9 de novembro de 2010

Questão de Opinião: Xenofobia / Racismo


Xenofobia  é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que veem de fora do seu país. Xenofobia pode também assumir a forma de uma "exaltação acrítica de outra cultura" à qual se atribui "uma qualidade irreal, estereotipada e exótica. A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças.

Racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de  caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.

Estas são definições tiradas do dicionário. Agora me responda você amigo aqui do blog ou você que está apenas de passagem, há alguma diferença entre as duas coisas acima citadas? Para mim, na verdade não. Em minha opinião, as 2 palavras significam a mesma coisa: ignorância e falta de amor!
Mas por porque este assunto? É que na semana passada, li em blogs que sigo (Lost in Japan, Um Pouco de Mim e Blog do Nicholas), post sobre as palhaçadas (desculpe, mas para mim é isso mesmo) ocorridas na reta final das eleições para presidente, onde basicamente sulistas e nordestinos trocaram ofensas via web, em uma onda de raiva e rancor sem pé nem cabeça. O cume da confusão/palhaçada, foi a "tuitada" que uma dita "estudante de direito" colocou no seu twitter: "Nordestino não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!". É isso mesmo que vocês estão lendo, uma estudante de direito disse isso. Agora eu me pergunto, que tipo de advogada esta garota será? Das piores creio eu. Será que ela é da opinião que mulher tem que apanhar?
Mas este tipo de ignorância, não se limita a estudantes com minhocas na cabeça no lugar do cérebro, vou lhes contar um caso que aconteceu com meu marido. Alguns amigos meus que seguem este cantinho sabem que eu sou de Belém - PA, então, sou uma nortista (com muito orgulho), meus pais também são de lá, apenas minhas irmãs, filhos e marido são paulistas. Mas vamos ao caso, meu marido é engenheiro e estava conversando com um professor da bem conceituada Faculdade de Medicina da USP e este em desabafo para o meu marido solta que os paraenses são feios, fedidos e suados. Que a cidade é horrorosa. Depois de falar cobras e lagartos da minha cidade e dos meus conterrâneos, meu marido calmamente disse a este digníssimo professor, que eu, a esposa dele, deveria ser um caso raro. E o professor perguntou confuso porque. Ele então mostrou uma foto minha com as crianças que ele tem no celular e disse, porque minha mulher senhor professor, é natural de Belém, e lhe garanto que não é feia como o senhor pode ver na foto, nem fedida ou suada. Pegou o celular da mão do professor, deu um boa tarde, virou as costas e o deixou com cara de otário e ignorante.
Como podem ver queridos amigos, todos somos filhos de uma nação gigantesca, onde nossas raças são bem misturadas. No mundo, não existe uma raça única, muito menos soberana. E estas pessoas são dignas de pena.

Esta não é a foto do celular, mas são as mesmas pessoas.





Bolsas Garfield coleção POCKETS 2011 | TODAMULHER Bolsas Betty Boop Coleção BORDERLINE 2011 Bolsas Betty Boop coleção PINUP 2011 | TODAMULHER

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com vc. Também repudiei essa atitude no Twitter. tá aqui o link:
    http://inventandocasa.blogspot.com/2010/11/orgulho-de-ser-nordestina.html
    Bjs e bom dia!

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.