#Resenha 12 Anos de Escravidão

Oi amigos, hoje eu tenho a resenha de um livro único. Ele é único não por falar sobre escravidão, mas por ser uma história real de um homem que nasceu livre e foi vendido como escravo.
12 Anos de Escravidão - Solomon Northup
258 páginas - Editora Seoman
Em 2013 chegava as telas do cinema o filme 12 Anos de Escravidão. Um filme ganhador de 3 Oscar cujo o enredo era baseado em um livro de memórias escrito em 1853 por Solomon Northup.
Solomon foi um homem negro, nascido em 10 de julho de 1808 no vilarejo de Schroon, Nova York. Casado com Anne e pai de três filhos: Alonzo, Margaret e Elizabeth. Depois de um tempo a família mudou-se para Saratoga Springs, onde Solomon teve vários tipos de emprego.
Em março de 1841, Solomon aceita uma proposta de emprego de Merril Brown e Abram Hamilton. Ele tocaria seu amado violino em um circo de Washington. Foi quando sua vida mudou drasticamente.
O emprego na verdade era uma farsa, e os dois homens queriam mesmo era vendê-lo como escravo. Dopado, Solomon acorda acorrentado na casa de escravos de Willians, sem dinheiro e sem seus documentos. Apesar de explicar o ocorrido, Solomon acaba recebendo o que seria a primeira de várias surras. James H. Burch deixou claro para Solomon que o melhor para ele seria esquecer esta história de negro livre. Ali nascia Platt Hamilton, um escravo foragido da Geórgia.
Levado para o sul, Solomon foi vendido e passou a trabalhar como escravo na região de Bayou Boeuf, Louisiana. Em 12 anos que viveu como escravo, Solomon teve 3 donos: William Prince Ford, a quem despensa comentários bondosos, e os infames John Tibeats e Edwin Epps. Este último inclusive ele passou 10 anos sob seu comando.
Neste livro conhecemos o relato real ou pelo menos de alguns dos fatos que Solomon achou por bem falar sobre este período em que ele foi obrigado e viver como escravo.
Seus medos, sua raiva e suas esperanças, tudo é narrado ao longo do livro. Solomon cita também dois confrontos importantes que teve com Tibeats, e que quase resultaram em sua morte.
Por ter vivido 10 anos com Epps, grande parte da narrativa vem deste período. Epps era um lunático que não tinha respeito ou consideração por nenhum de seus escravos. Quando bêbado, e isso era quase sempre, adorava açoitá-los por qualquer motivo. Não posso dizer que sóbrio era muito diferente, pois o mesmo não dava trégua.
A sorte de Solomon voltou a brilhar quando Epps contratou o carpinteiro Samuel Bass, um homem com idéias próprias e contrárias à escravidão. Designado a trabalhar com Bass, Solomon arrisca sua vida contando ao canadense toda a verdade sobre sua história. Bass fica comovido, e jura ajudar Solomon a voltar para sua vida verdadeira.
E quando Solomon acha que tudo está perdido, eis que acontece uma cena há muito sonhada por ele.
As poucas páginas do livro são suficientes para captar todo o sofrimento passado não só por Solomon como pelos escravos da época, ou por qualquer homem que tenha tido a infelicidade de ter nascido negro nesta época.
O relato dos anos de cativeiro sofrido por ele foi o primeiro a lançar o alerta não só pelos maus tratos e violências sofridas pelos escravos do sul do país, como também autenticar a veracidade de que homens livres eram raptados e vendidos como escravos.
Tudo bem que em tese, todos os escravos existentes uma hora foram raptados de algum lugar e obrigados a serem escravos, mas aqui, o que temos que imaginar, é um mundo onde homens nasciam livres e outros escravos por conta de sua cor.
Solomon tornou-se um abolicionista e passou a dar palestras sobre sua história. Até hoje seu livro é usado em escolas americanas.
Um livro para ler e aprender. Não vou dizer que para se emocionar também, pois apesar da trama forte, o livro ficou carente de emoção. Vejam bem, não é que o livro seja ruim, longe disso, ele é muito bom, mas não tem emoção. Acho que esta não foi a intenção de Solomon. Suas memórias não eram para emocionar as pessoas, e sim para servirem de alerta para as pessoas sobre o que estava acontecendo ao redor delas, e por isso, cumpriu sua função. Lógico que os fatos narrados são tristes e duros, e se formos imaginá-los a emoção acaba batendo. Mas a narrativa usada por Solomon é pragmática e sistemática, e a meu ver, ele não usa de emoção para descrevê-las. Apesar do sofrimento não só dele, mas de todos ser humano obrigado a viver nestas condições, Solomon em nenhum momento se coloca como vítima ou pobre coitado. 
Não sei se estou sendo clara em relação ao livro ser carente de sentimentos, mas foi isso que eu senti. O engraçado, é que o grupo que leu comigo o livro para o nosso Clube do Livro, sentiu a mesma falta de emoção na narrativa, e todas concordaram que o livro é bom.
Se compararmos com o filme, aí então que notamos a diferença em relação a estas emoções. Não só por conta da parte visual que temos no filme, mas a própria forma como a história é narrada, deixa mais claro o que senti na leitura. O filme é fiel ao livro, e em muitos momentos chorei, o que não ocorreu com o livro.
Tem duas partes do livro que me impactaram mais, a primeira foi quando ele acordou como escravo e a outra quando ele viu a luz da liberdade. Um livro que foi premiado com um filme excelente. Uma história que todos deveriam conhecer, seja lendo ou vendo.
Confiram o trailer do filme:
*Livro lido para o Clube do Livro
a Rafflecopter giveaway

40 comentários:

  1. ROSE!
    quero muito ler esse livro, pena que ficou carente de emoção.
    “Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, mesmo sem a emoção encontrada no filme, é uma leitura muito boa.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. Tive o prazer de assistir ao filme e achei muito emocionante. Não sabia da existência do livro e com certeza já o quero em minha restante. Não precisa comover para ser B né? Baste que retrate de maneira verdadeira as bárbaries sofridas e sua esperança em retornar para casa por si só já é motivo suficiente para que seja uma obra única. Grande beijo!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádya, isso mesmo, e por este motivo é um livro único. Como citei, acho que não era mesmo intenção do Solomon emocionar, mas sim informar.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. eu tenho esse livro mas ainda não tive chance de ler... pretendo fazê-lo o quanto antes e depois ver o filme... gosto da temática abordada, ainda mais sendo uma história real...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, faça isso, tenho certeza que vai gostar, tanto do livro como do filme.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Olá, Rose.
    Eu já comprei esse livro, mas ainda não tive tempo de ler. Com uma resenha como essa, com certeza vou passar a obra para a frente da fila.
    O filme eu também não conferi, até porque quero ler a obra antes.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, tenho certeza que vai gostar de ambos. São obras únicas, que vale a pena conhecer.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Muito boa sua resenha, Rose. Engraçado... também li o livro, mas me emocionei bastante com a história do Solomon. Inclusive, cheguei a chorar. Não sei se foi meu pensamento em relação a escravidão e o que os negros passaram (afinal, escravizar um ser humano, visando ganhar mais dinheiro, é algo bem triste), mas achei a história muito tocante. De qualquer forma, é um livro obrigatório, se emocionando ou não, pois é um dos poucos relatos sobre a escravidão de alguém que vivenciou isso na pele (literalmente, se pensarmos nas chibatadas). Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bernardo, não sei se isso ocorreu por eu já conhecer o filme que aliás chorei em várias cenas até presente no livro. É que para mim Solomon relatou os fatos, e eu senti como se fosse outra pessoa vivendo as coisas. Você que leu, para mim era a mesma coisa ele narrando uma surra ou explicando como eram feitas as colheitas. Mesmo assim também acho que o livro é ótimo e que todos deveriam ler.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Eu não li o livro, mas o filme é lindíssimo. É simplesmente inacreditável que uma coisa dessas pode ter ocorrido de verdade. Lembro-me que, quando assisti ao filme, senti muita indignação. Aliás, o filme eu achei bem emocionante, viu, até chorei. A sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler o livro e rever o filme. Adorei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, o filme é muito emocionante mesmo, e não tinha como ser diferente. O fato dele mesmo sendo livre ser obrigado a trabalhar como escravo não me assustou tanto, pois na realidade todos os escravos eram na realidades homens livres que foram obrigados a ser escravos. A diferença aqui é que o fato ocorreu com um americano livre.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  7. Oi, Rô.
    Esse não é o tipo de livro que me cativa, porque é baseado em uma história real.
    Mas mesmo assim adorei a sua resenha e já fiquei emocionada só de imaginar a história de vida desse homem!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, não sei se você chegou a ver o filme, caso não tenha visto, veja, já vai valer pela leitura e irá te emocionar muito mais.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  8. Oi! Tudo bem?

    Eu tinha esse livro aqui, mas acabei vendendo pq vi ao filme e desisti da leitura. Agora quero lê-lo novamente! rsrs Eu amei o filme. Achei bem pesado. Engraçado mesmo perceber essa falta de 'emoção' na narrativa e ainda assim considerar a obra uma boa leitura! Instigante...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meio doido né? Mas é isso mesmo que acontece. Solomon narrou o que lhe aconteceu, mas não teve a intenção de emocionar e sim de falar o que estava acontecendo debaixo do nariz dos americanos.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  9. Anônimo2/3/16

    Oi, Rose!

    Faz tempo que quero ler este livro, especialmente depois de assistir ao filme. Deve ser uma leitura incrível e reflexiva, mesmo com toda a carga negativa e triste do tema.
    Ótima resenha, me deixou ainda mais animada em lê-lo!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, obrigada! Espero que leia e goste.
      Bjs, Rose

      Excluir
  10. Rose, acho a premissa até bem interessante, mas não faz meu estilo de leitura.
    Mas gostei bastante da sua resenha e vou indicar ao meu noivo que gosta mais desse tipo de leitura. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, é um livro muito bom, ele vai gostar. E tem o filme também, vale a pena
      Bjs, Rose.

      Excluir
  11. Eu ainda não li esse livro, mas minha prima leu e até resenhou lá no GL, ela me pincelou a história e disse que tudo realmente é chocante. Essa realidade de vivíamos e - infelizmente - de certa forma vivemos é bem cruel. Ele tá na lista pra leituras, quero muito conhecer a história de Solomon.
    Adorei tua resenha
    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Danni, faça isso, é uma aprendizado e uma reflexão que todos deveriamos ter.
      Bjs, Rose

      Excluir
  12. Oi Rose, adorei a resenha, na época em que a adaptação foi lançada eu ouvi muita propaganda ainda mais por ser o filme que ganhou a mais cobiçada categoria no Oscar de 2014, mas confesso que eu não assisti e não sabia ao certo qual o enredo.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel, não assisti na época do Oscar, acabei vendo um tempo depois, e posso dizer que o filme fez por merecer a estatueta.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  13. Oi Rose, eu só o filme, mas tenho vontade de ler o livro, e acredito que a história narrada pelo próprio solomon seja muito mais crua e real que a do filme que sempre romantiza as coisas. acredito que seja muito chocante e comovente sua história escrita. Com certeza uma obra para se ter. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse, sim, o filme é muito mais romantizado, até por isso mais emocionante, mas o livro tem sim seus méritos e é uma ótima leitura.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  14. só vi o filme, Rose e achei emocionante, chocante, avassalador e é tudo o que eu espero encontrar também na história que deu origem a adaptação!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, e de uma forma diferente é o que você acaba encontrando mesmo.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  15. Oi!
    Muito legal a história, fiquei muito interessado.
    Sinto falta de ler algo que mostre mais o nosso país e nossa história.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, sim, bem poderia ter acontecido aqui, mas o caso relatado foi nos EUA.
      Bjs, Rose

      Excluir
  16. Olá Rose,
    Esse é um dos livros que está na minha lista de desejados há algum tempo! Assisti o filme é estou no aguardo para conseguir a leitura! Fiquei muito empolgada com a sua resenha e entendi o que vc quis dizer com a falta de sentimento, acredito que ele não quis um romance, ele quis apenas passar uma lição!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Kelly! E ele passou muito bem esta lição.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  17. Anônimo6/3/16

    Oie,

    Tenho muita vontade de conhecer a história, me lembro da repercussão que o filme teve quando lançado! E creio que ele merce todos e muito mais elogios, irei tentar ler o livro esse ano! Histórias reais não são muito o meu forte, mas sempre vale a pena tentar a leitura!


    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla, é difícil não gostar deste viu?
      Bjs, Rose

      Excluir
  18. Oi Rose.
    Não assisti ao filme por achar que seria um história que me faria chorar demais, uma pena que o livro não é assim tão repleto de carga emocional, mas eu leria com toda a certeza, adoraria conhecer melhor a história de Solomon.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, o filme tem este apelo emocional mesmo, pois é mais romantizado, diferente do livro que é um relato simples e cru.
      Bjs!

      Excluir
  19. Oi Rose.
    Não assisti ao filme por achar que seria um história que me faria chorar demais, uma pena que o livro não é assim tão repleto de carga emocional, mas eu leria com toda a certeza, adoraria conhecer melhor a história de Solomon.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lumartinho, não ter tido carga emocional, mas o livro é ótimo!
      Bjs!

      Excluir
  20. Oi Rose,
    Pena que a leitura careça de emoção, pois o incrível é poder sentir oo que aconteceu realmente, mas para area histórica ele chegou a finalidade. Não sei que um dia irei ler, mas gostei de saber que vendo o filme gostarei mais.

    Muito legal esse clube do livro....que tenha muitas outras leituras.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis, veja o filme sim, ele é ótimo, assim como o livro, mas de formas diferentes. O clube é feito aqui em casa junto com algumas amigas. Pena que você não seja daqui :(
      Bjs!

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

#Resenha 12 Anos de Escravidão

Oi amigos, hoje eu tenho a resenha de um livro único. Ele é único não por falar sobre escravidão, mas por ser uma história real de um homem que nasceu livre e foi vendido como escravo.
12 Anos de Escravidão - Solomon Northup
258 páginas - Editora Seoman
Em 2013 chegava as telas do cinema o filme 12 Anos de Escravidão. Um filme ganhador de 3 Oscar cujo o enredo era baseado em um livro de memórias escrito em 1853 por Solomon Northup.
Solomon foi um homem negro, nascido em 10 de julho de 1808 no vilarejo de Schroon, Nova York. Casado com Anne e pai de três filhos: Alonzo, Margaret e Elizabeth. Depois de um tempo a família mudou-se para Saratoga Springs, onde Solomon teve vários tipos de emprego.
Em março de 1841, Solomon aceita uma proposta de emprego de Merril Brown e Abram Hamilton. Ele tocaria seu amado violino em um circo de Washington. Foi quando sua vida mudou drasticamente.
O emprego na verdade era uma farsa, e os dois homens queriam mesmo era vendê-lo como escravo. Dopado, Solomon acorda acorrentado na casa de escravos de Willians, sem dinheiro e sem seus documentos. Apesar de explicar o ocorrido, Solomon acaba recebendo o que seria a primeira de várias surras. James H. Burch deixou claro para Solomon que o melhor para ele seria esquecer esta história de negro livre. Ali nascia Platt Hamilton, um escravo foragido da Geórgia.
Levado para o sul, Solomon foi vendido e passou a trabalhar como escravo na região de Bayou Boeuf, Louisiana. Em 12 anos que viveu como escravo, Solomon teve 3 donos: William Prince Ford, a quem despensa comentários bondosos, e os infames John Tibeats e Edwin Epps. Este último inclusive ele passou 10 anos sob seu comando.
Neste livro conhecemos o relato real ou pelo menos de alguns dos fatos que Solomon achou por bem falar sobre este período em que ele foi obrigado e viver como escravo.
Seus medos, sua raiva e suas esperanças, tudo é narrado ao longo do livro. Solomon cita também dois confrontos importantes que teve com Tibeats, e que quase resultaram em sua morte.
Por ter vivido 10 anos com Epps, grande parte da narrativa vem deste período. Epps era um lunático que não tinha respeito ou consideração por nenhum de seus escravos. Quando bêbado, e isso era quase sempre, adorava açoitá-los por qualquer motivo. Não posso dizer que sóbrio era muito diferente, pois o mesmo não dava trégua.
A sorte de Solomon voltou a brilhar quando Epps contratou o carpinteiro Samuel Bass, um homem com idéias próprias e contrárias à escravidão. Designado a trabalhar com Bass, Solomon arrisca sua vida contando ao canadense toda a verdade sobre sua história. Bass fica comovido, e jura ajudar Solomon a voltar para sua vida verdadeira.
E quando Solomon acha que tudo está perdido, eis que acontece uma cena há muito sonhada por ele.
As poucas páginas do livro são suficientes para captar todo o sofrimento passado não só por Solomon como pelos escravos da época, ou por qualquer homem que tenha tido a infelicidade de ter nascido negro nesta época.
O relato dos anos de cativeiro sofrido por ele foi o primeiro a lançar o alerta não só pelos maus tratos e violências sofridas pelos escravos do sul do país, como também autenticar a veracidade de que homens livres eram raptados e vendidos como escravos.
Tudo bem que em tese, todos os escravos existentes uma hora foram raptados de algum lugar e obrigados a serem escravos, mas aqui, o que temos que imaginar, é um mundo onde homens nasciam livres e outros escravos por conta de sua cor.
Solomon tornou-se um abolicionista e passou a dar palestras sobre sua história. Até hoje seu livro é usado em escolas americanas.
Um livro para ler e aprender. Não vou dizer que para se emocionar também, pois apesar da trama forte, o livro ficou carente de emoção. Vejam bem, não é que o livro seja ruim, longe disso, ele é muito bom, mas não tem emoção. Acho que esta não foi a intenção de Solomon. Suas memórias não eram para emocionar as pessoas, e sim para servirem de alerta para as pessoas sobre o que estava acontecendo ao redor delas, e por isso, cumpriu sua função. Lógico que os fatos narrados são tristes e duros, e se formos imaginá-los a emoção acaba batendo. Mas a narrativa usada por Solomon é pragmática e sistemática, e a meu ver, ele não usa de emoção para descrevê-las. Apesar do sofrimento não só dele, mas de todos ser humano obrigado a viver nestas condições, Solomon em nenhum momento se coloca como vítima ou pobre coitado. 
Não sei se estou sendo clara em relação ao livro ser carente de sentimentos, mas foi isso que eu senti. O engraçado, é que o grupo que leu comigo o livro para o nosso Clube do Livro, sentiu a mesma falta de emoção na narrativa, e todas concordaram que o livro é bom.
Se compararmos com o filme, aí então que notamos a diferença em relação a estas emoções. Não só por conta da parte visual que temos no filme, mas a própria forma como a história é narrada, deixa mais claro o que senti na leitura. O filme é fiel ao livro, e em muitos momentos chorei, o que não ocorreu com o livro.
Tem duas partes do livro que me impactaram mais, a primeira foi quando ele acordou como escravo e a outra quando ele viu a luz da liberdade. Um livro que foi premiado com um filme excelente. Uma história que todos deveriam conhecer, seja lendo ou vendo.
Confiram o trailer do filme:
*Livro lido para o Clube do Livro
a Rafflecopter giveaway

40 comentários:

  1. ROSE!
    quero muito ler esse livro, pena que ficou carente de emoção.
    “Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, mesmo sem a emoção encontrada no filme, é uma leitura muito boa.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. Tive o prazer de assistir ao filme e achei muito emocionante. Não sabia da existência do livro e com certeza já o quero em minha restante. Não precisa comover para ser B né? Baste que retrate de maneira verdadeira as bárbaries sofridas e sua esperança em retornar para casa por si só já é motivo suficiente para que seja uma obra única. Grande beijo!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádya, isso mesmo, e por este motivo é um livro único. Como citei, acho que não era mesmo intenção do Solomon emocionar, mas sim informar.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  3. eu tenho esse livro mas ainda não tive chance de ler... pretendo fazê-lo o quanto antes e depois ver o filme... gosto da temática abordada, ainda mais sendo uma história real...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, faça isso, tenho certeza que vai gostar, tanto do livro como do filme.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  4. Olá, Rose.
    Eu já comprei esse livro, mas ainda não tive tempo de ler. Com uma resenha como essa, com certeza vou passar a obra para a frente da fila.
    O filme eu também não conferi, até porque quero ler a obra antes.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, tenho certeza que vai gostar de ambos. São obras únicas, que vale a pena conhecer.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  5. Muito boa sua resenha, Rose. Engraçado... também li o livro, mas me emocionei bastante com a história do Solomon. Inclusive, cheguei a chorar. Não sei se foi meu pensamento em relação a escravidão e o que os negros passaram (afinal, escravizar um ser humano, visando ganhar mais dinheiro, é algo bem triste), mas achei a história muito tocante. De qualquer forma, é um livro obrigatório, se emocionando ou não, pois é um dos poucos relatos sobre a escravidão de alguém que vivenciou isso na pele (literalmente, se pensarmos nas chibatadas). Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bernardo, não sei se isso ocorreu por eu já conhecer o filme que aliás chorei em várias cenas até presente no livro. É que para mim Solomon relatou os fatos, e eu senti como se fosse outra pessoa vivendo as coisas. Você que leu, para mim era a mesma coisa ele narrando uma surra ou explicando como eram feitas as colheitas. Mesmo assim também acho que o livro é ótimo e que todos deveriam ler.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  6. Eu não li o livro, mas o filme é lindíssimo. É simplesmente inacreditável que uma coisa dessas pode ter ocorrido de verdade. Lembro-me que, quando assisti ao filme, senti muita indignação. Aliás, o filme eu achei bem emocionante, viu, até chorei. A sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler o livro e rever o filme. Adorei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, o filme é muito emocionante mesmo, e não tinha como ser diferente. O fato dele mesmo sendo livre ser obrigado a trabalhar como escravo não me assustou tanto, pois na realidade todos os escravos eram na realidades homens livres que foram obrigados a ser escravos. A diferença aqui é que o fato ocorreu com um americano livre.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  7. Oi, Rô.
    Esse não é o tipo de livro que me cativa, porque é baseado em uma história real.
    Mas mesmo assim adorei a sua resenha e já fiquei emocionada só de imaginar a história de vida desse homem!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, não sei se você chegou a ver o filme, caso não tenha visto, veja, já vai valer pela leitura e irá te emocionar muito mais.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  8. Oi! Tudo bem?

    Eu tinha esse livro aqui, mas acabei vendendo pq vi ao filme e desisti da leitura. Agora quero lê-lo novamente! rsrs Eu amei o filme. Achei bem pesado. Engraçado mesmo perceber essa falta de 'emoção' na narrativa e ainda assim considerar a obra uma boa leitura! Instigante...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meio doido né? Mas é isso mesmo que acontece. Solomon narrou o que lhe aconteceu, mas não teve a intenção de emocionar e sim de falar o que estava acontecendo debaixo do nariz dos americanos.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  9. Anônimo2/3/16

    Oi, Rose!

    Faz tempo que quero ler este livro, especialmente depois de assistir ao filme. Deve ser uma leitura incrível e reflexiva, mesmo com toda a carga negativa e triste do tema.
    Ótima resenha, me deixou ainda mais animada em lê-lo!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, obrigada! Espero que leia e goste.
      Bjs, Rose

      Excluir
  10. Rose, acho a premissa até bem interessante, mas não faz meu estilo de leitura.
    Mas gostei bastante da sua resenha e vou indicar ao meu noivo que gosta mais desse tipo de leitura. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, é um livro muito bom, ele vai gostar. E tem o filme também, vale a pena
      Bjs, Rose.

      Excluir
  11. Eu ainda não li esse livro, mas minha prima leu e até resenhou lá no GL, ela me pincelou a história e disse que tudo realmente é chocante. Essa realidade de vivíamos e - infelizmente - de certa forma vivemos é bem cruel. Ele tá na lista pra leituras, quero muito conhecer a história de Solomon.
    Adorei tua resenha
    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Danni, faça isso, é uma aprendizado e uma reflexão que todos deveriamos ter.
      Bjs, Rose

      Excluir
  12. Oi Rose, adorei a resenha, na época em que a adaptação foi lançada eu ouvi muita propaganda ainda mais por ser o filme que ganhou a mais cobiçada categoria no Oscar de 2014, mas confesso que eu não assisti e não sabia ao certo qual o enredo.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel, não assisti na época do Oscar, acabei vendo um tempo depois, e posso dizer que o filme fez por merecer a estatueta.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  13. Oi Rose, eu só o filme, mas tenho vontade de ler o livro, e acredito que a história narrada pelo próprio solomon seja muito mais crua e real que a do filme que sempre romantiza as coisas. acredito que seja muito chocante e comovente sua história escrita. Com certeza uma obra para se ter. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse, sim, o filme é muito mais romantizado, até por isso mais emocionante, mas o livro tem sim seus méritos e é uma ótima leitura.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  14. só vi o filme, Rose e achei emocionante, chocante, avassalador e é tudo o que eu espero encontrar também na história que deu origem a adaptação!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, e de uma forma diferente é o que você acaba encontrando mesmo.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  15. Oi!
    Muito legal a história, fiquei muito interessado.
    Sinto falta de ler algo que mostre mais o nosso país e nossa história.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, sim, bem poderia ter acontecido aqui, mas o caso relatado foi nos EUA.
      Bjs, Rose

      Excluir
  16. Olá Rose,
    Esse é um dos livros que está na minha lista de desejados há algum tempo! Assisti o filme é estou no aguardo para conseguir a leitura! Fiquei muito empolgada com a sua resenha e entendi o que vc quis dizer com a falta de sentimento, acredito que ele não quis um romance, ele quis apenas passar uma lição!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Kelly! E ele passou muito bem esta lição.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  17. Anônimo6/3/16

    Oie,

    Tenho muita vontade de conhecer a história, me lembro da repercussão que o filme teve quando lançado! E creio que ele merce todos e muito mais elogios, irei tentar ler o livro esse ano! Histórias reais não são muito o meu forte, mas sempre vale a pena tentar a leitura!


    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla, é difícil não gostar deste viu?
      Bjs, Rose

      Excluir
  18. Oi Rose.
    Não assisti ao filme por achar que seria um história que me faria chorar demais, uma pena que o livro não é assim tão repleto de carga emocional, mas eu leria com toda a certeza, adoraria conhecer melhor a história de Solomon.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, o filme tem este apelo emocional mesmo, pois é mais romantizado, diferente do livro que é um relato simples e cru.
      Bjs!

      Excluir
  19. Oi Rose.
    Não assisti ao filme por achar que seria um história que me faria chorar demais, uma pena que o livro não é assim tão repleto de carga emocional, mas eu leria com toda a certeza, adoraria conhecer melhor a história de Solomon.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lumartinho, não ter tido carga emocional, mas o livro é ótimo!
      Bjs!

      Excluir
  20. Oi Rose,
    Pena que a leitura careça de emoção, pois o incrível é poder sentir oo que aconteceu realmente, mas para area histórica ele chegou a finalidade. Não sei que um dia irei ler, mas gostei de saber que vendo o filme gostarei mais.

    Muito legal esse clube do livro....que tenha muitas outras leituras.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis, veja o filme sim, ele é ótimo, assim como o livro, mas de formas diferentes. O clube é feito aqui em casa junto com algumas amigas. Pena que você não seja daqui :(
      Bjs!

      Excluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras