Olá amigos, hoje a postagem é da nossa top comentarista de outubro, a Luciane. Como ela mesma me disse no e-mail, é um texto polêmico, inclusive ela me disse que ficaria a meu critério sua publicação ou não. E até sua edição caso eu achasse necessário. Mas o texto apesar de levantar uma polêmica, não agride ou ofende ninguém, então não tem porque não ser publicado. Peço apenas que quem deixar sua opinião aqui, saiba colocá-la de forma correta, sem ofender ninguém, assim como fez a Lu.
O que papai Noel tem a ver com Jesus e seu nascimento?
Crença popular: Em muitos paises,o papai Noel(também chamado em alguns lugares de pai natal) é um personagem que traz presentes às crianças. Elas escrevem cartas para ele pedindo presentes,que, de acordo com a tradição, são feitos no Pólo Norte com a ajuda de duendes.
Sua origem: De acordo com o conceito popular,o mito papai Noel origina-se de São Nicolau,arcebispo de Mirra, na Ásia Menor, hoje Turquia. “Praticamente tudo o que foi escrito sobre São Nicolau se baseia em lendas”, diz a The Christmas Encyclopedia. Histórica e biblicamente, o papai Noel não tem nada a ver com Jesus Cristo.
O que a Bílblia diz: “ Sendo que agora puseste de lado a falsidade, falai a verdade, cada um de vós com o seu próximo.” Os mais próximos de nós são os membros de nossa família.(Efésios 4:25). A Bíblia também diz que devemos “amar a verdade” e “falar a verdade no coração”.(Zacarias 8:19;Salmo 15:2). Contar às crianças que o papai Noel traz presentes no Natal pode parecer algo inocente,mas será correto ou sábio enganar crianças pequenas mesmo que a intenção seja boa? Você não acha irônico que uma ocasião que supostamente seria para honrar Jesus seja usada para enganar crianças?
Texto tirado da revista DESPERTAI! Dezembro de 2010
Reportagem: a verdade sobre o Natal.
Então meus amados,sei que é um assunto polêmico,pois quem não curte esta celebração? Lembro sempre das festas feitas em família,e a família é grande, os preparativos, presentes, e tantas e tantas coisinhas que antecedem esta festa.
Mas será que não podemos propor festas no decorrer do ano,sem que tenhamos que participar de tantas mentiras e crendices que envolvem esta celebração?
Se a intenção fosse comemorar a data de nascimento de Jesus, o porquê dos presentes para tanta gente?
Se a festa é para Jesus, porque colocar o Papai Noel no meio?
Se for uma suposta comemoração de aniversário,porque tem peru na mesa e não um bolo?
Eu vejo que tudo isto virou uma celebração para o comércio,as pessoas acabam fazendo dívidas, muitas duram até o próximo natal. É uma correria e um tal de comprar,comprar e comprar, nada contra compras (eu adoro uma comprinha). O que me incomoda muito nesta época, e em muitas outra celebrações que foram sendo inventadas, é que acabamos criando as nossas crianças em um mundo cheio de mentiras. É meus amados, quando falamos em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, etc, estamos mentindo. Alguns até acham que não é mentira ou que é mentinha do bem, será que isso existe? Mentirinha do bem?
Bom o assunto é longo, quem quiser pode me escrever, podemos dialogar, mas sempre com muito respeito, afinal de contas, Deus nos deu o livre arbítrio para escolhermos o caminho que queremos andar. Eu escolho andar conforme a vontade e a Palavra do meu Deus.
“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.Gálatas 5:1”
Beijinhos, e que Deus abençoe!
Luciane Oppelt
Minha opinião: Bem pessoal, como vocês puderam ver, o tema não é muito calmo, mas estamos em uma democracia e temos direito a ela. Mesmo eu discordando em algumas coisa, não tinha porque não publicá-lo. Na minha opinião Papai Noel Jesus e Deus, a criança acredita conforme o pai explica. meus filhos acreditam em ambos, inclusivem escrevem cartinhas para o Papai Noel. Mas também não deixam de rezar todas as noites antes de dormir. Sempre peço para eles agradecerem pelo dia, pela família e amigos. Acho que tudo tem seu tempo, e eles sozinhos, assim como eu na minha época, vão descobrir que o comércio usa a figura do Papai Noel para estimular suas vendas. Sem traumas ou brigas. Não acho que crio meus filhos em um mundo de mentiras, pode ser de fantasia, isso é mesmo, mas eles são criançs, pra quê vou mostrar a realidade nua e crua, as maldades do ser humano (que muitas vezes nem parecem humanos)? Como eu disse, para mim, tudo tem seu tempo, agora eles estão na época dos sonhos e fantasias, e eu ajudo. Escrevo cartas, coloco pegadas de coelhinho pela casa (época de Páscoa), enfim, entro na fantasia, sem exageros. Eles por si mesmo vão começar a questionar as coisas e eu vou explicar, assim como tento explicar um pouquinho de Deus e Jesus e todas as coisas que nos envolvem sejam elas boas ou más. Afinal ser adulto já tem tanto coisa envolvida, tanta responsabilidade, que não vejo problemas que meus filhos e outras crianças tenham fantasias como o Papai Noel, coelhinho da Páscoa e afins...
Beijos em todos e um ótimo dia.