Questão de Opinião + Dica de Leitura


Oi amigos, hoje é uma postagem diferente, pois além de dar minha opinião, aproveito para dar uma boa dica de leitura. Ontem minha sobrinha voltou da escola com o gibi da Turma da Mônica Jovem, e como sempre faz, emprestou para o meu filho e depois para mim. 
Eu que aprendi a ler nos gibis desta turminha que amo, não me surpreendi quendo vi o tema abordado por estes meus amados "amigos": Bullying. Isso mesmo amigos, o Bullying tão falado e comentado ultimamente.
Para quem não sabe, Bullying segundo o Wikipedia é  um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bullytiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
É muito triste ver como nossas escolas estão cheias de bullying, e o pior é saber que em muitos casos nada é feito a a vítima sofre sem ter nenhum tipo de apoio. Mais triste ainda é saber que a maioria dos casos acabam em graves agressões físicas.
Agora o que tem o tema Bullying com a Turma da Mônica Jovem? Tudo, pois na edição em questão, o Quim, namorado da Magali, entra em uma escola muito famosa de culinária e acaba sofrendo horrores com seus amigos de curso. Para não tirar a graça da leitura, digo apenas que a Mônica ajuda o Quim a superar seu problema e esclarece com todas as letras a diferença entre brincadeira de amigos e Bullying, afinal muitos podem achar que a Mônica é uma grande vítima de Bullying e nesta edição ela deixa muito claro que isso nunca ocorreu.
E de fato, a brincadeira saudável entre amigos, a "tiração de sarro", a bagunça, isso não deve acabar. Mas a agressão verbal e física assim como a  humilhação a que as vítimas de bullying são obrigadas a passar, passam bem longe do normal e aceitável. Este problema sim deve ser combatido por todos, principalmente pelos pais que sabem o que os filhos fazem e não tomam providência nenhuma em relação a isso, o que na minha opinião é pior ainda que a atitude do filho.
Acho uma leitura muito boa para cair por terra algumas dúvidas que podemos ter e assim quem sabe ensinar as pessoas a terem um pouco mais de respeito com os outros. Para quem se interessar a capa do gibi é esta:


O número do volume é 45. Procurem e depois me digam o que acham.
Aproveitem para participar do Top Comentarista deixando seu comentário


6 comentários:

  1.  Oi!!
    Que legal!! eu gosoto muito de leituras infantil. sempre conto e tb ganho de presente. E esse tema é muito altual e importante para crianças e adultos.

    Xêrinhosss

    ResponderExcluir
  2. Raquel Gomes24/5/12

    Eu lia bastante gibis da turma da monica qdo era criança, mas agora ainda ñ tive oportunidade de ler o Turma da monica jovem. mas assim q der vou comprar pra conferir, tem mta gente falando bem deles. Abraços!

    Raquel,
    http://www.ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E todos temos que saber como evitar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eles continuam ótimos e estão lindos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Geyme Lechner25/5/12

    Eu sempre fui fã da Turma da Monica, e achei legal demais, ver que eles "cresceram" e junto com suas aventuras e o passar do tempo, trouxeram ao leitor temas atuais, que embora lamentáveis por parte da conduta humana, são abordados aqui! Não é de graça o sucesso dessa turminha!! Adorei essa dica de leitura!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito difícil alguém que não goste desta turminha, na verdade ainda não conheço ninguém.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.