#Resenha Drácula

Oi amigos, hoje eu tenho minha primeira resenha feita através de um livro da plataforma Ubook. A escolha foi feita por eu já conhecer a história, o que para mim, seria mais fácil nesta minha primeira experiência. Com vocês: Drácula

Drácula - Bram Stoker
Acho que Drácula é um personagem da literatura que não precisa de grandes apresentações.
Vou dividir a resenha de hoje em duas partes, onde na primeira parte falarei sobre o enredo em si e na segunda parte sobre a minha experiência com o Ubook. Para quem não sabe, Ubook é uma plataforma onde ouvimos a narração do livro escolhido.
Conde Drácula é o vampiro mais famoso do mundo. Bram Stoker conta a história dele através de cartas, telegramas e registros em diários feitos pelos próprios personagens da história.
Tudo começa quando Drácula quer comprar uma propriedade na Inglaterra. Por conta disso Jonathan Harker viaja até a Transilvânia a pedido de seu chefe para tratar dos detalhes da transação.
São as anotações que faz em seu diário durante esta viagem e estadia que dão início ao enredo. Através delas, conhecemos sua noiva Mina e sobre Drácula. As anotações param em um momento crucial para Jonathan, onde ficamos sem saber se ele morre ou não.
Entra em cena então Mina e sua amiga Lucy Westerna. Apesar de grandes amigas, elas moram em cidade diferentes e se comunicam através de cartas. Lucy que mora em Whitby com a mãe doente, divide com suas amigas tudo sobre sua vida. Inclusive o fato de que no mesmo dia havia sido pedida em casamento por três distintos cavaleiros: Arthur Holnwood, um nobre do qual ela ficou noiva, Quincey P. Morris, um rico texano e John Seward, médico e diretor de um hospício.
A vida de ambas segue normal até que Lucy começa a sofrer de sonambulismo, ansiedade e fraqueza. Na mesma época que Mina fica preocupada com a falta de notícias de seu noivo. Com o avanço da doença misteriosa de Lucy, seu noivo Arthur dá carta branca para John fazer o que for necessário para a recuperação dela. Van Helsing, um conceituado e respeitado conhecedor da ciência e medicina é chamado e usa de todos os seus conhecimentos na tentatova de salvar a moça, incluisve várias transfusões de sangue.
Como o sumiço de Jonathan e a misteriosa doença de Lucy estão interligados? Como vencer o mal que começa a se espalhar por Londres?
É justamente Van Helsing quem descobre a relação entre os dois casos e juntando o conhecimento, mesmo que indireto, de todos os envolvidos, ele começa a juntar as peças do quebra-cabeça.
Em uma cruzada que pode ser o fim de todos, eles tentam salvar Londres do mal que está vivendo na cidade. Mal sabe eles que o mal já está no meio deles.
Um enredo muito bem feito e costurado, onde todos os personagens tem sua função e importância. Drácula, que é um romance de ficção gótica, foi escrito em 1897 e retrata muito bem os padrões sociais de sua época. Claro que hoje em dia poderíamos questionar algumas coisas, como as transfusões de sangue que foram feitas. Mas isso é irrelevante, ainda mais sabendo a época em que foi escrito. O livro que já teve inúmeras adaptações cinematográficas é uma ótima opção para quem gosta do gênero. 
Em relação a minha experiência com o Ubook, só tenho elogios a serem feitos. Não gosto de ter alguém lendo para mim, acabo me perdendo no meio, e isso ocorreu com Drácula. Teve alguns capítulos que escutei duas vezes para  não só entender o que estava sendo narrado, como também para lembrar dos fatos narrados. Mas isso não foi problema da narrativa, e sim meu, em minha adaptação em ter um texto sendo narrado sem que eu pudesse acompanhar a escrita. Depois eu acabei me acostumando e isso não foi mais preciso. Não sei se todos os livros do Ubook são assim, mas neste, além das vozes diferentes para cada personagem (e isso eu creio que faça parte de todos os livros), fiquei apaixonada pelos efeitos sonoros. Sim, teve efeitos sonoros em toda a narrativa. Portas fechando, galhos batendo, lobos uivandos, enfim, toda uma construção para que o leitor-ouvinte entrasse no clima sinistro de Drácula.
Sendo através da leitura, do cinema ou da audição, Drácula é e sempre será recomendado por mim para os fãs do gênero.
E vocês, já tiveram experiência com a plataforma Ubook? Qual livro escutaram?

79 comentários:

  1. num ouvi um áudio livro, gostaria dessa experiência
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Até agora nunca tinha ouvido falar dessa plataforma!! Achei super legal, tem livros em outros idiomas ou só em português? Se tiver em outras línguas deve ser ótima para treinar o listening! Já vou pesquisar sobre!
    Quanto a Drácula, li essa história em outubro do ano passado e amei! Apesar de ficar um pouco arrastada no meio, o final é ótimo! ^^
    Bjss e obrigada pela super dica!

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Eu conheço a plataforma, mas nao sei se me adaptaria, parece estranho na verdade. Mas talvez essa seja minha opiniao apenas porque nao testei ainda. Quem sabe ne... sobre o Dracula, eu adoro e sempre recomendo a leitura, pporque sou fascinada em todos os elementos.
    Beijos, Fer
    Www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, Drácula é daqueles clássicos que ficam melhores a cada ano que passa.
      Em relação a plataforma, também achei estranho a princípio, mas no dia, aprovei.
      Bjs

      Excluir
    2. Drácula é um daqueles clássicos que só melhoram com o tempo, estilo vinho.
      Em relação a plataforma, também achava estranho, mas no final gostei.
      Bjs

      Excluir
  4. Nunca "li" nada pelo Ubook, mas já ouvi muitos áudio livros na época em que fazia o curso de ingles e a experiência foi muito proveitosa. Fiquei curiosa com o livro. Poucas coisas são tão clássicas quanto Drácula.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi minha primeira experiência com este estilo de "leitura" por isso quis clássico que eu sabia que iria gostar. Apesar do meu problema inicial, gostei muito da experiência.
      Bjs

      Excluir
  5. Assim como você, não gosto muito de ter gente lendo pra mim, acabo me perdendo também e acho que teria que ouvir o livro pelo menos umas 3 vezes. Tenho o exemplar de bolso do drácula e ainda não tive vontade de ler, por medo de não ser isso tudo que todos falam. Mas gostei da sua resenha, acho que em breve posso arriscar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Eduarda, vale o risco. Você entende bem o que foi o início pra mim.
      Bjs

      Excluir
  6. Olá, Rose. Já tive algumas experiências com audiobook e adorava essa plataforma de leitura(?). O único problema era quando alguém chegava perto de mim e começava a conversar, rsrsrs.
    Drácula é um clássico conhecido e eu adoro suas adaptações cinematográficas, mas nunca parei pra ler o livo que originou tudo. Não sei se este seria um livro que eu conseguiria apreciar ouvindo, afinal acredito que a narrativa seja mais densa e eu não conseguiria me concentrar o suficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, acho que foi justamente a narrativa envolvente, sinistra e cheia de tensão que me ajudaram nest experiência.
      Bjs

      Excluir
  7. Já tem um tempinho que estou com interesse em experimentar e assinar Ubook, mas como também não tenho muito costume e nem muito tempo em que posso ouvir áudios, ando enrolando com isso. Mas em todos os audiobook que escutei tive um pouco desse problema também: me perder na história. Mas cada vez tem sido menos isso.
    Adorei sua resenha, já li a adaptação de Dracula, nunca a história toda, apesar de ter o livro...

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo é questão de costume mesmo.
      Bjs

      Excluir
  8. Não conhecia a plataforma, nunca ouvi um livro, parece uma experiência beeeem diferente e interessante!Eu gostaria de tentar ler Drácula, livros antigos me deixam muito cansada, é tão falado e tão desejado por mim kkkkk tenho medo da escrita antiga me decepcionar sabe, eu queria muito ler o morro dos ventos uivantes, abandonei o livro por ser uma edição antiga com uma escrita de época, isso acaba comigo, quem sabe ouvindo o livro me anime mais! melhoooor, deve ser muito bom pra quando a gente ta viajando e o onibus apaga a luz e não conseguimos ler, bora colocar os fones!

    leiturasdebrain.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma boa opção, ou quando estamos com algum problema na visão.
      Bjs

      Excluir
  9. Rose!
    Já li o Drácula e é uma das melhores obras literárias do gênero para mim.
    Quanto ao Ubook, ainda não tive oportunidade de ouvir nenhum livro da plataforma, mas deve ser bem interessante. Deve ser como acompanhar um filme sem imagem...
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Rudy. Me senti ouvindo o filme. Eu escolhi Drácula por conhecer a história é já ter visto filmes. Achei que seria mais fácil para mim. Quando comecei a ouvir, lembrei de você. Em casos como o seu seria uma ótima opção.
      Bjs

      Excluir
  10. Eu estou super curiosa para ter uma experiência com o ubook, deve ser muito interessante. Eu conheço a história do Drácula mas acredito que ouvir no ubook seja muito diferente e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, apesar das dificuldades que tive, gostei e aprovei a experiência. Quero repetir.
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Rose, tudo bem? O que é o Ubook?
    Bom Drácula foi o primeiro livro sobre vampiros que li na vida quando eu tinha uns treze anos depois disso virei gótica e ki milhares de outros. Rrs brincadeira sobre o virar gótica. Mas foi através de Drácula que nasceu minha fascinação por vampiros e sem sombra de dúvidas são os seres sobrenaturais que eu mais gosto.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, Ubook é uma plataforma de áudio livros. Lá escolhemos qual livros vamos ouvir. Se na Amazon você pode escolher um eBook, lá você escolhe um livro para ouvir.
      Bjs

      Excluir
  12. Que bacana, nao conhecia essa plataforma mas já amei! Acho que colocar efeitos sonoros e uma voz para cada personagem faz com que voce se sinta dentro da história, do ambiente, assistindo tudo como espiã hahaha você vai se adaptar lá pela segunda ou terceira "audição" é normal esse estranhamento, me senti assim com audiobooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara, também acho que com o uso frequente vou me sair melhor :)
      O clima que envolveu esta narrativa foi ótimo, me senti em um filme.
      Bjs

      Excluir
  13. Tô sempre vendo pessoas falando sobre essa nova plataforma, mas nunca pensei em ouvir um livro, acho que eu não conseguiria me concentrar...
    Eu nunca li Drácula, mas sempre tive vontade, já que é um clássico.
    Espero poder ter a oportunidade de ler, ou quem sabe ouvir, muito em breve!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, achei que já era hora de experimentar. Gostei viu.
      Bjs

      Excluir
  14. Oi Rose! Tudo bem?
    Não conhecia a plataforma, mas já estou acessando para conhecer. Quanto ao Drácula, acho um personagem fantástico e que pode ser explorado de diversas formas, como tem acontecido bastante! Adorei o post! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sophia me conta se decidi ouvir alguma coisa. Sim, Drácula da para ser explorado de várias formas
      Bjs

      Excluir
  15. Concordo com você, Drácula não precisa de muita apresentação, eu ganhei dois cartões Ubook, mas ainda não me adaptei a ideia de uso, sou melhor com a leitura mesmo. Talvez, mais pra frente, eu mude de opinião, mas para o momento, não rola. Dei os cartões para meus alunos, podia usar por 6 meses, ganhei na Bienal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ganhei na bienal. Dei para meu marido e aproveitei para experimentar.
      Bjs

      Excluir
  16. Olá Rose,
    Drácula é um clássico que, como você disse, a maioria conhece.
    Gostei de conhecer sua opinião e é engraçado, até, pensarmos que atualmente, algumas coisas caem por tabela, mas, no passado, quando escrito, esse livro vou revolucionador.
    Já ouvi alguns livros e, confesso, não foi uma experiência agradável. Assim como você, não gosto de pessoas lendo para mim e me perdi. Provavelmente, não vou repetir a experiência rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, apesar do meu início, eu pretendo repetir a experiência.
      Bjs

      Excluir
  17. Eu acho que me perderia neste tipo de leitura também, prefiro eu mesma ler. Mas, achei a plataforma fantástica para quem tem problemas visuais! <3
    Sobre o livro, quero muito ler um dia a história do Drácula, a premissa me interessa bastante, ainda mais por ter sido escrito há tanto tempo.
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando soube dos áudio vídeos foi meu primeiro pensamento. Agora que tive este experiência sei que quem por ventura não pode ler, não vão ficar carente de emoção. Pelo menos em Drácula não senti falta disso
      Bjs

      Excluir
  18. Oi, Rose

    Eu tenho curiosidade de ouvir um audiobook, mas só pra saber como é, pois tbm acho que teria esse problema em relação a me perder um pouquinho.
    Sobre a história, já conhecia (quem não conhece, né?) E inclusive quanse comprei o livro na Americanas em uma promoção louca que teve, mas acabei não comprando. Não sabia que o livro era tããão antigo, pensei que fosse pelo menos do século XX.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem antigo mesmo, né? Fiquei feliz em não ver que sou a única que fica perdida em narrativas assim.
      Bjs

      Excluir
  19. Olá!
    Drácula com certeza é um clássico. Li há algum tempo atrás e simplesmente adorei, claro que teve algumas coisas que achei estranho que nem você, mas relevei por causa da época em que se foi escrito. O Ubook não funcionaria para mim :( Já tentei várias vezes e simplesmente não consigo prestar atenção, quando vou ver já estou vendo outra coisa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, os nossos pensamentos insistem em ir em outras direções, né?
      Bjs

      Excluir
  20. Olá !!! Ainda não conhecia esse site Ubook, vou visitar agora.
    Gosto bastante do livro Drácula, tenho da Editora LandMark em capa dura.
    Amei a indicação, bjooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, não tenho nenhuma edição física do Drácula.
      Bjs

      Excluir
  21. Olá.
    Eu já ouvi tanta coisa sobre o famoso Dracula. Eu ainda não li o livor, mas agora com sua resenha fiquei sabendo de mais algumas coisas do livro e me apaixonei. Eu estou bem amis animada para ler o livro agora, espero que seja em breve. A sua resenha é bem escrita e achei muito legal a sua esperiencia com i Ubook, eu estou pensando em usar ele um dia, pois parece bem divertido, e como escutar o filme.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos neste livro foi isso mesmo, como se ouvisse o filme.
      Bjs

      Excluir
  22. Oi Rose, fiquei conhecendo essa plataforma quando ganhei um cartão da Udl e mesmo assim ainda não tive a oportunidade de utilizá-lo. Adorei a resenha, mas acho que apesar de gostar muito de livros de vampiros, eu não o leria, ou ouviria haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, sem dúvida não é um vampiro como os que aparecem hoje em dia.
      Bjs

      Excluir
  23. Sempre me interessei nesse livro, porém até hoje não peguei pra ler.

    ResponderExcluir
  24. Rose, meu pai baixou o UBook, começou a escutar Olga e amou, mas teve um capítulo que travou e ele acabou pulando, pois teve tentativas frustadas de conseguir escutar. Enfim, quero ler drácula. Eu tenho ele aqui em livro físico e quero ver se no começo do ano
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Espero que seu pai não tenha mais problemas com isso. Não tenho nenhuma edição física de Drácula.
      Bjs

      Excluir
  25. Rose querida, eu eu tenho esse livro parado na minha estante, mas pretendo mesmo ler um dia com toda certeza, fico feliz que tenha trazido para o blog, só despertou ainda mais meu interesse para ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, o enredo é ótimo, leia sim!
      Bjs

      Excluir
  26. OOI!
    DIgamod que eu fico com os vampiros mais moderninhos e menos assustadores! kkkk Embora já tenha visto muitos elogios, não me interesso pela obra. :/ E olha, acho bem estranho alguém lendo pra mim. Quando leio, "crio" uma voz para o personagem, e acho essas vozes bem estranhas, forçadas. haha

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine, as vozes não ficaram estranhas ou forçadas.
      Bjs

      Excluir
  27. Olá Rose.
    Eu conheço o Ubook, mas não funciona comigo. Eu não consigo prestar atenção se não estiver acompanhado por um livro. que bom que funcionou com você.
    Drácula realmente é um clássico, mas acredita que eu ainda não tive oportunidade de ler nada? Me parece que começar por esse é uma boa ideia, quem sabe até pelo Ubook mesmo...
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolhi justamente por conhecer, achei que facilitaria a adaptação.
      Bjs

      Excluir
  28. Oi Rose, gostei de ver suas considerações de um audiobook. Eu já tinha ouvido falar na plataforma, mas nunca me aventurei para ver se gosto. ultimamente ando evitando até televisão. Mas vou conferir, quem sabe eu não me divirto também? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha uma adaptação mais fácil.
      Bjs

      Excluir
  29. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste do livro e da experiencia! :) Eu divo dizer que nem sequer conhecia a plataforma!! :) E também nunca li/ouvi audiobooks...

    Acho que também teria esse problema em acompanhar a escrita! :) Mas adoraria conferir todos esses efeitos sonoros, alem das diferentes vozes! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Rose!
    Menina, não tenho ideia do que é esse Ubook rsrs
    Qunto ao livro do Dracula, eu fiz a leitura no colegial, quando resolvi me aventurar na biblioteca do colégio. Foi um livro que eu gostei bastante.
    Bjks
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um ótimo enredo mesmo, ainda mais pela forma em que foi construído.
      Bjs

      Excluir
  31. Oi, tudo bem?
    Esse personagem é famoso mesmo, mas confesso que não tenho muita curiosidade com a história dele. Sobre o Ubook, eu ainda não conhecia e achei simplesmente incrível a ideia dessa plataforma, tanto que vou tentar conhecer.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha uma ótima experiência.
      Bjs

      Excluir
  32. Olá!
    Li esse livro recentemente e me apaixonei pela escrita do Bram Stoker. Em partes porque gosto de literatura gótica e ler um clássico desse gênero foi muito prazeroso. Concordo com você quando diz que ele é uma ótima opção para quem gosta do gênero. É uma excelente dica!
    Sobre o Ubook, eu não acho que me acostumaria a ouvir um livro. Mas seria uma experiencia inusitada, ás vezes é bom sairmos da nossa zona de conforto e viver novas experiencias. Quem sabe no futuro?

    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  33. Não me interessei muito pelo livro em si pois não gosto muito de vampiros mesmo sendo um classico e o vampiro que desendeou todos os outros mas fiquei bastante curiosa sobre essa nova plataforma,sempre quis experimentar audio book mas nunca achei um lugar legal para fazer isso,irei ler o post sobre a plataforma

    ResponderExcluir
  34. Olá!!
    Conheço a obra do autor mas nunca li nada dele..só vi os inúmeros filmes sobre drácula e também não conhecia essa plataforma Ubook e achei bem interessante por cada personagem ser narrado por uma pessoa diferente e os efeitos sonoros..vc tem o link de onde posso tá "escutando" esse tipo de leitura?

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/titulo-quando-o-amor-bater-sua-porta.html

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Achei super legal saber sobre a plataforma e ainda não tinha visto resenha de ninguém que a tivesse usado.
    Adorei saber suas impressões e concordo que para uma primeira experiência seria interessante já ter um conhecimento da obra para facilitar esse processo.
    Sinceramente não tenho interesse no Ubook pelo fato de ter memória muito visual. Quando escuto um áudio explicando algo não consigo me concentrar muito, mas quando leio é bem melhor e fica memorizado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oii,
    Não conhecia essa plataforma, achei bem interessante, vou dar uma olhada no site.
    Sobre o Drácula, ela é minha historia/personagem favorito de todos os tempos! É uma daquelas historia que eu posso ler sempre e nunca vou enjoar.
    O Ubook é tipo uma plataforma para ouvir o audiobook?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, é um site onde você faz o cadastro. Ele é pago mensalmente e te dá direito a escutar qualquer livro que esteja disponível. Da para fazer uma experiência de graça, senão me engano por um mês.
      Bjs

      Excluir
  37. Olá, não conhecia a plataforma não. Aliás nunca experimentei ouvir audiobook. Vai ser uma experiência nova para mim. Drácula sempre será uma das minhas histórias favoritas afinal sobrenatural faz parte de mim. Adorei o post!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá!

    Até então não tinha conhecimento a respeito desta plataforma, que é bastante interessante por sinal (:

    Sobre Drácula, como você disse, dispensa maiores apresentações <3

    Realmente é um clássico inesquecível e que fica marcado pra sempre no coração!

    Seu post está muito legal! Parabéns (:

    ResponderExcluir
  39. Olá, não conhecia essa plataforma...mas quanto ao Drácula, difícil não conhecer...kkk

    Bom, espero ler alguma obra sobre esse vampiro tão famoso, ainda não tive a oportunidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel, se você não tem medo só gênero, leia mesmo.
      Bjs

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha Drácula

Oi amigos, hoje eu tenho minha primeira resenha feita através de um livro da plataforma Ubook. A escolha foi feita por eu já conhecer a história, o que para mim, seria mais fácil nesta minha primeira experiência. Com vocês: Drácula

Drácula - Bram Stoker
Acho que Drácula é um personagem da literatura que não precisa de grandes apresentações.
Vou dividir a resenha de hoje em duas partes, onde na primeira parte falarei sobre o enredo em si e na segunda parte sobre a minha experiência com o Ubook. Para quem não sabe, Ubook é uma plataforma onde ouvimos a narração do livro escolhido.
Conde Drácula é o vampiro mais famoso do mundo. Bram Stoker conta a história dele através de cartas, telegramas e registros em diários feitos pelos próprios personagens da história.
Tudo começa quando Drácula quer comprar uma propriedade na Inglaterra. Por conta disso Jonathan Harker viaja até a Transilvânia a pedido de seu chefe para tratar dos detalhes da transação.
São as anotações que faz em seu diário durante esta viagem e estadia que dão início ao enredo. Através delas, conhecemos sua noiva Mina e sobre Drácula. As anotações param em um momento crucial para Jonathan, onde ficamos sem saber se ele morre ou não.
Entra em cena então Mina e sua amiga Lucy Westerna. Apesar de grandes amigas, elas moram em cidade diferentes e se comunicam através de cartas. Lucy que mora em Whitby com a mãe doente, divide com suas amigas tudo sobre sua vida. Inclusive o fato de que no mesmo dia havia sido pedida em casamento por três distintos cavaleiros: Arthur Holnwood, um nobre do qual ela ficou noiva, Quincey P. Morris, um rico texano e John Seward, médico e diretor de um hospício.
A vida de ambas segue normal até que Lucy começa a sofrer de sonambulismo, ansiedade e fraqueza. Na mesma época que Mina fica preocupada com a falta de notícias de seu noivo. Com o avanço da doença misteriosa de Lucy, seu noivo Arthur dá carta branca para John fazer o que for necessário para a recuperação dela. Van Helsing, um conceituado e respeitado conhecedor da ciência e medicina é chamado e usa de todos os seus conhecimentos na tentatova de salvar a moça, incluisve várias transfusões de sangue.
Como o sumiço de Jonathan e a misteriosa doença de Lucy estão interligados? Como vencer o mal que começa a se espalhar por Londres?
É justamente Van Helsing quem descobre a relação entre os dois casos e juntando o conhecimento, mesmo que indireto, de todos os envolvidos, ele começa a juntar as peças do quebra-cabeça.
Em uma cruzada que pode ser o fim de todos, eles tentam salvar Londres do mal que está vivendo na cidade. Mal sabe eles que o mal já está no meio deles.
Um enredo muito bem feito e costurado, onde todos os personagens tem sua função e importância. Drácula, que é um romance de ficção gótica, foi escrito em 1897 e retrata muito bem os padrões sociais de sua época. Claro que hoje em dia poderíamos questionar algumas coisas, como as transfusões de sangue que foram feitas. Mas isso é irrelevante, ainda mais sabendo a época em que foi escrito. O livro que já teve inúmeras adaptações cinematográficas é uma ótima opção para quem gosta do gênero. 
Em relação a minha experiência com o Ubook, só tenho elogios a serem feitos. Não gosto de ter alguém lendo para mim, acabo me perdendo no meio, e isso ocorreu com Drácula. Teve alguns capítulos que escutei duas vezes para  não só entender o que estava sendo narrado, como também para lembrar dos fatos narrados. Mas isso não foi problema da narrativa, e sim meu, em minha adaptação em ter um texto sendo narrado sem que eu pudesse acompanhar a escrita. Depois eu acabei me acostumando e isso não foi mais preciso. Não sei se todos os livros do Ubook são assim, mas neste, além das vozes diferentes para cada personagem (e isso eu creio que faça parte de todos os livros), fiquei apaixonada pelos efeitos sonoros. Sim, teve efeitos sonoros em toda a narrativa. Portas fechando, galhos batendo, lobos uivandos, enfim, toda uma construção para que o leitor-ouvinte entrasse no clima sinistro de Drácula.
Sendo através da leitura, do cinema ou da audição, Drácula é e sempre será recomendado por mim para os fãs do gênero.
E vocês, já tiveram experiência com a plataforma Ubook? Qual livro escutaram?

79 comentários:

  1. num ouvi um áudio livro, gostaria dessa experiência
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Até agora nunca tinha ouvido falar dessa plataforma!! Achei super legal, tem livros em outros idiomas ou só em português? Se tiver em outras línguas deve ser ótima para treinar o listening! Já vou pesquisar sobre!
    Quanto a Drácula, li essa história em outubro do ano passado e amei! Apesar de ficar um pouco arrastada no meio, o final é ótimo! ^^
    Bjss e obrigada pela super dica!

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Eu conheço a plataforma, mas nao sei se me adaptaria, parece estranho na verdade. Mas talvez essa seja minha opiniao apenas porque nao testei ainda. Quem sabe ne... sobre o Dracula, eu adoro e sempre recomendo a leitura, pporque sou fascinada em todos os elementos.
    Beijos, Fer
    Www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, Drácula é daqueles clássicos que ficam melhores a cada ano que passa.
      Em relação a plataforma, também achei estranho a princípio, mas no dia, aprovei.
      Bjs

      Excluir
    2. Drácula é um daqueles clássicos que só melhoram com o tempo, estilo vinho.
      Em relação a plataforma, também achava estranho, mas no final gostei.
      Bjs

      Excluir
  4. Nunca "li" nada pelo Ubook, mas já ouvi muitos áudio livros na época em que fazia o curso de ingles e a experiência foi muito proveitosa. Fiquei curiosa com o livro. Poucas coisas são tão clássicas quanto Drácula.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi minha primeira experiência com este estilo de "leitura" por isso quis clássico que eu sabia que iria gostar. Apesar do meu problema inicial, gostei muito da experiência.
      Bjs

      Excluir
  5. Assim como você, não gosto muito de ter gente lendo pra mim, acabo me perdendo também e acho que teria que ouvir o livro pelo menos umas 3 vezes. Tenho o exemplar de bolso do drácula e ainda não tive vontade de ler, por medo de não ser isso tudo que todos falam. Mas gostei da sua resenha, acho que em breve posso arriscar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Eduarda, vale o risco. Você entende bem o que foi o início pra mim.
      Bjs

      Excluir
  6. Olá, Rose. Já tive algumas experiências com audiobook e adorava essa plataforma de leitura(?). O único problema era quando alguém chegava perto de mim e começava a conversar, rsrsrs.
    Drácula é um clássico conhecido e eu adoro suas adaptações cinematográficas, mas nunca parei pra ler o livo que originou tudo. Não sei se este seria um livro que eu conseguiria apreciar ouvindo, afinal acredito que a narrativa seja mais densa e eu não conseguiria me concentrar o suficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, acho que foi justamente a narrativa envolvente, sinistra e cheia de tensão que me ajudaram nest experiência.
      Bjs

      Excluir
  7. Já tem um tempinho que estou com interesse em experimentar e assinar Ubook, mas como também não tenho muito costume e nem muito tempo em que posso ouvir áudios, ando enrolando com isso. Mas em todos os audiobook que escutei tive um pouco desse problema também: me perder na história. Mas cada vez tem sido menos isso.
    Adorei sua resenha, já li a adaptação de Dracula, nunca a história toda, apesar de ter o livro...

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo é questão de costume mesmo.
      Bjs

      Excluir
  8. Não conhecia a plataforma, nunca ouvi um livro, parece uma experiência beeeem diferente e interessante!Eu gostaria de tentar ler Drácula, livros antigos me deixam muito cansada, é tão falado e tão desejado por mim kkkkk tenho medo da escrita antiga me decepcionar sabe, eu queria muito ler o morro dos ventos uivantes, abandonei o livro por ser uma edição antiga com uma escrita de época, isso acaba comigo, quem sabe ouvindo o livro me anime mais! melhoooor, deve ser muito bom pra quando a gente ta viajando e o onibus apaga a luz e não conseguimos ler, bora colocar os fones!

    leiturasdebrain.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma boa opção, ou quando estamos com algum problema na visão.
      Bjs

      Excluir
  9. Rose!
    Já li o Drácula e é uma das melhores obras literárias do gênero para mim.
    Quanto ao Ubook, ainda não tive oportunidade de ouvir nenhum livro da plataforma, mas deve ser bem interessante. Deve ser como acompanhar um filme sem imagem...
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Rudy. Me senti ouvindo o filme. Eu escolhi Drácula por conhecer a história é já ter visto filmes. Achei que seria mais fácil para mim. Quando comecei a ouvir, lembrei de você. Em casos como o seu seria uma ótima opção.
      Bjs

      Excluir
  10. Eu estou super curiosa para ter uma experiência com o ubook, deve ser muito interessante. Eu conheço a história do Drácula mas acredito que ouvir no ubook seja muito diferente e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, apesar das dificuldades que tive, gostei e aprovei a experiência. Quero repetir.
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Rose, tudo bem? O que é o Ubook?
    Bom Drácula foi o primeiro livro sobre vampiros que li na vida quando eu tinha uns treze anos depois disso virei gótica e ki milhares de outros. Rrs brincadeira sobre o virar gótica. Mas foi através de Drácula que nasceu minha fascinação por vampiros e sem sombra de dúvidas são os seres sobrenaturais que eu mais gosto.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, Ubook é uma plataforma de áudio livros. Lá escolhemos qual livros vamos ouvir. Se na Amazon você pode escolher um eBook, lá você escolhe um livro para ouvir.
      Bjs

      Excluir
  12. Que bacana, nao conhecia essa plataforma mas já amei! Acho que colocar efeitos sonoros e uma voz para cada personagem faz com que voce se sinta dentro da história, do ambiente, assistindo tudo como espiã hahaha você vai se adaptar lá pela segunda ou terceira "audição" é normal esse estranhamento, me senti assim com audiobooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara, também acho que com o uso frequente vou me sair melhor :)
      O clima que envolveu esta narrativa foi ótimo, me senti em um filme.
      Bjs

      Excluir
  13. Tô sempre vendo pessoas falando sobre essa nova plataforma, mas nunca pensei em ouvir um livro, acho que eu não conseguiria me concentrar...
    Eu nunca li Drácula, mas sempre tive vontade, já que é um clássico.
    Espero poder ter a oportunidade de ler, ou quem sabe ouvir, muito em breve!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, achei que já era hora de experimentar. Gostei viu.
      Bjs

      Excluir
  14. Oi Rose! Tudo bem?
    Não conhecia a plataforma, mas já estou acessando para conhecer. Quanto ao Drácula, acho um personagem fantástico e que pode ser explorado de diversas formas, como tem acontecido bastante! Adorei o post! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sophia me conta se decidi ouvir alguma coisa. Sim, Drácula da para ser explorado de várias formas
      Bjs

      Excluir
  15. Concordo com você, Drácula não precisa de muita apresentação, eu ganhei dois cartões Ubook, mas ainda não me adaptei a ideia de uso, sou melhor com a leitura mesmo. Talvez, mais pra frente, eu mude de opinião, mas para o momento, não rola. Dei os cartões para meus alunos, podia usar por 6 meses, ganhei na Bienal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ganhei na bienal. Dei para meu marido e aproveitei para experimentar.
      Bjs

      Excluir
  16. Olá Rose,
    Drácula é um clássico que, como você disse, a maioria conhece.
    Gostei de conhecer sua opinião e é engraçado, até, pensarmos que atualmente, algumas coisas caem por tabela, mas, no passado, quando escrito, esse livro vou revolucionador.
    Já ouvi alguns livros e, confesso, não foi uma experiência agradável. Assim como você, não gosto de pessoas lendo para mim e me perdi. Provavelmente, não vou repetir a experiência rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, apesar do meu início, eu pretendo repetir a experiência.
      Bjs

      Excluir
  17. Eu acho que me perderia neste tipo de leitura também, prefiro eu mesma ler. Mas, achei a plataforma fantástica para quem tem problemas visuais! <3
    Sobre o livro, quero muito ler um dia a história do Drácula, a premissa me interessa bastante, ainda mais por ter sido escrito há tanto tempo.
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando soube dos áudio vídeos foi meu primeiro pensamento. Agora que tive este experiência sei que quem por ventura não pode ler, não vão ficar carente de emoção. Pelo menos em Drácula não senti falta disso
      Bjs

      Excluir
  18. Oi, Rose

    Eu tenho curiosidade de ouvir um audiobook, mas só pra saber como é, pois tbm acho que teria esse problema em relação a me perder um pouquinho.
    Sobre a história, já conhecia (quem não conhece, né?) E inclusive quanse comprei o livro na Americanas em uma promoção louca que teve, mas acabei não comprando. Não sabia que o livro era tããão antigo, pensei que fosse pelo menos do século XX.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem antigo mesmo, né? Fiquei feliz em não ver que sou a única que fica perdida em narrativas assim.
      Bjs

      Excluir
  19. Olá!
    Drácula com certeza é um clássico. Li há algum tempo atrás e simplesmente adorei, claro que teve algumas coisas que achei estranho que nem você, mas relevei por causa da época em que se foi escrito. O Ubook não funcionaria para mim :( Já tentei várias vezes e simplesmente não consigo prestar atenção, quando vou ver já estou vendo outra coisa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, os nossos pensamentos insistem em ir em outras direções, né?
      Bjs

      Excluir
  20. Olá !!! Ainda não conhecia esse site Ubook, vou visitar agora.
    Gosto bastante do livro Drácula, tenho da Editora LandMark em capa dura.
    Amei a indicação, bjooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, não tenho nenhuma edição física do Drácula.
      Bjs

      Excluir
  21. Olá.
    Eu já ouvi tanta coisa sobre o famoso Dracula. Eu ainda não li o livor, mas agora com sua resenha fiquei sabendo de mais algumas coisas do livro e me apaixonei. Eu estou bem amis animada para ler o livro agora, espero que seja em breve. A sua resenha é bem escrita e achei muito legal a sua esperiencia com i Ubook, eu estou pensando em usar ele um dia, pois parece bem divertido, e como escutar o filme.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos neste livro foi isso mesmo, como se ouvisse o filme.
      Bjs

      Excluir
  22. Oi Rose, fiquei conhecendo essa plataforma quando ganhei um cartão da Udl e mesmo assim ainda não tive a oportunidade de utilizá-lo. Adorei a resenha, mas acho que apesar de gostar muito de livros de vampiros, eu não o leria, ou ouviria haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, sem dúvida não é um vampiro como os que aparecem hoje em dia.
      Bjs

      Excluir
  23. Sempre me interessei nesse livro, porém até hoje não peguei pra ler.

    ResponderExcluir
  24. Rose, meu pai baixou o UBook, começou a escutar Olga e amou, mas teve um capítulo que travou e ele acabou pulando, pois teve tentativas frustadas de conseguir escutar. Enfim, quero ler drácula. Eu tenho ele aqui em livro físico e quero ver se no começo do ano
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Espero que seu pai não tenha mais problemas com isso. Não tenho nenhuma edição física de Drácula.
      Bjs

      Excluir
  25. Rose querida, eu eu tenho esse livro parado na minha estante, mas pretendo mesmo ler um dia com toda certeza, fico feliz que tenha trazido para o blog, só despertou ainda mais meu interesse para ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, o enredo é ótimo, leia sim!
      Bjs

      Excluir
  26. OOI!
    DIgamod que eu fico com os vampiros mais moderninhos e menos assustadores! kkkk Embora já tenha visto muitos elogios, não me interesso pela obra. :/ E olha, acho bem estranho alguém lendo pra mim. Quando leio, "crio" uma voz para o personagem, e acho essas vozes bem estranhas, forçadas. haha

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine, as vozes não ficaram estranhas ou forçadas.
      Bjs

      Excluir
  27. Olá Rose.
    Eu conheço o Ubook, mas não funciona comigo. Eu não consigo prestar atenção se não estiver acompanhado por um livro. que bom que funcionou com você.
    Drácula realmente é um clássico, mas acredita que eu ainda não tive oportunidade de ler nada? Me parece que começar por esse é uma boa ideia, quem sabe até pelo Ubook mesmo...
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolhi justamente por conhecer, achei que facilitaria a adaptação.
      Bjs

      Excluir
  28. Oi Rose, gostei de ver suas considerações de um audiobook. Eu já tinha ouvido falar na plataforma, mas nunca me aventurei para ver se gosto. ultimamente ando evitando até televisão. Mas vou conferir, quem sabe eu não me divirto também? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha uma adaptação mais fácil.
      Bjs

      Excluir
  29. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste do livro e da experiencia! :) Eu divo dizer que nem sequer conhecia a plataforma!! :) E também nunca li/ouvi audiobooks...

    Acho que também teria esse problema em acompanhar a escrita! :) Mas adoraria conferir todos esses efeitos sonoros, alem das diferentes vozes! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Rose!
    Menina, não tenho ideia do que é esse Ubook rsrs
    Qunto ao livro do Dracula, eu fiz a leitura no colegial, quando resolvi me aventurar na biblioteca do colégio. Foi um livro que eu gostei bastante.
    Bjks
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um ótimo enredo mesmo, ainda mais pela forma em que foi construído.
      Bjs

      Excluir
  31. Oi, tudo bem?
    Esse personagem é famoso mesmo, mas confesso que não tenho muita curiosidade com a história dele. Sobre o Ubook, eu ainda não conhecia e achei simplesmente incrível a ideia dessa plataforma, tanto que vou tentar conhecer.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha uma ótima experiência.
      Bjs

      Excluir
  32. Olá!
    Li esse livro recentemente e me apaixonei pela escrita do Bram Stoker. Em partes porque gosto de literatura gótica e ler um clássico desse gênero foi muito prazeroso. Concordo com você quando diz que ele é uma ótima opção para quem gosta do gênero. É uma excelente dica!
    Sobre o Ubook, eu não acho que me acostumaria a ouvir um livro. Mas seria uma experiencia inusitada, ás vezes é bom sairmos da nossa zona de conforto e viver novas experiencias. Quem sabe no futuro?

    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  33. Não me interessei muito pelo livro em si pois não gosto muito de vampiros mesmo sendo um classico e o vampiro que desendeou todos os outros mas fiquei bastante curiosa sobre essa nova plataforma,sempre quis experimentar audio book mas nunca achei um lugar legal para fazer isso,irei ler o post sobre a plataforma

    ResponderExcluir
  34. Olá!!
    Conheço a obra do autor mas nunca li nada dele..só vi os inúmeros filmes sobre drácula e também não conhecia essa plataforma Ubook e achei bem interessante por cada personagem ser narrado por uma pessoa diferente e os efeitos sonoros..vc tem o link de onde posso tá "escutando" esse tipo de leitura?

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/titulo-quando-o-amor-bater-sua-porta.html

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Achei super legal saber sobre a plataforma e ainda não tinha visto resenha de ninguém que a tivesse usado.
    Adorei saber suas impressões e concordo que para uma primeira experiência seria interessante já ter um conhecimento da obra para facilitar esse processo.
    Sinceramente não tenho interesse no Ubook pelo fato de ter memória muito visual. Quando escuto um áudio explicando algo não consigo me concentrar muito, mas quando leio é bem melhor e fica memorizado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oii,
    Não conhecia essa plataforma, achei bem interessante, vou dar uma olhada no site.
    Sobre o Drácula, ela é minha historia/personagem favorito de todos os tempos! É uma daquelas historia que eu posso ler sempre e nunca vou enjoar.
    O Ubook é tipo uma plataforma para ouvir o audiobook?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, é um site onde você faz o cadastro. Ele é pago mensalmente e te dá direito a escutar qualquer livro que esteja disponível. Da para fazer uma experiência de graça, senão me engano por um mês.
      Bjs

      Excluir
  37. Olá, não conhecia a plataforma não. Aliás nunca experimentei ouvir audiobook. Vai ser uma experiência nova para mim. Drácula sempre será uma das minhas histórias favoritas afinal sobrenatural faz parte de mim. Adorei o post!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá!

    Até então não tinha conhecimento a respeito desta plataforma, que é bastante interessante por sinal (:

    Sobre Drácula, como você disse, dispensa maiores apresentações <3

    Realmente é um clássico inesquecível e que fica marcado pra sempre no coração!

    Seu post está muito legal! Parabéns (:

    ResponderExcluir
  39. Olá, não conhecia essa plataforma...mas quanto ao Drácula, difícil não conhecer...kkk

    Bom, espero ler alguma obra sobre esse vampiro tão famoso, ainda não tive a oportunidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel, se você não tem medo só gênero, leia mesmo.
      Bjs

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras