As doenças respiratórias podem ser causadas por diversos fatores, como o fumo e as alergias. Para quem vive em São Paulo trás 2 agravantes, o primeiro é a falta de chuvas, que torna a poluição ainda mais concentrada. A inalação de gases como o monóxido e o dióxido de carbono, presentes no ar a nossa volta, prejudicam o sistema respiratório. Outro fator é que com o frio, costumamos ficar mais tempo em lugares fechados, facilitando a transmissão de vírus e bactérias.
As principais doenças respiratórias são: rinite, sinusite, asma, bronquite, gripe, resfriado e pneumonia. Algumas delas, como a gripe e o resfriado, são características do inverno, outras, apenas têm os seus sintomas piorados pela chegada da estação. Cada uma tem sintomas específicos, em geral tosse, nariz entupido, irritação na garganta e dores no peito são indicativos de que algo não vai bem.
Para diminuir os riscos, o mais importante é sair de casa sempre bem agasalhado e manter uma alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico. Nessa época, também precisamos de mais atenção com a higiene para evitar a contaminação.
Atitudes simples como lavar as mãos com frequência e abrir as janelas para ventilar os ambientes podem fazer uma grande diferença. Os que sofrem com o tempo seco podem comprar um umidificados de ar ou colocar uma vasilha com água no quarto.
Caso os sintomas se agravem, o ideal é sempre procurar um médico.
Fonte: Jornal Ultrafarma
Rose querida!
ResponderExcluirEssas dicas são importantíssimas.
As doenças respiratórias estão sempre presentes, um horror para que as tem, todo cuidado é pouco.
cheirinhos
Rudy
obrigada pelas dicas. Valeu. Bjos Celinha
ResponderExcluirAqui em Brasília tá muuuito seco! Fiquei doente uns dias. Ave Maria! Nem o umidificador tá dando jeito.
ResponderExcluir=*
Mayy
It Cultura
Muito importantes suas dicas, valeu muito!!!
ResponderExcluirBjs
Adorei as dicas.
ResponderExcluir