Como Escolher a Pré Escola - parte 1




Quem é pai já passou ou ainda vai passar por este dilema: qual é a melhor escola ou creche para o meu filho? Este é um dos primeiros dilemas de qualquer mãe ou pai de crianças pequenas é o que levar em conta na hora de eleger a escola de educação infantil. Essa é mesmo uma escolha importante: hoje se sabe que os primeiros anos de formação repercutem nas fases seguintes de escolaridade, na saúde e até na personalidade.
Com o avanço das tecnologias, já podemos afirmar que crianças que frequentam uma pré-escola estimulante, tornam´se alunos melhores. Se compararmos com crianças que não frequentaram as pré escolas ou estavam em escolas inadequadas, elas se revelaram mais cooperativas, independentes e sociáveis, além de apresentar desempenho escolar satisfatório, ou seja, a passagem por escolas infantis competentes tem influência a curto, médio e longo prazo.

Mas atenção: o objetivo da educação infantil não é antecipar etapas. Antes de começar as visitas a escolas candidatas, deve-se ter em mente que uma criança com menos de 6 anos precisa brincar, investigar e explorar o ambiente ao seu redor. Por isso, tentativas de iniciar muito cedo a alfabetização são vistas com reservas: é necessário cuidado para não atropelar etapas e lembrar que cada uma tem seu ritmo. A brincadeira desempenha papel decisivo. É por meio dela que o pequeno compreende como funciona o mundo real. "O desafio atual das escolas é trazer para o centro das suas reflexões o confronto entre as crianças reais, e não aquelas das teorias, e as propostas curriculares. Para entender o que isso significa, basta recuperar uma imagem da infância. Enquanto nas gerações passadas aprendia-se a ler textos distantes do dia a dia, com frases como "vovô viu a uva", e sentava-se em carteiras rígidas, hoje as crianças brincam com as letras e trabalham histórias e lendas com liberdade.
A pré escola é muito importante na vida da criança, pois é nesta fase que a criança desenvolve sua função motora, sensorial, emocional, cognitiva e socioafetiva. Quando for pesquisar futuras escolas para seu filho, entree, conheça todo o espaço escolar, pergunte sobre o regimento escolar e a proposta pedagógica. Procure conhecer a filosofia de ensino da escola e o que isso significa. Quais são suas propostas educativas e como a equipe se organiza para cumpri-las? É feito um planejamento? Como a pré-escola trata a questão da alfabetização? Ela pretende alfabetizar? E por quais métodos? Se puder, procure também conhecer pais de alunos que já frequentam a mesma pré-escola e conversar com eles sobre a metodologia aplicada.
Pergunte e peça para conhecer os professores, pois gostar de criança e saber cuidar dela é importante para um profissional da Educação Infantil, mas só esses requisitos não bastam. O professor de hoje em dia precisa ter preparação e formação adequadas. Ele precisa ter um bom curso de pedagogia e participar, com frequência, de cursos de capacitação, por meio dos quais ele possa atualizar o seu conhecimento. Tente conversar com eles para assim saber o que eles pensam e sentem em relação a escola e aos alunos.
Não esqueça também de observar o local, este espaço precisa ser amplo, seguro e com diversidade de ambientes internos e ao ar livre para permitir a realização de diferentes atividades. Além desses detalhes, os pais também precisam ficar atentos às condições de higiene e de limpeza dos ambientes, principalmente do refeitório. Procure saber se as refeições são preparadas lá mesmo e o que costuma ser servido. Para crianças de até três anos é interessante que a escola ofereça ambientes para descanso. Confira se este espaço é tranquilo, limpo e arejado. Preste atenção também à segurança oferecida. Há muitas escadas? A criança consegue circular tranquilamente? Os pequenos transitarão entre crianças maiores? Também é interessante que a pré-escola tenha hortas e um lugar com alguns animais, para a criança desenvolver o hábito do cuidar, do cultivar. 
A escola não pode ser apenas para recreação, por isso não podem faltar materiais simples, mas que ofereçam boas possibilidades de trabalho, como blocos lógicos e outros blocos de encaixe, material dourado (recurso pedagógico para trabalhar a matemática) e muitos livros. Biblioteca e sala de DVD também são bem vindas, mas o mais importante é como este material é usado no dia a dia.
Não deixe de ver que tipos de valores a escola transmite e se são iguais aos seus, para não criar conflitos mais tarde.
Amanhã vem a parte 2, não percam! Beijos em todos e um ótimo dia!




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Quem é pai já passou ou ainda vai passar por este dilema: qual é a melhor escola ou creche para o meu filho? Este é um dos primeiros dilemas de qualquer mãe ou pai de crianças pequenas é o que levar em conta na hora de eleger a escola de educação infantil. Essa é mesmo uma escolha importante: hoje se sabe que os primeiros anos de formação repercutem nas fases seguintes de escolaridade, na saúde e até na personalidade.
Com o avanço das tecnologias, já podemos afirmar que crianças que frequentam uma pré-escola estimulante, tornam´se alunos melhores. Se compararmos com crianças que não frequentaram as pré escolas ou estavam em escolas inadequadas, elas se revelaram mais cooperativas, independentes e sociáveis, além de apresentar desempenho escolar satisfatório, ou seja, a passagem por escolas infantis competentes tem influência a curto, médio e longo prazo.

Mas atenção: o objetivo da educação infantil não é antecipar etapas. Antes de começar as visitas a escolas candidatas, deve-se ter em mente que uma criança com menos de 6 anos precisa brincar, investigar e explorar o ambiente ao seu redor. Por isso, tentativas de iniciar muito cedo a alfabetização são vistas com reservas: é necessário cuidado para não atropelar etapas e lembrar que cada uma tem seu ritmo. A brincadeira desempenha papel decisivo. É por meio dela que o pequeno compreende como funciona o mundo real. "O desafio atual das escolas é trazer para o centro das suas reflexões o confronto entre as crianças reais, e não aquelas das teorias, e as propostas curriculares. Para entender o que isso significa, basta recuperar uma imagem da infância. Enquanto nas gerações passadas aprendia-se a ler textos distantes do dia a dia, com frases como "vovô viu a uva", e sentava-se em carteiras rígidas, hoje as crianças brincam com as letras e trabalham histórias e lendas com liberdade.
A pré escola é muito importante na vida da criança, pois é nesta fase que a criança desenvolve sua função motora, sensorial, emocional, cognitiva e socioafetiva. Quando for pesquisar futuras escolas para seu filho, entree, conheça todo o espaço escolar, pergunte sobre o regimento escolar e a proposta pedagógica. Procure conhecer a filosofia de ensino da escola e o que isso significa. Quais são suas propostas educativas e como a equipe se organiza para cumpri-las? É feito um planejamento? Como a pré-escola trata a questão da alfabetização? Ela pretende alfabetizar? E por quais métodos? Se puder, procure também conhecer pais de alunos que já frequentam a mesma pré-escola e conversar com eles sobre a metodologia aplicada.
Pergunte e peça para conhecer os professores, pois gostar de criança e saber cuidar dela é importante para um profissional da Educação Infantil, mas só esses requisitos não bastam. O professor de hoje em dia precisa ter preparação e formação adequadas. Ele precisa ter um bom curso de pedagogia e participar, com frequência, de cursos de capacitação, por meio dos quais ele possa atualizar o seu conhecimento. Tente conversar com eles para assim saber o que eles pensam e sentem em relação a escola e aos alunos.
Não esqueça também de observar o local, este espaço precisa ser amplo, seguro e com diversidade de ambientes internos e ao ar livre para permitir a realização de diferentes atividades. Além desses detalhes, os pais também precisam ficar atentos às condições de higiene e de limpeza dos ambientes, principalmente do refeitório. Procure saber se as refeições são preparadas lá mesmo e o que costuma ser servido. Para crianças de até três anos é interessante que a escola ofereça ambientes para descanso. Confira se este espaço é tranquilo, limpo e arejado. Preste atenção também à segurança oferecida. Há muitas escadas? A criança consegue circular tranquilamente? Os pequenos transitarão entre crianças maiores? Também é interessante que a pré-escola tenha hortas e um lugar com alguns animais, para a criança desenvolver o hábito do cuidar, do cultivar. 
A escola não pode ser apenas para recreação, por isso não podem faltar materiais simples, mas que ofereçam boas possibilidades de trabalho, como blocos lógicos e outros blocos de encaixe, material dourado (recurso pedagógico para trabalhar a matemática) e muitos livros. Biblioteca e sala de DVD também são bem vindas, mas o mais importante é como este material é usado no dia a dia.
Não deixe de ver que tipos de valores a escola transmite e se são iguais aos seus, para não criar conflitos mais tarde.
Amanhã vem a parte 2, não percam! Beijos em todos e um ótimo dia!




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