#Resenha Tudo Tem um Porquê

Oi amigos, hoje tenho a resenha de mais um livro espírita que li para o blog Memories of the Angel. Espero que gostem!
Tudo Tem um Porquê - Marcelo Cezar
416 páginas - Editora Vida e Consciência
A história começa com a morte inesperada de Berenice. Uma moça que levava a vida de forma amarga e que enfrentava problemas em seu casamento.
Mas o enredo em si concentra-se mesmo ao redor de Elisa Brandão, uma socielite de uma tradicional família carioca. Rica e bonita, Elisa tinha tudo para viver uma vida feliz, mas não é.
Casou-se com um Humberto, um arquiteto que venceu através de seu próprio trabalho e mérito. Eles tem dois filhos, Guilherme e Gustavo, já adultos. Elisa não tem nenhum amor materno pelos filhos. Eles são apenas um meio para chegar a um fim. Neste caso, o fim seria Humberto.
Eles vivem um casamento de fachada e que foi feito em volta de muitos segredos. Segredos que só ficamos conhecendo no final do filme e que guiou e mudou a vida de muita gente.
Elisa não esconde a raiva que sente de Guilherme, o mais velho. Este nunca saberia o que seria amor de mãe senão fosse por Danusa, sua madrinha. Danusa é casada com Conrado, primo de Humberto. Os dois sabem e acompanharam de perto o desenrolar do amor  de Humberto, Elisa e Roberto. Mas nem mesmo eles poderiam imaginar a extensão dos fatos que anos depois descobririam através de um conjunto de cartas.
Estas cartas serão a força que faltava para que Humberto finalmente crie coragem e tome sua vida para si e enfrente as consequências de suas escolhas.
Você é responsável pelas coisas que acontecem na sua vida. Não pode culpar ninguém pela sua infelicidade.
Junto a isso, vamos conhecendo um pouco sobre Guilherme e Gustavo, dois irmãos que se amam e respeitam. Guilherme não consegue esquecer a ex-namorada Paula. Uma biscate sem vergonha que deseja apenas se dar bem casando com um homem rico. Infelizmente, Guilherme vai pagar caro ao ficar entre Paula e Elisa. Não que ele soubesse que estava no meio de alguma trama baixa e vil.
Gustavo por sua vez, apesar de não carregar a mesma raiva da mãe, que Guilherme carrega, ele também sofre nas mãos da megera. Felizmente ele vai se apaixonar por Toninha. Toninha vem a ser a irmã de Berenice (lembram dela?). Ela trabalha na loja de Elisa, e será uma peça muito importante na reta final da história, para encerrar um ciclo de poder e maldades.
O enredo ainda tem espaço para a história de Manuela, filha de Danusa e Conrado. Manuela é uma moça muito insegura, e apesar de todo o apoio que tem dos pais, vai precisar encontrar a si mesma se quiser ser feliz.
Tudo Tem um Porquê mostra ao leitor que a vida é curta e que precisamos dar valor a ela, e ao que realmente importa. Todos temos nossas oportunidades na vida, e a escolha de como vamos alcançar o que queremos cabe a cada um de nós. Mostra também como o sofrimento pode e deve ser usado como ensinamento para que não nos percamos nos caminhos da vida.
Gostei do livro e das reflexões que me foram apresentadas. Meu personagem favorito foi Danusa, com sua mente aberta e ágil. Ela e Guilherme fizeram uma cena lindíssima no final do livro. Uma cena que me emocionou muito. A capa na minha opinião não condiz com o enredo, mas pelo menos o leitor é brindado com duas belas e importantes reflexões:

Para quem nunca leu um livro espírita, seria uma leitura interessante.

*Resenha feita inicialmente para o blog Memories of the Angel
*Livro cedido em cortesia pela editora.

36 comentários:

  1. pelo visto a trama continua até o fim tanto ou até mais eletrizante do que se espera, Rose, cheia de segredos e mistérios
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Que interessante, não tenho costume de ler esse gênero. Mas a dica está anotada, se tiver oportunidade, vou conferir. Sua resenha está ótima, como sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oiee Rose ^^
    Eu ainda não conhecia este livro, mas, mesmo tendo em vista que você gostou dele (apesar de eu imaginar que odiou a Elisa), não fiquei curiosa para conhecer a história. Não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento, e não é bem o gênero que eu gosto *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu desconhecia a obra em questão, acho que pelo fato de não está procurando nova sobras no momento rsrs. Enfim, eu curte o que li, apesar de não gostar muito do gênero. Gosto quando o livro te trás encinamentos, isso mostra que a leitura não foi a toa! Quanto a capa,eu não gostei, aí você diz que não condiz com o enredo rsrs. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de livros onde eu possa aprender algo. A capa não tem nada com nada mesmo.
      Bjs

      Excluir
  5. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas acredito que tenha diversos momentos de reflexão e que vou aprender muito com a história. Já tive a oportunidade de adquirir alguns dos livros da editora, e a edição é linda!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, eles tem um capricho mesmo com a edição. Só não gosto muito das folhas brancas.
      Bjs!

      Excluir
  6. Olá Rose,
    Leio livros espíritas com frequência e gosto muito dos ensinamentos que esses livros trazem.
    Adorei saber que o livro mostra como a vida é curta e como precisamos dar valor a ela. Acho que gostaria muito da personagem Danusa, pois sua descrição sobre ela foi encantadora.
    Obviamente anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danusa é incrível Bruna, gostei de cara
      Bjs!

      Excluir
  7. Eu adoro livros espíritas! Não conhecia essa obra, mas só de saber que é uma leitura reflexiva e bonita já me deixa empolgada para ler. Que bom saber que você gostou e indica mesmo aquelas pessoas que não curtem o gênero.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, indico sim, acho que todos temos algo para aprender neste enredo
      Bjs

      Excluir
  8. Olá!
    Eu leio muitos livros espíritas, simplesmente amo os ensinamentos que eles trazem são maravilhosos para a nossa vida. Concordo também que, pela história que você contou, a capa não condiz muito mesmo, mas geralmente desses livros nunca condiz hahaha Adorei a dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, já peguei uns que a capa ficaram boas.
      Bjs!

      Excluir
  9. Oi Rose...
    Confesso para você que eu tenho um certo problema em relação a livros espíritas, apesar de ser a minha religião.
    Não conhecia o livro, mas a história parecer ser muito interessante e de fato chama a atenção. Gosto desse tipo de livro que nos faz pensar e nos trás uma lição, sabe?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, curioso isso. Normalmente as pessoas não gostam por conta da religião diferente.
      Bjs!

      Excluir
  10. Oie, tudo bem? Olha, esse não é nem de longe o gênero literário que me atrai, mas achei a premissa desse livro bem interessante. Não vou te falar que irei lê-lo logo, mas eu digo que guardei o o nome dele com carinho pra um futuro.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelmaliana, caso leia, espero que goste.
      Bjs!

      Excluir
  11. Rose!
    Sou bem adepta dos livros espíritas, sempre trazem grandes ensinamentos para nós...
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Eu sinto que falta um pouquinho mais de cuidado com as capas de livros espíritas. É que elas são tão sem graça ou então como essa, que parece livro de outro gênero - e pelo seu comentário não condiz com a história. Se eu não conhecesse o autor, diria que era um romance hot...
    Acho que se o pessoal das editoras investisse um pouco mais nas capas, o estilo poderia ser bem mais popular. Digo isso um pouco por causa da sua resenha - que me deu a maior vontade de ler o livro e olha que ele é bem distante da minha zona de conforto. Fiquei curiosa e acho que a história tem mensagens importantes e significativas, com grandes ensinamentos...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lica concordo contigo. Ainda mais o gênero espírita que já enfrenta resistência.
      Bjs!

      Excluir
  13. OI Rose!!


    GOsto muito de livros espiritas, embora não conhecesse esse particularmente. Todos eles trazem uma mensagem, uma reflexão e claro algumas respostas para as incógnitas da vida. Confesso que achei esse recheado de personagens e talvez por esse motivo a leitura não seja o que eu imagino, todavia vou tentar encaixar nas minhas leituras e obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. É algo que com certeza iria gostar,A característica da trama que envolve o livro e acontecimentos me interessou muito pois amo uma boa trama e que ainda tenha umj grande significado como esse livro me mostrou, realmente a vida é muito curta e é necessário viver cada momento de forma úncia.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu nunca li um livro do gênero mas tenho certeza que gostaria desse, talvez até seja o primeiro da minha lista do gênero, me interessou bastante a trama e toda a premissa em sim. Adoro o fato de podermos aprender e a refletir interiormente através de uma obra. Ótima dica.
    Beijos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  16. Oii Rose, tudo bem? Gostei muito da sua resenha! Eu não leio muito o gênero, mas o que li gostei bastante. Traz realmente mensagens muito interessantes, lições bem-vindas e personagens sábios. Tudo Tem um Porquê me parece uma obra bem cativante. Anotei a dica!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  17. Olá Rose ! Ainda não conhecia o livro, mas você parece ter gostado bastante desse livro. Apesar da excelente resenha , vou dispensar a dica , pois não é o gênero literário que eu gosto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Anne, e agradeço o comentário.
      Bjs!

      Excluir
  18. Olá, nunca li um livro espirita, então não tenho uma opnião formada se gosto ou não do tema, mas me parece interessante, gostei e achei legal conhecer a mente da protagonista e a forma como ela não ama os filhos e os usa apenas para manter seu casamento por interesse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, Elisa é uma mulher que nem sei como classificar.
      Bjs!

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha Tudo Tem um Porquê

Oi amigos, hoje tenho a resenha de mais um livro espírita que li para o blog Memories of the Angel. Espero que gostem!
Tudo Tem um Porquê - Marcelo Cezar
416 páginas - Editora Vida e Consciência
A história começa com a morte inesperada de Berenice. Uma moça que levava a vida de forma amarga e que enfrentava problemas em seu casamento.
Mas o enredo em si concentra-se mesmo ao redor de Elisa Brandão, uma socielite de uma tradicional família carioca. Rica e bonita, Elisa tinha tudo para viver uma vida feliz, mas não é.
Casou-se com um Humberto, um arquiteto que venceu através de seu próprio trabalho e mérito. Eles tem dois filhos, Guilherme e Gustavo, já adultos. Elisa não tem nenhum amor materno pelos filhos. Eles são apenas um meio para chegar a um fim. Neste caso, o fim seria Humberto.
Eles vivem um casamento de fachada e que foi feito em volta de muitos segredos. Segredos que só ficamos conhecendo no final do filme e que guiou e mudou a vida de muita gente.
Elisa não esconde a raiva que sente de Guilherme, o mais velho. Este nunca saberia o que seria amor de mãe senão fosse por Danusa, sua madrinha. Danusa é casada com Conrado, primo de Humberto. Os dois sabem e acompanharam de perto o desenrolar do amor  de Humberto, Elisa e Roberto. Mas nem mesmo eles poderiam imaginar a extensão dos fatos que anos depois descobririam através de um conjunto de cartas.
Estas cartas serão a força que faltava para que Humberto finalmente crie coragem e tome sua vida para si e enfrente as consequências de suas escolhas.
Você é responsável pelas coisas que acontecem na sua vida. Não pode culpar ninguém pela sua infelicidade.
Junto a isso, vamos conhecendo um pouco sobre Guilherme e Gustavo, dois irmãos que se amam e respeitam. Guilherme não consegue esquecer a ex-namorada Paula. Uma biscate sem vergonha que deseja apenas se dar bem casando com um homem rico. Infelizmente, Guilherme vai pagar caro ao ficar entre Paula e Elisa. Não que ele soubesse que estava no meio de alguma trama baixa e vil.
Gustavo por sua vez, apesar de não carregar a mesma raiva da mãe, que Guilherme carrega, ele também sofre nas mãos da megera. Felizmente ele vai se apaixonar por Toninha. Toninha vem a ser a irmã de Berenice (lembram dela?). Ela trabalha na loja de Elisa, e será uma peça muito importante na reta final da história, para encerrar um ciclo de poder e maldades.
O enredo ainda tem espaço para a história de Manuela, filha de Danusa e Conrado. Manuela é uma moça muito insegura, e apesar de todo o apoio que tem dos pais, vai precisar encontrar a si mesma se quiser ser feliz.
Tudo Tem um Porquê mostra ao leitor que a vida é curta e que precisamos dar valor a ela, e ao que realmente importa. Todos temos nossas oportunidades na vida, e a escolha de como vamos alcançar o que queremos cabe a cada um de nós. Mostra também como o sofrimento pode e deve ser usado como ensinamento para que não nos percamos nos caminhos da vida.
Gostei do livro e das reflexões que me foram apresentadas. Meu personagem favorito foi Danusa, com sua mente aberta e ágil. Ela e Guilherme fizeram uma cena lindíssima no final do livro. Uma cena que me emocionou muito. A capa na minha opinião não condiz com o enredo, mas pelo menos o leitor é brindado com duas belas e importantes reflexões:

Para quem nunca leu um livro espírita, seria uma leitura interessante.

*Resenha feita inicialmente para o blog Memories of the Angel
*Livro cedido em cortesia pela editora.

36 comentários:

  1. pelo visto a trama continua até o fim tanto ou até mais eletrizante do que se espera, Rose, cheia de segredos e mistérios
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Que interessante, não tenho costume de ler esse gênero. Mas a dica está anotada, se tiver oportunidade, vou conferir. Sua resenha está ótima, como sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oiee Rose ^^
    Eu ainda não conhecia este livro, mas, mesmo tendo em vista que você gostou dele (apesar de eu imaginar que odiou a Elisa), não fiquei curiosa para conhecer a história. Não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento, e não é bem o gênero que eu gosto *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu desconhecia a obra em questão, acho que pelo fato de não está procurando nova sobras no momento rsrs. Enfim, eu curte o que li, apesar de não gostar muito do gênero. Gosto quando o livro te trás encinamentos, isso mostra que a leitura não foi a toa! Quanto a capa,eu não gostei, aí você diz que não condiz com o enredo rsrs. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de livros onde eu possa aprender algo. A capa não tem nada com nada mesmo.
      Bjs

      Excluir
  5. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas acredito que tenha diversos momentos de reflexão e que vou aprender muito com a história. Já tive a oportunidade de adquirir alguns dos livros da editora, e a edição é linda!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, eles tem um capricho mesmo com a edição. Só não gosto muito das folhas brancas.
      Bjs!

      Excluir
  6. Olá Rose,
    Leio livros espíritas com frequência e gosto muito dos ensinamentos que esses livros trazem.
    Adorei saber que o livro mostra como a vida é curta e como precisamos dar valor a ela. Acho que gostaria muito da personagem Danusa, pois sua descrição sobre ela foi encantadora.
    Obviamente anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danusa é incrível Bruna, gostei de cara
      Bjs!

      Excluir
  7. Eu adoro livros espíritas! Não conhecia essa obra, mas só de saber que é uma leitura reflexiva e bonita já me deixa empolgada para ler. Que bom saber que você gostou e indica mesmo aquelas pessoas que não curtem o gênero.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, indico sim, acho que todos temos algo para aprender neste enredo
      Bjs

      Excluir
  8. Olá!
    Eu leio muitos livros espíritas, simplesmente amo os ensinamentos que eles trazem são maravilhosos para a nossa vida. Concordo também que, pela história que você contou, a capa não condiz muito mesmo, mas geralmente desses livros nunca condiz hahaha Adorei a dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, já peguei uns que a capa ficaram boas.
      Bjs!

      Excluir
  9. Oi Rose...
    Confesso para você que eu tenho um certo problema em relação a livros espíritas, apesar de ser a minha religião.
    Não conhecia o livro, mas a história parecer ser muito interessante e de fato chama a atenção. Gosto desse tipo de livro que nos faz pensar e nos trás uma lição, sabe?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, curioso isso. Normalmente as pessoas não gostam por conta da religião diferente.
      Bjs!

      Excluir
  10. Oie, tudo bem? Olha, esse não é nem de longe o gênero literário que me atrai, mas achei a premissa desse livro bem interessante. Não vou te falar que irei lê-lo logo, mas eu digo que guardei o o nome dele com carinho pra um futuro.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelmaliana, caso leia, espero que goste.
      Bjs!

      Excluir
  11. Rose!
    Sou bem adepta dos livros espíritas, sempre trazem grandes ensinamentos para nós...
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Eu sinto que falta um pouquinho mais de cuidado com as capas de livros espíritas. É que elas são tão sem graça ou então como essa, que parece livro de outro gênero - e pelo seu comentário não condiz com a história. Se eu não conhecesse o autor, diria que era um romance hot...
    Acho que se o pessoal das editoras investisse um pouco mais nas capas, o estilo poderia ser bem mais popular. Digo isso um pouco por causa da sua resenha - que me deu a maior vontade de ler o livro e olha que ele é bem distante da minha zona de conforto. Fiquei curiosa e acho que a história tem mensagens importantes e significativas, com grandes ensinamentos...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lica concordo contigo. Ainda mais o gênero espírita que já enfrenta resistência.
      Bjs!

      Excluir
  13. OI Rose!!


    GOsto muito de livros espiritas, embora não conhecesse esse particularmente. Todos eles trazem uma mensagem, uma reflexão e claro algumas respostas para as incógnitas da vida. Confesso que achei esse recheado de personagens e talvez por esse motivo a leitura não seja o que eu imagino, todavia vou tentar encaixar nas minhas leituras e obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. É algo que com certeza iria gostar,A característica da trama que envolve o livro e acontecimentos me interessou muito pois amo uma boa trama e que ainda tenha umj grande significado como esse livro me mostrou, realmente a vida é muito curta e é necessário viver cada momento de forma úncia.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu nunca li um livro do gênero mas tenho certeza que gostaria desse, talvez até seja o primeiro da minha lista do gênero, me interessou bastante a trama e toda a premissa em sim. Adoro o fato de podermos aprender e a refletir interiormente através de uma obra. Ótima dica.
    Beijos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  16. Oii Rose, tudo bem? Gostei muito da sua resenha! Eu não leio muito o gênero, mas o que li gostei bastante. Traz realmente mensagens muito interessantes, lições bem-vindas e personagens sábios. Tudo Tem um Porquê me parece uma obra bem cativante. Anotei a dica!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  17. Olá Rose ! Ainda não conhecia o livro, mas você parece ter gostado bastante desse livro. Apesar da excelente resenha , vou dispensar a dica , pois não é o gênero literário que eu gosto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Anne, e agradeço o comentário.
      Bjs!

      Excluir
  18. Olá, nunca li um livro espirita, então não tenho uma opnião formada se gosto ou não do tema, mas me parece interessante, gostei e achei legal conhecer a mente da protagonista e a forma como ela não ama os filhos e os usa apenas para manter seu casamento por interesse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, Elisa é uma mulher que nem sei como classificar.
      Bjs!

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras