Leituras de 2012 #26



Oi amigos, hoje vim falar de dois livros que há muito tempo eu queria ler, pois no ano passado eu li os 4 primeiros livros, e ainda faltavam outros volumes que foram lançados depois. Que série é esta?  É a série "Diários do Vampiro". Esta mesma meus amigos, a que tem a série televisiva "The Vampire Diaries". Mas para quem não conhece, vou fazer um breve resumo da série:
"Elena Gilbert é uma órfã que vive com sua tia e sua irmã na pequena cidade de Fell's Churc. No retorno às aulas, ela reencontra suas melhores amigas, Meredith e Bonnie. Um novo garoto (Stefan) chega à cidade envolto de mistérios. Elena que está acostumada a ser rodeada pelos rapazes da cidade, não se conforma em ser ignorada por este e tenta descobrir tudo que pode dele e conquistá-lo. Com isso entra em rivalidade com sua outra amiga Caroline e termina seu namoro com Matt. No decorrer da história o irmão de Stefan, Damon, chega à cidade e em meios as desavenças entre eles dois causadas por um amor antigo pela mesma garota-vampira Katherine, Elena se vê envolvida com os dois irmãos. A cidade de Fell's Churc também começa a sofrer com acontecimentos sobrenaturais que fazem com que esta turma se una para salvar os habitantes da cidade e a eles mesmo."
Bom, agora vamos falar um pouquinho dos dois livros que acabei de ler:



Anoitecer - L.S. Smith

Diários Do Vampiro: O Retorno - Livro 5

448 páginas - Editora Galera Record

O livro 4 terminou com a ressurreição de Elena e este começa a história justamente a partir deste renascimento. Elena não renasce como todas a conheciam. Na verdade ela tem que reaprender tudo. Ela é como "espírito criança", sem pecado e cheia de bondade. Além disso ela volta dos mortos com poderes o que faz seu sangue ser uma fonte interminável de prazer e poder que chama a atenção  de todos os vampiros. 
No meio disso, uma onda estranha de "possessão" toma conta de Fell's Churc, conseguindo possuir até Damon que acaba fazendo um "acordo" com o demônio e manda seu irmão para um lugar parecido com o inferno.
Sem saber de nada, Elena começa sua busca por Stefan, mas os estranhos acontecimentos da cidade começam a sugerir que tudo pode está interligado, e que forças malignas estariam tentando matar ela e seus amigos Meredith, Bonnie e Matt.
Podendo contar apenas com a ajuda deles e de Damon, Elena começa a perceber que para ajudar a todos e se salvar, precisar primeiro salvar a Damon. Ela agora precisa aprender a usar seus antigos recém descobertos poderes, pois depois que deixou de ser um "espírito" ela não sabe mais como ativar seus poderes. Toda a cidade está correndo perigo e Elena pode confiar apenas no amor de Stefan por ela, mesmo que tudo indique que ele a abandonou.
Para mim este livro ficou devendo. Não gostei da história, que muitas vezes ficou confusa me fazendo voltar algumas páginas para vê se não tinha perdido nada. Sem falar do fato da Elena ressuscitar no volume 4 como um corpo normal e agora está como um espírito de criança. Damon se tornar um afixionado por Elena também me deixou chateada, afinal em alguns momentos pensei e torci por ele e Bonnie. Tudo bem que ele estava possuído, mas mesmo assim porque dar a impressão de poder juntar uma coisa e depois do nada não fazer mais relação? Achei a história meio sem cabeça, mas como quero saber o final da série, continuo seguindo em frente, chateada, mas em frente.

Almas Sombrias - L.S. Smith

Diários Do Vampiro: O Retorno - Livro 6

448 páginas - Editora Galera Record

Este volume melhorou em relação ao anterior. Aqui vemos a procura por Stefan se desenrolar. Damon, Elena e Matt saem da cidade de Fell's Churc para procurarem por Stefan na chamada "Dimensão das Trevas".
Depois de ter conseguido retirar de dentro de Damon o ser maligno que o dominava, Elena começa a conhecer o que parece ser o verdadeiro Damon e seu coração fica confuso.
Matt percebe a reaproximação deles e decide voltar para Fell's Churc e manda Meredith e Bonnie em seu lugar para ajudar Elena a reencontrar Stefan. Enquanto isso ele e s Sr. Flowres tentam salvar a cidade.
Dentro do mundo que pode ser considerado uma versão do inferno, Damon, Elena, Meredith e Bonnie vivem uma aventura sem igual, onde para começar, elas tem que serem vistas como escravas de Damon.
Em um mundo desconhecido e onde qualquer passo em falso pode ser fatal, eles conseguem ajuda de onde menos esperavam. O grupo para encontrar Stefan está bem maior e a procura pela chave mágica que abrirá as portas da prisão, libertando Stefan e quem sabe dando fim a onda de estranhos acontecimento de Fell's Churc está intensa.
Elena e Damon estão cada vez mais perto, e ela torce para que Stefan possa entender o que ela está fazendo, pois de todos ali, Damon é o que mais precisa de ajuda.
Apenas a força do amor deles será capaz de manter Stefan vivo até que eles consigam salvá-lo. E a força da amizade desta turma será capaz de manter todos vivos e salvos.

Na boa? Eu nunca gostei de Elena, desde o primeiro livro da série. Senti um pouco de simpatia por ela no quarto volume, mas gostar mesmo, nunca. E neste volume, piorou. Em muitas páginas eu tinha vontade de esganar esta garota que para mim é extremamente fútil, egoísta e manipuladora.
Nem toda a pressão, as mortes e ressurreições sofridas justificam várias das atitudes delas.
Me irritava ler coisas do gênero "Elena você é a mais inocente das criaturas". Inocente? Se isso for inocência, eu sou... deixa pra lá. E a perfeição como descrevem ela no livro, como apenas ela fosse linda, maravilhosa e perfeita. Gente, será que ninguém leva em consideração a futilidade desta garota. E quando ela entra no baile e começa a se achar feia e só se alegra e acalma quando percebe que está sendo desejada pelos presentes? Alô criatura, você esqueceu que a missão era apenas encontrar a chave da prisão e não se exibir como a miss mundo?
Para mim ela apenas usa os outros como acha melhor. E pior é que todos fazem exatamente o que ela quer. E francamente, borboletar entre dois irmãos, para mim é o fim. No mundo real, seria muito difícil sermos amigas. Não pelos atos "a la Suelen" que ela tem, mas pela futilidade e manipulação que para mim ela irradia aos quatro cantos.
Adoraria chegar ao final desta série e ver o Damon ficando com a Bonnie. Não gente, não rolou nada entre eles, isto é apenas uma vontade minha mesmo. E o Stefan com outra pessoa, qualquer outra não sendo Elena. E que Matt encontre alguém que lhe mereça de fato, pois para mim Elena merecia ficar sozinha, sem nenhum dos três lindinhos da história.
Só para finalizar, eu mesma poderia ficar com o Damon que não acharia ruim, sendo ele vampiro ou não.

Espero que tenham gostado dos livros, e para quem se interessar pelos outros livros da série, pode ler o que achei deles clicando em seus volumes:

Série Original







O Retorno
  • Anoitecer
  • Almas Sombrias
  • Meia-noite (falta ler)
Diários de Stefan:
  • Origens  (falta ler)
  • Bloodlust  (falta ler) *ainda não publicado no Brasil
  • The Craving  (falta ler) *ainda não publicado no Brasil
Espero que tenham gostado apesar do meu pequeno desabafo. Para quem me acompanha no desafio literário de 2012, minha lista de leitura está assim:
  1. A Montanha dos Mackenzie (Linda Howard);
  2. Missão Mackenzie (Linda Howard);
  3. O Prazer de Mackenzie (Linda Howard);
  4. O Encanto da Montanha (Linda Howard);
  5. Jogo do Acaso (Linda Howard);
  6. Poirot Investiga (Agatha Christie);
  7. Reencontro (Leila Kruger); 
  8. Cem Toques Cravados (Edson Rossatto);
  9. O Céu Está em Todo Lugar (Jandy Nelson);
  10. Formaturas Infernais (Meg Cabot, Stephenie Meyer, Michele Jaffe e Lauren Myracie);
  11. Como Treinar o seu Dragão  (Cressida Cowell);
  12. O Segredo de Chimneys  (Agatha Christie);
  13. Dançando no Ar - vol.1 - Trilogia da Magia (Nora Roberts);
  14. Entre o Céu e a Terra - vol.2 - Trilogia da Magia (Nora Roberts);
  15. Enfrentando o Fogo - vol.3 - Trilogia da Magia (Nora Roberts);
  16. Um Mundo Brilhante (T. Greenwood); 
  17. Por Linhas Tortas (Cynthia França); 
  18. O Segredo Mais Sombrio (Gena Showalter);
  19. A Rendição Mais Sombria (Gena Showalter);
  20. Um Homem de Sorte (Nicholas Sparks);
  21. Feitiço do Passado (Jennie Lucas);
  22.  O Doce Sabor da Vingança (Melaine Milburne);
  23. Para Sempre Ana (Sérgio Carmach);
  24. Julieta Imortal (Stacey Jay); 
  25. Asas ( Aprilynne Pike);
  26. Para Sempre (Kim e Krickitt Carpenter);
  27. Corações em Fase Terminal (Fabiane Ribeiro)
  28. Casada com um Aventureiro (Debra Lee Brown);
  29. Presentes da Vida (Emilly Giffin)
  30. Gesto de Ternura (Diana Palmer);
  31. Romance Impossível (Diana Palmer);
  32. Noites de Delírio (Diana Palmer);
  33. Mensageira do Amor (Diana Palmer);
  34. Era Uma vez em Paris (Diana Palmer);
  35. O Testamento (John Grisham)
  36. Onze Minutos (Paulo Coelho);
  37. No Ar Rarefeito (Jon Krakauer);
  38. Dona Teresinha e sua Vizinhança (Wilgner Murillo Santos)
  39. O Espião (Cliver Cussler e Justin Scott);
  40. Fallen - vol.1 - Série Fallen (Lauren Kate);
  41. Tormenta - vol.2 -  Série Fallen  (Lauren Kate);
  42. Erik (Rosane Fantin);
  43. Estilhaça-me (Tahereh Mafi)
  44. Cruzando o Caminho do Sol (Corban Addison);
  45. O Sonho de Eva (Chico Anes);
  46. A Arte do Engano - vol1. da série Ryder  (Bárbara Dunlop)
  47. Momento de Amar - vol.2 da série Ryder  (Bárbara Dunlop)
  48. Plano de Sedução - vol.3 da série Ryder (Bárbara Dunlop)
  49. Testemunha Mortal - Vol. 10 da Série Mortal  (Nora Roberts);
  50. Julgamento Mortal - Vol. 11 da Série Mortal (Nora Roberts);
  51. O Gosto do Pecado - vol.1 da série Homens do Texas (Diana Palmer);
  52. Aprendendo a Amar - vol.2 da série Homens do Texas (Diana Palmer);
  53. Possuída (Vanessa Bosso)
  54. A Arte da Imperfeição (Brené Brown);
  55. Xadrez (Fabiane Ribeiro)
  56. O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie)
  57. Amante Sombrio- vol.1 da série A Irmandade das Adagas Negras (J.R. Ward)
  58. Amante Eterno- vol.2 da série A Irmandade das Adagas Negras (J.R. Ward)








a Rafflecopter giveaway

5 comentários:

  1. Eba!
    Uma que não gosta da Elena!
    o///


    beijos
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eu não gosto!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Kamila Raupp10/7/12

    Oi!
    Adorei essa postagem ;)
    Os livros que leu parece serem bons, tenho vontade de ler. Mas as vezes livros de vampiros não me prendem a atenção :/

    Beijos, Kamila
    htto://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não me arrependi de ler nenhum dos livros sobre vampiros que já li. Mesmo estes que citei acima, em especial o volume 5 que não gostei muito, não me arrependi, pois fazem parte de um contexto. Tenta pegar um sem sequência, quem sabe acaba gostando.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Eu tentei ler o primeiro e não consegui..
    A historia não me agradou muito, vampiros mesmo só a
    saga crepusculo....

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Leituras de 2012 #26



Oi amigos, hoje vim falar de dois livros que há muito tempo eu queria ler, pois no ano passado eu li os 4 primeiros livros, e ainda faltavam outros volumes que foram lançados depois. Que série é esta?  É a série "Diários do Vampiro". Esta mesma meus amigos, a que tem a série televisiva "The Vampire Diaries". Mas para quem não conhece, vou fazer um breve resumo da série:
"Elena Gilbert é uma órfã que vive com sua tia e sua irmã na pequena cidade de Fell's Churc. No retorno às aulas, ela reencontra suas melhores amigas, Meredith e Bonnie. Um novo garoto (Stefan) chega à cidade envolto de mistérios. Elena que está acostumada a ser rodeada pelos rapazes da cidade, não se conforma em ser ignorada por este e tenta descobrir tudo que pode dele e conquistá-lo. Com isso entra em rivalidade com sua outra amiga Caroline e termina seu namoro com Matt. No decorrer da história o irmão de Stefan, Damon, chega à cidade e em meios as desavenças entre eles dois causadas por um amor antigo pela mesma garota-vampira Katherine, Elena se vê envolvida com os dois irmãos. A cidade de Fell's Churc também começa a sofrer com acontecimentos sobrenaturais que fazem com que esta turma se una para salvar os habitantes da cidade e a eles mesmo."
Bom, agora vamos falar um pouquinho dos dois livros que acabei de ler:



Anoitecer - L.S. Smith

Diários Do Vampiro: O Retorno - Livro 5

448 páginas - Editora Galera Record

O livro 4 terminou com a ressurreição de Elena e este começa a história justamente a partir deste renascimento. Elena não renasce como todas a conheciam. Na verdade ela tem que reaprender tudo. Ela é como "espírito criança", sem pecado e cheia de bondade. Além disso ela volta dos mortos com poderes o que faz seu sangue ser uma fonte interminável de prazer e poder que chama a atenção  de todos os vampiros. 
No meio disso, uma onda estranha de "possessão" toma conta de Fell's Churc, conseguindo possuir até Damon que acaba fazendo um "acordo" com o demônio e manda seu irmão para um lugar parecido com o inferno.
Sem saber de nada, Elena começa sua busca por Stefan, mas os estranhos acontecimentos da cidade começam a sugerir que tudo pode está interligado, e que forças malignas estariam tentando matar ela e seus amigos Meredith, Bonnie e Matt.
Podendo contar apenas com a ajuda deles e de Damon, Elena começa a perceber que para ajudar a todos e se salvar, precisar primeiro salvar a Damon. Ela agora precisa aprender a usar seus antigos recém descobertos poderes, pois depois que deixou de ser um "espírito" ela não sabe mais como ativar seus poderes. Toda a cidade está correndo perigo e Elena pode confiar apenas no amor de Stefan por ela, mesmo que tudo indique que ele a abandonou.
Para mim este livro ficou devendo. Não gostei da história, que muitas vezes ficou confusa me fazendo voltar algumas páginas para vê se não tinha perdido nada. Sem falar do fato da Elena ressuscitar no volume 4 como um corpo normal e agora está como um espírito de criança. Damon se tornar um afixionado por Elena também me deixou chateada, afinal em alguns momentos pensei e torci por ele e Bonnie. Tudo bem que ele estava possuído, mas mesmo assim porque dar a impressão de poder juntar uma coisa e depois do nada não fazer mais relação? Achei a história meio sem cabeça, mas como quero saber o final da série, continuo seguindo em frente, chateada, mas em frente.

Almas Sombrias - L.S. Smith

Diários Do Vampiro: O Retorno - Livro 6

448 páginas - Editora Galera Record

Este volume melhorou em relação ao anterior. Aqui vemos a procura por Stefan se desenrolar. Damon, Elena e Matt saem da cidade de Fell's Churc para procurarem por Stefan na chamada "Dimensão das Trevas".
Depois de ter conseguido retirar de dentro de Damon o ser maligno que o dominava, Elena começa a conhecer o que parece ser o verdadeiro Damon e seu coração fica confuso.
Matt percebe a reaproximação deles e decide voltar para Fell's Churc e manda Meredith e Bonnie em seu lugar para ajudar Elena a reencontrar Stefan. Enquanto isso ele e s Sr. Flowres tentam salvar a cidade.
Dentro do mundo que pode ser considerado uma versão do inferno, Damon, Elena, Meredith e Bonnie vivem uma aventura sem igual, onde para começar, elas tem que serem vistas como escravas de Damon.
Em um mundo desconhecido e onde qualquer passo em falso pode ser fatal, eles conseguem ajuda de onde menos esperavam. O grupo para encontrar Stefan está bem maior e a procura pela chave mágica que abrirá as portas da prisão, libertando Stefan e quem sabe dando fim a onda de estranhos acontecimento de Fell's Churc está intensa.
Elena e Damon estão cada vez mais perto, e ela torce para que Stefan possa entender o que ela está fazendo, pois de todos ali, Damon é o que mais precisa de ajuda.
Apenas a força do amor deles será capaz de manter Stefan vivo até que eles consigam salvá-lo. E a força da amizade desta turma será capaz de manter todos vivos e salvos.

Na boa? Eu nunca gostei de Elena, desde o primeiro livro da série. Senti um pouco de simpatia por ela no quarto volume, mas gostar mesmo, nunca. E neste volume, piorou. Em muitas páginas eu tinha vontade de esganar esta garota que para mim é extremamente fútil, egoísta e manipuladora.
Nem toda a pressão, as mortes e ressurreições sofridas justificam várias das atitudes delas.
Me irritava ler coisas do gênero "Elena você é a mais inocente das criaturas". Inocente? Se isso for inocência, eu sou... deixa pra lá. E a perfeição como descrevem ela no livro, como apenas ela fosse linda, maravilhosa e perfeita. Gente, será que ninguém leva em consideração a futilidade desta garota. E quando ela entra no baile e começa a se achar feia e só se alegra e acalma quando percebe que está sendo desejada pelos presentes? Alô criatura, você esqueceu que a missão era apenas encontrar a chave da prisão e não se exibir como a miss mundo?
Para mim ela apenas usa os outros como acha melhor. E pior é que todos fazem exatamente o que ela quer. E francamente, borboletar entre dois irmãos, para mim é o fim. No mundo real, seria muito difícil sermos amigas. Não pelos atos "a la Suelen" que ela tem, mas pela futilidade e manipulação que para mim ela irradia aos quatro cantos.
Adoraria chegar ao final desta série e ver o Damon ficando com a Bonnie. Não gente, não rolou nada entre eles, isto é apenas uma vontade minha mesmo. E o Stefan com outra pessoa, qualquer outra não sendo Elena. E que Matt encontre alguém que lhe mereça de fato, pois para mim Elena merecia ficar sozinha, sem nenhum dos três lindinhos da história.
Só para finalizar, eu mesma poderia ficar com o Damon que não acharia ruim, sendo ele vampiro ou não.

Espero que tenham gostado dos livros, e para quem se interessar pelos outros livros da série, pode ler o que achei deles clicando em seus volumes:

Série Original







O Retorno
  • Anoitecer
  • Almas Sombrias
  • Meia-noite (falta ler)
Diários de Stefan:
  • Origens  (falta ler)
  • Bloodlust  (falta ler) *ainda não publicado no Brasil
  • The Craving  (falta ler) *ainda não publicado no Brasil
Espero que tenham gostado apesar do meu pequeno desabafo. Para quem me acompanha no desafio literário de 2012, minha lista de leitura está assim:
  1. A Montanha dos Mackenzie (Linda Howard);
  2. Missão Mackenzie (Linda Howard);
  3. O Prazer de Mackenzie (Linda Howard);
  4. O Encanto da Montanha (Linda Howard);
  5. Jogo do Acaso (Linda Howard);
  6. Poirot Investiga (Agatha Christie);
  7. Reencontro (Leila Kruger); 
  8. Cem Toques Cravados (Edson Rossatto);
  9. O Céu Está em Todo Lugar (Jandy Nelson);
  10. Formaturas Infernais (Meg Cabot, Stephenie Meyer, Michele Jaffe e Lauren Myracie);
  11. Como Treinar o seu Dragão  (Cressida Cowell);
  12. O Segredo de Chimneys  (Agatha Christie);
  13. Dançando no Ar - vol.1 - Trilogia da Magia (Nora Roberts);
  14. Entre o Céu e a Terra - vol.2 - Trilogia da Magia (Nora Roberts);
  15. Enfrentando o Fogo - vol.3 - Trilogia da Magia (Nora Roberts);
  16. Um Mundo Brilhante (T. Greenwood); 
  17. Por Linhas Tortas (Cynthia França); 
  18. O Segredo Mais Sombrio (Gena Showalter);
  19. A Rendição Mais Sombria (Gena Showalter);
  20. Um Homem de Sorte (Nicholas Sparks);
  21. Feitiço do Passado (Jennie Lucas);
  22.  O Doce Sabor da Vingança (Melaine Milburne);
  23. Para Sempre Ana (Sérgio Carmach);
  24. Julieta Imortal (Stacey Jay); 
  25. Asas ( Aprilynne Pike);
  26. Para Sempre (Kim e Krickitt Carpenter);
  27. Corações em Fase Terminal (Fabiane Ribeiro)
  28. Casada com um Aventureiro (Debra Lee Brown);
  29. Presentes da Vida (Emilly Giffin)
  30. Gesto de Ternura (Diana Palmer);
  31. Romance Impossível (Diana Palmer);
  32. Noites de Delírio (Diana Palmer);
  33. Mensageira do Amor (Diana Palmer);
  34. Era Uma vez em Paris (Diana Palmer);
  35. O Testamento (John Grisham)
  36. Onze Minutos (Paulo Coelho);
  37. No Ar Rarefeito (Jon Krakauer);
  38. Dona Teresinha e sua Vizinhança (Wilgner Murillo Santos)
  39. O Espião (Cliver Cussler e Justin Scott);
  40. Fallen - vol.1 - Série Fallen (Lauren Kate);
  41. Tormenta - vol.2 -  Série Fallen  (Lauren Kate);
  42. Erik (Rosane Fantin);
  43. Estilhaça-me (Tahereh Mafi)
  44. Cruzando o Caminho do Sol (Corban Addison);
  45. O Sonho de Eva (Chico Anes);
  46. A Arte do Engano - vol1. da série Ryder  (Bárbara Dunlop)
  47. Momento de Amar - vol.2 da série Ryder  (Bárbara Dunlop)
  48. Plano de Sedução - vol.3 da série Ryder (Bárbara Dunlop)
  49. Testemunha Mortal - Vol. 10 da Série Mortal  (Nora Roberts);
  50. Julgamento Mortal - Vol. 11 da Série Mortal (Nora Roberts);
  51. O Gosto do Pecado - vol.1 da série Homens do Texas (Diana Palmer);
  52. Aprendendo a Amar - vol.2 da série Homens do Texas (Diana Palmer);
  53. Possuída (Vanessa Bosso)
  54. A Arte da Imperfeição (Brené Brown);
  55. Xadrez (Fabiane Ribeiro)
  56. O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie)
  57. Amante Sombrio- vol.1 da série A Irmandade das Adagas Negras (J.R. Ward)
  58. Amante Eterno- vol.2 da série A Irmandade das Adagas Negras (J.R. Ward)








a Rafflecopter giveaway

5 comentários:

  1. Eba!
    Uma que não gosta da Elena!
    o///


    beijos
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eu não gosto!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Kamila Raupp10/7/12

    Oi!
    Adorei essa postagem ;)
    Os livros que leu parece serem bons, tenho vontade de ler. Mas as vezes livros de vampiros não me prendem a atenção :/

    Beijos, Kamila
    htto://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não me arrependi de ler nenhum dos livros sobre vampiros que já li. Mesmo estes que citei acima, em especial o volume 5 que não gostei muito, não me arrependi, pois fazem parte de um contexto. Tenta pegar um sem sequência, quem sabe acaba gostando.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Eu tentei ler o primeiro e não consegui..
    A historia não me agradou muito, vampiros mesmo só a
    saga crepusculo....

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras