1 de março de 2011

Saiba Como Melhorar o Tempo do Seu Filho


Se nós adultos já sofremos em organizar o nosso tempo, imaginem as nossas crianças.
Durante a vida escolar, as lições de casa, os trabalhos e as provas se tornam cada vez mais frequentes, exigindo dos alunos organização e planejamento. A falta de uma rotina pré-estabelecida muitas vezes pode comprometer o aproveitamento do aluno. Para que isso não aconteça, os pais precisam ajudar os filhos a se organizarem.
Para que a organização do tempo funcione, é preciso pensar nas reais necessidadesdo dia a dia de cada estudante e da casa. Isso não significa que os filhos devam seguir a rotina dos pais, ao contrário, é essencial para o desenvolvimento que as crianças aprendam a lidar com as questões pessoais e assim construam seus próprios horários.
Não adianta os pais implantarem um padrão de rotina que massacre o estudante. É preciso ser certeiro e fazer com que a rotina auxilie e não martirize a todos.
Conheçam algumas dicas que podem ajudar:
1. Hora de fazer a agenda: Com horários estabelecidos conforme suas atividades as próprias crianças sabem de seus deveres previamente combinados e podem cumpri-los. Esta rotina, contudo, não precisa ser imposta pelos pais, ele pode ser negociada entre pais e filhos. Perguntar para o jovem como é o seu dia desde que levanta e mostrar algumas opções de organização é interessante e mostra aos pais a visão que os filhos têm do próprio dia a dia. Uma sugestão simples é fazer um quadro com a rotina, colorido, personalizado... Depois de realizado, ele pode ser colocado num lugar visível, na agenda, na geladeira, na porta do guarda-roupa, enfim, onde for mais prático.
 
O estabelecimento de horários combinados para as atividades pode ser determinante para o funcionamento da rotina. “Assim, as próprias crianças sabem de seus deveres previamente combinados e podem cumpri-los”, acredita Rita de Cássia Gallego, professora doutora da Faculdade de Educação da USP. A rotina do estudante, contudo, não precisa ser imposta pelos pais. Pode - e deve - ser determinada conjuntamente. Perguntar para o jovem como é o seu dia desde que levanta e mostrar algumas opções de organização é interessante e mostra aos pais a visão que os filhos têm do próprio dia a dia. A pedagoga Virgínia de Ávila, da Unesp, aconselha que os pais comecem a negociação de uma rotina ponderando junto aos filhos o que deve vir primeiro no horário diário: os estudos ou o lazer. “Dependendo da resposta e das preferências de cada um é possível adequar o horário de estudos. O cuidado com o cotidiano deixa as crianças mais seguras e confiantes”, explica. É possível até transformar esse momento de organização em algo agradável. “Uma sugestão simples é fazer um quadro com a rotina, colorido, personalizado... Depois de realizado, ele pode ser colocado num lugar visível, na agenda, na geladeira, na porta do guarda-roupa, enfim...”, completa Virgínia de Ávila.
2. Hora de organizar o espaço: A criança deve aprender a organizar o seu tempo e o seu espaço,ou seja, a família deve dar condições a criança para que ela aprenda a se organizar e sentir a necessidade dessa organização. Manter a casa organizada, disponibilizar um espaço adequado para os estudos, sem barulho, bagunça e distrações é muito importante. Para a criança criar a própria organização é pré-requisito conviver em um ambiente também organizado. O material também deve estar arrumado, tanto antes como depois das tarefas. Arrumar a mochila e ver se está tudo em ordem e limpo, olhar os cadernos e observar se não ficou nada incompleto são atividades que podem ser feitas durante o horário de estudos em dias mais livres e que estimulam a organização. .
O ambiente em que os estudos acontecem também interfere diretamente na organização diária. “A criança aprende a organizar o seu tempo tomando como base o modelo adulto que dispõe. O recinto familiar deve oferecer condições para que ela aprenda a se organizar e sentir a necessidade dessa organização”, diz a pedagoga Virgínia de Ávila, da Unesp. Portanto, manter a casa organizada, disponibilizar um espaço adequado para os estudos, sem barulho, bagunça e distrações é muito importante. Para a criança criar a própria organização é pré-requisito conviver em um ambiente também organizado. O material também deve estar arrumadinho -- antes e depois das tarefas. “Arrumar a mochila e ver se está tudo em ordem e limpo, olhar os cadernos e observar se não ficou nada incompleto são atividades que podem ser feitas durante o horário de estudos em dias mais livres e que estimulam a organização”, completa a pedagoga.
  
3. Hora de extravasar: Hoje em dia, é muito natural oa criança envolver-se com atividades extracurriculares que complementem sua formação. É importante que essas atividades não se tornem um peso excessivo no dia a dia das crianças e dos adolescentes. A sobrecarga de tarefas pode ser tão ruim ou até mesmo pior do que a falta delas. É importante que o desejo de realizar determinada atividade parta das crianças e não dos pais. O interesse da criança deve ser respeitado pelos pais.
4. Hora de brincar: A brincadeira não pode ficar de fora e também precisa ter seu horário garantido dentro do dia a dia das crianças e dos jovens. É importante que a rotina seja bem pensada para que não haja sobrecarga de atividades e que seja garantido um tempo para o lazer. A dedicação de parte do dia para a brincadeira e ao lazer traz prazer, desafios, descontração, o que é fundamental, inclusive, para a realização das atividades previstas pela escola ou outras que exigem concentração e disciplina.
  
5. Hora da escola: Uma parceria entre pais e educadores pode ser muito benéfica para o aluno. A escola pode ajudar os alunos na condução dos seus estudos em casa. Como? Criando rotinas e fazendo avaliações que sirvam para trabalhar as dificuldades notadas e para evidenciar as melhoras e as conquistas de objetivos. O retorno das duas partes é essencial. Quando a escola detecta algum problema os pais devem ser chamados e, juntos, a escola e a família devem buscar estratégias para a solução das dificuldades, da mesma forma, os pais devem notificar as dificuldades observadas na realização das atividades em casa para que os professores, assim, tomem providências em sala de aula.
Uma parceria entre pais e educadores pode ser ainda mais benéfica para o aluno. “A escola pode ajudar os alunos na condução dos seus estudos em casa. Como? Criando rotinas e fazendo avaliações que sirvam para trabalhar as dificuldades notadas e para evidenciar as melhoras e as conquistas de objetivos”, explica Rita de Cássia Gallego, professora doutora da Faculdade de Educação da USP. O retorno das duas partes é essencial. “Quando a escola detecta algum problema os pais devem ser chamados e, juntos, a escola e a família devem buscar estratégias para a solução das dificuldades”, diz a pedagoga Virgínia de Ávila, da UNESP. “Da mesma forma, os pais devem notificar as dificuldades observadas na realização das atividades em casa para que os professores, assim, tomem providências em sala de aula”, completa.
6. Hora de dormir: O sono também deve fazer parte de uma rotina regrada. Dormir bem e no horário certo influi no dia a dia e pode até mesmo ajudar no aproveitamento escolar. Um ambiente com horário para dormir, acordar, fazer a higiene e as refeições repercute positivamente no desenvolvimento das crianças. Esta regularidade dá o equilíbrio necessário para o desempenho de diversas tarefas ao longo do dia. A incorporação de hábitos auxilia no cumprimento das diferentes tarefas realizadas em sala de aula.  
O sono também deve fazer parte de uma rotina regrada. Dormir bem e no horário certo influi no dia a dia e pode até mesmo ajudar no aproveitamento escolar. “Um ambiente estruturado, ou seja, com horário para dormir, acordar, fazer a higiene e as refeições repercute positivamente no desenvolvimento das crianças. A regularidade dá o equilíbrio necessário para o desempenho de diversas tarefas ao longo do dia”, explica a pedagoga Virgínia de Ávila, da UNESP. “A incorporação de hábitos auxilia no cumprimento das diferentes tarefas realizadas em sala de aula”.
7. Hora de ponderar: Na tentativa de ajudar os filhos, muitos pais acabam tornando o acompanhamento escolar excessivo. Participar é essencial, porém é preciso tomar cuidado para que esta prática não se torne uma tutela. Acompanhar as lições, dar sugestões nos trabalhos, tudo isso faz parte, mas ficar em cima e principalmente fazer por eles são coisas que não podem acontecer, caso contrário, a criança não desenvolve responsabilidade e autonomia. Por outro lado, impor as regras e, depois, sair fora também não resolve.  Não basta estabelecer a rotina com o filho e achar que isso é suficiente para que a criança se organize. O acompanhamento desses momentos a serem dedicados aos estudos permite perceber em que ocasiões a presença dos pais é mais importante.





2 comentários:

  1. Preciso fazer isso! Me organizar x,x Só que sempre dura só uma semana, aiai


    Beijos, World of Carol Espilotro

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  2. Oi Rose!!! Eu tento fazer o melhor possível, tento não colocar muitas atividades em épocas de transições!!! Ótimo post!!!
    Bjos!!!

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