#Resenha A Diferença Invisível

Oi amigos, hoje tenho a resenha de mais um graphic novel, mas não um graphic novel qualquer... E sabem porquê eu digo isso? Porque aqui a história é sobre autismo, uma história real aliás. Vamos conhecê-la? 

A Diferença Invisível - Julie Dachez e Mademoiselle Caroline
200 páginas - Editora Nemo
Este graphic novel conta a história de Marguerite, que na vida real é a própria autora Julie Dachez. Marguerite tem 27 anos e trabalha em uma grande empresa. Ela mora com o namorado e mantem uma rotina bem simples e sem muitas alterações. Na verdade, Marguerite não gosta muito de mudanças ou aglomerações.
No serviço ela é vista como antissocial, mal-humorada, e até o namorado a critica pelo isolamento social. O que ninguém sabe, e nem ela mesma, é que Marguerite tem a Síndrome de Asperger...
Síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, ou um autismo de grau leve. As pessoas com Síndrome de Asperger tem dificuldades com a interação social e comunicação não-verbal, além de possuírem padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. 
Marguerite não sabia que era autista, e sofria com o próprio comportamento, que era tido como estranho, por todos e por ela mesma. Cansada da situação, ela vai procurar ajuda especializada, e é onde descobre que é autista.
O que para muitos poderia ser uma condenação, para Marguerite foi uma libertação. Agora que ela sabia que suas "estranhezas" eram na verdade sintomas normais de quem tem  Síndrome de Asperger, ela estava pronta para viver do seu jeito sem culpa ou medo.
O que começa agora para Marguerite é a luta para que todos a entendam e a aceitem, sem pena ou preconceito. Ela levanta sua bandeira, e isso acaba chegando a este livro incrível e esclarecedor, onde o leitor pode entender melhor sobre a Síndrome de Asperger, as características, suas dificuldades e até mesmo as facilidades de quem tem a doença. Eu aprendi muito, e fiquei encantada com a força e serenidade de Marguerite esta inteligente e incrível mulher.

Gostou? Então não deixe de aproveitar e ler:
*Este livro foi enviado em cortesia pela Editora Nemo.

27 comentários:

  1. muito interessante e informativo!
    gostei da proposta!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura maravilhosa!
      Bjs Rose

      Excluir
  2. Olá! tudo bom?
    Parece tratar-se de uma narrativa muito interessante, o enredo também dá a entender ser muito bacana. Parabéns por sua resenha, direta, rápida e informativa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo vale a leitura.
      Bjs Rose

      Excluir
  3. Deveria existir mais livros que tratem da Síndrome de Asperger, é um assunto muito bom de ler e também porque muitos tem a síndrome e nem sabem, que é o caso da personagem.
    Eu mesma ás vezes me sinto estranha como ela, mas nunca procurei ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho somos todos nós Helana! Mas falando sério, concordo que mais livros do gênero seriam bem vindos.
      Bjs Rose

      Excluir
  4. Oi, Rose
    Gostei muito da dica, ainda não tinha lido resenhas desse livro. Também sei muito pouco sobre essa síndrome, mas adoro protagonistas que passam por algum problema assim. As leituras são sempre comoventes. Gostaria de ler.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, aprendi muito com a leitura.
      Bjs Rose

      Excluir
  5. Que livro bacana! Adoro livros que abordam temas poucos discutidos! Tão legal saber que é baseado em uma história real! Adorei a resenha e fiquei super curiosa já! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora o livro é ótimo, leia se puder.
      Bjs Rose

      Excluir
  6. Oi Rose!
    Ganhei essa HQ semana passada no clube do livro e dei pulos de felicidade porque estava doida para fazer a leitura. Tenho uma paião por hqs que trazem assuntos tão delicados e essa, desde o lançamento, me fisgou. Devo começar a leitura semana que vem e já sinto que vou gostar muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar sim tenho certeza.
      Bjs Rose

      Excluir
  7. Oi, tudo bem? Eu não conhecia essa síndrome, sabia que autismo tinha graus mas não sabia dos nomes específicos. Gostei muito desses livros. Gosto especialmente de livros que trazem algum conhecimento especifico de uma área. Muito legal da autora trazer a vida dela escrita para ajudar outras pessoas. Obrigada pela dica. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conhecia o grau do autismo e sabia que era mais leve, mas não conhecia bem suas características. Aprendi muito com a leitura.
      Bjs Rose

      Excluir
  8. Oiii Rose tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em realizar a leitura dessa maravilha, deve ser um livro envolvente e tocante, por principalmente abordar a história real da autora, e ser uma graphic novel, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Morgs, o livro é ótimo!
      Bjs Rose

      Excluir
  9. Oi Rose, gostei de conhecer essa história, pois essas síndromes e o autismo estão tão comuns no nosso dia a dia, que esse tipo de leitura acaba servindo para aprendermos sobre o tema e quem sabe tirar lições, aprender a lidar com situações etc. Ótima dica. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gleyse, quanto mais sabemos, mais podemos ajuda inclusão e vida destas pessoas.
      Bjs Rose

      Excluir
  10. Oi, Rose!
    Lembro de ter visto uma ou outra divulgação dessa graphic novel por aí, mas não havia parado para saber direito do que se tratava e fiquei bem interessada agora. Esses temas de autismo e asperger me chamam muito a atenção, o segundo principalmente por não ser tão presente em histórias, então já fiquei curiosa com a leitura, ainda mais após sua ressalva sobre ser uma história real mas igualmente inspiradora e bela. Espero poder adquiri-lo e fazer a leitura assim que possível, valeu demais a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente vemos falar do autismo geral. Asperger é o grau mais leve da doença. Se tiver chance, leia sim
      Bjs Rose

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a autora ou o livro, mas achei que ela explora um tema muito interessante e ainda é mais bacana ver isso pelo lado da pessoa que tem a sindrome, com certeza a leitura vai me trazer muita informação bacana.

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a autora e nem a obra, mas achei a premissa bem interessante, principalemte porque nunca li HQ's e só por esse fato já me despeertou o interesse. Parece ser uma leitura bem instigante, que prende a atenção do leitor até o final e fiquei curiosa para saber como vai ser abordado esse tema da sindrome.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, leia sim, a abordagem e explicação da doença foi muito bem feita.
      Bjs Rose

      Excluir
  13. Rose, AMO graphic novel e já estava muito interessada nessa, mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa e com vontade de ler.
    Adorei a premissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te deixei assim, leia sem medo

      Bjs Rose

      Excluir
  14. Oi Rose,
    Que interessante essa grafic! Geralmente aquilo que é diferente as pessoas tendem a criticar e um livro desses é ótimo para ajudar a compreender e entender as diferenças. Adorei a resenha e super me interessei pelo livro. Beijokas

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.