Primeiros Socorros

Oi amigos, hoje venho falar de primeiros socorros para nossos “pets”. Isso mesmo, eles também sofrem acidentes e como nós homens, também precisam de assistência médica. Vejam o que podemos fazer para atender algum acidente:

Cortes na pata: se o objeto que cortou o pet não está mais na pata dele, pressione um pano limpo no corte até que o veterinário possa analisar a profundidade do ferimento.

Olho ferido: tente evitar que o animal coce ou esfregue o olho e nunca use colírio humano no pet, pois isso pode piorar a situação. Leve imediatamente ao veterinário.

Vomito e diarréia:  aqui não tem o que fazer, pois  apenas o veterinário pode averiguar e saber o motivo do vomito e da diarreia.

Picadas de inseto: use compressas frias com gelo para diminuir e absorver o veneno.

Dores de ouvido: Não passe nada e nenhum medicamento, deixe que o veterinário indique o procedimento correto para  limpeza e tratamento.

Atropelamento: se houver hemorragia, envolva o pet com um pano limpo e pressione o local levemente para conter o sangramento. Caso tenha fratura, tenha o máximo de cuidado ao deslocar o animal.

Envenenamento: se for alguma planta tóxica, uma lavagem da boca com água deve ser feita. Caso seja produtos de limpeza , é importante que leve ao veterinário o mais rápido possível e de preferência com as causas do envenenamento. Em ambos os casos, o veterinário deve ser visitado o mais rápido possível.

Queimaduras: faça compressas frias com soro e leve o animal imediatamente ao veterinário. Nem pense em usar as “velhas receitas” de café, açúcar, etc, e nem tente retirar o pelo queimado.

Choque elétrico: não de nenhum remédio ao animal. Retire o pet imediatamente do local do choque com muito cuidado e leve ao veterinário.

Engasgos: olhe a garganta para ver se há alguma coisa obstruindo a traqueia. Leve ao veterinário, pois às vezes é necessária uma pequena cirurgia.

Torção gástrica: se o seu pet está inquieto, saliva bastante, está com mal estar, perdeu apetite, tem vontade de vomitar, está com dificuldade para respirar e tem perda de consciência, saiba que ele pode está com torção gástrica, por isso leve imediatamente ao veterinário.

Como em humanos, é preciso que um médico capacitado veja e atenda os pet assim que possível, pois apenas os veterinários sabem exatamente o que fazer. O cuidado com nossos animais é tão necessário como o cuidado em humanos. Amor e carinho são fundamentais para que todos os seres vivam felizes.
a Rafflecopter giveaway

15 comentários:

  1. yassuifortes6/12/12

    Ótimas dicas.... Na questão de queimadura...me lembrei um fato muito triste....quando o cachorro que tinha foi vitima da crueldade humana... um ser que se diz humano pegou uma panela com água fervendo o jogou no no pobre animal indefeso.... o coitado se contorcia de dor, tadinho...eu lembro de ter usado pasta d`agua para aliviar a dor e deu certo... enfim levei no veterinário e ficou tudo bem, apenas o pelo não cresceu mais.....

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula Barreto7/12/12

    Adorei muito este post. Sou apaixonada por pets, tenho 3 aqui em casa.
    Realmente, é necessário ter atenção, cuidado e muita responsabilidade com os bichinhos. Afinal, eles não tem como se cuidar sozinhos e são parte integrante da família.
    Amo os meus e agora me sinto um pouco mais preparada para os primeiros socorros!
    Valeu pelo post! Excelente.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, quem se disponibiliza a ter um pet, tem que cuidar e dar amor, é o mínimo que podemos fazer por eles.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. E depois nós que somos os "animais racionais" da história...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. yassuifortes7/12/12

    Pois é...

    ResponderExcluir
  6. Virginia de Oliveira7/12/12

    Ótimo post. gostei muito de todas as instruções de primeiros socorros. Nunca podemos prever um acidente e precisamos estar preparados para ajudar nossos animais.

    ResponderExcluir
  7. Estar preparada ou pleo menos ter uma noção é fundamental.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Alinne Lopes7/12/12

    Oi.
    Adorei o post.
    É sempre bom saber como socorrer os nossos animais! estou sempre a procura de posts deste estilo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Saber agir nestas situações é fundamental!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, vai servir aqui em casa, e também pra socorrer em caso de algum pet abandonado.


    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Maristela da Graça Rezende8/12/12

    Essa dicas são ótimas, pois muitas pessoas tem animais mas não nada sobre o que fazer quando aparece algum problema. Tenho três cães e sempre está aparecendo algum probleminha. Como sempre tive animal em casa, acabei ficando um pouco calejada com as doenças caninas.

    ResponderExcluir
  12. Os pets acabam sendo como crianças, sempre precisando de atenção e carinho.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Que bom que serviu, espero mesmo é que não precise usar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.