Um estilo que está sendo explorado mais frequentemente, porém ainda com certa timidez é a adaptação para filmes dos clássicos contos infantis, e desses os que mais chamam atenção são os que foram anteriormente imortalizados nas animações da Disney. Afinal é renovar aquela emoção dos desenhos em uma perspectiva mais realista, com atores e tramas mais elaboradas.
Atualmente contando com uma melhoria técnica que envolve efeitos especiais, cenários entre outros aspectos essas adaptações ganham projetos grandiosos e atraem muitas pessoas para o cinema. Pessoalmente mantenho certos receios com esse estilo, talvez por ser tão apegada às animações originais ou por achar que ao dar um rosto humano aos personagens mais conhecidos talvez um pouco da magia e do encantamento se percam, mas apesar de minhas cismas essa é uma das vertentes em ascensão e que também merece seu espaço.
Com um histórico de vários longas já produzidos com essa temática, uns melhores sucedidos que outros, abaixo vou comentar algumas adaptações já realizadas e algumas em fase de planejamento:
Alice no País das Maravilhas
Produção de Tim Burton, que aproveitou o projeto já etéreo e lúdico do desenho original para reforçar e intensificar essas sensações em seu filme. Com alterações do roteiro da animação o filme conta com uma fotografia de impacto e atores marcantes (afinal, temos Johnny Depp como Chapeleiro Maluco)
Sinopse: Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter). (Fonte: Adorocinema)
Malévola
Essa é uma das adaptações mais corajosas e inovadoras, a começar que não possui o objetivo de retratar a história de Aurora, mas sim o foco está em Malévola, a fada má que amaldiçoou a princesa com um sono eterno. Com essa adaptação há uma humanização dessa vilã tão conhecida, sem contar que ela é bem interpretada por Angelina Jolie.
Sinopse: Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora. (Fonte: Adorocinema)
Cinderela
Atualmente em cartaz, está conseguindo um bom número de bilheteria ao contar a história de Cinderela e seu sapatinho de cristal. Ainda não consegui ir assistir esse filme, mas o trailer não me empolgou muito.
Sinopse: Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino (Fonte: Adorocinema)
Futuras adaptações:
A Bela e a Fera
Em um projeto já bem avançado está programada a adaptação live-action de A Bela e a Fera, com direção de Bill Condon e roteiro de Stephen Chbosky. O filme já está causando burburinhos mesmo antes de começar, afinal terá Emma Watson (nossa eterna Hermione) como Bela. O longa contará também com Dan Stevens como Fera e Luke Evans como Gastão.
Mulan
Aproveitando o sucesso de suas adaptações anteriores a Disney anunciou em março a intenção de adaptar um dos desenhos mais queridos, Mulan. Ainda em fase de estudos e projetos a notícia já deixou muita gente empolgada em ver a história da jovem que se passa por homem em plena guerra para poder ajudar o pai.
E vocês, já assistiram a alguma adaptação de desenhos animados ou queria ver alguma de suas animações em filme?
é interessante ver essa procura pelos contos, dando-lhes um ar mais maduro!
ResponderExcluireu gosto bastante!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi amiga, eu também tenho gostado.
ExcluirBjs, Rose.
Oi Thaila, também gosto quando eles ganham um ar mais maduro :) Bjss
ExcluirOlá Rose!!!
ResponderExcluirSou fã de carteirinha do Tim Burton, e os filmes que eu amei foram os Alice no País das Maravilhas,e Malévola,ainda não assisti Cinderela, mais pelo trailer e fotografia etá encantador ,Atualmente pra mim essas adaptações estão cada vez melhores .. ^^
Alice não é uma das minhas preferidas, mas isso desde sempre. Não assisti Malévola ainda, estou morrendo de curiosidade para ver.
ExcluirBjs, Rose
Oi Clarice, eu sempre adorei Alice, e gostei muito da adaptação em Malévola, mas vi Cinderela e eu esperava mais :( Bjss
ExcluirDaniele!
ResponderExcluirSou totalmente arrebatada por qualquer das adaptações dos contos de fadas.
Quero ir assistir Cinderela e já na expectativa de A Bela e a Fera que é minha favorita...
Boa Semana!
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” (Carlos Drummond de Andrade)
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Oi amiga, também amo A Bela e a Fera, meu favorito também!
ExcluirBjs, Rose
Ahhh eu estou com muita expectativa por Bela e a Fera, adoro esse desenho. Bjss
ExcluirGosto de contos de fadas, mas os originais, a Disney, nos antigos desenhos dos contos, além de fazer modificações grotescas estragando as histórias, ainda era absurdamente machista. Tem um livro muito bom que discorre sobre os contos e as mulheres, chama-se Mulheres que correm com os lobos, maravilhoso. Malévola, dos que assisti, é o melhor, a sororidade é tão bem tratada no filme que dá vontade de assistir toda hora. A Disney está tentando se moldar as novas exigências, chega de princesas europeizadas que são tolas, fracas e chatas... mas acho que eles precisam comer muito arroz com feijão para aprender. enquanto isso, continuo com A sopradora de ossos...
ResponderExcluirhttp://www.poesianaalma.com.br/
Oi Lilian, louca para ver Malévola ainda. Eu acho favorável esta tentativa e tratar a mulher como um ser pensante e de força.
ExcluirBjs, Rose
Oi Lilian, sim, porém os contos de fadas em sua forma original tinham uma função diferente, eram para "ensinar" as moças e tinham formatos mais adultos. Também gostei de Malévola e gostaria de ver mais adaptações nesse padrão rs. Bjss
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu acho bem legal essas adaptações de contos de fadas, é interessantíssimo ver que um simples conto pode ter diversas adaptações e interpretações, e mesmo assim continuam com a sua essência.
Deixo João e Maria como exemplo, gostei muitooo da ideia de caçadores de bruxas, tenho certeza que na mão de diretores certos o filme seria impecável, não estou dizendo que não gostei, mas ficou aquela sensação de que tava faltando alguma coisa, tipo "é só isso?"
Mas enfim.
Um beijo!
Não cheguei a ver Caçadores de Bruxas, mas entendo o que você falou, esta sensação acaba deixando uma insatisfação mesmo.
ExcluirBjs, Rose.
Também fico feliz em ver essa grande variedade de roteiros para as adaptações, porém ainda não assisti a de João e Maria, mas fiquei curiosa, mesmo ele tendo deixado um pouco a desejar. Bjss
ExcluirEu amo essas adaptações! Morro de vontade de reescrever esses contos a minha maneira. Das que viraram filme e eu assisti gostei de todos. A bela e a Fera ficou devendo um pouco, mas ainda sim tem elementos fantásticos que gostei demais. Malévola eu já vi não sei quantas vezes, amei as criaturinhas da floresta que eles produziram, são fascinantes e me lembram os outros universos da fantasia, como Nárnia e as Cronica de Spiderwick. Alice é sobretudo um dos filmes mais perfeitos que já vi! O elenco é perfeito, a atuação é perfeita, tudo é perfeito ( inclusive o Johnny e o Tim <3)
ResponderExcluirOi Augusto, sério que gostaria de reescrever? Eu infelizmente ainda não vi Malévola, mas é o que mais quero ver.
ExcluirBj, Rose.
Oi Augusto, reescreva sim, dê asas a suas versões. Adorei Malévola por sua nova abordagem, ficou muito bom mesmo. Bjss
ExcluirOlá
ResponderExcluirAdoro Malévola e Alice apesar das mil críticas que escutei sobre, ouvi falar de Mulan e fiquei bem empolgada, espero gostar bastante, ainda não vi Cinderela mas quero ver em breve, parece estar lindinho.
Ótimo post, adorei <3
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Catharina
Beijos
Não me empolguei muito com Cinderela, mas Malévola eu quero ver. Também fiquei feliz com a notícia de Mulan, agora é aguardar.
ExcluirBjs, Rose.
Ah, estou bem empolgada e curiosa com essa futura adaptação de Mulan, é um dos desenhos que mais gosto, já estou esperando rs. Bjss
ExcluirOi, Dani.
ResponderExcluirSou super fã dos desenhos da Disney e ver essas adaptações é sempre muito bacana. Semana passada consegui assistir Malévola e adorei! Foi interessante como eles abordaram a história de uma das mais malvadas vilãs da Disney!! rs...
Estou ansiosa pela adaptação de A Bela e a Fera, porque é a minha história predileta! Não sei se vou ao cinema ver Cinderela, mas com certeza pretendo assistir quando chegar na TV a cabo! hehehehehe
beijos
Camis - Blog Leitora Compulsiva
Oi Camis, não vi Malévola ainda :(
ExcluirCinderela não me interessou muito, mas estou ansiosa por A Bela e a Fera, que também é a minha história favorita.
Bjs, Rose.
Camis, também adorei o novo tratamento dado à Malévola, ficou bem interessante. Nem fala, também amo a Bela e a Fera e estou super curiosa com o que está por vir. Bjss
ExcluirOi Dani, tudo bem?
ResponderExcluirQue post lindo!
Eu amei essas adaptações mas continuo preferindo os desenhos (exceto Alice No País das Maravilhas), agora A Bela e a Fera estou com medo, por causa da escolha do elenco...
Bjs
A. Libri
Oi Angélica, sabe que nunca fui muito fã de Alice? Não consigo me interessar pelas adaptações dela.
ExcluirBjs, Rose.
Ai Angélica acho que as versões dos desenhos vão morar pra sempre no meu coração, elas fizeram parte de minha infância rs. Mas Bela e a Fera acho que tem potencial se eles conseguirem fazer um bom roteiro. Bjss
ExcluirAdorei o post, eu adoro os desenhos da disney, dos filmes que voce citou o unico que eu não olhei foi o da Cinderela (por enquanto porque com toda a certeza irei assistir), ansiosa para assistir os proximos lançamentos.
ResponderExcluirCinderela não me interessou, um dos poucos.
ExcluirBjs, Rose.
Obrigada Brenda, também amo os desenhos. E Cinderela eu vi recentemente e não gostei muito, achei que eles poderiam ter explorado melhor. Bjss
ExcluirOlá, Rose.
ResponderExcluirEu gosto demais dos filmes citados acima. Alice é o meu favorito. Amorzinho demais. Tenho que ir no cinema conferir Cinderela. Acho que a adaptação deve estar maravilhosa. *-* Mulan, me bateu uma baita saudade aqui. Vou assistir esse FDS. Ótimo post.
Beijos.
Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2
Oi Paula, não sou muito fã de Alice, uma das poucas histórias que não vira comigo.
ExcluirBjs, Rose.
Oi Paula, nem fala, quando saiu a notícia também fui rever Mulan, é muito amor esse desenho. Bjss
ExcluirOie, tudo bom?
ResponderExcluirEu até curto algumas novas adaptações dos clássicos contos infantis, mas não me animo muito. Queria muito te assistido Cinderela, mas acabei não indo assistir no cinema. Estou ansiosa para ver a Emma Watson como Bela.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Eu também gosto, mas Cinderela não me empolgou para ir ao cinema. Bela é a minha preferida, por isso estou ansiosa por esta adaptação.
ExcluirBjs, Rose