#MomentoCoruja


Oi amigos, quem acompanha o blog pelo Instagram (sim, para quem não percebeu, estamos agora no Instagram), postei estas duas fotos com os dizeres #MomentoCoruja:


Vocês devem estar se perguntando: "Ué, são mais dois livros, o que tem de especial nisso?" 
São dois livros sim, infantis como vocês podem ver, mas o especial neles para mim, está no detalhe dos nomes dos autores. Se vocês olharem bem, o primeiro, na tarja laranja está escrito Gabriel Souza de Castro, e no segundo, o da turma do Ziraldo, está escrito Cauê Souza de Castro. Entenderam agora? Não???? Tudo bem, explico melhorzinho. Esta duplinha de "autores" são meus lindos e fofos filhotes! \o/\o/
Mas como assim? Eles publicaram livros? Quando? Como? Onde? Calma que a coisa é bem simples. Na verdade estes livros não foram propriamente "publicados". Eles não tem tiragem nacional, ou regional. 
Ambos os livros foram frutos de um trabalho escolar. É, isso mesmo. Na escola dos meninos, eles costumam usar mais de uma atividade e matéria para elaborar um trabalho. Misturam matemática com arte, português com informática e por aí vai. Eu acho ótimo, pois deixa os trabalhos mais atuais e interessantes. 
Para vocês terem uma ideia, O Cauê (esquerda da foto) faz suas apresentações de livros paradidáticos em Power Point. Sim, ele e toda a turma dele, ou melhor, todos os 6º anos, não ficam apenas lá na frente relatando o que acharam do livro lido, como era no meu tempo. Eles fazem toda a presentação do livro usando a informática. E fazem mesmo, quebram a cabeça e se viram.
O Biel (da direita), aproveitando esta época das eleições e para explicar como é o processo do voto, as professoras dos 4º anos resolveram simular uma eleição usando os biomas brasileiros. Cada bioma tem seus candidatos para presidência, senado e câmaras. Se é eleição, então tem que ter cartazes, santinhos e muita propaganda, não é mesmo? Pois eles fizeram tudinho. Mais uma vez a informática foi usada. Os santinhos e cartazes ficaram ótimos. O Biel foi um dos responsáveis pela candidatura do Sr. Tatu Bola (9025) para o Senado pelo Partido da Caatinga.
Então agora que conhecem a mentalidade do colégio, vão entender melhor. Como eles incentivam muito o aluno a ler, nada melhor que criarem o próprio livro não é mesmo? Então juntando leitura, técnicas de redação e tudo amarrado no português, aderiram ao projeto Oficina de Texto. 
Cada aluno com seu login e senha entrou no site da escola e na sua conta, sim, a escola mantém um site onde os pais acompanham os filhos. Lá podemos consultar tudo, desde horários de aulas, como lições de casa e trabalhos a notas e alguma ocorrência que por ventura ocorra.
Cada série, ou ano, tinha um projeto em questão. Os alunos do 4º ano, que aprenderam na época da Copa do Mundo sobre os direitos dos torcedores, criaram em cima de ilustrações já prontas o seu próprio texto. 
Já os alunos do 6º ano, usaram a turma do Ziraldo, Os Zix, para falar sobre soluções que ajudem o nosso planeta.
Esta atividade foi feita online da casa de cada aluno. Quando cada um terminava seu texto, salvava e enviava ao professor. Tudo através do site escolar. Eles (os professores) tinham um prazo de entrega final para o Portal Educacional, o dono da ideia e projeto.
Agora, com o fim do 3º bimestre, os pais foram presenteados com o exemplar do livro criado pelo filho. Vejam só, apesar do livro ser o mesmo para cada turma, não existe um livro igual ao outro. Todos tem enredos diferentes, apenas as ilustrações são a mesma.
É um livro normal, destes que podemos facilmente encontrar em qualquer livraria, vejam algumas fotos:
Livro do Cauê




Livro do Gabriel:


 Meu branquelo ainda autografou o meu:
 
Então foi isso pessoal. Os livros estão aqui comigo. Já li os dois, pois na época que eles fizeram, não me deixaram ler. Todo mundo que vem em casa eu mostro os lindinhos. Obviamente que eles já estão na minha estante, pois não quis deixar na deles e correr o risco de amassarem...
Como eu já disse, são livros únicos, simples, mas com certeza, os mais especiais e caros da minha estante. Do tipo que não empresto e muito menos dou. Egoísta, eu? Não, apenas uma #MãeCoruja!

a Rafflecopter giveaway

16 comentários:

  1. Oliveira23/10/14

    Nossa Rose, que escola boa! Ela incentiva e vai além, ensina como é o processo, não fica só na ficção do como é, mas sim do vamos fazer para ver como é e aprender. Amei o método, principalmente mostrando como é o processo eleitoral, algo que poucos brasileiros conhecem. Há adultos até hoje que não sabem o que faz um vereador, um deputado estadual, deputado federal e senador... enfim, por desconhecerem o que os levam até lá, e para quê vão até lá. Gostei muito! Tem de ficar coruja mesmo!

    ResponderExcluir
  2. thailaoliveira723/10/14

    Rose, que interessante! a proposta da escola é super demais!

    o aprendizado que seus filhotes estão tendo não poderia ser melhor!
    qual é a escola, por gentileza?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. thailaoliveira723/10/14

    quando estamos mais animados e criativos parece que tudo da mais certo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rose!
    Nossa, que legal! Adorei \o/
    bjks!

    ResponderExcluir
  5. Estou muito satisfeita com a escola. Ela não é perfeita, mas sempre está tentando melhorar e a atenção e carinho que dão aos alunos é ótima. Depois te mando o nome ok?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi Cinthia, sim, o jeito como a escola passa as coisas para os alunos é muito boa, gosto disso. Sempre estão tentando melhorar, fazem pesquisas com os pais, mantem uma integração. Sinto uma enorme tranquilidade quando eles estão na escola. Não que ela seja perfeita, mas tenta sempre melhorar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Desbravadores de Livros25/10/14

    Rose, estava praticamente te implorando para fazer essa postagem, você lembra, né? Rs.
    Achei super interessante o trabalho da escola dos seus pequenos. É escola particular? A mensalidade deve ser hiper cara, visto a qualidade do ensino que os alunos tem.
    Fiquei de boca aberta ao saber que eles têm um login no site e os pais podem acessar tudo dos filhos, até trabalhos de casa. Isso é incrível e confesso que eu gostei disso e queria ter tido isso na minha época de escola. Perfeição demais.
    Parabéns pelo trabalho lindo dos seus filhos. Ah, e a assinatura do seu filho, que lindo, desde cedo já assinando e tudo.
    Parabéns realmente.

    ResponderExcluir
  8. Desbravadores de Livros25/10/14

    Quando eu assistia palestra e apresentações, eles falavam que isso era um combustível para o sucesso, realmente. Adorei.

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo plenamente com a frase.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Eu estou muito satisfeita com a escola. E não é só pela parte do conteúdo, mas principalmente pelo carinho e atenção que todos os funcionários tem com os alunos. Não são apenas números. As crianças dão e recebem carinho. É escola particular sim, mas em comparação as que tem aqui perto de casa, não acho tão caro, e a relação custo benefício compensa. Para você ter ideia, a parte do bilingue eu pago a parte, pois não é obrigatório aos alunos, faz quem quer (ou pode). No Cauê eu pago 270,00 por 3 aulas semanais de 2 horas, o que totalizam 6 horas semanais, onde os professores só falam inglês. Este é praticamente o valor para um curso normal (CCAA ou similar) de 2 horas semanais. Posso deixar de comprar um monte de coisas, mas não abro mão do ensino para eles.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Oliveira30/10/14

    Nesse livro há muitas dicas para se viver bem e com sucesso. Dicas boas.

    ResponderExcluir
  12. É verdade, e estas frases me fizeram ficar interessada no livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Oii Rose!
    Nossa, a escola deles parece ser muito boa! São vários incentivos pra criançada eim ..
    Imagino o orgulho da mão que é uma grande leitora, ter na estante os livros dos seus "autores" favoritos .. Não tem como não ter esse momento coruja *-*
    E olha, com direito á autografo, rs!
    Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, estou satisfeita mesmo com a escola, e quanto a minha estante, estão bem guardadinhos...
      Bjs, Rose.

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.