CONSERTANDO RECEITAS – parte II

Hoje vamos dar sequência ao nosso pequeno “SOS na Cozinha”, isso mesmo, um digamos primeiros e muitas vezes últimos socorro aquele prato em que infelizmente perdemos a mão:

1.   O suflê afundou?
Essa é típica, acontece muito mais do que imaginamos, e antes que você sente e chore, saiba que para servir um belo suflê, o ideal é prepará-lo um pouco antes de levá-lo a mesa, pois para um suflê afundado não tem conserto, assim como não tem nenhuma dica ou técnica para mantê-lo “seguro” até a hora de servir.

2.   A comida ficou gordurosa?
Se o seu prato for um cozido, deixe-o preparando normalmente, e ao final com uma colher, retira a gordura que ficar boiando na superfície.

3.   O feijão queimou?
Quem nunca passou por isso na vida que atire a primeira pedra! Pois é amiga, aqui mais um caso em que o melhor é começar tudo de novo!

4.   O bolo despedaçou na hora de desenformar?
Comigo isso acontece direto, é um carma! Uma dica é remontar o bolo na forma unindo as partes despedaçadas com geléia de damasco aquecida. Espere esfriar para desenformar novamente. Uma outra dica é montá-lo na travessa  e passar uma camada de cobertura sobre ele.

5.   O arroz ficou cru?
Não entre em pânico, basta acrescentar mais um pouco de água e colocá-lo novamente no fogo.

6.   A superfície do rocambole ou do bolo ficaram esburacadas?
Disfarce estas imperfeições com uma camada de creme de leite batido antes de aplicar o glacê ou cobertura. Se os buracos forem grandes, esfarele algumas aparas do bolo e misture com o creme de leite batido, formando uma massa, então preencha os buracos e alise por cima.

E você, tem alguma dica para nos dar e que possa ajudar a salvar um prato que esteja quase perdido? Então venha compartilhar conosco.

Aproveite para deixar sua opinião e participar do Top Comentarista Mensal.


4 comentários:

  1. Rose, AMEI as dicas!!!!!
    Mto uteis ;)

    Beeijocas!
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. OI querida.
    preciosas dicas, afinal passamos por isso o tempo todo.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. essas suas dicas são fantásticas! Adoro!
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  4. Acho essas dicas super legais.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.