Se nós adultos já sofremos em organizar o nosso tempo, imaginem as nossas crianças.
Durante a vida escolar, as lições de casa, os trabalhos e as provas se tornam cada vez mais frequentes, exigindo dos alunos organização e planejamento. A falta de uma rotina pré-estabelecida muitas vezes pode comprometer o aproveitamento do aluno. Para que isso não aconteça, os pais precisam ajudar os filhos a se organizarem.
Para que a organização do tempo funcione, é preciso pensar nas reais necessidadesdo dia a dia de cada estudante e da casa. Isso não significa que os filhos devam seguir a rotina dos pais, ao contrário, é essencial para o desenvolvimento que as crianças aprendam a lidar com as questões pessoais e assim construam seus próprios horários.
Para que a organização do tempo funcione, é preciso pensar nas reais necessidadesdo dia a dia de cada estudante e da casa. Isso não significa que os filhos devam seguir a rotina dos pais, ao contrário, é essencial para o desenvolvimento que as crianças aprendam a lidar com as questões pessoais e assim construam seus próprios horários.
Não adianta os pais implantarem um padrão de rotina que massacre o estudante. É preciso ser certeiro e fazer com que a rotina auxilie e não martirize a todos.
Conheçam algumas dicas que podem ajudar:
- 1. Hora de fazer a agenda: Com horários estabelecidos conforme suas atividades as próprias crianças sabem de seus deveres previamente combinados e podem cumpri-los. Esta rotina, contudo, não precisa ser imposta pelos pais, ele pode ser negociada entre pais e filhos. Perguntar para o jovem como é o seu dia desde que levanta e mostrar algumas opções de organização é interessante e mostra aos pais a visão que os filhos têm do próprio dia a dia. Uma sugestão simples é fazer um quadro com a rotina, colorido, personalizado... Depois de realizado, ele pode ser colocado num lugar visível, na agenda, na geladeira, na porta do guarda-roupa, enfim, onde for mais prático.
- 2. Hora de organizar o espaço: A criança deve aprender a organizar o seu tempo e o seu espaço,ou seja, a família deve dar condições a criança para que ela aprenda a se organizar e sentir a necessidade dessa organização. Manter a casa organizada, disponibilizar um espaço adequado para os estudos, sem barulho, bagunça e distrações é muito importante. Para a criança criar a própria organização é pré-requisito conviver em um ambiente também organizado. O material também deve estar arrumado, tanto antes como depois das tarefas. Arrumar a mochila e ver se está tudo em ordem e limpo, olhar os cadernos e observar se não ficou nada incompleto são atividades que podem ser feitas durante o horário de estudos em dias mais livres e que estimulam a organização. .
- 3. Hora de extravasar: Hoje em dia, é muito natural oa criança envolver-se com atividades extracurriculares que complementem sua formação. É importante que essas atividades não se tornem um peso excessivo no dia a dia das crianças e dos adolescentes. A sobrecarga de tarefas pode ser tão ruim ou até mesmo pior do que a falta delas. É importante que o desejo de realizar determinada atividade parta das crianças e não dos pais. O interesse da criança deve ser respeitado pelos pais.
- 4. Hora de brincar: A brincadeira não pode ficar de fora e também precisa ter seu horário garantido dentro do dia a dia das crianças e dos jovens. É importante que a rotina seja bem pensada para que não haja sobrecarga de atividades e que seja garantido um tempo para o lazer. A dedicação de parte do dia para a brincadeira e ao lazer traz prazer, desafios, descontração, o que é fundamental, inclusive, para a realização das atividades previstas pela escola ou outras que exigem concentração e disciplina.
- 5. Hora da escola: Uma parceria entre pais e educadores pode ser muito benéfica para o aluno. A escola pode ajudar os alunos na condução dos seus estudos em casa. Como? Criando rotinas e fazendo avaliações que sirvam para trabalhar as dificuldades notadas e para evidenciar as melhoras e as conquistas de objetivos. O retorno das duas partes é essencial. Quando a escola detecta algum problema os pais devem ser chamados e, juntos, a escola e a família devem buscar estratégias para a solução das dificuldades, da mesma forma, os pais devem notificar as dificuldades observadas na realização das atividades em casa para que os professores, assim, tomem providências em sala de aula.
- 6. Hora de dormir: O sono também deve fazer parte de uma rotina regrada. Dormir bem e no horário certo influi no dia a dia e pode até mesmo ajudar no aproveitamento escolar. Um ambiente com horário para dormir, acordar, fazer a higiene e as refeições repercute positivamente no desenvolvimento das crianças. Esta regularidade dá o equilíbrio necessário para o desempenho de diversas tarefas ao longo do dia. A incorporação de hábitos auxilia no cumprimento das diferentes tarefas realizadas em sala de aula.
- 7. Hora de ponderar: Na tentativa de ajudar os filhos, muitos pais acabam tornando o acompanhamento escolar excessivo. Participar é essencial, porém é preciso tomar cuidado para que esta prática não se torne uma tutela. Acompanhar as lições, dar sugestões nos trabalhos, tudo isso faz parte, mas ficar em cima e principalmente fazer por eles são coisas que não podem acontecer, caso contrário, a criança não desenvolve responsabilidade e autonomia. Por outro lado, impor as regras e, depois, sair fora também não resolve. Não basta estabelecer a rotina com o filho e achar que isso é suficiente para que a criança se organize. O acompanhamento desses momentos a serem dedicados aos estudos permite perceber em que ocasiões a presença dos pais é mais importante.
Preciso fazer isso! Me organizar x,x Só que sempre dura só uma semana, aiai
ResponderExcluirBeijos, World of Carol Espilotro
Oi Rose!!! Eu tento fazer o melhor possível, tento não colocar muitas atividades em épocas de transições!!! Ótimo post!!!
ResponderExcluirBjos!!!