Nos dias 11, 18 e 25 de setembro (sábados), das 8 às 17 horas, algumas Unidades Básicas da Região Norte estarão abertas à população para realização do Papanicolaou. O exame é gratuito e deve ser realizado por todas as mulheres que tem ou já tiveram relação sexual.
O Câncer de colo uterino está entre as 10 principais causas de morte por Câncer na mulher no município de São Paulo, ocupando o 7º lugar no ano de 2008. Estas mortes poderiam ser evitadas através do diagnóstico precoce que se inicia com o rastreamento, através da coleta do exame de Papanicolaou, capaz de detectar lesões que antecedem o câncer, que podem ser facilmente tratadas e com grandes chances de cura.
Devem realizar o exame todas as mulheres com vida sexual ativa. Terão prioridade no mutirão as mulheres na faixa de idade entre 25 e 59 anos, as que nunca fizeram o exame ou que o fizeram há mais de 3 (três) anos.
Para fazer o exame a mulher não pode ter utilizado creme vaginal, ter tido relações sexuais ou ter feito duchas vaginais nos últimos três dias. Além disso, não pode estar menstruada.
Não deixe de fazer um exame anual, afinal a prevenção salva vidas.
Que importante este post!! parabéns pela inicativa de divulgar o mutirão, o bom seria se todas as mulheres mantessem o exame em dia e evitassem esta doença tão triste!!
ResponderExcluirbeijinho
www.sermulhereomaximo.com.br
seu blog é muito bem informado pena que muitas mulheres não te acesso a ele.
ResponderExcluirbjs linda