#Resenha: Gregor - O Guerreiro da Superfície #1/5


Hoje trago para vocês mais uma aventura, espero que gostem...


Gregor - O Guerreiro da Superfície - vol.1 da série "As Crônicas do Subterrâneo - Suzanne Collins
304 páginas - Editora Galera Record
Há muito tempo quero ler esse livro da Suzanne Collins, e não foi por causa de Jogos Vorazes, já que não o li ainda. Não me decepcionei nem um pouco, fiquei encantada com o enredo do livro, com os personagens, e no início tive muito receio de não gostar, já que muitos dos personagens são ratos, baratas, morcegos, aranhas e etc. Quando iniciou a falar de antena de barata passando nos humanos, humanos montando baratas (eca!) ou baratas comendo junto com humanos, meu estômago começou a embrulhar (eca, odeio baratas, ratos e insetos em geral), mas ao iniciarem a leitura não desistam por causa das baratas de 1,20m e dos ratos de 1,80m todos dotados de inteligência – a autora fez algo incrível com esses seres. Nunca pensei que um dia escreveria algo assim, mas as baratas me cativaram a tal ponto que fiquei com o coração na mão pelos acontecimentos que sucederam. O que foi algo engraçado, já que quase desisti da leitura quando vi que tinha insetos personagens.
O ambiente do livro é no subterrâneo. Gregor não vai para o acampamento de férias com Lizzie (sua irmã do meio) para cuidar de sua irmã menor, Boots (Margaret) de quase 3 anos de idade, pois sua mãe trabalha em um consultório após o desaparecimento de seu marido.  Gregor, ao entrar na lavanderia de seu prédio com intuito de lavar roupa se distrai e esquece-se de Boots que espia uma abertura e uma névoa a suga para dentro do buraco, assim Gregor a segue tentando salvar sua irmãzinha. Eles caem no subterrâneo e se deparam de cara com baratas gigantes. Boots, com seu jeito carismático, logo conquista as baratas que passam a chama-la de princesa, e são levados por elas para um estádio onde está ocorrendo uma “espécie de jogos”, mas na verdade, eles estão em uma cidade no subterrâneo chamada de Regália, onde conhecem a princesa Luxa e seu morcego.
Gregor se vê rodeado de pessoas de olhos violáceos, nada amistosos, de pele tão translucida que todas as veias e vasos sanguíneos são visíveis, que montam morcegos para se locomover, lutam contra os ratos por suas vidas, possuem um pacto com aracnídeos e sempre estão barganhando com as baratas para poder ter o privilégio de estarem à frente dos ratos em algumas situações.  Assim que Gregor chega ao local, Vikus, um ancião de Regália, logo fala que ele é o guerreiro citado em uma profecia antiga, que viria em um tempo difícil para salvar os humanos do Subterrâneo. A história se desenvolve encima dessa profecia, mas Gregor age não devido a ela (pois não acredita ser o tal guerreiro), mas porque Vikus diz a ele que só sairá do subterrâneo após ter cumprido sua missão: lutar com os ratos. Há muito mais encoberto dentro de tudo, são revelações que vão prendendo o leitor conforme a profecia vai sendo desvendada, e vai fechando ciclos, fazendo da leitura uma maravilhosa aventura por um mundo totalmente diferente.
A narrativa é sob o ponto de vista de Gregor, fluída, fácil e muito divertida, não dá vontade de parar de ler.
O desenvolvimento dos personagens é incrível, o traço marcante da autora está em dar a cada um o crescimento paulatino em que o leitor acompanha o desenvolvimento emocional ao acompanhar o desempenho de seu papel. Gregor, apesar de só ter 11 anos amadurece de forma incrível, seu crescimento é lindo e seu raciocínio sempre a frente de todos me fez maravilhar com suas atitudes e rapidez. Boots é a maior diversão, meiga, sincera, com seu coração enorme em aceitar tudo e todos sem distinção (apesar de quem ela ter aceitado tão fácil serem as baratas, ratos e morcegos...rsss). Vikus, o ancião sempre comedido, aquele que conduz a todos para uma conciliação, o pacificador. Gente, apaixonei por Temp e Trick, só de lembrar me emociono! (psiu, são as baratas) São vários personagens e não dá para falar de todos sem contar muito do livro e, como o bom dessa aventura é descobrir as surpresas existentes nela, não é bom que fique escrevendo muito.
O livro não é grande, uma pena! Pois se tivesse 800+ páginas leria com todo prazer. O desfecho do livro não deixa pontas soltas, uma história bem elaborada firmada na família e princípios como honra, amizade, lealdade e amor. É uma série de cinco livros e todos já lançados aqui no Brasil. Amei a leitura e vou continuar lendo os livros, e conforme for lendo vou dizendo para vocês o que achei. Espero que me surpreenda, emocione e me prenda como ocorreu nesse primeiro livro. Essa leitura compensa e a indico a todos que amam fantasia.

31 comentários:

  1. Eu sinto muita vontade de ler esse livro depois da ótima experiência com a trilogia Jogos Vorazes. Mas fico me perguntando porque não fizeram uma divulgação desse livro antes. Porque somente agora, depois do sucesso de JV, que Gregor teve sua visibilidade merecida. Que pena que eu não descobri a série antes e que bom que você gostou ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre as editoras fazem uma divulgação boa, ou a época em que ele foi lançado não foi favorável. As Trilogia Grisha não teve tanta divulgação, e é uma ótima trilogia.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. oi flor, não conhecia esse outro livro da Collins, espero que em breve possa dar uma espiadinha, pois fiquei curiosa, só não sei se leria inteiro
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe quando começar não queira ir até o fim.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. Oi Rose!
    Acredita que nunca fiquei inspirada para ler esse livro? Agora fiquei curiosa \ao/

    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ratos e baratas gigantes? Que agonia, gente...... Tirando esse detalhe (apavorante, rsrs...), gostei muito do enredo, Nunca li nada da autora, só vi os filmes mesmo. Esse aí parece ser bom, e o melhor é que todos os livros já foram lançados, né?! Maravilha!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, eu teria um infarto com isso... kkkkkk
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Já havia lido outras resenhas sobre esse livro, mas nenhuma com tamanho encantamento. Seu texto conseguiu passar todas emoção pelos personagens. E olha que tem insetos no meio disso tudo. Esse é um dos livros que eu quero ler, mais pela fama da autora do que mesmo pelo enredo em si.


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um autor deste porte sempre acaba ajudando.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Ratos, baratas e morcegos? Nossa, tenho pânico a baratas, seria uma leitura difícil, mas deu vontade de experimentar, saber mais. Pena ser uma série, mesmo assim, quando tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, também tenho pânicos destes bichos, rsrsrsrs
      Bjs,Rose.

      Excluir
  7. Oie!!!
    assim que li jogos vorazes tive curiosidade de ler essa série, mas acabei não lendo por que sei lá acho que não me identificava com ela, dei ela de presente para meu primo e ele amou então talvez eu leia em algum momento. bjs
    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe.Eu não comecei a ler ainda, mas tenho interesse.
      Bs, Rose.

      Excluir
  8. nunca li jogos vorazes, então não posso opinar muito, porém esse me chamou a atenção e fiquei bem empolgada pela leitura,
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li ainda Jogos Vorazes também, mas tanto um como outro me interessam.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  9. Oi ^^
    Acredita que eu não tinha o mínimo de interesse por este livro, mas tu me fez mudar de opinião? hehehe
    Ainda não tinha encontrado motivos para iniciar uma série nova, mas acredito que este valerá a pena!
    Ando fugindo de livros que possuam continuações, mas vou parar um pouco a fuga hahah.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. também não li Jogos Vorazes, mas fiquei curiosíssima para ler esse livro, principalmente pelos personagens animais, gostei da ideia e achei bem diferente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente vemos apenas humanos né? Acho que vale mesmo conferir.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  11. Oie,
    acredita que eu não conhecia esse livro da Collins? Só conheço a trilogia Jogos Vorazes, a qual eu amei.
    Parece ser um livro incrível, e claro que, fiquei interessada.
    Dica anotada ;)


    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty, espero que leia e goste.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  12. Ah, a capa do livro não me atraiu muito, mas eu até que me interessei bastante pelo enredo do livro. Não é algo que eu costumo ler com frequencia, mas pode ser uma boa oportunidade de nova leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, não custa nada anotar não é mesmo?
      Bjs, Rose

      Excluir
  13. Já vi ele na livraria aqui perto de casa, mas não me atraiu. Sua resenha que fez essa atração começar kkkkk talvez eu dê uma chance.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que leal que a Olívia conseguiu isso. Caso leia nos conte depois o que achou.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  14. Já vi ele na livraria aqui perto de casa, mas não me atraiu. Sua resenha que fez essa atração começar kkkkk talvez eu dê uma chance.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Rose amo essa série de coração, é muito boa. E, os personagens são incríveis, até os insetos...
    Realmente compensa ser lida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo. Vou ver se começo a comprar os volumes.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  16. Nossa eu não conhecia essa outra série dela, sabia... quero muito ler, mas confesso que aquela história de baratas gigantes pegam um pouquinho porque eu tenho fobia desse inseto dos infernos, mas é uma coisa infama comparada com a resenha que você mostrou que o livro é incrível.
    Adicionado a minha lista com sucesso.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara nem me fala em barata, que nojo!
      Bjs, Rose.

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha: Gregor - O Guerreiro da Superfície #1/5


Hoje trago para vocês mais uma aventura, espero que gostem...


Gregor - O Guerreiro da Superfície - vol.1 da série "As Crônicas do Subterrâneo - Suzanne Collins
304 páginas - Editora Galera Record
Há muito tempo quero ler esse livro da Suzanne Collins, e não foi por causa de Jogos Vorazes, já que não o li ainda. Não me decepcionei nem um pouco, fiquei encantada com o enredo do livro, com os personagens, e no início tive muito receio de não gostar, já que muitos dos personagens são ratos, baratas, morcegos, aranhas e etc. Quando iniciou a falar de antena de barata passando nos humanos, humanos montando baratas (eca!) ou baratas comendo junto com humanos, meu estômago começou a embrulhar (eca, odeio baratas, ratos e insetos em geral), mas ao iniciarem a leitura não desistam por causa das baratas de 1,20m e dos ratos de 1,80m todos dotados de inteligência – a autora fez algo incrível com esses seres. Nunca pensei que um dia escreveria algo assim, mas as baratas me cativaram a tal ponto que fiquei com o coração na mão pelos acontecimentos que sucederam. O que foi algo engraçado, já que quase desisti da leitura quando vi que tinha insetos personagens.
O ambiente do livro é no subterrâneo. Gregor não vai para o acampamento de férias com Lizzie (sua irmã do meio) para cuidar de sua irmã menor, Boots (Margaret) de quase 3 anos de idade, pois sua mãe trabalha em um consultório após o desaparecimento de seu marido.  Gregor, ao entrar na lavanderia de seu prédio com intuito de lavar roupa se distrai e esquece-se de Boots que espia uma abertura e uma névoa a suga para dentro do buraco, assim Gregor a segue tentando salvar sua irmãzinha. Eles caem no subterrâneo e se deparam de cara com baratas gigantes. Boots, com seu jeito carismático, logo conquista as baratas que passam a chama-la de princesa, e são levados por elas para um estádio onde está ocorrendo uma “espécie de jogos”, mas na verdade, eles estão em uma cidade no subterrâneo chamada de Regália, onde conhecem a princesa Luxa e seu morcego.
Gregor se vê rodeado de pessoas de olhos violáceos, nada amistosos, de pele tão translucida que todas as veias e vasos sanguíneos são visíveis, que montam morcegos para se locomover, lutam contra os ratos por suas vidas, possuem um pacto com aracnídeos e sempre estão barganhando com as baratas para poder ter o privilégio de estarem à frente dos ratos em algumas situações.  Assim que Gregor chega ao local, Vikus, um ancião de Regália, logo fala que ele é o guerreiro citado em uma profecia antiga, que viria em um tempo difícil para salvar os humanos do Subterrâneo. A história se desenvolve encima dessa profecia, mas Gregor age não devido a ela (pois não acredita ser o tal guerreiro), mas porque Vikus diz a ele que só sairá do subterrâneo após ter cumprido sua missão: lutar com os ratos. Há muito mais encoberto dentro de tudo, são revelações que vão prendendo o leitor conforme a profecia vai sendo desvendada, e vai fechando ciclos, fazendo da leitura uma maravilhosa aventura por um mundo totalmente diferente.
A narrativa é sob o ponto de vista de Gregor, fluída, fácil e muito divertida, não dá vontade de parar de ler.
O desenvolvimento dos personagens é incrível, o traço marcante da autora está em dar a cada um o crescimento paulatino em que o leitor acompanha o desenvolvimento emocional ao acompanhar o desempenho de seu papel. Gregor, apesar de só ter 11 anos amadurece de forma incrível, seu crescimento é lindo e seu raciocínio sempre a frente de todos me fez maravilhar com suas atitudes e rapidez. Boots é a maior diversão, meiga, sincera, com seu coração enorme em aceitar tudo e todos sem distinção (apesar de quem ela ter aceitado tão fácil serem as baratas, ratos e morcegos...rsss). Vikus, o ancião sempre comedido, aquele que conduz a todos para uma conciliação, o pacificador. Gente, apaixonei por Temp e Trick, só de lembrar me emociono! (psiu, são as baratas) São vários personagens e não dá para falar de todos sem contar muito do livro e, como o bom dessa aventura é descobrir as surpresas existentes nela, não é bom que fique escrevendo muito.
O livro não é grande, uma pena! Pois se tivesse 800+ páginas leria com todo prazer. O desfecho do livro não deixa pontas soltas, uma história bem elaborada firmada na família e princípios como honra, amizade, lealdade e amor. É uma série de cinco livros e todos já lançados aqui no Brasil. Amei a leitura e vou continuar lendo os livros, e conforme for lendo vou dizendo para vocês o que achei. Espero que me surpreenda, emocione e me prenda como ocorreu nesse primeiro livro. Essa leitura compensa e a indico a todos que amam fantasia.

31 comentários:

  1. Eu sinto muita vontade de ler esse livro depois da ótima experiência com a trilogia Jogos Vorazes. Mas fico me perguntando porque não fizeram uma divulgação desse livro antes. Porque somente agora, depois do sucesso de JV, que Gregor teve sua visibilidade merecida. Que pena que eu não descobri a série antes e que bom que você gostou ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre as editoras fazem uma divulgação boa, ou a época em que ele foi lançado não foi favorável. As Trilogia Grisha não teve tanta divulgação, e é uma ótima trilogia.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. oi flor, não conhecia esse outro livro da Collins, espero que em breve possa dar uma espiadinha, pois fiquei curiosa, só não sei se leria inteiro
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe quando começar não queira ir até o fim.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. Oi Rose!
    Acredita que nunca fiquei inspirada para ler esse livro? Agora fiquei curiosa \ao/

    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ratos e baratas gigantes? Que agonia, gente...... Tirando esse detalhe (apavorante, rsrs...), gostei muito do enredo, Nunca li nada da autora, só vi os filmes mesmo. Esse aí parece ser bom, e o melhor é que todos os livros já foram lançados, né?! Maravilha!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, eu teria um infarto com isso... kkkkkk
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Já havia lido outras resenhas sobre esse livro, mas nenhuma com tamanho encantamento. Seu texto conseguiu passar todas emoção pelos personagens. E olha que tem insetos no meio disso tudo. Esse é um dos livros que eu quero ler, mais pela fama da autora do que mesmo pelo enredo em si.


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um autor deste porte sempre acaba ajudando.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Ratos, baratas e morcegos? Nossa, tenho pânico a baratas, seria uma leitura difícil, mas deu vontade de experimentar, saber mais. Pena ser uma série, mesmo assim, quando tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, também tenho pânicos destes bichos, rsrsrsrs
      Bjs,Rose.

      Excluir
  7. Oie!!!
    assim que li jogos vorazes tive curiosidade de ler essa série, mas acabei não lendo por que sei lá acho que não me identificava com ela, dei ela de presente para meu primo e ele amou então talvez eu leia em algum momento. bjs
    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe.Eu não comecei a ler ainda, mas tenho interesse.
      Bs, Rose.

      Excluir
  8. nunca li jogos vorazes, então não posso opinar muito, porém esse me chamou a atenção e fiquei bem empolgada pela leitura,
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li ainda Jogos Vorazes também, mas tanto um como outro me interessam.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  9. Oi ^^
    Acredita que eu não tinha o mínimo de interesse por este livro, mas tu me fez mudar de opinião? hehehe
    Ainda não tinha encontrado motivos para iniciar uma série nova, mas acredito que este valerá a pena!
    Ando fugindo de livros que possuam continuações, mas vou parar um pouco a fuga hahah.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. também não li Jogos Vorazes, mas fiquei curiosíssima para ler esse livro, principalmente pelos personagens animais, gostei da ideia e achei bem diferente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente vemos apenas humanos né? Acho que vale mesmo conferir.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  11. Oie,
    acredita que eu não conhecia esse livro da Collins? Só conheço a trilogia Jogos Vorazes, a qual eu amei.
    Parece ser um livro incrível, e claro que, fiquei interessada.
    Dica anotada ;)


    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty, espero que leia e goste.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  12. Ah, a capa do livro não me atraiu muito, mas eu até que me interessei bastante pelo enredo do livro. Não é algo que eu costumo ler com frequencia, mas pode ser uma boa oportunidade de nova leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, não custa nada anotar não é mesmo?
      Bjs, Rose

      Excluir
  13. Já vi ele na livraria aqui perto de casa, mas não me atraiu. Sua resenha que fez essa atração começar kkkkk talvez eu dê uma chance.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que leal que a Olívia conseguiu isso. Caso leia nos conte depois o que achou.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  14. Já vi ele na livraria aqui perto de casa, mas não me atraiu. Sua resenha que fez essa atração começar kkkkk talvez eu dê uma chance.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Rose amo essa série de coração, é muito boa. E, os personagens são incríveis, até os insetos...
    Realmente compensa ser lida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo. Vou ver se começo a comprar os volumes.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  16. Nossa eu não conhecia essa outra série dela, sabia... quero muito ler, mas confesso que aquela história de baratas gigantes pegam um pouquinho porque eu tenho fobia desse inseto dos infernos, mas é uma coisa infama comparada com a resenha que você mostrou que o livro é incrível.
    Adicionado a minha lista com sucesso.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara nem me fala em barata, que nojo!
      Bjs, Rose.

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras