única coisa que não gostei muito, e até agora não posso dizer que entendi muito bem.
      Bjs

      Excluir
  20. Oi Rose!
    Eu adoro livros com essa temática LGBT, aprendo muito e acho uma leitura super válida para os dias de hoje, onde as pessoas só julgam, seria ótimo se as pessoas tivessem mais contato com esse tipo de livro. Fiquei ainda com mais vontade de conferir essa história e espero conseguir!

    Beijos
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lieouita coisa do gênero, mas este estauito bem feito.
      Bjs

      Excluir
  21. Esse livro é muito bom, sobretudo considerando o momento atual, em que precisamos exercitar mais a tolerância e a aceitação. Fiz essa leitura sem muitas expectativas, mas concluí o livro encantada. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li sem muitas expectativas e não teve como não se apaixonar.
      Bjs

      Excluir
  22. Não costumo ler livros desse gênero, na verdade, até hoje só encontrei um que me envolveu de verdade, e depois de um tempo, acabei deixando o gênero um pouco de lado. Queria ler algo que saísse dessa linha de bullying e fosse algo mais fortificado, em apreciar as características do personagem mesmo. Então, por esse motivo, passo a dica de hoje, mas a resenha está ótima.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy, o bullying não é o foco do enredo, mas.nao poderia faltar em um enredo que envolve adolescentes e homossexualismo.
      Bja

      Excluir
  23. Oi Rose,
    Lembro que logo que esse livro foi lançado teve uma divulgação bem intensiva sobre o livro é fico feliz que você tenha gostado bastante da história. Imagino que seja um romance bem fofo mesmo e fico na torcida para que Simon e Blue se encontrem pessoalmente e possam revelar seu amor um para o outro. Eu estou com esse livro na minha lista de leitura e assim que eu tiver a oportunidade pretendo ler...
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro, mas adorei a premissa, não vemos muito livros em que o protagonista é gay e sabe disso e não tem medo do que é, achei isso muito interessante. A diagramação também parece linda e isso sempre é um ponto positivo para a leitura né. Adorei sua resenha, ficou muito bem escrito e ficou nítido o carinho que você tem com esse personagem, até eu curti <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian Simon é um personagem encantador. Ele tem suas dívidas, normais de adolescentes, mas nada relaa sua sexualidade.
      Bjs

      Excluir
  25. Oi!!
    Nossa esse livro parece ser fascinante, me peguei hipnotizada pela tua resenha, legal isso de Simon não ter vergonha de ser gay.
    Eu vou anotar o nome e procurar esse livro na livraria, adorei que você se apaixonou pelo personagem, mas como se fosse mãe e filho, pelo visto o personagem é mesmo cativante.
    Adorei a resenha e a dica de leitura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Olá moça, como vai?

    Não conhecia nem autor e nem a obra, mas sua resenha ficou boa!
    Gostei de como colocou algumas frases do livro, por outro lado, achei que você deu uma "exagerada", dando alguns spoilers desnecessários e gostei de ter falado dos personagens.
    O livro parece ser bem gostoso de ler, anotei a dica!

    Beijos ⚛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, acredite não há nenhum spoiler na resenha.
      Bjs

      Excluir
  27. Oi, tudo bem?
    Confesso que esse livro sempre chamou a minha atenção por causa dessa capa linda e agora lendo sua resenha fiquei mais animada ainda. A premissa é bem curiosa e fiquei super ansiosa para saber quem é o Blue e quais os problemas que o nosso protagonista vai enfrentar. Enfim, parece ser uma leitura muito fofa e agradavel mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Oiii!!!
    Eu ainda não conhecia esse livro. Gostei da história pelo que li na sua resenha. O livro "Will&Will" acontece algo parecido. Um dos personagens se correspondia por e-mail com outra pessoa e ambos eram gays. A diferença é que no livro que eu li, isso não termina bem. Fiquei interessada nessa história, eu não tinha lido nenhuma resenha desse livro antes, e saber que o personagem leva numa boa ser gay, e sabe que vai ser aceito, só não teve coragem de se assumir ainda, acredito que isso é muito comum de acontecer. Espero ter a oportunidade de ler mais para frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li Will&Will então não tenho base para comparar. Mas posso garantir que este é muito bom.
      Bjs

      Excluir
  29. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu já vi esse livro e antes e um monte de gente comentando super bem a obra.
    Só conhecia a autora por vistas mesmo e nunca li nada dela. O livro realmente não me chama a atenção e não me vejo interessada por ele. Estou fugindo de muitos YA ultimamente e preferindo mais a fantasia.
    Ah, achei legal esse autografo da autora.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  30. Oi Rose!
    Eu já vi algumas vezes esse livro nas livrarias e sempre vejo o pessoal comentando sobre ele, mas do mesmo jeito que você adorou, também já vi algumas resenhas negativas sobre ele. E não sei eu iria gostar tanto assim da leitura.
    Eu sei que preciso ler mais livros que abortam a homossexualidade, por enquanto só li um que não gostei muito... Mas não sei se esse é um bom livro para tentar dar uma chance.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quarenta-dias-sem-sombra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este eu acho que é o segundo que leio sobre homossexualismo, sem contar os personagens da série IAn. O enredo é muito bem construído. Acho difícil você não gostar, mesmo que menos do que eu.
      Bjs

      Excluir
  31. Olá!
    Eu tinha até esquecido desse livro, acredita? Achei muito legal o autor montar um protagonista que é muito diferente do que geralmente vemos em livros com essa temática. Fiquei bem curiosa sobre essa lição que o personagem deu no Martin e achei bem legal que, apesar das diferenças, o tema bullying também foi bem abordado. Adorei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina acho que um livro com adolescentes e homossexualismo não poderia faltar um pouco de bullying e aqui veio na medida certa.
      Bjs

      Excluir
  32. Olá
    Lembro de ouvir falarem muito desss livro assim que ele foi lançado e eu queria muito ler mas esqueci completamente dele com o tempo mas agor a que li sua resenha quero me apaixonar pelo simon tambem e descobrir quem é o blue finalmente

    ResponderExcluir
  33. Rose, acho essa autora tão fofa que até queria ter vontade de ler o livro, mas ele não me atrai. Mesmo o bullying não sendo o tema principal só de saber que está presente me dá vontade de passar longe, o tema me cansou demais, sabe? Talvez um dia eu leia, mas por enquanto não. É uma pena, depois de ver você elogiar tanto surgiu até uma pontada de curiosidade... Rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, não deixe de ler por conta do bullying, apesar dele aparecer, não é nada forçado e nem tem tanto espaço.
      Bjs

      Excluir

  34. Oii, tudo bem?
    Tenho ouvido e lido o pessoal falar maravilhas desse livro que eu estou super curiosa para fazer a leitura. Ainda mais depois da resenha maravilhosa que você fez.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras