4 de novembro de 2010

Ajudem a Salvar Sakineh


Olá amigos, acabei de vim do blog de um querido amigo, o alexandre do blog Lost in Japan, e na sua postagem de hoje, o assunto é a violência contra a mulher, mas precisamente contra a Sakineh. Sabe quem é? Para quem não lembra, é aquela moça que foi condenada à morte por apedrejamento por supostas traições ao marido.
Estamos diante de uma total banalização da violência contra a mulher, em um país como o Brasil, onde temos liberdade, todos os dias vemos nas tvs e jornais casos e casos de violência contra nós mulheres, e quase sempre não vejo punição.
No caso aqui em questão, mas uma mulher está prestes a ser assassinada (porque pra mim isso é assassinato!), e eu junto com milhares de pessoas, peço para que você que está lendo este post, clique no link http://www.avaaz.org/po/24h_to_save_sakineh/?vl.
Este link é um pedido de mobilização urgente para mais uma tentaiva de salvamento desta mulher.
Abaixo, vou copiar com autorização do Alexandre a mensagem que ele recebeu do site Avaar.org, leiam e não deixem de participar desta tentaiva de ajuda, lembre-se que a violência sempre pode bater a sua porta e talvez ninguém possa ouvir o seu pedido.

"Nosso protesto mundial impediu que Sakineh fosse apedrejada injustamente em julho. Agora temos 12 horas para salvar a vida dela.

Os aliados do Irã e as principais autoridades da ONU são nossa maior esperança: eles podem convencer o Irã do sério custo político desse assassinato de uma figura com alta exposição na mídia. Clique no link abaixo para enviar a eles um pedido urgente de mobilização e encaminhar este e-mail a todo o mundo. Você só gastará três minutos. A última esperança de Sakineh somos nós

http://www.avaaz.org/po/24h_to_save_sakineh/?vl


O caso de adultério de Sakineh é um trágico embuste cheio de violações de direitos humanos. Primeiro, ela foi condenada à morte por apedrejamento. Porém, o governo iraniano teve de anular a sentença depois que os filhos dela conseguiram gerar um enorme protesto contra aquele julgamento ridículo; Sakineh não domina a linguagem usada nos tribunais e os alegados incidentes de adultério aconteceram após a morte do marido dela.

Em seguida, o advogado dela foi forçado a se exilar e a acusação conseguiu inventar uma nova queixa falsa que justificaria a morte de Sakineh: o assassinato do marido dela. Apesar de isso configurar um caso de “non bis in idem” (dois julgamentos pelo mesmo crime), pois ela já está cumprindo pena por suposta cumplicidade nesse crime, Sakineh foi torturada e exibida em rede de televisão nacional para “confessar” e acabou sendo julgada culpada. O regime já prendeu dois jornalistas alemães, o advogado e o filho de Sakineh, que tem corajosamente liderado a campanha internacional para salvar a mãe. Todos continuam na prisão. O filho e advogado de Sakineh também têm sido torturados e estão sem acesso a advogados.

Agora, ativistas de direitos humanos iranianos afirmam que acaba de ser emitido um mandado de Teerã para executar Sakineh imediatamente. Ela está na lista e hoje é o dia da execução.

Campanhas persistentes fizeram o Irã anular a sentença de apedrejamento de Sakineh e atraíram a atenção de dirigentes de países que exercem influência sobre o Irã, como a Turquia e o Brasil. Agora, vamos todos erguer nossas vozes com urgência para impedir que Sakineh seja executada e sofra tratamento desumano e para libertar a própria Sakineh, seu filho e advogado e os jornalistas alemães. Envie uma mensagem para divulgar este pedido de emergência com amigos e familiares:

http://www.avaaz.org/po/24h_to_save_sakineh/?vl

Um grande protesto público tem a autoridade moral para impedir crimes atrozes. Vamos usar as 12 horas que temos para enviar uma mensagem clara: o mundo está de olho no Irã e todos estamos unidos para salvar a vida de Sakineh e contra a injustiça em qualquer lugar do mundo.

Com esperança e determinação, 

Leiam o texto abaixo, de autoria da minha querida amiga Margarida.


Texto via "Banzai", o blog da minha querida amiga Margarida, lá de Portugal 
Vamos divulgar! 
SAKINEH MOHAMMADI - ASHTIANI - PARA TODAS AS BLOGUEIRAS E BLOGUEIROS!

Lembram-se da SAKINEH?

Aposto que sim. Vi este rosto em muitos blogues, assinaram-se petições para evitar que esta Iraniana, acusada de adultério, fosse barbaramente condenada á morte por apedrejamento. Aparentemente os carrascos cederam. Falou-se até numa possível libertação. O caso Sakineh deixou de ser lembrado e comentado. Afinal de contas são tantas as causas a que temos que responder, e o Irão fica tão longe...Pensámos que tínhamos ganho uma vitória contra a barbárie. Mas os bárbaros estavam apenas á espera que a opinião pública internacional se cansasse, se calasse.

Depois, calmamente calaram as vozes internas mais preocupantes. O filho e o advogado de Sakineh foram presos a 10 de Outubro. Desde 11 de Agosto que as visitas foram proibidas, e o regime fabricou, na sombra, um novo cenário, anunciando que "de acordo com as evidências existentes, a sua culpa (de Sakineh) foi confirmada". Culpa? Que culpa é essa, que a fez ser punida com 99 chicotadas? Que culpa pode condenar alguém a uma morte cruel, desumana, atroz? Que culpa lhe atribuem para não a apedrejando, ainda assim a enforcar?

Foi contra isso que nos manifestámos, esquecendo que devíamos ter ido até ao fim pressionando, exijindo que a libertassem.


Hoje, fui alertada. Procurei na net. Está aqui, e aqui, em vários sites. Foi dada ordem para a execução de Sakineh, por enforcamento. A data indicada é amanhã, 3 de Novembro.

Temos 24 horas para usar os nossos blogues, as nossas vozes, para mostrar que não esquecemos Sakineh, que estamos atentos e que denunciamos não só a barbárie mas também a injustiça.

Sei que posso contar convosco!!!!!!!!!!!



Conto com a ajuda de todos vocês. Beijos e um ótimo fim de tarde!






Bolsas Garfield coleção POCKETS 2011 | TODAMULHER Bolsas Betty Boop Coleção BORDERLINE 2011 Bolsas Betty Boop coleção PINUP 2011 | TODAMULHER

3 comentários:

  1. A data do enforcamento era 3 de novembro? acabei de ver no site da globo que ontem ela não morreu, mas que pode acontecer a qualquer momento!!!
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose,
    também recebi esse e-mail. Tomara que dê algum resultado positivo, né?
    Parabéns pela iniciativa.
    Uma ótima semana curtinha para você.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Recebi esse e-mail e já assinei a lista.
    Parabéns pela iniciativa.

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.