Oi amigos, hoje venho falar de primeiros socorros para nossos “pets”. Isso mesmo, eles também sofrem acidentes e como nós homens, também precisam de assistência médica. Vejam o que podemos fazer para atender algum acidente:
Cortes na pata: se o objeto que cortou o pet não está mais na pata dele, pressione um pano limpo no corte até que o veterinário possa analisar a profundidade do ferimento.
Olho ferido: tente evitar que o animal coce ou esfregue o olho e nunca use colírio humano no pet, pois isso pode piorar a situação. Leve imediatamente ao veterinário.
Vomito e diarréia: aqui não tem o que fazer, pois apenas o veterinário pode averiguar e saber o motivo do vomito e da diarreia.
Picadas de inseto: use compressas frias com gelo para diminuir e absorver o veneno.
Dores de ouvido: Não passe nada e nenhum medicamento, deixe que o veterinário indique o procedimento correto para limpeza e tratamento.
Atropelamento: se houver hemorragia, envolva o pet com um pano limpo e pressione o local levemente para conter o sangramento. Caso tenha fratura, tenha o máximo de cuidado ao deslocar o animal.
Envenenamento: se for alguma planta tóxica, uma lavagem da boca com água deve ser feita. Caso seja produtos de limpeza , é importante que leve ao veterinário o mais rápido possível e de preferência com as causas do envenenamento. Em ambos os casos, o veterinário deve ser visitado o mais rápido possível.
Queimaduras: faça compressas frias com soro e leve o animal imediatamente ao veterinário. Nem pense em usar as “velhas receitas” de café, açúcar, etc, e nem tente retirar o pelo queimado.
Choque elétrico: não de nenhum remédio ao animal. Retire o pet imediatamente do local do choque com muito cuidado e leve ao veterinário.
Engasgos: olhe a garganta para ver se há alguma coisa obstruindo a traqueia. Leve ao veterinário, pois às vezes é necessária uma pequena cirurgia.
Torção gástrica: se o seu pet está inquieto, saliva bastante, está com mal estar, perdeu apetite, tem vontade de vomitar, está com dificuldade para respirar e tem perda de consciência, saiba que ele pode está com torção gástrica, por isso leve imediatamente ao veterinário.
Como em humanos, é preciso que um médico capacitado veja e atenda os pet assim que possível, pois apenas os veterinários sabem exatamente o que fazer. O cuidado com nossos animais é tão necessário como o cuidado em humanos. Amor e carinho são fundamentais para que todos os seres vivam felizes.
Ótimas dicas.... Na questão de queimadura...me lembrei um fato muito triste....quando o cachorro que tinha foi vitima da crueldade humana... um ser que se diz humano pegou uma panela com água fervendo o jogou no no pobre animal indefeso.... o coitado se contorcia de dor, tadinho...eu lembro de ter usado pasta d`agua para aliviar a dor e deu certo... enfim levei no veterinário e ficou tudo bem, apenas o pelo não cresceu mais.....
ResponderExcluirMuito bom Rose.
ResponderExcluirAdorei muito este post. Sou apaixonada por pets, tenho 3 aqui em casa.
ResponderExcluirRealmente, é necessário ter atenção, cuidado e muita responsabilidade com os bichinhos. Afinal, eles não tem como se cuidar sozinhos e são parte integrante da família.
Amo os meus e agora me sinto um pouco mais preparada para os primeiros socorros!
Valeu pelo post! Excelente.
bjs
Oi Ana, quem se disponibiliza a ter um pet, tem que cuidar e dar amor, é o mínimo que podemos fazer por eles.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Obrigada Gladys!
ResponderExcluirBjs, Rose.
E depois nós que somos os "animais racionais" da história...
ResponderExcluirBjs, Rose.
Pois é...
ResponderExcluirÓtimo post. gostei muito de todas as instruções de primeiros socorros. Nunca podemos prever um acidente e precisamos estar preparados para ajudar nossos animais.
ResponderExcluirEstar preparada ou pleo menos ter uma noção é fundamental.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi.
ResponderExcluirAdorei o post.
É sempre bom saber como socorrer os nossos animais! estou sempre a procura de posts deste estilo.
Bjs.
Saber agir nestas situações é fundamental!
ResponderExcluirBjs, Rose.
Adorei as dicas, vai servir aqui em casa, e também pra socorrer em caso de algum pet abandonado.
ResponderExcluirBeijos
Essa dicas são ótimas, pois muitas pessoas tem animais mas não nada sobre o que fazer quando aparece algum problema. Tenho três cães e sempre está aparecendo algum probleminha. Como sempre tive animal em casa, acabei ficando um pouco calejada com as doenças caninas.
ResponderExcluirOs pets acabam sendo como crianças, sempre precisando de atenção e carinho.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Que bom que serviu, espero mesmo é que não precise usar.
ResponderExcluirBjs, Rose.