Você Tem Sete Mensagens - Stewart Lewis
256 páginas - Editora Gutenberg
O primeiro amor pode acontecer do jeito que você menos espera
Esse livro li sem pretensão nenhuma, queria apenas um livro voltado para o público mais adolescente, para não me deparar com grandes problemáticas, e ele me surpreendeu. Possui um bom conteúdo, e o autor soube direcionar cada situação da investigação de Luna com o tema principal sobre a família que me deixou satisfeita.
Mália tem 15 anos e perdeu sua mãe em um acidente de carro a um ano, possui uma paixão pelo seu vizinho chamado Oliver que toca violoncelo e tem 16 anos.
Assim que nasceu só dormia quando a levavam para ver a lua, então seu apelido é Luna para a mãe, e Moon para o pai.
O pai é um diretor de cinema muito bem sucedido e a mãe dela era uma modelo famosa. Tudo que se sabe foi que ao sair de um restaurante a mãe foi atropelada por um táxi, mas Luna encontra o celular da mãe ao ir ao escritório dela e descobre sete mensagens não lidas ali.
Por sempre pensar que havia mais por trás da história contada sobre o acidente, ela pensa que nessas sete mensagens há algo que dará pistas a respeito do que realmente ocorreu e começa a ler uma mensagem de cada vez.
À medida que fui lendo o livro percebia que é muito mais do que aparenta ser. Pensei que falaria apenas sobre Luna, sua paixão adolescente pelo Oliver, e escola, mas a problemática cresce e tem a questão do mistério sobre a morte da mãe dela, do por que o pai estar mentindo para ela e mostra que ela vai ter de passar pelo processo de perdão como necessidade para continuar a vida.
A narrativa foca a visão de Luna, em primeira pessoa, que com seu jeito diferente de ser, acaba dando uma visão de como as colegas ao redor percebe pessoas peculiares e não as aceita, também trata da questão de aceitar apenas devido a posição social que representa a outra pessoa, a falsidade nas relações sociais.
“Nenhuma escolha é estúpida se vem de você. E você, você é... Você é a garota mais linda do mundo, por dentro e por fora. Nunca deixe ninguém fazer você desistir das escolhas que seu coração fez. É isso que a torna única.”
O desenvolvimento fecha o ciclo de questionamentos que vai se abrindo enquanto se faz a leitura, então ficamos sabendo todos os motivos do caminho percorrido por Luna até encontrar o que realmente ocorreu, e também insere muito bem outros personagens na trama que a ajudam.
Apesar de Luna ser uma garota que sempre teve vocação artística para a fotografia e sempre ter fotografado, acredito que ficou um pouco forçado a parte de ela ter sido inserida tão facilmente nesse meio, apesar de seu pai ser quem é, mas fora isso o livro me proporcionou uma ótima leitura. Então, se teve algo que não gostei muito foi essa parte de o autor ter arrumado esse emprego que ficou um pouco forçado no livro.
Recomendo por ser uma leitura fácil, para aqueles que não são muito exigentes e que querem se divertir com um romance adolescente sobre descobertas de que relacionamentos não são nada fáceis como parece, seja na adolescência ou em qualquer fase da vida.
Olá, Olivia.
ResponderExcluirPara um livro adolescente, até que o enredo aparenta ter sido bem trabalhado, principalmente por envolver a questão da morte da mãe da protagonista.
Não é um livro que eu daria prioridade, mas acredito que leria.
Ótima resenha.
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!
Oi Marcos, a Olívia falou tão bem do livro que fiquei interessada.
ExcluirBjs!
eu gosto bastante de enredos mais jovens, então creio que o livro seria uma boa escolha
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Eu gosto de alguns e este me chamou atenção depois da resenha da Olívia.
ExcluirBjs!
OI!
ResponderExcluirEstou fugindo de distopias e drama adolescente, entretanto a sua resenha me mostrou um outro lado, o do suspense, da investigação e como ressaltado o do perdão. Talvez esse livro ofereça muito mais do que se possa imaginar, e a questão de forçar a Luna a ser fotografa deve ser pelo fato de mostrar um lado dela artístico, já que os pais seguiam/segue essa profissão.
Beijos!
A resenha também me deixou interessada, coisa que antes não estava tanto.
ExcluirBjs!
Oi Olívia, não conhecia o livro e gostei muito da sua resenha. Apesar de ser uma história bem juvenil, ela traz mensagens e lições que são bem importantes, o que me faz gostar muito desse tipo de livro. Bjs
ResponderExcluirOi Gleyse, o livro parece mesmo ter muito mais a oferecer do que a princípio parece
ExcluirBjs!
Olha, parece-me um livro bastante reflexivo, apesar de possuir uma certa leveza por ser voltado ao público adolescente. Fiquei curiosíssima sobre o mistério da morte da mãe de Luna. Anotei a dica! ;)
ResponderExcluirTatiana
Oi tati, eu também fiquei curiosa com o fato, ainda mais por que deixei o livro passar batido.
ExcluirBjs!