9 de julho de 2010

Leitura para Crianças

Desde muito pequenos (eles ainda são pequenos), sempre incentivei meus filhos a lerem livros, irem ao teatro e ao cinema. Adoro as três coisas, mas não foi só por isso, mas porque também acho importante para a formação deles e de qualquer outra criança.
Mesmo sem saberem ler (agora apenas o mais velho de 6 anos já lê), comprava livro e ia com eles em livrarias para eles mesmo escolherem. Em casa eu mesma lia, ou os avós, pai, tios, não importa, sempre tinha alguém disponível para a leitura. Se não queriam que alguém lessem, eles mesmo iam foleando e imaginando a história, Também comprava livros que misturavam histórias e atividades, como a pintura.
No teatro  e cinema desde os 2 anos eles vão. E pedem quando fico algum tempo sem levá-los. No sábado foram ver o Toy Store 3 em 3D, e já estamos nos programando para o Shrek Para Sempre. Já fiz uma listinha de peças infantis para levá-los nas férias, graças a Deus aqui em São Paulo tem diversas peças para todos os tipos e bolsos.
Mas este post, não é para falar das aventuras literárias, cinematográficas ou teatrais dos meu filhos, mas sim para dar algumas indicações de leituras para os pimpolhos. Porque na minha opinião, criança tem que bricar e se divertir, e uma boa leitura, também pode ser uma ótima brincadeira...

Rodas, pra que te quero!
Autores: Angela Carneiro e Marcela Cálamo
Editora Ática
Um sensível e delicado relato da vida de Tchela (uma das autoras), menina peralta, curiosa, que adorava correr e andar de bicicleta, e de repente perde o movimento de suas pernas. Depois de um longo tempo hospitalizada, ao ter alta Tchela ganha uma caixinha de madeira do seu médico com uma recomendação: ela só deverá ser aberta no momento certo. Tchela ficou paraplégica e só poderá se locomover em cadeira de rodas. E ela vai ter que aprender a conviver com suas limitações. É um longo processo de amadurecimento, até ela alcançar a consciência de que deficiência não implica marginalização. Finalmente, a caixinha pode ser aberta: era hora de Tchela contar suas descobertas para todo mundo.



Cachinhos dourados e os três ursos
Autora e ilustradora:Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Editora DCL
Cachinhos dourados estava com fome. Ao passar em frente à casa da família Urso, sentiu cheiro de mingau e resolveu entrar para comer e aproveitou para descansar. A casa estava vazia e o mingau quentinho. Em seguida chega a família. Cachinhos acordou assustada, saiu correndo e fugiu pela janela. Nunca mais voltou e concluiu que não mais entraria numa casa sem ser convidada. A partir dos 2/5 anos de idadeco com uma recomendação: ela só deverá ser aberta no momento certo. Tchela ficou paraplégica e só poderá se locomover em cadeira de rodas. E ela vai ter que aprender a conviver com suas limitações. É um longo processo de amadurecimento, até ela alcançar a consciência de que deficiência não implica marginalização. Finalmente, a caixinha pode ser aberta: era hora de Tchela contar suas descobertas para todo mundo.


O Mundinho
Autora:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
Editora:DCL
O Mundinho é uma fábula ecológica que mostra a destruição que o homem, em nome do progresso, vem causando ao nosso planeta e propõe uma conscientização em defesa da natureza. É um excelente texto para o primeiro contato dos alunos com uma alfabetização ecológica.



Os Pingos e as Cores 
Autora: Mary França 
Ilustrador: Eliardo França
Editora Zit
Os Pingos vão encher de alegria a sua vida. Cada Pingo é uma emoção! Cada um deles, com sua cor e seu jeito especial de ser, vive dentro de nós. Eles moram num lugar de magia e fantasia. No mundo deles, o amor e a compreensão estão sempre presentes. Eles foram criados com carinho por dois artistas, que querem ajudar você a abrir a sua imaginação e dar vida a suas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meu amigo, deixe sua opinião, ela é sempre bem vinda. Obrigada por visitar o blog.