A Secretaria de Estado da Cultura, promove, no dia 25 de setembro, amanhã, o evento Sábado Cultural no Jardim Botânico. O local, que foi o único Jardim Botânico do país a atingir todas as metas exigidas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente, será palco de atrações circences mescladas a apresentações de teatro, música e oficinas, todas gratuitas.
A ideia foi pensar uma programação que fosse acolhida pelo ambiente que o Jardim proporciona. Algumas serão em locais específicos como a do teatro infantil e do Coro da Osesp. Outras estarão espalhadas pelo Parque, como as intervenções dos artistas de circo e dos 'Sustentáveis'.
Ao longo do sábado, em diversos horários, mágicos, malabaristas, acrobatas, pernas-de-pau, mini-bicicletas e monociclos gigantes farão performances por diversos locais do parque. Às 11h tem início a peça infantil João e Maria do grupo Le Plat du Jour. No corredor de árvores da entrada, a história será contada num palco giratório que traz um inventivo cenário de retalhos de tecido, atualizando a conhecida fábula com problemas como desmatamento e mudança de carreira.
No período da tarde, às 13h, a banda Russo Jazz Band apresenta-se durante uma hora no estilo Dixieland, com banjo, metais e o whashbord – tradicional instrumento americano que é uma tábua de lavar roupa coberta de alumínio e que é tocada com dedais de costureira.
Já às 14h, o público poderá escolher entre a Oficina de Fotografia, na qual os participantes fabricarão seu próprio "papel fotográfico" realizando composições com ramos e folhas secas, e a intervenção Os Sustentáveis que estimula a preocupação com o meio ambiente por meio de jogos com o público.
A programação é fechada com a apresentação do Coral da Osesp, que cantam seu primeiro CD, intitulado Canções do Brasil. As músicas, escritas para coro e com arranjos de canções populares, são inspiradas no folclore brasileiro.
Em caso de chuva, o evento será cancelado.
Serviço
Evento: Sábado Cultural no Jardim Botânico
Local: Jardim Botânico de São Paulo
Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3031, Àgua Funda, São Paulo
Dia: 25 de setembro 2010
Quanto: entrada gratuita