Postagem do Top Comentarista


Olá amigos, hoje a postagem é da nossa top comentarista de outubro, a Luciane. Como ela mesma me disse no e-mail, é um texto polêmico, inclusive ela me disse que ficaria a meu critério sua publicação ou não. E até sua edição caso eu achasse necessário. Mas o texto apesar de levantar uma polêmica, não agride ou ofende ninguém, então não tem porque não ser publicado. Peço apenas que quem deixar sua opinião aqui, saiba colocá-la de forma correta, sem ofender ninguém, assim como fez a Lu. 

 

O que papai Noel tem a ver com Jesus e seu nascimento?

Crença popular: Em muitos paises,o papai Noel(também chamado em alguns lugares de pai natal) é um personagem que traz presentes às crianças. Elas escrevem cartas para ele pedindo presentes,que, de acordo com a tradição, são feitos no Pólo Norte com a ajuda de duendes.

Sua origem: De acordo com o conceito popular,o mito papai Noel origina-se de São Nicolau,arcebispo de Mirra, na Ásia Menor, hoje Turquia. “Praticamente tudo o que foi escrito sobre São Nicolau se baseia em lendas”, diz a The Christmas Encyclopedia. Histórica e biblicamente, o papai Noel não tem nada a ver com Jesus Cristo.

O que a Bílblia diz: “ Sendo que agora puseste de lado a falsidade, falai a verdade, cada um de vós com o seu próximo.” Os mais próximos de nós são os membros de nossa família.(Efésios 4:25). A Bíblia também diz que devemos “amar  a verdade” e “falar a verdade no coração”.(Zacarias 8:19;Salmo 15:2). Contar às crianças que o papai Noel traz presentes no Natal pode parecer algo inocente,mas será correto ou sábio enganar crianças pequenas mesmo que a intenção seja boa? Você não acha irônico que uma ocasião que supostamente seria para honrar Jesus seja usada para enganar crianças?

Texto tirado da revista DESPERTAI! Dezembro de 2010
Reportagem: a verdade sobre o Natal.

Então meus amados,sei que é um assunto polêmico,pois quem não curte esta celebração? Lembro sempre das festas feitas em família,e a família é grande, os preparativos, presentes, e tantas e tantas coisinhas que antecedem esta festa.
Mas será que não podemos propor festas no decorrer do ano,sem que tenhamos que participar de tantas mentiras e crendices que envolvem esta celebração?
Se a intenção fosse comemorar a data de nascimento de Jesus, o porquê dos presentes para tanta gente?
Se a festa é para Jesus, porque colocar o Papai Noel no meio?
Se for uma suposta comemoração de aniversário,porque tem peru na mesa e não um bolo?
Eu vejo que tudo isto virou uma celebração para o comércio,as pessoas acabam fazendo dívidas, muitas duram até o próximo natal. É uma correria e um tal de comprar,comprar e comprar, nada contra compras (eu adoro uma comprinha). O que me incomoda muito nesta época, e em muitas outra celebrações que foram sendo inventadas, é que acabamos criando as nossas crianças em um mundo cheio de mentiras. É meus amados, quando falamos em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, etc, estamos mentindo. Alguns até acham que não é mentira ou que é mentinha do bem, será que isso existe? Mentirinha do bem?
Bom o assunto é longo, quem quiser pode me escrever, podemos dialogar, mas sempre com muito respeito, afinal de contas, Deus nos deu o livre arbítrio para escolhermos o caminho que queremos andar. Eu escolho andar conforme a vontade e a Palavra do meu Deus.

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.Gálatas 5:1”

Beijinhos, e que Deus abençoe!
   Luciane Oppelt

Minha opinião: Bem pessoal, como vocês puderam ver, o tema não é muito calmo, mas estamos em uma democracia e temos direito a ela. Mesmo eu discordando em algumas coisa, não tinha porque não publicá-lo. Na minha opinião Papai Noel Jesus e Deus, a criança acredita conforme o pai explica. meus filhos acreditam em ambos, inclusivem escrevem cartinhas para o Papai Noel. Mas também não deixam de rezar todas as noites antes de dormir. Sempre peço para eles agradecerem pelo dia, pela família e amigos. Acho que tudo tem seu tempo, e eles sozinhos, assim como eu na minha época, vão descobrir que o comércio usa a figura do Papai Noel para estimular suas vendas. Sem traumas ou brigas. Não acho que crio meus filhos em um mundo de mentiras, pode ser de fantasia, isso é mesmo, mas eles são criançs, pra quê vou mostrar a realidade nua e crua, as maldades do ser humano (que muitas vezes nem parecem humanos)? Como eu disse, para mim, tudo tem seu tempo, agora eles estão na época dos sonhos e fantasias, e eu ajudo. Escrevo cartas, coloco pegadas de coelhinho pela casa (época de Páscoa), enfim, entro na fantasia, sem exageros. Eles por si mesmo vão começar a questionar as coisas e eu vou explicar, assim como tento explicar um pouquinho de Deus e Jesus e todas as coisas que nos envolvem sejam elas boas ou más. Afinal ser adulto já tem tanto coisa envolvida, tanta responsabilidade, que não vejo problemas que meus filhos e outras crianças tenham fantasias como o Papai Noel, coelhinho da Páscoa e afins...
Beijos em todos e um ótimo dia.





7 comentários:

  1. particularmente eu nunca acreditei no Papai Noel e só fui entender o significado do Natal enquanto evento religioso depois que eu procurei as respostas. concordo com vc, acho que varia de acordo com o que ensinam os pais. não sei o que eu ensinaria aos meus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose, muito complexo seu este texto para quem gosta de confusão. Para que não gosta e velar a vida com carinho e procurando a felicidade nas pequenas coisas, este texto não faz sentido algum. Confesso que só o li e estou fazendo um comentário em consideração a você, pois é sempre um prazer vir aqui e deixar sempre uma palavra.
    Assim como você, sempre ensinei aos meus filhos a falarem a verdade. E sempre estimulei isto em casa e na minha vida. A verdade, sempre a verdade. Mas acontece que Papai Noel não é mentira, é verdade, ele está dentro de mim e com certeza, de 100%, que ele estar dentro dos meus filhos de 30 e de 28 anos. Ele faz parte de minha vida, assim como o coelhinho da Páscoa, assim como a Branca de Neve, a Doroty, e muitos outros símbolos de inocência de bondade.
    Não me deterei nos outros itens do post, pois não gostaria de me prolongar e com certeza ia acabar em ofender alguém ou alguma ...
    Muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. Lembro que li em algum lugar que a mentira repetida várias e várias vezes acaba se transformando em verdade e nada mais verdadeiro que o Papai Noel um bom velhinho que gosta tanto de crianças que passa o ano inteirinho fabricando brinquedos para depois numa única noite entregar todos....é claro que a criança vai crescer e entender que na verdade são os pais,avós,parentes e amigos que trabalham um ano inteiro para no dia 25 lhe darem os presentes e que na verdade para os que "acreditam" o nosso verdadeiro presente o maior e mais importante de todos foi o nascimento de Jesus e por causa única e exclusiva dele que devemos nos alegrar e festejar o Natal..mais até esse dia vamos deixar que eles vivam no seu mundinho inocente onde os presentes vem de treno ...e se alguém assistiu ou assistir ao O Grinch(um filme) vai entender que se pode acabar com os presentes,arvores ,luzinhas e tudo mais e mesmo assim o Natal vai chegar por que o fundo ele é apenas um dos elos que criamos para celebrar esta data.

    ResponderExcluir
  4. Só me diz q o comentário enorme q eu acabei de postar apareceu, pleaseee! o.O

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Rose e Luciane!
    Acredito que o tema é realmente polêmico e como estamos em uma democracia... aqui vai minha opinião.

    Algumas religiões não acreditam que o mes de dezembro é o do nascimento de Cristo/Jesus/Jeová, porque não é bíblico. Acreditam e seguem piamente o que a bíblia diz. E quem escreveu a Bíblia? Em quantos idomas foi traduzido? Quem tem a primeira bíblia escrita? Esses são alguns dos questionamentos que faço.
    Não, não sou contra a Bíblia de forma alguma, a leio diariamente como ensinamento, e quando lemos alguma coisa, a interpretação é pessoal, assim penso e assim percebo em cada templo, igreja, reunião, etc... que participei.
    Mas, o que vejo de mais importante no simbolismo do Natal, é o real sentido dele: o amor de Deus por nós, ao dar seu filho em sacrifício para nos libertar. E esse AMOR verdadeiro, devemos sentir e praticar, não apenas durante o Natal, mas durante todos os dias do ano, independente da comemoração, pois ela, por si só, já dá o sentido de AMOR, já que é uma festa (ou deveria ser) uma festa familiar e o amor deve estar entre a família.
    Claro que se tornou uma festa comercial, como tantas outras no decorrer do ano: dia das mães (e dia da mãe não é todo dia?), dia das crianças (e dia de criança não é todo dia?), dia dos pais (e dia do pai não é todo dia?) e por aí vai... Acredito que é além de comercial, uma homenagem. E é assim que vejo a figura do Papai Noel, como um bom Deus que tenta trazer o AMOR aos corações, mesmo que seja em forma de presente que possa alegrar a quem se quer bem.
    Acredito no Papai Noel nesse sentido, no sentido de AMOR!! Na mensagem enviada pelo Espírito Santo aos nossos corações e que nos torna plenos e completos pelo amor de Deus!
    É o que penso!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose,fiquei muito feliz com a publicação e com a fidelidade na transcrição do texto.A sinceridade é um a qualidade de poucos,e isto encontro em ti e no teu blog,por isso venho sempre visitar,Deus abençoe!
    Bjnhos.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  7. Pois é, cada um tem uma opinião né? Eu acho que não tem nada de mais que as crianças acreditem na figura do papai noel, coelho das pascoa, fada do dente e etc. Eu acreditava nele e escrevia cartinhas e assim como os filhos das Rose nunca deixei de fazer oração pro meu anjo da guarda e acreditar em Deus.

    Fico triste que a magia do natal esteja se perdendo...As pessoas compras presentes por comprar e esquecem o significado do natal que é o nascimento de cristo. Mais não vejo maldade deixar que as crianças acreditem no papai noel.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Postagem do Top Comentarista


Olá amigos, hoje a postagem é da nossa top comentarista de outubro, a Luciane. Como ela mesma me disse no e-mail, é um texto polêmico, inclusive ela me disse que ficaria a meu critério sua publicação ou não. E até sua edição caso eu achasse necessário. Mas o texto apesar de levantar uma polêmica, não agride ou ofende ninguém, então não tem porque não ser publicado. Peço apenas que quem deixar sua opinião aqui, saiba colocá-la de forma correta, sem ofender ninguém, assim como fez a Lu. 

 

O que papai Noel tem a ver com Jesus e seu nascimento?

Crença popular: Em muitos paises,o papai Noel(também chamado em alguns lugares de pai natal) é um personagem que traz presentes às crianças. Elas escrevem cartas para ele pedindo presentes,que, de acordo com a tradição, são feitos no Pólo Norte com a ajuda de duendes.

Sua origem: De acordo com o conceito popular,o mito papai Noel origina-se de São Nicolau,arcebispo de Mirra, na Ásia Menor, hoje Turquia. “Praticamente tudo o que foi escrito sobre São Nicolau se baseia em lendas”, diz a The Christmas Encyclopedia. Histórica e biblicamente, o papai Noel não tem nada a ver com Jesus Cristo.

O que a Bílblia diz: “ Sendo que agora puseste de lado a falsidade, falai a verdade, cada um de vós com o seu próximo.” Os mais próximos de nós são os membros de nossa família.(Efésios 4:25). A Bíblia também diz que devemos “amar  a verdade” e “falar a verdade no coração”.(Zacarias 8:19;Salmo 15:2). Contar às crianças que o papai Noel traz presentes no Natal pode parecer algo inocente,mas será correto ou sábio enganar crianças pequenas mesmo que a intenção seja boa? Você não acha irônico que uma ocasião que supostamente seria para honrar Jesus seja usada para enganar crianças?

Texto tirado da revista DESPERTAI! Dezembro de 2010
Reportagem: a verdade sobre o Natal.

Então meus amados,sei que é um assunto polêmico,pois quem não curte esta celebração? Lembro sempre das festas feitas em família,e a família é grande, os preparativos, presentes, e tantas e tantas coisinhas que antecedem esta festa.
Mas será que não podemos propor festas no decorrer do ano,sem que tenhamos que participar de tantas mentiras e crendices que envolvem esta celebração?
Se a intenção fosse comemorar a data de nascimento de Jesus, o porquê dos presentes para tanta gente?
Se a festa é para Jesus, porque colocar o Papai Noel no meio?
Se for uma suposta comemoração de aniversário,porque tem peru na mesa e não um bolo?
Eu vejo que tudo isto virou uma celebração para o comércio,as pessoas acabam fazendo dívidas, muitas duram até o próximo natal. É uma correria e um tal de comprar,comprar e comprar, nada contra compras (eu adoro uma comprinha). O que me incomoda muito nesta época, e em muitas outra celebrações que foram sendo inventadas, é que acabamos criando as nossas crianças em um mundo cheio de mentiras. É meus amados, quando falamos em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, etc, estamos mentindo. Alguns até acham que não é mentira ou que é mentinha do bem, será que isso existe? Mentirinha do bem?
Bom o assunto é longo, quem quiser pode me escrever, podemos dialogar, mas sempre com muito respeito, afinal de contas, Deus nos deu o livre arbítrio para escolhermos o caminho que queremos andar. Eu escolho andar conforme a vontade e a Palavra do meu Deus.

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.Gálatas 5:1”

Beijinhos, e que Deus abençoe!
   Luciane Oppelt

Minha opinião: Bem pessoal, como vocês puderam ver, o tema não é muito calmo, mas estamos em uma democracia e temos direito a ela. Mesmo eu discordando em algumas coisa, não tinha porque não publicá-lo. Na minha opinião Papai Noel Jesus e Deus, a criança acredita conforme o pai explica. meus filhos acreditam em ambos, inclusivem escrevem cartinhas para o Papai Noel. Mas também não deixam de rezar todas as noites antes de dormir. Sempre peço para eles agradecerem pelo dia, pela família e amigos. Acho que tudo tem seu tempo, e eles sozinhos, assim como eu na minha época, vão descobrir que o comércio usa a figura do Papai Noel para estimular suas vendas. Sem traumas ou brigas. Não acho que crio meus filhos em um mundo de mentiras, pode ser de fantasia, isso é mesmo, mas eles são criançs, pra quê vou mostrar a realidade nua e crua, as maldades do ser humano (que muitas vezes nem parecem humanos)? Como eu disse, para mim, tudo tem seu tempo, agora eles estão na época dos sonhos e fantasias, e eu ajudo. Escrevo cartas, coloco pegadas de coelhinho pela casa (época de Páscoa), enfim, entro na fantasia, sem exageros. Eles por si mesmo vão começar a questionar as coisas e eu vou explicar, assim como tento explicar um pouquinho de Deus e Jesus e todas as coisas que nos envolvem sejam elas boas ou más. Afinal ser adulto já tem tanto coisa envolvida, tanta responsabilidade, que não vejo problemas que meus filhos e outras crianças tenham fantasias como o Papai Noel, coelhinho da Páscoa e afins...
Beijos em todos e um ótimo dia.





7 comentários:

  1. particularmente eu nunca acreditei no Papai Noel e só fui entender o significado do Natal enquanto evento religioso depois que eu procurei as respostas. concordo com vc, acho que varia de acordo com o que ensinam os pais. não sei o que eu ensinaria aos meus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose, muito complexo seu este texto para quem gosta de confusão. Para que não gosta e velar a vida com carinho e procurando a felicidade nas pequenas coisas, este texto não faz sentido algum. Confesso que só o li e estou fazendo um comentário em consideração a você, pois é sempre um prazer vir aqui e deixar sempre uma palavra.
    Assim como você, sempre ensinei aos meus filhos a falarem a verdade. E sempre estimulei isto em casa e na minha vida. A verdade, sempre a verdade. Mas acontece que Papai Noel não é mentira, é verdade, ele está dentro de mim e com certeza, de 100%, que ele estar dentro dos meus filhos de 30 e de 28 anos. Ele faz parte de minha vida, assim como o coelhinho da Páscoa, assim como a Branca de Neve, a Doroty, e muitos outros símbolos de inocência de bondade.
    Não me deterei nos outros itens do post, pois não gostaria de me prolongar e com certeza ia acabar em ofender alguém ou alguma ...
    Muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. Lembro que li em algum lugar que a mentira repetida várias e várias vezes acaba se transformando em verdade e nada mais verdadeiro que o Papai Noel um bom velhinho que gosta tanto de crianças que passa o ano inteirinho fabricando brinquedos para depois numa única noite entregar todos....é claro que a criança vai crescer e entender que na verdade são os pais,avós,parentes e amigos que trabalham um ano inteiro para no dia 25 lhe darem os presentes e que na verdade para os que "acreditam" o nosso verdadeiro presente o maior e mais importante de todos foi o nascimento de Jesus e por causa única e exclusiva dele que devemos nos alegrar e festejar o Natal..mais até esse dia vamos deixar que eles vivam no seu mundinho inocente onde os presentes vem de treno ...e se alguém assistiu ou assistir ao O Grinch(um filme) vai entender que se pode acabar com os presentes,arvores ,luzinhas e tudo mais e mesmo assim o Natal vai chegar por que o fundo ele é apenas um dos elos que criamos para celebrar esta data.

    ResponderExcluir
  4. Só me diz q o comentário enorme q eu acabei de postar apareceu, pleaseee! o.O

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Rose e Luciane!
    Acredito que o tema é realmente polêmico e como estamos em uma democracia... aqui vai minha opinião.

    Algumas religiões não acreditam que o mes de dezembro é o do nascimento de Cristo/Jesus/Jeová, porque não é bíblico. Acreditam e seguem piamente o que a bíblia diz. E quem escreveu a Bíblia? Em quantos idomas foi traduzido? Quem tem a primeira bíblia escrita? Esses são alguns dos questionamentos que faço.
    Não, não sou contra a Bíblia de forma alguma, a leio diariamente como ensinamento, e quando lemos alguma coisa, a interpretação é pessoal, assim penso e assim percebo em cada templo, igreja, reunião, etc... que participei.
    Mas, o que vejo de mais importante no simbolismo do Natal, é o real sentido dele: o amor de Deus por nós, ao dar seu filho em sacrifício para nos libertar. E esse AMOR verdadeiro, devemos sentir e praticar, não apenas durante o Natal, mas durante todos os dias do ano, independente da comemoração, pois ela, por si só, já dá o sentido de AMOR, já que é uma festa (ou deveria ser) uma festa familiar e o amor deve estar entre a família.
    Claro que se tornou uma festa comercial, como tantas outras no decorrer do ano: dia das mães (e dia da mãe não é todo dia?), dia das crianças (e dia de criança não é todo dia?), dia dos pais (e dia do pai não é todo dia?) e por aí vai... Acredito que é além de comercial, uma homenagem. E é assim que vejo a figura do Papai Noel, como um bom Deus que tenta trazer o AMOR aos corações, mesmo que seja em forma de presente que possa alegrar a quem se quer bem.
    Acredito no Papai Noel nesse sentido, no sentido de AMOR!! Na mensagem enviada pelo Espírito Santo aos nossos corações e que nos torna plenos e completos pelo amor de Deus!
    É o que penso!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose,fiquei muito feliz com a publicação e com a fidelidade na transcrição do texto.A sinceridade é um a qualidade de poucos,e isto encontro em ti e no teu blog,por isso venho sempre visitar,Deus abençoe!
    Bjnhos.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  7. Pois é, cada um tem uma opinião né? Eu acho que não tem nada de mais que as crianças acreditem na figura do papai noel, coelho das pascoa, fada do dente e etc. Eu acreditava nele e escrevia cartinhas e assim como os filhos das Rose nunca deixei de fazer oração pro meu anjo da guarda e acreditar em Deus.

    Fico triste que a magia do natal esteja se perdendo...As pessoas compras presentes por comprar e esquecem o significado do natal que é o nascimento de cristo. Mais não vejo maldade deixar que as crianças acreditem no papai noel.

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Editoras Parceiras