Desafio Literário 2013 #ByGladys


Oi amigos, a resenha de hoje do Desafio Literário 2013 vem da nossa amiga Gladys Senna que como vocês sabem, topou fazer comigo este desafio e postar suas resenhas aqui no blog. Vamos conhecer o livro que ela escolheu para o mês de maio?

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Olá pessoal, tudo bem? Espero que estejam todos bem e lendo bastante, =D
Em maio o tema selecionado para o desafio foi o seguinte: livros citados em filmes. Pois bem, aproveitei o ensejo e escolhi ‘Orgulho e Preconceito’, que já estava em minha listinha de desejados há tempooos, J
Gostaria muito de dizer que foi uma leitura maravilhosa, mas infelizmente não passou de apenas razoável.
Foi impossível não fazer comparações com o filme, pois a adaptação foi muito bem feita. Está muito parecida com o original, muito mesmo! Na verdade o livro possui mais detalhes, é claro! O filme em nada fugiu à trama, captou a essência de cada personagem.
Talvez por já ter assistido ao filme ‘n’ vezes e saber de ‘cor e salteado’ todas as partes da trama, a leitura perdeu aquele sabor de novidade, sabem como é? A cada página virada, não via nada de novidade, era como se fosse uma releitura e nada emocionante.
Já tinha lido que a trama é uma crítica aos padrões da época, mas não imaginava que seria tão ácida. Quem já assistiu ao filme, viu que a família de Elizabeth Bennet, nossa protagonista, é completamente desajustada. O pai é ausente, a mãe só pensa em casar suas filhas a todo e qualquer custo, as irmãs com temperamentos bem diferentes. Mas no livro os desajustes são bem maiores, tive pena de quem vivia no meio daquela família.
Naquela época aconteciam muitos bailes, acredito que era a diversão maior da sociedade, devido a importância que os mesmos possuem no desenrolar da trama. Em meio a esse contexto que Lizzy Bennet, apelido de Elizabeth, conhece o senhor Darcy e seu amigo senhor Bingley.
A princípio pensava que o orgulho ficava por conta do Sr Darcy e o preconceito da Lizzy, mas ao ler a trama percebemos que esses dois elementos permeiam a todos os personagens. Em algum momento da trama os personagens agem com orgulho ou com preconceitos.
O que salvou a leitura foram os diálogos de Lizzy com o Sr Darcy e as tiradas ácidas do pai de Lizzy em relação a sua esposa e familiares.
Já deu para perceber que gostei mais da adaptação, mas não desmereço o valor do livro. Como já comentei anteriormente, talvez o fato de ter assistido antes tenha atrapalhado... enfim leiam e tirem as suas próprias conclusões, ;)
Até o próximo mês e fiquem com Deus.
Gladys Sena










a Rafflecopter giveaway

5 comentários:

  1. Faz tempo que digo que vou ler esse livro e até hoje nada e toda vez que vejo que o filme está passando na TV eu não olho pois queria ler o livro antes, mas depois dessa resenha acho que vou correr para ver o filme e se gostar vou ler o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gladys Sena4/6/13

    Oi Liziane!

    O filme é muito bom, os atores encaixam direitinho com as características dos personagens, o figurino, a dinâmica do enredo.

    Você vai gostar!



    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Gladys Sena4/6/13

    Oi Rose!


    Teria muita mais a falar desse livro, mas aí iria virar um jornalzão, rsrs.


    Obrigadinha e bjo!

    ResponderExcluir
  4. Eu posso imaginar, sempre leio resenhas sobre ele e não vi ninguém falando mal dele ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lizi, você está na mesma situação que eu, rsrsrsr.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.