Trombose



Oi amigos, hoje vamos falar e conhecer um pouco mais sobre uma doença chamada trombose.
O que é:
Trombose é a formação de um trombo (coágulo) dentro dos vasos sanguíneos, artérias e veias, impedindo a circulação do sangue. Ela pode ocorrer em uma veia situada logo abaixo da pele, a tromboflebite superficial, ou ainda, forma-se em veias mais profundas, sendo chamada de trombose venosa profunda (TVP). Em ambos os casos, o coágulo provoca uma inflamação na veia, mantendo-se no local inicial de sua formação ou se estendendo ao longo dela, obstruindo-a parcial ou totalmente.
Sintomas:
Suspeita-se que ocorreu trombose quando o indivíduo apresentar inchaço em uma das pernas ou braços (ex: uma perna inchada e a outra não), acompanhado ou não de dor e vermelhidão, além de sintomas como dor no peito e falta de ar.
Quais são os fatores de risco?
Algumas situações aumentam o risco da formação de coágulos: idade avançada, obesidade, varizes, histórico de trombose anterior – tanto próprio indivíduo quanto em outras pessoas da sua família; alterações genéticas do sistema de coagulação do sangue, gravidez e período pós-operatório, viagens de longa duração (mais que 8 horas), câncer, uso de anticoncepcional oral (principalmente em mulheres fumantes), reposição hormonal e traumatismo nas veias.
Como prevenir uma trombose?
Adotando-se algumas precauções: praticar exercícios físicos, suspender o fumo, alimentar-se de forma saudável e ir ao médico regularmente. Se precisar ficar muito tempo acamado ou fazer viagens prolongadas, programar momentos para andar, quando possível, caso contrário, movimentas ativamente os pés e as pernas e evitar manter as pernas cruzadas, que dificulta a circulação sanguínea.
Consultar-se com um Hematologista é essencial se a trombose afetar pessoas com menos de 45 anos, for recorrente, já ter ocorrido em parentes, atingir local pouco comum, atingir pessoas com histórico de aborto de repetição. Nessas situações há chances da trombose resultar de alterações genéticas.

Espero que tenham gostado, um bom dia para todos.

Aproveitem para participar do Top Comentarista deixando seu comentário


0 comentários:

Postar um comentário

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.