Cadê a água que estava aqui?

Oi amigos, hoje vou soltar a revolta que estou com o país e nossos governantes. Todos sabem dos problemas que a região sudeste está passando com a estiagem. Um problema tão comum do sertão nordestino e que agora está tomando uma nova cara.

Vou falar do problemas daqui de São Paulo, pois é onde moro e posso opinar. Estamos em pleno verão com as temperaturas lá nas alturas. Os reservatórios de São Paulo, carentes de chuva e com uma multidão para abastecer estão cada vez mais vazios, principalmente o meu vizinho Cantareira. As cenas são de chorar quando passam.
Aqui em casa falta água todo dia, e isso já tem um bom tempo. Eu não chego a sofrer como muitas pessoas sofrem, pois a caixa d'água dá conta da situação até o retorno da água no dia seguinte. Claro que não fico esbanjando, sempre policio as crianças no banho e não dou mole, vai que no dia seguinte a água não volta?
O que eu acho interessante nisso tudo, é que ninguém assume o rodízio de água na cidade. Para eles, não existe rodízio, então alguém pode me explicar o porquê que em muitas torneiras paulistas a água não tem caído?
Não tem rodízio, mas pode ter multa para quem aumentar o consumo em 20% da média normal. Legal né? Ah, sem falar da nova ideia mais do que genial de fazer 2x5, 2 dias com água e 5 dias sem água...
Mas a minha revolta não é com São Pedro que não manda as chuvas necessárias para aliviar o tormento, mas sim com os governantes que fazem da população sua eterna fonte de renda.
Esta crise não começou hoje e nem ontem, muito menos no início do verão. Um reservatório não se esvazia de uma hora para outra. Então alguém pode me explicar como eles não perceberam este problema antes?
Eles medem a porcaria a toda hora. Tem técnicos para fazerem previsões, estudos, tecnologia e uma infinidade de coisas para usarem, e mesmo com tudo isso, ninguém chegou a uns 2 anos atrás e pensou: "temos que economizar água agora, pois do jeito que estamos e com as previsões que temos,  não vamos aguentar..."
Agora chegam com a cara mais deslavada do mundo, tascam multa na população, que já paga uma conta alta. Não é só na conta da água não, afinal a nossa luz também depende da água, e ela já está bem mais cara...
Não seria bem mais simples economizar lá atrás para estarmos um pouco mais tranquilos hoje? Lógico que a falta de chuva agrava o problema, mas a não previsão, ou melhor, a falta de uma atitude decente e coerente apenas agravou o problema.
Se tivessem tomado os devidos cuidados lá por volta de 2013, hoje estaríamos mais tranquilos, não pendurados pelo pescoço. É impressionante o descaso com a população. Sempre é mais simples tacar uma multa e pronto. Problemas? Aumenta o imposto e resolve. Não deu certo? Impõe multa... e assim vai...

Por que não começam a multar os governantes também? Não seria legal isso? Imaginem quanto não seria arrecadado para os cofres públicos... Tudo bem que eles mesmo acabam passando a  mão, mas este já é outro problema...
Vocês viram quanto de água potável é perdido antes dela chegar em nossas torneiras? A região norte perde mais de 50% da água potável. Já analisaram o que é isso? E de quem é a culpa? Minha? Sua? Que eu saiba, eu pago pela água que consumo, e este pagamento também está incluso melhorias e coisa e tal. Então, porquê tanta água é perdida? Onde vai parar o dinheiro arrecadado? Por que não se investe em prevenção para que tanta água não seja perdida? Simples, obra hidráulica que fica enterrada não dá votos... Então precisando, aumenta o imposto e impõe multa, simples assim.
Claro que tem gente que não tá nem aí, e continua jogando água fora, mas muita gente está fazendo sua parte. Eu mesma já ganhei umas 3 vezes o desconto de 30% por economizar 20% da minha média de consumo, que já não é muito alta. Mas não é fácil. Para se ter uma ideia, nestes últimos 15 dias, aqui em casa foi uma loucura, pois a casa estava lotada. Além das pessoas que vivem aqui, estavam uma tia e minha avó que vieram de Belém nos visitar. Meu sobrinho passou as férias em casa, então estávamos em 3 crianças e 7 adultos, uma loucura! Teve dias que eu mesma dei banho nas crianças para ser mais rápido e gastar menos. Eles reclamavam que precisavam de privacidade, e eu respondia que a privacidade ia embora para a água poder continuar.
Imaginem os três envergonhados porque eu estava dando banho deles. Era uma tal de mãozinha pra frente que eu tinha que me segurar pra não rir... Mas valia a pena, não teve nenhum dia que tenhamos ficado sem água. Problema mesmo é quem tem que esperar água da chuva para poder lavar uma simples louça...
Agora eu me pergunto, assim como eu, milhares estão fazendo isso, e as previsões continuam péssimas, então por que ninguém previu isso? Por que ninguém fez alguma coisa antes. Simples, porquê estamos no Brasil, e nestas horas, eu sinto vergonha disso... Vergonha e revolta.
Imagens retiradas da internet.

a Rafflecopter giveaway
 -

12 comentários:

  1. Concordo contigo em tudo!
    Aqui no RS ainda não temos tantos problemas. Mas tem muito desperdício. Muita água potável é perdida por causa dos vazamentos. E é a população quem paga a conta!
    Um abraço!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final é sempre assim, os governantes fazem as merdas e nós limpamos tudo pagando a conta.
      Bjs, Rose

      Excluir
  2. É, Rose.
    É realmente um absurdo e concordo quando você falou sobre mutá-los também.
    Aqui no nordeste nem estamos passando por dificuldades igual vocês.
    Tenho água à vontade aqui e infelizmente a seca está feia para o lado daí.
    Espero que tudo se resolva.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty, é uma barbaridade o que fazem. Temos o problema da Petrobrás, e quem paga no final: o povo, óbvio.
      São Paulo pode parar por conta da água, ou a falta dela. Já pensou no absurdo da situação? Uma cidade parar porque os governantes não souberam fazer as cosias?
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. Oi Rose, sua revolta é mais que justificada. Eu mesma ando revoltada com toda esta situação. Não só da água mas da situação em geral que nosso País vive. Mas, com certeza a água é a que mais preocupa. Você tem super razão amiga. Eu já venho escutando lances sobre a escassez da água faz muito tempo... só mesmo fé em Deus e muita oração, porque no que depender dos governantes e da maioria da população a gente tá frito.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, o que não faltam são situações para revoltar o cidadão. Da água para segurança. Da saúde para Petrobrás. Não sei nem mais onde podemos parar.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Oi Rose. Então, eu acho que a cada ano a coisa fica mais feia. Já sabia que o ano passado seria pouca chuva, com o tempo esquentando e o aquecimento a cada ano. De nada adianta reclamar de governantes, se quem da o poder a eles somos nós mesmos. Espero que não fique feia a coisa. Parece até que o mundo está ao rumo da destruição. Vírus, mortes e pessoas se matando por poder e outras coisas. A falta de água é uma das piores... nem imaginaria daqui a alguns anos esse mundo.
    Beijos Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, havia tanta reclamação nas últimas eleições e no fim nada mudou. Vai entender...
      Bjs, Rose

      Excluir
  5. Oie Rose =)

    Sabe o que mais me revolta? É a quantidade de impostos que pagamos e não vemos nada, absolutamente nada revertido para o bem da população. Chega a ser ridículo eles chamaram o problema da água de crise. Crises são coisas passageiras, o que estamos passando é algo que vai demorar anos para se resolvido, ainda mais levando em conta a vontade dos políticos brasileiros :(

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, quando pego o holerite do meu marido fico revoltada. Um monte de desconto que não aproveitamos nada, e quando vem o IR ainda não devolvem tudo!
      Bjs, Rose

      Excluir
  6. Rose, sou do interior e aqui não tem racionamento ainda, mas penso muito nas pessoas que passam por este drama!
    aqui eu vejo muita esbanjação! o povo não se conscientizou ainda!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que este problema não chegue na sua região.
      Bjs, Rose

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.