Alfabetização:

 Quem tem filhos pequenos sabe do que eu vou falar agora: alfabetização. Nossa como ée maravilhoso ver seu pequeno começar a escrever e ler as primeiras letrinhas. E quando ele começa a unir tudo e formar as sílabas? para as palavras é mais um degrau. E nesta subida você pode e deve está junto com ele e ajudá-lo neste processo tão lindo.  Com pequenos e simples gestos, os pais conseguem fazer a criança se interessar e ingressar neste maravilhoso universo de letrinhas.

  1. Deixe bilhetes ou escreva cartas;
  2. Prepare receitas culinárias junto com seu filho;
  3. Leia histórias para seu filho desde sempre, mesmo que ele ainda não conheça nenhuma letra;
  4. Seja um modelo de leitor para seu filho, mostrando o quanto é prazeiroso a leitura;
  5. Aproveite os rótulos de embalagens e leia-os com seu filho;
  6. Faça as listas de mercado junto com seu filho;
  7. Quando vocês estiverem na rua, aproveitas as placas, os outdoors e tudo mais que chame atenção;
  8. Está chegando o aniversário de alguém? Aproveite e chame seu filho para ajudar com os convites;
  9. Na hora de fazer a agenda telefônica, peça uma "ajudinha" para ele;
  10. Mostre a seu filho que não são apenas os livros que possuem letras e palavras, mas jogos, brinquedos, álbum, computador e uma infinidade de coisas que existe ao seu redor;
  11. Sempre, independente da idade de seu filho, respeite seu tempo, cada criança tem um ritmo, e é preciso saber respeitá-lo.
A agenda telefônica é um bom objeto a ser explorado com as crianças. Ela mostra, claramente, o que é texto e o que é número, com a função de cada um deles. O texto é usado para escrever o nome das pessoas ou dos lugares, enquanto o número é utilizado para informar o telefone. No dia a dia, chame a criança para observar essa diferença. "Olha filho, deste lado ficam os nomes das pessoas e deste o número do telefone delas. Vamos ver qual o número da casa da titia?".
A partir das investigações das educadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, apresentadas no livro Psicogênese da Língua Escrita, vários pesquisadores da área começaram a construir uma nova didática da alfabetização, chegando ao conceito de ambiente alfabetizador. No começo, houve interpretações errôneas, e professores começaram a colocar nomes nas coisas, como etiqueta com a palavra lousa na lousa, etiqueta com a palavra mesa na mesa, supondo ser assim um ambiente alfabetizador. Com as pesquisas que se seguiram, concluiu-se que um ambiente alfabetizador não somente é aquele que contem material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa. Ou seja, o uso tem de ser efetivo.



Um comentário:

  1. OI ROSE,
    AMEI O POST! MEU FILHO MAIS VELHO ACABA DE COMPLETAR 6 ANOS E ESTÁ NESSA FASE DE JUNTAR AS SÍLABAS E ALGUMAS PALAVRAS ELE JÁ LÊ E ESCREVE. TENHO OUTRAS DICAS TB:
    ELE FIZ PLAQUINHAS COM OS NOMES DAS COISAS E ADESIVEI PELA CASA, POR EXEMPLO, NA PORTA TEM O NOME PORTA;
    BRINCAMOS MUITO COM TEMAS QUE TEM SIGNIFICADO PRAR ELE, POR EXEMPLO, ELE AMA ANIMAIS E DINOSSAUROS. ENTÃO, QUANDO ESTAMOS NO CARRO, INDO E VINDO PRA ALGUM LUGAR, BRINCAMOS, DE "A LETRA DA VEZ", VC ESCOLHE UM TEMA, E UMA LETRA E TODOS TEM QUE FALAR ALGO QUE COMECE COM AQUELA LETRA. AGORA, ELE JÁ ATÉ SOLETRA O NOME DO ANIMAL.
    COMPRAMOS AQUELE DOMINÓ DE ALFABETIZAÇÃO E UM JOGO DA XALINGO QUE É COMPOSTO POR UNS QUADRADINHO DE MADEIRA COM LETRAS IMPRESSAS. MUITO ÚTIL.
    BJS E OBRIGADA PELO POST.

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Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.

Alfabetização:

 Quem tem filhos pequenos sabe do que eu vou falar agora: alfabetização. Nossa como ée maravilhoso ver seu pequeno começar a escrever e ler as primeiras letrinhas. E quando ele começa a unir tudo e formar as sílabas? para as palavras é mais um degrau. E nesta subida você pode e deve está junto com ele e ajudá-lo neste processo tão lindo.  Com pequenos e simples gestos, os pais conseguem fazer a criança se interessar e ingressar neste maravilhoso universo de letrinhas.

  1. Deixe bilhetes ou escreva cartas;
  2. Prepare receitas culinárias junto com seu filho;
  3. Leia histórias para seu filho desde sempre, mesmo que ele ainda não conheça nenhuma letra;
  4. Seja um modelo de leitor para seu filho, mostrando o quanto é prazeiroso a leitura;
  5. Aproveite os rótulos de embalagens e leia-os com seu filho;
  6. Faça as listas de mercado junto com seu filho;
  7. Quando vocês estiverem na rua, aproveitas as placas, os outdoors e tudo mais que chame atenção;
  8. Está chegando o aniversário de alguém? Aproveite e chame seu filho para ajudar com os convites;
  9. Na hora de fazer a agenda telefônica, peça uma "ajudinha" para ele;
  10. Mostre a seu filho que não são apenas os livros que possuem letras e palavras, mas jogos, brinquedos, álbum, computador e uma infinidade de coisas que existe ao seu redor;
  11. Sempre, independente da idade de seu filho, respeite seu tempo, cada criança tem um ritmo, e é preciso saber respeitá-lo.
A agenda telefônica é um bom objeto a ser explorado com as crianças. Ela mostra, claramente, o que é texto e o que é número, com a função de cada um deles. O texto é usado para escrever o nome das pessoas ou dos lugares, enquanto o número é utilizado para informar o telefone. No dia a dia, chame a criança para observar essa diferença. "Olha filho, deste lado ficam os nomes das pessoas e deste o número do telefone delas. Vamos ver qual o número da casa da titia?".
A partir das investigações das educadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, apresentadas no livro Psicogênese da Língua Escrita, vários pesquisadores da área começaram a construir uma nova didática da alfabetização, chegando ao conceito de ambiente alfabetizador. No começo, houve interpretações errôneas, e professores começaram a colocar nomes nas coisas, como etiqueta com a palavra lousa na lousa, etiqueta com a palavra mesa na mesa, supondo ser assim um ambiente alfabetizador. Com as pesquisas que se seguiram, concluiu-se que um ambiente alfabetizador não somente é aquele que contem material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa. Ou seja, o uso tem de ser efetivo.



Um comentário:

  1. OI ROSE,
    AMEI O POST! MEU FILHO MAIS VELHO ACABA DE COMPLETAR 6 ANOS E ESTÁ NESSA FASE DE JUNTAR AS SÍLABAS E ALGUMAS PALAVRAS ELE JÁ LÊ E ESCREVE. TENHO OUTRAS DICAS TB:
    ELE FIZ PLAQUINHAS COM OS NOMES DAS COISAS E ADESIVEI PELA CASA, POR EXEMPLO, NA PORTA TEM O NOME PORTA;
    BRINCAMOS MUITO COM TEMAS QUE TEM SIGNIFICADO PRAR ELE, POR EXEMPLO, ELE AMA ANIMAIS E DINOSSAUROS. ENTÃO, QUANDO ESTAMOS NO CARRO, INDO E VINDO PRA ALGUM LUGAR, BRINCAMOS, DE "A LETRA DA VEZ", VC ESCOLHE UM TEMA, E UMA LETRA E TODOS TEM QUE FALAR ALGO QUE COMECE COM AQUELA LETRA. AGORA, ELE JÁ ATÉ SOLETRA O NOME DO ANIMAL.
    COMPRAMOS AQUELE DOMINÓ DE ALFABETIZAÇÃO E UM JOGO DA XALINGO QUE É COMPOSTO POR UNS QUADRADINHO DE MADEIRA COM LETRAS IMPRESSAS. MUITO ÚTIL.
    BJS E OBRIGADA PELO POST.

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